Totalmente de acordo até porque isso é o mais importante do que foi o Ser Sporting, mais do que os nomes e seus autores. O que interessa é reaproveitar o que ali está e que faça sentido num programa para o Sporting (pois há várias coisas que fruto das circunstâncias e acontecimentos dos últimos 18 meses já não se aplicam). Eu nem preciso de o reler para saber o que é que ali está que considero fundamental. E como votante vou estar atento às eleições para ver se aparece alguma lista a defender o essencial. É também por isso que, sem discordar da teoria de um CF independente (embora considerando que existem outras formas de o atingir) me faça até alguma pena vir a ver o SS remeter-se a um papel fiscalizador das ideias e propósitos dos outros em vez de um papel implementador e revindicativo das ideias que preconiza. Pelo simples facto que muitas dessas ideias fazem falta ao Sporting, muito mais falta (para quem acredita na sua revitalização) do que apenas fazer frente às eventuais fracas ideias de outros.
O que escrevi atrás não é minha opinião sobre o Ser Sporting, é minha visão do que foi o Ser Sporting nas últimas eleições (certamente partilhada por muitos sócios com direito de voto), os méritos e deméritos da sua trajectória, os consensos necessários e alcançados, a elaboração da Lista, etc, passa-me um pouco ao lado, valorizo sim a trajectória da Lista do Ser Sporting, sobretudo a partir do anúncio público de candidatura, valorizo o seu programa e o seu rosto de liderança, é nisso que depositava esperança para estas Eleições, entendo o que me dizes mas não é essa perspectiva que tenho do Ser Sporting (embora tivesse conhecimento de muitas peripécias do antes, durante e pós Eleições), confesso-me até um pouco desiludido, por outro lado é a confirmação do que alguns vinham dizendo no Fórum há algum tempo, a oposição não existe, o espçao de afirmação desta não existe e a não ida a jogo nestas Eleições vem confirmar os receios daqueles que assim pensam desde as Eleições de 2009, onde naturalmente me incluo! :arrow:
Repetindo-me, o cenário ideal era uma 2ª candidatura nos mesmos moldes (apenas com as devidas actualizações decorrentes do mandato de JEB)!
Se assim não for, como parece ser o caso, perde-se o espaço entretanto ganho com merecimento, espero estar enganado, algo como um apoio do Ser Sporting a uma candidatura do João Rocha Jr, com um programa nos mesmo moldes de 2009, pode alterar a minha posição em relação a este assunto, fico na expectativa para perceber para onde vai o Ser Sporting, sendo certo que acho que se está a auto-destruir escolhendo uma posição menor nestas Eleições! :exclaim:
Mas Rui, o SS era um conjunto alargado de pessoas, e muitas delas com diferentes visões sobre o Sporting. Não está em desagregação, simplesmente cumpriu o objectivo a que se propôs, e a partir daí as pessoas que o compunham seguiram os seus rumos.
O SS actual, se existente, reunirá apenas parte dessa gente… Resta saber o que move os que ficam, quem são, e que estratégia possuem para as eleições.
Naquilo que defendo não me choca nada que não se apresentem individualmente, mas façam antes parte do tal consenso alargado que considero necessário. Fique claro isto, o SS, para mais já sem, eventualmente, a força de 09 e de algumas pessoas que parece terem seguido outros rumos, não conseguirá de forma nenhuma resultados tangíveis.
Não é essa a visão do comum dos sócios, o Ser Sporting e a sua Lista eram algo tangível, algo que já não existe ou já só tem o nome em comum, perde-se a força e não se evolui em termos eleitorais, algo que eu defendo há muito como sendo uma das bases de um projecto que se quer vencedor, de outra forma é que considero ser muito difícil chegar a algum lado, veremos o que vem aí! :think:
Boas ideias servem de pouco se nao existir alguém para transmiti-las (e não me refiro a um fórum…) e colocá-las em acção. Nada contra o ser sporting , que me parece um movimento bem interessante de discussão do Sportinm mas que nasce…torto. No final o ser sporting foi um movimento eleitoral que pretendia dar um novo rumo ao clube , e assente num conjunto de ideias diferentes do sistema regente. Ora o problema foi mesmo esse. Depois das ideias formuladas foi-se procurar um rosto que assente naquilo que foi defendido…esta formulação é tão frágil que cria imensos problemas. Se a pessoa escolhida nao está na génese das ideias , torna-se de imediato alguém que até pode não subscrever tudo o que foi defendido , e até mais tarde refutar determinadas coisas. O Sporting precisa de alguem que queira mesmo ser Presidente do clube , e a partir dai formule as suas ideias para o clube. O processo nao pode ser o inverso , um conjunto de pessoas a defender as suas ideias e depois prossegue-se para uma escolha…isto faz lembrar algo ? Claro que sim , ainda que nao seja propositado e com intenções muito mais positivas.
O Sporting nao precisa de uma pessoa que leia uma cartilha…precisa de quem a escreveu. De quem a criou.De quem a defendeu. Que acredite em tudo aquilo que promoveu. E depois comunicar insistentemente com os adeptos.
As pessoas do ser sporting poderão ter ficado um pouco iludidas com as possibilidades fruto do fórum. Se existe uma lógica de rebanhismo opinativo na população em geral , sócios do Sporting em particular…esta também existe aqui neste espaço , seja a favor ou contra. Pessoas jovens ,alguns verdadeiras esponjas prontos a receber qualquer tipo de incentivo…é mais do que compreensível. Mas nao se ganha eleições aqui , mas sim junto de todos os Sportinguistas. E se tivessem concorrido só mais jovens , qual era o problema ? Perdiam e entao ? Nunca falharam objectivos ? Davam a cara , marcavam o terreno e diziam estamos aqui e com intenções de dar uma solução. A grande maioria das pessoas é apreensiva a mudanças , preferem apalpar terrenos que conhecem (por muito mau que sejam)…é normal perder. O que é preciso é compreender as derrotas e saber o que fazer para se tornarem mais atractivos em relação aos sócios. O problema do Sporting nao é um medo do regresso ao gonçalvismo …o problema chama-se vale e azevedo. Foi ele que criou este bicho papao da mudança , alguem que venha de fora e utilize o clube para os seus fins. Olhando para o clube adversário , os adeptos preferem encostar-se a um conjunto de inúteis , incompetentes , que a vida toda assumiram aquilo que nao lhes era merecido mas que têm uma boa face perante os sócios.
Isto para dizer que eu acho que se defendiam isto á 2 anos , ainda o defendem e por isso deviam estar no terreno a defender. A assumir as convicções e a ir á luta. Uma coisa sao faces de apoio , outra sao as pessoas que lideram e devia ser realmente quem criou o ser sporting. E parar de ser pavão aqui no fórum (como se ve num tópico que existe por aqui , onde se argumenta autenticas patetices pessoais que interessam 0 á comunidade).
A riqueza do Sporting sao as pessoas que movimenta diariamente , os atletas que estao sob o abrigo do clube , as emoções que todos os dias despoleta. Sao estes que têm de ser conquistados e nao ir chatear os cabeças brancas do Sporting. É preciso realmente conhecer o que é o Mundo Sporting para o cativar.
[size=7pt]Também quero que o Eleito vá de carrão para Alvalade e que fale para os sócios! :victory:
Tipo Cavaco → aos apoiantes!
Mercedes, TV de mota atrás dele… elá, isto sim! Imaginem o que é ganda casa cheia e tudo a fazer vénia ao eleito, entrar de carro no fosso! Estragar a relva a derrapar e dizer:
1º QUE TUDOO, OBRIGADO PELOS VOTOS!
ANTES QUE ME ESQUEÇA, VOU PAGAR ESTAS DERRAPAGENS, POIS PROMETO OBRAS E UM RELVADO NOVO!
:rotfl: :rotfl: :rotfl:
Tempo de antena um pouco fora do normal para esta aba, mas apetecia mesmo! :rotfl:
:mrgreen:
:offtopic:
[/size]
Ainda só se fala de possíveis candidatos. O que o “COSA NOSTRA” queria dizer, era que este projecto tinha de ter um candidato que tivesse as mesmas ideias do mesmo projecto.
Eu pensava que nesta altura ja tinham algo preparadoi e uma candidatura assumida!
Se nao ha lista neste altura deste movimento, so me mostra uma coisa que nao estao unidos nas suas ideas!
Se o unico problema for de so terem tido 10% nas ultimas eleicoes, e por causa disso nao apresentar uma lista tambem so mostra que quando tiverem dificuldades nos seus projectos simplesmente desistem!
Minha opiniao pessoal nao servem, ja estao a perder muito terreno de um trabalho que devia ser continuado!
Eu penso que o movimento deve ser representado pelo(s) seu(s) autor(es), promovido até a exaustao ou entao encerrado de vez. Terceiros a comunicar ideias de outras sera pouco convincente, até porque acredito que os autores tem capacidade para liderarem o movimento dando para isso o rosto que lhe falta. Mas se nao o fizerem, também nao lhes posso levar a mal, cada um sabe da sua vida.