Muitos de nós vimos irregularidades durante o acto eleitoral. Sugeria utilizar este espaço para denunciar essas mesmas irregularidades.
Sugiro também que deixem o número de sócio e a hora quando se verificou a tal irregularidade, caso se aplique.
Começo eu.
Quando cheguei à minha mesa de voto (mesa 20) e pedi os boletins para votar, foram-me entregues cinco boletins em vez de quatro. Foram-me entregues dois boletins para o Conselho Directivo.
Quando fui preencher os boletins, apercebi-me do erro. Quando voltei à mesa, devolvi o boletim extra que me tinha sido dado e pedi ao senhor para ter mais cuidado porque, se fosse mal intencionado, poderia ter votado duas vezes. Os outros sócios que estavam na fila para votar ouviram esta conversa.
Catarina Bita, sócia do Sporting nº 7504 há 33 anos, passou a sócia correspondente há cerca de dez e voltou a efetiva no final do ano passado. Deslocou-se a Alvalade no dia das eleições para acompanhar o marido, que ia votar. Apresentou o cartão de sócia e indicaram-lhe a mesa 11. Contribuiu com 10 votos. Na semana anterior o clube tinha-a informado de que não tinha direito de voto.
A mim repetiram-me o do C. Leonino, que devolvi antes de ir votar!
Outra coisa: sou só eu que acho muito estranho, ver-se grupos de pessoas em amena cavaqueira, antes e depois de votarem, paredes-meias com as urnas e mesas de votos! É que aquele Hall Vip estava à pinha; tudo muito confuso. Cheguei a ouvir que recebiam boletins nas mesa de 1 e 4 votos e que os depositavam nas de 7 e 10!
Tudo muito suspeito, tudo muito sinistro, tudo muito baixo, tudo muito reles, tudo muito sujo, tudo muito GL PPC CB style!
Na mesa 26, por volta das 18h, quando ia colocar os boletins na urna, uma gajo estava a tentar votar com o nº87000 e qualquer coisa (o número mais alto permitido era 83000 e pouco).
A mulher da mesa, obviamente, não lhe deu os boletins e disse-lhe que não podia votar nestas eleições.
Louvo a tua honestidade e sentido de responsabilidade. Como referiste, tratou-se de um erro. Um erro é um erro, mas, caramba, 1 em cerca de 60,000 boletins que foram distribuidos, (0,001 %) é um numero sem qualquer significado.
Se a outra senhora tivesse tido idêntica postura, evitávamos este inútil lavar de roupa suja, que só prejudica o SCP.
O problema é que não sabemos se foi só um erro. Se aconteceu a mim, não é muito difícil de imaginar que poderia ter acontecido a outras pessoas?
Eu tinha direito a 4 votos. Imagina numa urna que tivesse direito a 10 votos? Ou mais?
O que eu quero dizer com isto é que o acto eleitoral é (e sempre foi) mal regulamentado, há muitos exemplos e formas de “sabotar” o sistema. Um, que já me foi contado por mais de uma pessoa, é o votar por outra pessoa que não esteja em Lisboa (a pedido da própria).
Portanto, imagina que o meu primo que mora no estrangeiro, pedisse-me para votar no candidato dele. Eu entrava com o meu cartão, votava no meu candidato, punha me novamente na fila, usava o cartão do meu primo e votava no candidato dele.
Pode não ser mal-intencionado, mas a verdade é que é uma irregularidade. E o facto é que existe uma discrepância de 418 sócios entre o fecho das urnas e o anúncio dos resultados por explicar…
Tenho a certeza que isto já aconteceu noutras eleições. Mas nunca a diferença de votos foi tão pequena. Daí que, qualquer irregularidade, por mais pequena ou “insignificante” que seja, faça diferença! E o acumular dessas “pequenas” irregularidades facilmente chega aos 360 votos - daí a necessidade de novas eleições!
Tenho um colega meu da Faculdade que é olheiro dos Juniores do Benfica e foi assistir ao último Sporting 3 - 0 Benfica (no mesmo escalão) e disse-me que ouviu uma conversa de dois senhores (por sinal antigos dirigentes do SCP) em que um perguntou ao outro em quem iria votar, ao que ele respondeu, mais ou menos por estas palavras:
" Vou votar no GL porque se o Bruno vence e faz a auditoria, estamos acabados."
Não tive muito tempo para falar com ele, mas quando o encontrar outra vez vou-lhe pedir mais pormenores!
A situação é pequena e foi um pormenor que ontem me lembrei enquanto ia para a aula: quando cheguei à minha mesa de Voto (nº15, já agora), a senhora que lá estava verificou nos cadernos eleitorais o meu nome, mas assinou na casa em baixo. Avisei-a do erro, ela corrigiu mas manteve a outra assinatura que, ao meu reparo, disse que iria corrigir “logo que a fila abrandasse”.
A caminho da urna, e não sei se mais alguém reparou (ao pé das mesas 14/15), vi boletins no chão.
Nao tenho nenhuma denuncia a fazer.
Mas a organização do acto eleitoral foi miseravel.
Aquele Hall Vip era tudo menos um local onde se realizavam eleições.Nem queria acreditar no que via.
Qq delegado de qq Lista poderia fazer campanha tranquilamente.
Enfim, aquilo estava organizado de maneira a que desse barraca.
Eu se quissesse poderia ter colocado os boletins noutra caixa qualquer deixando apenas um para colocar na minha urna para reaver o cartão! E sim as epssoas que davam os boletins poderiam dar mais que um aos sócios.
Mas eles não vêem que no final não dá conta certa. Se não dá é porque algo está mal e muito sinceramente aquilo é facil de se fazer!!!
Cheguei cedo, mais a minha mulher, aguardamos a abertura das urnas e quando fomos votar, entregamos os cartões e deram-nos os papeis, colocamos a cruz e quando fomos devolver os boletins, o cartão de sócia dela tinha desaparecido!
A senhora ficou com o contacto e disse que se não aparecesse nos enviavam um cartão novo. De resto às 10 da manhã estava tudo ainda a começar, por isso não me apercebi de mais nada.
Comigo não se passou nada de anormal. Vi simplesmente a pessoa que ia à minha frente entrar com uma gamebox sem fotografia e sem apresentar qualquer documento comprovativo de que aquele cartão sería seu.
Vi também várias pessoas a tentar descobrir em quem eu ia votar. Tenho pena que o voto em Alvalade não seja secreto.
O que prejudica o Sporting são os vigaristas que neste momento dirigem o clube. Isto não é nenhum lavar de roupa suja, mas sim a reposição da verdade.
Não foi um erro que aconteceu, foram vários e à vista de muita gente. É óbvio que muitos não irão denúnciar, até porque é mais do que óbvio que aqueles que votaram no GL nunca iriam correr o risco de que se realizassem novas eleições.