O Alisson aqui faz bem mais que o Anjos e o Blopa, não exagerem
Para ir para o banco talvez, mas se a ideia é jogar, não trocava o Alisson por nenhum dos que jogaram hoje a titulares.
Foto Isabel Silva
Triunfo claro em casa
Por Sporting CP
31 Ago, 2025
Equipa B supera o FC Paços de Ferreira por 3-0
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o FC Paços de Ferreira por 3-0 na quarta jornada da Liga Portugal 2. Foi o regresso aos triunfos para os jovens Leões, que passam a somar três nas quatro partidas inaugurais do campeonato.
Num encontro praticamente de sentido único, o Sporting CP começou a tentar marcar aos 3’, quando Flávio Gonçalves atirou ao lado. Seguiu-se uma investida de Lucas Anjos defendida por Marafona, guarda-redes internacional português que foi o melhor elemento dos castores no Estádio Aurélio Pereira.
Aos 19’, José Silva trabalhou bem pela direita e tirou um adversário da frente, mas não conseguiu superar Marafona. Logo a seguir, Mauro Couto viu o seu tiro bloqueado antes de, aos 26’, ficar muito perto do 1-0, mas Marafona defendeu com muita qualidade para canto.
Só dava Sporting CP e o primeiro golo da manhã ficou ainda mais perto quando Bruno Ramos, depois de um cruzamento para a área e de alguns ressaltos, só não facturou porque apareceu… Marafona. Rodrigo Ribeiro, aos 40’, também procurou o golo.
Finalmente, aos 45’, o emblema de Alvalade marcou mesmo: Flávio Gonçalves foi da esquerda para o meio, passando por vários adversários antes de rematar, com a bola a desviar num defesa antes de bater no poste e entrar. Marafona ainda tocou, mas desta vez não conseguiu evitar o 1-0, resultado que se registava ao intervalo.
Depois do descanso, o Sporting CP entrou com tudo e Samuel Justo ficou muito perto de dobrar a vantagem ao 47’, mas um defesa cortou com a cabeça em cima da linha de golo. A seguir, um reate cruzado de Rodrigo Ribeiro passou muito perto do poste, com Marafona ainda a tocar para canto.
O 2-0 chegou mesmo as 55’ e foi fruto de muita insistência, uma vez que Marafona defendeu o remate de Rodrigo Ribeiro, um defesa bloqueou a recarga de Flávio Gonçalves e só Mauro Couto, à terceira, conseguiu finalizar com sucesso para satisfação dos muitos adeptos presentes em Alcochete.
Aos 62’, Lucas Anjos deu lugar a Salvador Blopa e, cinco minutos depois, o FC Paços de Ferreira ficou perto de marcar pela primeira vez, quando João Victor falhou o alvo por pouco. Pouco depois, Rodrigo Dias, Eduardo Felicíssimo e Manuel Mendonça entraram pra as saídas de José Silva, Rayan Lucas e Flávio Gonçalves.
A 15 minutos do fim, as contas ficaram fechadas com o 3-0: forte remate de Mauro Couto, defesa de Mauro Couto e recarga de Rodrigo Ribeiro para o fundo das redes. Foi o primeiro golo da temporada para o ponta-de-lança.
Rodrigo Ribeiro saiu para Rafael Nel entrar aos 77’ e até ao final o jogo resumiu-se ao domínio do Sporting CP, que ainda tentou o quarto por intermédio do avançado recém-entrado e ainda e Salvador Blopa e Eduardo Felicíssimo. Ainda assim, o 3-0 prevaleceu.
Na próxima jornada, já depois da pausa para os compromissos das selecções nacionais, os Leões visitam o Portimonense SC.
Sporting CP: Diego Calai, Bruno Ramos, João Muniz, David Moreira [C], José Silva (Rodrigo Dias, 68’), Samuel Justo, Rayan Lucas (Eduardo Felicíssimo, 68’), Lucas Anjos (Salvador Blopa, 62’), Mauro Couto, Flávio Gonçalves (Manuel Mendonça, 68’) e Rodrigo Ribeiro (Rafael Nel, 78’).
João Gião: “Vitória não sofre contestação”
Por Sporting CP
31 Ago, 2025
Mauro Couto também reagiu à vitória folgada
No final da vitória da equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o FC Paços de Ferreira (3-0), João Gião analisou a partida.
“Sabia que íamos reagir bem [ao desaire com a UD Oliveirense], conheço bem o carácter e a alma desta equipa. Podíamos nem ganhar o jogo, mas sabia que a resposta ia estar lá. Entrámos muito bem, com a atitude certa. A partir dos 20, 25 minutos, conseguimo-nos instalar [no meio-campo adversário] e começámos a criar oportunidades. Desbloqueámos o jogo com uma acção individual fantástica do Flávio Gonçalves para o 1-0. A chave vem na forma como entrámos na segunda parte. Pedimos ao intervalo para olhar para a baliza adversária e ir à procura do segundo. Essa tem de ser a nossa mentalidade. A vitória não sofre contestação contra uma equipa do FC Paços de Ferreira que tem sido extremamente competitiva. Há muito mérito nosso hoje, mais do que demérito do FC Paços de Ferreira, que no início nos criou dificuldades”, começou por dizer à Sporting TV na zona de entrevistas rápidas.
Para o treinador, o grupo teve a “mentalidade certa e os valores certos de respeitar sempre o adversário”: “Procurámos sempre o quarto golo. Jogador de equipa grande tem de ter esta mentalidade. Não me surpreende porque conheço os miúdos/homens que tenho ali. Estou muito satisfeito com essa postura”.
Por fim, João Gião admitiu que se trata de “um bom início” com as três vitórias nas quatro jornadas iniciais, mas lembrou que “não vai ser sempre assim”. “Estou, sobretudo, muito contente com a evolução da equipa, com o que fizemos desde que chegámos aqui”, concluiu.
Mauro Couto, eleito o homem do jogo, também esteve na zona de entrevistas rápidas e admitiu que “é especial” actuar contra o FC Paços de Ferreira, o seu antigo clube.
“Este jogo ia ser diferente para mim pela ligação que tenho ao FC Paços de Ferreira. Se tenho isto nas mãos [o prémio de homem do jogo] é graças ao trabalho do grupo ao longo do jogo e da época. Estou muito agradecido e é continuar a trabalhar”, disse o extremo.
O camisola 78, autor de um dos golos contra o FC Paços de Ferreira, gostou da forma como o grupo reagiu à derrota da jornada anterior: “No jogo passado, contra a UD Oliveirense, tivemos alguma dificuldade em criar oportunidades. Hoje, felizmente, rematámos mais e criámos mais perigo e o resultado dita isso mesmo. Estamos muito contentes com essa evolução”.
Mauro Couto falou ainda do momento da equipa: “Jogo a jogo, jornada a jornada, vamos atingindo os nossos objectivos. Estamos felizes com este arranque com três vitórias, o que, se calhar, ninguém esperava. Estamos muito bem e tenho a certeza que a equipa vai continuar assim”.
Boa vitória mais 3 pontos. Aquele relvado é que esta vergonhoso
Estás a dizer que não trocavas o Anjos por um dos melhores jogadores da Liga 2 do ano passado?
Nem quando se perde está tudo mal, nem quando se ganha está tudo bem.
Estamos a jogar melhor. E quem diria que sair da Liga 3 do meio de campos de guerra e de batatada e de porrada ia ajudar a equipa.
Óbvio que as coisas não são preto e branco, mas não vejo o upgrade assim de forma tão clara.
O que sei é que o Alisson não pode estar na equipa principal.
Campos de batatada continuamos a ter, neste caso até sempre que jogamos em casa.
faz lembrar o PEPE …rápido forte to jogo aéreo e muito rápido.
Bem a equipa B, agora ao início é que se amealham os pontos para ir fazendo uma época tranquila, não é deixar para o fim em que pode resultar ou não.
Meteram la um Mister e deixaram-se de betinhos…,sempre dá resultados!
Muito bom discurso.
Há uma coisa que me arrepia, não me cabe na cabeça termos camisolas que o símbolo do patrocinador no lado esquerdo e o símbolo do Sporting do lado direito. Vê-se mesmo que é stock que a Nike tinha e meteu o leão. É está mentalidade que nos falta, enquanto clube e estrutura.
Parece que temos treinador na B … Uma pena que nao se possa dizer o mesmo para a equipa A
E se a equipa B for campeã? Pode subir?
Não, não pode subir
Óbvio que não, o Porto B foi campeão há uns anos.
Poder pode subir, a equipa A é que tem de descer.
Não… As B’s não podem subir.
Só poderiam subir numa condição: Se a sua equipa A descer nesse ano, ou por acaso a sua A ainda estivesse em divisão mais abaixo.
Por paradoxo podíamos ter uma B uma divisão acima da sua A, mas a primazia seria sempre da A. Se subisse ou descesse para a mesma divisão da B, seria sempre a B a baixar de divisão. E até podia acontecer a B se descesse e caísse na divisão da A ter de descer 2 divisões por causa disso.
Isso pressupondo que não exista uma regra que evite que a B possa estar em divisões acima da A. Não conheço completamente a lei, foi só lógica de subidas e descidas por a única coisa garantidamente é que a B não pode estar na mesma divisão da A, nem se as pusessem em séries diferentes… Tanto que as equipas B não participam na taça de portugal, nem taça da liga.