Foi com moderada surpresa que o Ser Sporting assistiu à demissão do Presidente José Eduardo Bettencourt, opção que consideramos um abandono irresponsável, na primeira janela de oportunidade, de um mandato marcado pela alienação de muitos dos valores materiais e morais do nosso Clube. Poucos meses após tomar posse, e após venda dos mais importantes activos que restavam ao Clube, deixam uma situação preocupante nas mãos dos sócios. Se não trabalharam bem, pelo menos fizeram-no depressa.
Foi este continuado sentimento de revolta com o processo de desestruturação do Sporting, observado há longos anos, que uniu e deu origem ao Ser Sporting, numa tentativa de regresso ao associativismo e aos ideais que estão na génese da fundação da nossa Instituição centenária.
Em 2009, materializámos no processo eleitoral um projecto amadurecido e uma lista que, apesar dos resultados, cumpriu a sua missão: mostrar que existem ideias alternativas e sócios atentos dispostos a executá-las. Mais que tudo, esse trabalho, esperamos, reforçará a atenção que os sócios dedicarão aos projectos e princípios que venham a ser apresentados nas próximas eleições.
Reforça-se ainda a necessidade de aprender com o passado, realizar uma profunda análise aos últimos quinze anos de gestão, e evitar que quaisquer intervenientes deste período possam persistir em erros que se arrastam. O alerta não pode ser menos grave, a sobrevivência do Sporting depende da nossa capacidade de regeneração, abrindo portas a uma nova etapa de transparência e participação cívica na vida do Clube. Não é tempo de consensos ou alianças, acordos forçados ou cedências. Há que manter a face e os valores dos fundadores, é imperativo um rumo novo.
O projecto Ser Sporting não se demite por isso do papel interventivo que tem desempenhado, pugnando pela verticalidade e coerência das suas opções, sem prescindir, caso assim entenda, de intervir no próximo acto eleitoral de forma directa, defendendo os valores e ideais porque se bate desde a primeira hora.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!