Venha quem vier, perde perante Rogério Alves, Nobre Guedes, Dias Ferreira, Pedro Souto ou o diabo a quatro que tenha a palavra “continuidade” escarrapachada escrita na testa.
Se os Sócios, sabendo das tropelias do projecto, da dívida monstruosa e asfixiante que criou, da delapidacão de património subsequente a que isso obrigou, da perda de competitividade e de know-how no futebol intimamente ligada à incompetência na gestão do fenómeno desportivo… se mesmo assim os Sócios votaram em Bettencourt, então é porque queriam este destino.
O desalento de muitos Sportinguistas neste fórum é um fenómeno isolado, convençam-se disso, porque os outros apenas sentem ao de leve as orelhas quentes, a seguir enfiam a cabeça na areia e vão procurar com um sorriso amarelo outras distracções. Só no dia em que estes sócios que constituem a esmagadora maioria abrir os olhos e pensarem para si mesmos: “Isto está a correr mal, o projecto Roquette e todas as pessoas a ele ligadas liquidaram o clube e eu fui tão estúpido e tapado que ainda ajudei” é que talvez comecem a colocar em causa o que foi feito até aqui e a ter coragem para exigir mudanças (e a data para isso ocorrer vai ser exactamente no dia 30 de Fevereiro).
O que importa mesmo é o rótulo. Qualquer um que venha da continuidade ganha a qualquer um que venha da oposição.
E se as mesmíssimas pessoas forem trocadas de posição, o resultado inverte-se logo. Se por absurdo fosse Paulo Cristóvão apoiado por Roquette, Ricciardi, Abade, Barroso e demais tralha roquettista, contra Paulo Abreu apoiado por miúdos e “terroristas”, Cristóvão esmagava sem apelo nem agravo.
Este clube é preconceituoso como poucas instituições que eu conheça.
Parece-me que a sucessão se aproxima a passos largos.
Parece-me que JEB já se apercebeu que terá muitas dificuldades em cumprir o mandato e terá que renunciar.
Segundo as práticas estabelecidas seguir-se-á uma cooptação com Nobre Guedes e acima de tudo Salema Garção à cabeça. E isto preocupa-me profundamente.
Sobre Rogério Alves, e tendo uma opinião pessoal pouco favorável, não o vejo nem como candidato da continuidade, nem candidato da oposição, nem candidato do consenso. É para mim demasiado cinzento, demasiado “de bem com Deus e com o diabo” e com pouca estabilidade opinativa.
Sobre ITM, uma das minhas preferências nas últimas eleições, ao que sei foi aliciada a ser a cara da oposição tendo declinado por questões pessoais e de saúde. Duvido que nesta altura tenha disponibilidade, com muita pena minha. Ser mulher é pormenor menor.
Sobre a figura da separação de lideranças (desde que devida e perfeitamente coordenadas), também via isso com muito bons olhos. Um presidente como figura de estado, acima da gestão corrente e casuística apoiado em vices verdadeiramente especializados com as seus respectivos pelouros.
Acho que toda a gente já percebeu que os abutres já estão em marcha (o Salema então nem disfarça)… aqui vai um artigo de que gostei bastante do Sangue Leonino:
Quarta-feira, Fevereiro 10, 2010
[size=14pt][b]A ânsia de poder e estatuto[/b][/size]
Começam as movimentações, tanto nos corredores de Alvalade como fora dele…
É um facto que a situação não é a melhor, que Bettencourt tem sido titubeante sobretudo no que respeita à àrea do futebol, sendo evidente que tal como escrevi anteriormente há uma reestruturação profunda a ser feita, com implementação de uma filosofia séria de rigor, exigência e competência.
O que me choca é saber que algumas figuras sinistramente se movem já, na tal ânsia desenfreada - que o Via VERDE um dia destes denunciava - de poder e estatuto. Vai começar o discurso ‘em nome do Sporting’, pelo melhor do clube, blah, blah, blah, uma capa que na realidade vai camuflar os verdadeiros interesses e intenções que os motivam. Vão seguramente aproveitar o desespero e o lastimável estado de alma da nação leonina para passar uma mensagem politicamente correcta… mas falsa que nem Judas. A tradicional estratégia de sabotar e corromper para depois esses mesmos se oferecerem para apaziguar e pacificar…
Simplificando, diria: ‘tirar de lá estes para pôr lá uns piores’ só servirá para prejudicar ainda mais o clube, sendo nalguns casos um regresso ao passado, pela mão de quem desespera a todo o custo, sem olhar a meios, por voltar às cadeiras do poder de Alvalade.
E por último, sem pretender fulanizar, mas dando um simples exemplo: entre Paulo Pereira Cristovão e Rogério Alves, não hesitaria um segundo em apoiar o primeiro. Prefiro apoiar um consócio que se move por puro sportinguismo do que alguém que não me inspira confiança e a quem não reconheço um pingo de características para ser presidente. Ainda por cima rodeado de uma entourage de jovens imberbes sedentos de estatuto.
É que convivo muito mal com arrivismos e formas de estar de estar na vida que a mim me repulsam. Mas se calhar o defeito é meu.
Já dizia com propriedade o Via VERDE: os abutres pairam sobre Alvalade!
Leonino
(vai-se intensificar a campanha de golpe de estado nos blogues, nos seus espaços de comentários e nos jornais, com os ‘generosos’ e obedientes contributos dos tradicionais anónimos prestando vassalagem a suas senhorias em troca de pequenos favores quando estes chegarem ao poder)
A ultima frase dessa declaração do carteiro até me arrepiou os cabelos da nuca:
Miguel Salema Garção admitiu ainda que na próxima época, o Sporting será mais agressivo nas contratações. "O presidente do Sporting e o Conselho de Administração da Sporting, SAD estão em vias de fechar alguns dossiers que irão permitir ao Clube, no futuro, tornar-se mais forte e competir com armas mais iguais às dos seus adversários directos. Há que tornar uma estrutura do Clube, que não tem só futebol profissional, muito mais forte, digna da sua grandeza. [b]Os sportinguistas e o Sporting tem de ter [b]a coragem de enfrentar uma [size=14pt]mudança estatutária[/size][/b], é fundamental para o crescimento do Sporting.[/b]
Estão a ultimar o golpe. E os tansos do costume, em pânico com o desastre competitivo desta época irão lá em filinha votar.
Também me cheira a demissão de JEB e cooptação de um novo presidente (que penso que tenha de ser um vice, não?). Esta malta não tem um pingo de coragem e nunca arriscaria umas eleições durante ou imediatamente após uma época calamitosa - por muito pequeno que seja o risco de perder.
No entanto, não acredito que a cooptação aconteça antes do fim da época. Esperam-nos três meses de calvário até ao fim do campeonato, e ninguém vai querer ser a cara desse calvário. JEB vai assim queimar em lume brando e tornar-se uma figura de gozo: um novo Jorge Gonçalves, associado à pior época da história do Sporting Clube de Portugal. O novo presidente, aparentemente limpo de responsabilidades, vai mandar umas farpas a JEB, prometer “mudanças”, nomear uma figura popular - o meu palpite é Sá Pinto, como já escrevi - e, se for inteligente, escolher um treinador de renome em vez do clássico treinador-de-perfil-à-Sporting. Uma nova época é uma nova época - com a vantagem de que é impossível fazer pior do que este ano.
Só há uma falha neste plano: JEB não aguentar e demitir-se. Já se provou que é uma pessoa psicologicamente instável e as pressões dos adeptos, da imprensa e até da família, vão atingir níveis insuportáveis à medida que o clube se afundar na classificação. Pode dar-se o caso de nenhum dos vices se querer sacrificar a dar cara, criar-se um vazio, e assim percipitarem-se eleições ainda com a época em andamento. E aí, com a ilustração semanal da desgraça a que nos conduziu esta casta de dirigentes, pode ser - pode ser - que uma lista de ruptura consiga lá chegar.
A situação ainda não está suficientemente má (ainda vai piorar), depois, alguém dos Bancos se vai aperceber estão a matar a galinha dos ovos de ouro (juros), e que em vez do dinheiro destes, vão ficar é com créditos mal parados. Só então “eles” irão arranjar alguém à altura de equilibrar o barco e poderem voltar aos seus negócios.
Tem mesmo que ser assim, pois com o poder que têm nos jornais, tanto em encobrir falhas como em denegrir os opositores, ninguém credível fora das suas escolhas irá aparecer.
Até lá aguardemos (eu vou suspender a minha condição de sócio no final da época, e só volto a pagar as quotas em atraso quando esse alguém realmente credível estiver à frente do Sporting).