Equipa B - 2025/2026

Acho que não vai ficar. Já tem 22 anos e pouco jogou esta época.

Baliza:

Julgo que é claro para todos que o Diego Callai deve defender a baliza na próxima época. Por mais que pudesse estar na calha para ser o número 2 do Rui Silva, ser-lhe-á mais benéfico uma época inteira a jogar na II Liga. Francisco Silva, para mim, seria o seu suplente. Diogo Pinto poderá seguir o seu caminho.

Defesa-direito:

Embora não veja o José Silva como um jogador capaz de chegar futuramente à A, julgo que faz sentido continuar a ser dono do lugar na B. É nosso, não temos de contratar e tem bom nível para a equipa B. Salvador Blopa pode ser o seu concorrente.

Defesas-centrais:

Confirmando-se a continuidade de Bruno Ramos, é uma opção. Entre os canhotos, acredito que o Taibo fique e depois só há mais uma vaga, entre o João Muniz e o Miguel Alves. É possível que o João Muniz neste Europeu sub-21 se valorize a ponto de querer outros desafios, mas também gosto do Miguel. O que falta é um outro central destro, idealmente mais experiente. Eu olhava para um regresso do Naldo (36 anos, jogou neste último ano na 2a Liga Espanhola) ou do Tobias Figueiredo (31 anos, não tem jogado no Paranaense, da Serie B). Outras opções, menos experientes mas já com alguma tarimba, poderiam ser o Bruno Rodrigues (Chaves), Artur Jorge (Farense; desceu), Marco Moreno (Farense; desceu) ou Noah Madsen (Marítimo).

Defesas-esquerdos:

Presumindo que jogamos em 4x3x3 (caso mantenhamos a tática, as opções para esta posição jogariam como centrais do lado esquerdo), o David Moreira e o Rodrigo Dias parece-me claramente que são jogadores para continuar. O Denilson não sei se não lhe faria bem ser emprestado… ou jogar mais adiantado no terreno.

Médio-defensivo:

Até pelos sinais do Rui Borges na A, diria que claramente o Eduardo Felicíssimo será a aposta nesta posição e nesta equipa. O que deixa algumas questões sobre o Alexandre Brito e o Henrique Arreiol, que se calhar terão de sair (empréstimo?). Kauã parece que vai ficar, embora não lhe veja grande qualidade. E vem, aparentemente, o Rayan Lucas.

Médios-centro:

Manuel Mendonça, o nosso capitão, tem de continuar e liderar a equipa na 2ª Liga. Assim espero. Rafael Besugo é um daqueles jogadores que faz sentido continuar. Pablo Iago tem de subir e é um número 10 a ter em conta. Para completar o lote, diria que ou se aposta num Samuel Justo (seria provavelmente a opção mais lógica) ou se vai buscar um jogador experiente. O Adrien está no Dubai e tenho bastantes dúvidas que queira trocar o dinheiro pelo Sporting B, mas seria sempre de sondar. Não sei como estará, fisicamente, o André Santos, hoje com 36 anos e na Oliveirense (que desceu à Liga 3). O Reko, que está também pela 2ª Liga (Penafiel), não é mau jogador.

Extremos

A subida deve ter permitido aguentar o Mauro Couto (ainda bem), que tem de ser o nosso extremo direito. Tem 19 anos e tanto potencial que estou expectante para a sua época. Contava com o Arvelo para concorrente do Mauro, mas parece que vai sair. O Luís Gomes e o Guilherme Santos, ficava com eles mas sem contar demasiado com eles. Não sei se dará para manter o Afonso Moreira mas talvez até fosse bom o Afonso ir para um patamar superior, para permitir uma afirmação plena ao Flávio Gonçalves. Tem imenso potencial e esta tem de ser a sua época. Outro jogador que gostava de ver aqui, nestas posições, é o Gabriel Silva, que para mim tem mais futuro na posição de segundo avançado ou avançado interior do que de principal PL. Seria uma opção segura a juntar ao Mauro e ao Flávio (embora com características diferentes, o que é bom).

Avançados - Rafael Nel tem de continuar, para ter o duplo papel de 3º avançado dos A (chamado mediante alguma lesão de Harder ou do substituto do Gyokeres) e PL principal da B. Tem qualidade e potencial, muito empenho, estou curioso para ver como evolui na 2ª Liga. Desviando o Gabi para uma posição de apoio ao avançado, trazia outro PL para esta equipa. Acho que seria muito bonito, até pela mística, um regresso do Montero, que deixou boas memórias e que, com 37 anos, tem-se fartado de marcar na 2ª Divisão Colombiana. Não estando no clube em que se formou (Deportivo Cali), acredito que emocionalmente pudesse ser um regresso que lhe fizesse sentido. O regresso do Alexandre Guedes (31a, Marítimo, 2a Liga) também poderia ser uma opção.

Assim sendo, teria este plantel, de 24 jogadores (muitas vezes 25 dado que um 3o GR treinaria com a equipa):

GR - D. Callai, F. Silva
DC - Naldo (T. Figueiredo), M. Alves, B. Ramos, L. Taibo
DL - José S., S. Blopa, D. Moreira, R. Dias
MD - E. Felicíssimo, Fayan L., Kauã O.
MCO - S. Justo/Cont (Adrien S., A. Santos, Reko), R. Besugo, M. Mendonça, P. Iago
EXT - M. Couto, L. Gomes, Flávio G., Gabriel S., Guilherme S.
PL - R. Nel, Cont (F. Montero/A. Guedes)

Noutra táctica, um plantel parecido seria:

GR - D. Callai, F. Silva
DC - D. Moreira, M. Alves, Naldo (T. Figueiredo), B. Ramos, R. Dias, L. Taibo
AL - Mauro C., J. Silva, A. Moreira/Denilson S., S. Blopa
MD - E. Felicíssimo, Rayan L., Kauã, S. Justo/Cont (Adrien S., A. Santos, Reko), R. Besugo
AV - M. Mendonça, P. Iago, Guilherme S., Flávio G., Gabi S.
PL - R. Nel, Cont (F. Montero/A. Guedes)

o que ganhamos em ter um naldo ou um tobias figueiredo a titular ? eu vejo o benfica e nao tem nada disso, vamos ter nos para que ? qual o sentido de ter um marco moreno ex farense no sporting b? nao tem qualquer margem para jogar na equipa A, vamos meter por meter ?

Estou de acordo em não ir buscar esses “velhotes”, isso é fazer uma equipa estilo fcp B e quase desceram de divisão…

e nao temos de olhar para o porto na formação porque eles felizmente estao atras de nos, temos é de olhar para o benfica que é de longe quem tem o melhor trabalho na formação e que eu me lembro nunca usou nada destes gajos mais “velhos”

Ganhamos em experiência de balneário, de jogos, de tarimba e de profissionalismo.

E, mais do que isso, não perdemos nada - se não funcionar, não deixamos de ter 3 centrais mais jovens no plantel para jogar.

É um bocado ingénuo achar que temos 24 jogadores com potencial para chegar à A. Tendo 3 ou 4 jogadores experientes, temos 19 a 20 jovens no plantel. Alguém me quer fazer querer que sequer todos esses terão potencial para chegar à equipa principal?

O Benfica tem muitos mais anos de II Liga e, também por isso, um plantel com uma média de idade mais alta.

mas podemos ir buscar centrais com 21 anos /22 anos que tenham margem de progressão para a equipa A. benfica foi buscar o gustavo central ao torreense com 21 anos, o luan farias com 21 anos ao tondela. nos temos de fazer o mesmo

1 Curtiu

Discordo da contratação de jogadores em fim de carreira, como Naldo. Então preferia um André Santos (Oliveirense), formado no clube

Devo ser dos poucos que preferia a B na liga 3. Espero que esta nova divisão não limite o número de jogadores juniores que vão ter hipótese de ter minutos na equipa B.

A classificação na 2a liga não deve ser o nosso principal foco.

Algum dos dois vai chegar à equipa A? E se não, não é melhor algum mais experiente que ajude os mais novos do que miúdos de 21/22 anos que nem dão experiência, nem têm futuro na equipa principal?

Eu tentaria ir buscar talentos de academias, para os quais nesta fase a 2ª Liga fosse um desafio acima e que pareçam ter potencial para serem jogadores para o Sporting. Género Ligas sub-23 ou sub-19 de Ligas top 5 ou grandes talentos de outros continentes como o Fatawu, ou como o Bayern fez com o Fukui

1 Curtiu

para mim nao vao, mas para o benfica eram para chegar à equipa A/ou para vender depois de os limar na equipa B . o gustavo ainda custou quase 2 M

Que é o passo que nos falta dar com sucesso, que seria suficiente para juntamente com o muito talento que já temos segurar facilmente a equipa na 2 liga e até almejar bola resultados e exibições e mais importante formar, recrutar jóias crlho!!!

O salto da B para a segunda devia dar direito a uma revolução positiva nesse aspeto, recrutamento minucioso e agressivo worldwide.

A formação por essa precisa desse recrutamento agressivo jáz independentemente da equipa B ter subido, mas porra temos de melhorar muito e recuperar terreno perdido nestes últimos anos.

Tanlongo volta ao Sporting

Médio defensivo foi campeão no Chipre pelo Pafos e vai reforçar equipa B dos verdes e brancos na Liga 2

Mateo Tanlongo está de volta ao Sporting para reforçar a equipa B dos verdes e brancos, que na próxima temporada vai jogar na Liga 2. O médio defensivo de 21 anos esteve na última temporada cedido ao Pafos, tendo-se sagrado campeão do Chipre, contribuindo com dois golos e duas assistências em 28 jogos.

Jornal Abola

1 Curtiu

@camisolatreze Boa Noticia , era uma boa oportunidade para o Biel jogar na II Liga.

O Biel jogou co regularidade num clube que luta por ser campeão no Brasil e ia agora para a segunda liga sério?

Dado que não mostrou qualidade para a primeira liga, se não houver propostas não vejo o escândalo disso…

Viste jogar?

Eu dos poucos minutos que jogou não desgosto!

Agora até pode vir o Messi que atualmente não tira o lugar a Trincao, Pote, Geny e Quenda e só jogam 2!