Não conhecendo de antemão algumas das situações que aqui são referidas, como alguns detalhes financeiros ou a ligação ao Oliveira (que, note-se, foi um dos nossos bons jogadores), tenho-o como um sportinguista que entrou no barco com intenção de ajudar. Quando percebeu a falta de rumo da equipa dirigente bateu com a porta - com enorme prejuízo, basta fazer as contas do valor de compra e venda das acções.
Na altura da saída, fiquei com a clara sensação que era o princípio do fim da era JEB pois este era um dos pilares do plano de reestruturação. Também me pareceu que o fez por genuína discordância e não por traição ou procura de protagonismo. Assim, ao ver a notícias, pareceu-me uma opção interessante e bem mais forte que os nomes conhecidos ate agora… venham lá as suas ideias e as companhias para a aventura para conseguir obter um conhecimento real das suas intenções e/ou motivações! Os podres, a existirem, são os primeiros a aparecer…
Junto estes posts mais ou menos ao acaso para dizer o seguinte:
Num cenário de desastre, ou seja, tendo como candidaturas favoritas ou únicas, a lista do consenso (c)roqueteiro alargada, a lista dos fanáticos caquécticos quem nem em escadas se aguentam, e uma lista do Maldini, acho que arriscaria neste último. Porquê?
Repito que se trata duma escolha num cenário de desastre. Baltazar era administrador não executivo, logo era um mero apoiante do (c)roquetismo, mas acima de tudo foi alguém que rompeu com Bettencourt, tanto quanto sei o único candidato a candidato que o fez.
E enquanto for o único, seria a minha escolha.
Mas volto a lembrar que essa escolha seria apenas num cenário de desastre.
Bem, gosto que apareçam alternativas, uma vez que as existentes ainda não conseguiram me convencer.
Estava muito inclinado para o Bruno Carvalho, mas a escolha do Inácio deixou-me de pé atrás…
Godinho Lopes e Dias Ferreira jamais.
Aguardo, assim, com expectativa mais desenvolvimentos sobre esta eventual candidatura.
SL
:arrow:
http://www.sportingapoio.com/sporting-esta-na-hora-por-nuno-fernandes-thomaz-e-tomas-froes/
consta que estes nomes estão a trabalhar com PBaltazar…
Para quem queria saber se ainda consideram que o Sporting deve ser gerido como uma empresa, está lá a resposta.
Por outro lado, fiquei com a ideia que não estarão muito interessados numa auditoria externa à gestão do passado. O que, in my book, is a big no no…
Algumas declarações do Homem…
Ao que parece vai mesmo avançar…
ouvi agora na antena 1 que esta candidatura está praticamente certa…
Não sou sócio, não vou votar, mas este nome agrada-me muito mais que Godinho, Dias Ferreira ou Boal.
Agora resta saber mais pormenores e comparar nomes e projectos com o Bruno Carvalho.
:arrow:
@ jnrodrigues
A grande razão para PB ter estado no Sporting como administrador não-executivo foi simplesmente para perceber o que se passava no Sporting Clube de Portugal, e como se deve mexer nos meandros futebolísticos, não só a nível nacional, mas também internacional. A sua saída foi mesmo por ruptura total com o rumo que JEB estava a tentar implementar no clube.
Como administrador não-executivo, como o próprio nome indica, não executava nada. Simplesmente aconselhava a estrutura dirigente, que nunca transformou os seus conselhos em decisões…
Sim, posso garantir-te que investirá muito mais que 3M€. Em relação à auditoria externa (que eu também defendo) não sei a sua posição oficial, como te disse estou na Holanda, torna-se complicado estar com ele. Mas vou tentar descobrir.
Relativamente à questão das acções, garanto-te que não fez nem quis nunca fazer dinheiro com o Sporting. Tratou apenas de salvaguardar os seus interesses quando em divergência com JEB e companhia.
Não sei a sua ligação à Olivedesportos.
Abraço
Poderei conceder alguma distância entre Baltazar e os rumos que vêm sendo seguidos pelo Projectto, ainda que durante vários anos ele tenha convivido alegremente com a nomenclatura que governou o Sporting, a qual chegou a cooptá-lo para o CA da SAD.
Mas tendo em conta o para mim inexplicável negócio da venda das acções por 146% mais do que valiam em bolsa, e tendo em conta também que, pelo que sei, a “ruptura” que Baltazar ideologicamente perfilha é no sentido de enterrar o clube-associação e implementar definitivamente e sem reservas o clube-sociedade, propriedade privada de accionista(s), para me convencer seria necessário algo de muito, muito especial, ao nível do discurso, do programa e das pessoas, e porventura um triplo mortal encarpado à retaguarda mais impressionante que o de PPC.
Compreenderás alguma estranheza pelo facto de, ao mesmo tempo que demonstras ter contacto com o próprio e acesso a informação privilegiada (do que eu não duvido, repara), declares não conhecer aquilo que qualquer tipo com acesso à net conhece:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv–media/turismo-favorece-em-concurso
A relação comercial entre a Nova Expressão e Joaquim Oliveira é do domínio público e penso que até já a vi em documentos institucionais da própria NE (não posso confirmar porque o site está em baixo).
O que quero dizer, é que não sei que ligação é que PB possa ter pessoalmente com o Joaquim Oliveira, para além da que existe (obviamente) a nível profissional entre a NE e a Olivedesportos…
curioso para ver o que sai daqui.
Pode estar aqui a solução para acabar de vez com o passado recente…a tal rotura, assim como o Bruno Carvalho, mas este, o Baltasar, ao que me leva a crer, vai ser muito mais agressivo, vai ter imprensa, dinheiro, nomes fortes para apresentar (que não sempre os mesmos) e fundamentalmente…um programa…
vamos aguadar…
Para além de ser amigo pessoal e sócio de João Viegas Soares, o qual foi dirigente do Sporting quando Santana era Presidente, um dos grandes defensores do projectto Roquette, apoiante de Soares Franco nas eleições, braço direito do Joaquim Oliveira na Controlinveste.
Curiosamente há 3 semanas estiveram todos à mesa a discutir o Sporting, Baltazar, Viegas e Joaquim Oliveira.
Que independência poderá ter Baltazar em relação a uma eventual negociação dos direitos de transmissão televisiva?
Terá sido coincidência a sua saída da SAD, após a renegociação dos direitos de transmissão televisiva?
Admistrador não executivo meu caro…
mandava 0 no SCP…portanto 0 de responsabilidade ok?
Já agora, sendo eu conhecido do Dr. Pires de Lima, não devo candidatar-me ao SCP por causa desta amizade e eventualmente em futuras negociações de patrocinios?
Se Pedro Baltazar fosse de ruptura total, teria tido uma posição firme, votando contra nas Assembleias da SAD. Eventualmente com declaração de voto. Como muitos accionistas fizemos. Absteve-se ou votou a favor. Quando questionado respondeu que apoiava a Administração da SAD.
A auditoria Externa Independente é essencial, será a principal medida de ruptura. Ruptura relativamente aos insucessos desportivos e financeiros é completamente consensual.
Relativamente ao dinheiro, salvaguardou os seus interesses, em prejuízo do Sporting. Há quem diga que o BES também salvaguardou os interesses neste negócio, devido a uma garantia bancária que valia 5 milhões e passou a valer 2 milhões…
Sobre a Olivedesportos não há muito a dizer.
São questões que têm de ser esclarecidas, o “Maldini” pode parecer discreto, pode não ter um carisma populista, mas terá que finalmente explicar o que fez no Sporting, esclarecer as suas ligações e explicar para onde quer levar o Sporting.
[b]Baltazar vai avançar com candidatura Fernandes Thomas revela[/b]Nuno Fernandes Thomaz revelou à Antena 1 que um grupo de sócios do qual faz parte vai mesmo avançar com uma candidatura às eleições do Sporting, marcadas para 26 de março.
A lista deverá ser encabeçada por Pedro Baltazar, ex-administrador da SAD leonina (foi o maior acionista privado).
“É verdade que um grupo de pessoas tem estado a trabalhar nesse sentido. Queremos um Sporting virado para futuro, credível, e, por isso, juntou-se um grupo de pessoas com amor ao clube e provas dadas nas suas vidas profissionais”, revelou Fernandes Thomaz, sublinhando: “Avançaremos quando for o nosso timing.”
“Tem de haver rotura, é certo, mas há roturas e roturas, boas e más. Nós temos a certeza que faremos uma rotura inteligente e bem feita, que passa também por uma nova geração, por sair um pouco das mesmas pessoas [que têm estado à frente do clube]”, acrescentou o gestor de 42 anos, antigo secretário de Estado dos Assuntos do Mar.
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=685393
Uma coisa é certa este se entra na corrida vai mexer com isto principalmente a nivel de cs, são unha com carne.