[Eleições SCP 2011] Quem deveria ser o próximo presidente do SCP?

Os “manda-chuvas” já devem ter percebeido que este Bettencourt vai deitar tudo a perder (aqui o “tudo” é todas as negociatas, como foi por exemplo a dos terrenos por metade do preço do metro quadrado, que efectuaram e ainda podem vir a efectuar com o Sporting… porque parecendo que não, direitos de TV, Academia, comissões de jogadores, terrenos do estádio, o dinheiro mais os terrenos que vêm da CML e mais algumas negociatazinhas e ainda dão muito milhão de euro)… e como devem ter percebido que com este não vão lá, então de certeza que já lhe andam “a fazer a cama”.

E por isso JEB vai a partir de agora (na verdade já o é há algum tempo) ser um homem isolado, a queimar-se sozinho, a construir gradualmente a figura do bode expiatório que vai ser usado pelo sucessor para exorcizar todos os males. Este sucessor virá dizer que não representa a continuidade, que o passado é o passado e não nos devemos preocupar mais com ele e que o que interessa é o futuro, que tem de existir mais exigência e competência a qual só ele poderá providenciar (mas que também é preciso umas alteraçõezitas e dar mais património à SAD porque com o orçamento actual não se consegue competir com ninguém), vai dizer que os sócios têm razão em estar descontentes mas que agora é que vai ser, agora é que é altura de estarem unidos e de esquecerem as suas divergências e de passagem mostra uns números estonteantes assentes numas projecções fabulosas de um futuro vencedor. Mas como isto não é suficiente, ainda virá com o treinador X e a contratação Y para convencer os mais reticentes.

“Isto” vai vencer, quer passe JEB pelo lume brando quer se demita já hoje.

E a minha opção (em consciência) será muito simples… digo-a até já de antemão porque para mim isto é uma questão de princípio :arrow: Quero para o meu Sporting seja quem for ou o que for que se apresente a eleições que não tenha nada, absolutamente NADA a ver com as pessoas que governaram o clube nos últimos 15 anos.

Não “é o Sporting”. Tiveste precisamente a mesma coisa em Portugal, quando o Durão Barroso se foi embora. Houve algum sufrágio popular para o Santana Lopes ser PM? Não digo que esteja certo, mas não “é o Sporting”.

wild_oscar,

Existem regras para se poder ser Presidente do SCP, como por exemplo estar-se filiado há mais de 5 anos. Não sei bem se fui eu que percebi mal (admito que sim), mas fiquei com a ideia de a cooptação pode contornar estas “restrições” e tornar Presidente alguém que à partida nunca se poderia candidatar a eleições.

O cooptado tem que ter capacidade eleitoral activa, ou seja tem que ser sócio efectivo há pelo menos 5 anos.

Alguns posts atrás, esqueci-me de referir dois “players” que poderão ter relevância eleitoral (como candidatos ou no seu posicionamento).

Pedro Baltazar e Pedro Souto.

Afirmo desde já no entanto que não são, à partida, as minhas opções numa eventual eleição.

Tópico sem sentido, JEB não se vai demitir, o Salema não vai ser cooptado e o Sporting não vai acabar! :arrow:

Eu diria mais a Centuria Leonina, estão todos a fazer a forçinha para o Padrinho avançar, agora ainda é mais obscuro quais os reais interesses deste em relação aos de JEB. Em relação ao último já toda a gente entendeu o lugar que vai ter quando acabar o mandato (abrutamente ou não), o outro nem por isso.

Gostava sinceramente e sem ponta de sarcasmo ter as tuas certezas. Todas as três, um pouco menos a primeira! :arrow:

Como clube grande se calhar não acaba neste preciso momento, mas que a continuar assim vai acabar, ai disso tenho muito poucas dúvidas. Já o disse nalguns posts há uns meses que isto ia piorar e que íamos passar a ser um clube mediano sem vitórias e que isso ia demorar algum tempo, uns anos previ eu… parece que JEB está decidido a furar-me as previsões e quer antecipar a coisa, o declínio tem sido muito mais rápido do que previ e também por isso mais doloroso (porque se fosse devagarinho dava para um gajo se ir habituando ???).

Não são certezas, são convicções! :shhh: :whistle:

O padrinho do Salema ou o padrinho da Centúria? Ou ambos? :mrgreen:

É que nestas coisas coisas de padrinhos, estando o Sporting tão profusamente fornecido convém sermos precisos! :wink:

Isto já parece o PSD em que todos miam mas os que podem não querem e os que querem não podem.

Esta é a altura ideal para alguém com coragem avançar, antes que o espaço seja ocupado por um “sucessor”. Total descrédito dos “compradores de Pongolles” e sem alternativas visíveis.

Porque é que nenhum dos óbvios (Duques, Mendes, etc) ou outro ainda o fizeram ?

O padrinho da Centúria - o advogado mor - o homem que é/era amigo do Amadeu Lima de Carvalho que fez o negócio do Edificio Visconde e Alvaláxia- http://facciosos.blogspot.com/2007/04/amadeu-lima-carvalho-e-o-sporting.html

A pergunta era retórica!

Eu entendi! :great:

Não vi o smile, aliás eu não consigo sorrir desde sábado…sei lá eu porque.

Porque 90% elegeram os que lá estão e provavelmente voltavam a eleger os mesmos!

Nao sei de onde vêm as suposiçôes de que nos bastidores ja se prepare a substituiçâo do presidente, possivelmente informaçôes/rumores, mas a mim nao me cheira que JEB se va demitir.

Deixa lá!

Suspeito que se eles fizerem as coisas como querem, brevemente deixaremos de ter com o que nos preocupar! :-\

Certezas pessoais, tentando evitar demagogias baratas:

1- O projecto falhou com a história da ampliação do estádio e a não construção de um pavilhão a sério.
Sem a promoção da prática desportiva alargada, sem modalidades amadoras ou semi-profissionais, o Sporting tinha condenado o ecletismo
E os desvios orçamentais amarraram definitivamente o clube aos credores.
A partir daí deixámos de falar de desporto e passámos a falar de contabilidade, orçamentos, passivos, vmoc’s, etc.
Com uma cajadada, matámos o futebol, (quase todas) as modalidades e, principalmente, a paixão pelo desporto.
A única vantagem foi que passámos a ter melhores infra-estruturas para formar jogadores de futebol (e, aqui sim, apresentámos resultados, mas fora de tempo e com muitas dificuldades em lhes dar aproveitamento desportivo e económico).

2- JEB não é burro (mesmo que por vezes pareça lá perto) e acho que há muito percebeu que mais valia ter ficado onde estava.
Para mim, a sua confissão de falência ocorreu quando proferiu umas estranhas declarações sobre o fundo das galinhas.
As entidades que concedem crédito tinham-lhe tirado o tapete debaixo dos pés.
Aliás, ele não era (nem é) um empreendedor, mas 1 simples director/administrador/gestor.
E ter a carta de pesados para presidir ao Sporting é algo que deve ficar a cargo de quem tem visão e arrojo e não de assessores ou administradores dos riscos que os outros correm.
Não o estou a desresponsabilizar, porque dar um passo maior do que a perna só lhe pode ser imputado.

3- Mais cedo ou mais tarde, JEB sai e até penso que ele está a fazer tudo para sair, ie, para salvar a face junto de quem o empurrou (e ele anuiu).
E a saída de JEB é a falência pública do projecto, porque JEB era o melhor que o projecto poderia apresentar.
Não vale a pena ter ilusões, nem atirar as culpas para as mãos invisíveis que comandam o Sporting (banca e media), desresponsabilizando quem tem o poder de eleger: os sócios.
E como sempre estes vão maioritariamente atrás da imagem do líder que oferece mais garantias de sucesso.

4- Como acompanho, com maior ou menor proximidade consoante as épocas, o clube desde o final de João Rocha, esta é só mais uma crise, tão ou mais dramática como as outras.
Em quase todas, o clube estava para acabar, dada a sucessão de erros que tinham sido cometidos.
Se as descontextualizarmos e fizermos comparações de mercearia (do tipo o passivo em 1986 era de 5 contos de réis e o passivo em 2010 é de 500 milhões de euros), esquecendo (nem digo a inflação ao longo de 25 anos ou a diferença entre os rendimentos dos portugueses desde o ano em que entrámos para a ainda CEE) o valor, num e noutro momento, dos activos, incluindo o potencial mediático, ficamos aterrados.
Para mim, a diferença substancial entre esta crise e a saída de Rocha ou do Gonçalves é que, agora, é uma linhagem directiva de 15 anos que está a estoirar.
E como os cheques em branco dos sócios já foram todos passados aos mesmos, é altura de vir alguém de fora ou pouco comprometido.

5- Os dissidentes do projecto (Duque ou ITM) ou as franjas que se opuseram e foram federados à pressão por SAM e PPC estão tão ou mais balcanizados como os homens do projecto. Nessa escala (projecto, dissidentes e os oposicionistas de sempre), nem sei onde colocar RA ou PPS.
Se continuarmos, todos sem excepção, a matar candidaturas (nem que sejam bicéfalas) à nascença com base em critérios tão consistentes como chupistas, gatunos, despesistas, coniventes com a pandilha, etc, arriscamo-nos, não direi a desaparecer, mas a prolongar a crise.
E o problema dessas avaliações apressadas nem se coloca aqui no anonimato mais ou menos disfarçado dos fóruns, blogs ou redes sociais, porque, nos tempos que correm, isso é quase inevitável.
Coloca-se nos corredores do acesso ao poder ou entre os apaniguados de quem por esses corredores circula.

A partir daqui só tenho dúvidas.

Se o Sporting deixar de ser grande eu deixo de ver futebol português.