Isabel Trigo Mira é uma figura bastante conhecida no universo sportinguista, considerada um símbolo do clube, descrita como uma mulher nobre, sensível e de forte carácter, traços que lhe valeram a alcunha de “Evita Péron” do Sporting.
Sócia nº 6508, iniciou funções no Sporting em 1995 como Secretária da Mesa da Assembleia Geral, de 1996 a 2004 foi vogal do Conselho Directivo, de 2004 a 2006 foi membro do Conselho Leonino, tendo acumulado ainda o cargo de Presidente dos Leões de Portugal de 2005 a 2006. Desenvolveu um trabalho reconhecido no aproximar e estreitar de relações entre o Sporting e os seus Núcleos e Sócios, tendo inclusivamente iniciado os Encontros Anuais de Núcleos.
Distinções
* Em 1997 recebe o Prémio Stromp (Dedicação do Ano).
* Em 2006 recebe o Leão de Ouro do Sporting Clube de Portugal pela dedicação demonstrada ao serviço do clube.</blockquote>
De Wiki Fórum SCP
quinta-feira, 19 de Março de 2009
[b]O coração de Isabel Trigo de Mira[/b]
Se tudo dependesse daquilo que lhe diz o coração, Isabel Trigo de Mira seria candidata à presidência do Sporting. A antiga vice-presidente do Conselho Directivo, no tempo de Dias da Cunha, confirmou esta noite, no programa “Lugar Cativo”, na TVI 24, que tem sido muito pressionada para avançar como candidata à presidência. Na semana em que vai ser disputada a final da Taça da Liga, o tema do programa moderado por Fernando Correia foi precisamente a situação actual do Sporting.
Isabel Trigo de Mira, que durante o programa ouviu um ouvinte sportinguista a relatar casos de encerramento de vários núcleos do Sporting no Norte do País, considerou que não faltarão candidatos à liderança do clube, justificando a falta deles até ao momento com uma questão de “timing”, uma vez que está agendado um congresso do clube para o final de Março, em Santarém. “Se a decisão dependesse do coração, diria que podem contar comigo”, deixou escapar Isabel Trigo de Mira, sem adiantar o que fará se tiver de pensar no assunto com o coração, mas também com a razão…
terça-feira, 4 de Março de 2008
[b]Isabel Trigo Mira[/b]
O seu AMOR pelo Sporting não tem paralelo. Sofre pelo Clube, como se de um filho se tratásse.
Tem uma Cultura Sportinguista e um conhecimento (profundo e vasto) do Clube - Sócios, Núcleos, Filiais, Delegações e Antigas Glórias - como poucos.
Senão vejamos:
É a sócia do Sporting nº 6508.
Iniciou funções no Clube, em 1995 como Secretária da Mesa da Assembleia Geral. De 1996 a 2004 foi vogal do Conselho Directivo. De 2004 até 2006 foi membro do Conselho Leonino.
Em 1997 recebe o prémio Stromp (Dedicação do Ano).
De 2005 a 2006, foi Presidente dos Leões de Portugal.
Em 2006, como corolário de uma DEDICAÇÃO sem precedentes, recebe por unanimidade e aclamação, o Leão de Ouro do Sporting Clube de Portugal.
Entre outras (inúmeras) actividades, foi responsável do Lar dos jogadores (no antigo estádio); Iniciou os encontros anuais de Núcleos; Teve um papel preponderante no desenvolvimento da filial de São Tomé e Príncipe;
Isabel Trigo Mira, aproximou Alvalade dos Núcleos e tudo fez para que os Sócios do Sporting fossem sempre tratados com respeito e cuidado.
Por tudo isto, e por muito mais, há quem lhe chame a “Evita Péron” do Sporting Clube de Portugal.
Mulher nobre, sensível e de forte carácter, faz muita falta ao Sporting. É um simbolo do Clube.
Neste espaço, com muito carinho e muita amizade, e porque considero que estes gestos também se devem fazer em vida, presto-lhe a minha singela homenagem:
à minha querida Isabel, um enorme bem-haja
Desculpem dizer isto, mas não estou a ver os sócios retrógrados a votar numa mulher. Eu votava, mas muita gente não infelizmente. Se a oposição encontra-se em desvantagem (como é que é possível?) precisa de concentrar-se num candidato forte.
Interpreto o Sporting nos jornais de que nem sempre leio a secção desportiva. Se me dizes que o Paulo de Abreu é do piorio, é razão para pensar que interpretei mal. Não ironizo, confio no que habitualmente escreves.
Às vezes, não ver a cara de um roquettista durante muito tempo num jornal ou televisão, parece atribuir-lhe as qualidades que nunca teve.
De qualquer modo, reformulo: gostava de ter no Sporting um tipo com capacidade para convencer o Schmeichel e bons internacionais sub-20 argentinos de que somos o clube ideal para eles.
Nem isso. Sinto-me num papel estúpido. Faço uma comparação com a orquestra que ia tocando no naufrágio do Titanic. Considero-me mais inteligente que isso.
Se porventura houvesse eleições (mais depressa era alguém cooptado), tenho sérias dúvidas que não voltasse a ganhar a “continuidade”, agora na pessoa de Nobre Guedes.
E a menos que o mundo desse uma volta muito grande (para o lado contrário ao habitual), seria uma absoluta surpresa que quer Rogério Alves quer Paulo Abreu fossem rostos da continuidade…
A “oposição”, como sempre, continua espartilhada!! >:(
Eu também apostava no Luís Duque. Por várias razões. Tem feito declarações à imprensa criticando a actual situação do Sporting, tem um largo passado no mundo do futebol, quer na A.F. de Lisboa, quer como dirigente da SAD do Sporting, para todos os efeitos teve um papel importante no título de 99-00 e sobretudo parece-me ter um certo “instinto mafioso” que, muito sinceramente, é o que mais tem feito falta no Sporting nos últimos 15 anos. E quando falo de “instinto mafioso” falo de fazer tudo e mais alguma coisa para o clube ser campeão, e não endividar o Sporting até à 5ª geração e agarrar o clube à banca. Está mais que provado que a postura do “somos diferentes” só nos leva a um sítio com vários nomes, que tanto se pode chamar “8 anos sem ser campeão”, como “sofrer 12 golos numa eliminatória europeia” ou “ser goleado duas vezes pelos mais directos adversários num espaço de uma semana”.
No entanto a hipótese de juntar Luís Duque e Isabel Trigo Mira também não me parece descabida de todo. Resta saber se estariam dispostos a encabeçar essa “frente popular”. Até porque daquilo a que os jornalistas costumam chamar de “notáveis” são os únicos que têm demonstrado alguma insatisfação em relação à actual situação e que gozam de alguma experiência a nível directivo.
O Luís Duque não é de certeza um gajo imaculado, também andou por lá a mamar, para além de que é muito complicado encontrar alguém com algum passado no Sporting que não esteja, neste momento, ligado de uma forma ou de outra ao Projecto Roquette. Que me lembre assim de cabeça só o João Rocha, e este de certeza que já não está em condições de assumir novamente a presidência. Portanto do naipe disponível o Duque parece-me o “menos mau”.
Outra hipótese que me lembrei agora é algum dos filhos do João Rocha se chegar à frente. Eu já estou por tudo. Quero é o meu grande Sporting de volta…
Pa, à frente do clube, não quero cá mais “betos” e “meninos de cascais” que gostam é de charutos, brandy’s e jogar golf!Que gostam de viagens ao Brasil, etc…
O problema é que se põe um “betinho” desses numa das listas, com o “cabelinho” penteado para o lado, com pinta de economista, os 90% que votaram no incompetente do Bettencourt, votam nesse também.
Paulo Pereira Cristovão (se querem combater os mafiosos do futebol, então também têm de ter um - com todo o respeito pelo PPC, mas se ele for daqueles que rouba para ele e para o clube, não me importo - os lampiursos e os corruptos também têm)
Luís Figo - não há nenhum Sportinguista que conheça melhor o futebol mundial, nesta altura, que o Luís Figo…creio que ele poderia dar um bom presidente; Tem conhecimentos e é possível que pudesse, dessa forma, desenvolver bons contactos a todo o nível, desde reforços, patrocínios, treinadores que o treinaram, etc.
Lanço estes dois nomes. Falar da Isabel Trigo Mira é complicado, porque não creio que ela tivesse hipóteses de vencer, dados os preconceitos que ainda há no mundo do futebol, por causa das mulheres.
Sinceramente, tirando uns quantos atrasados mentais aqui e ali, não acredito muito nisso de deixarem de votar nela por ser mulher. ITM é uma pessoa por demais conhecida no universo leonino (em especial dos núcleos), trabalhou em prol do mesmo durante anos (décadas? já não tenho a certeza) e acho que seria julgada por isso e pela sua (por enquanto utópica) candidatura. Outra coisa é que isso seja usado como arma de arremesso entre sócios durante a campanha - o que só demonstraria o nível dos mesmos.
Agora, ITM também foi muito falada como hipótese nas últimas eleições, mas acabou por não avançar, penso que por vontade própria. Resta saber se, perante um hipotético cenário eleitoral, estariam reunidas as condições para ela mudar de opinião. Não faço a mínima ideia.
Relativamente ao LD,
Confesso que não sei o que pensar. Tenho excelentes recordações da época que nos levou ao título, mas também não esqueço o despesismo descontrolado e a “desmontagem” que se fez da equipa campeã graças à contratação de craques mundiais como Mahon, Kirovski e Babb (apesar deste se ter revelado um senhor jogador). Mas fez a ruptura com o status quo, e pelo menos sempre mostrou tê-los no sítio.
Já agora, há alguns foristas que têm a mania da piada dos “meninos de Cascais” (como se Cascais fosse só betos). Recordo que o LD é de lá (pelo menos farto-me de o ver por aqueles lados).