Não foi só isso, conheço pessoas que não votaram por mero desinteresse ou por não verem nada nos candidatos. Não os censuro, o meu voto foi de uma “abstenção presente”*, fui lá porque mais que um direito vejo a possibilidade de voto como um dever, mas o meu voto, a nível prático, vale tanto quanto um branco ou um nulo.
Já tinha ficado admirado com o resultado de Oeiras. Mas visto isto, parece que Lisboa não é tão diferente de Gondomar ou Felgueiras. Enfim, depois queixam-se…
Não creio que Marques Mendes esteja em maus lençóis. Foi digna e coerente a sua atitude, seguindo aquilo que defendia como exigência para candidatos autarcas.
Portas que não conseguiu vereador algum para o PP, depois de uma guerrilha suja interna, é que falha à toda linha. Mas como é perito de transformar derrotas colossais em “grande vitórias” ainda sairá em ombros, e como o Messias para a pátria. Só não percebo o tempo de antena que tem um partido residual nas televisões que devem garantir um serviço público. Especificidades da nossa Democracia…
Quem pode ficar em maus lençóis poderá ser a cidade de Lisboa…
NENHUM voto é inútil, e cada um deverá votar em consciência sem estar com preocupação de satisfazer interesses terceiros. Essa conversa do voto “útil” é uma expressão canalha e anti-democrata. É somente uma tentativa de condicionar o livre exercício da Democracia. Para mim, quem apelasse ao voto útil deveria ser sancionado. :cartao:
Não sou eleitor em Lisboa,deixo no entanto a minha opinião:
-Derrota clara do CDS/PP,Telmo Correia a mostrar que não sabe “vencer”,depois de perder um Congresso para Ribeiro e Castro há uns anos,não consegue sequer ser eleito para vereador.
-Carmona Rodrigues à frente de Negrão,no entanto acho que qualquer candidato independente ganha alguma simpatia sempre no eleitorado,tipo"coitadinho que o partido abandonou-o",mesmo muitas vezes não sendo verdade,é a imagem que passa.Será talvez a chave para uma aliança com Costa.A ver vamos.
-Helena Roseta,bom resultado,aplica-se o mesmo que a Carmona,não será é de prever que se alie a uma possível aliança.
-Ruben de Carvalho e Sá Fernandes,previsível,mantem-se os seus vereadores(salvo erro,sem certeza),conseguindo alguma estabilidade de resultados.
-Negrão,derrotado a toda a linha,campanha desastrosa na minha óptica,destaque para a confusão de siglas,está ligado ao pior resultado de sempre do PSD.
-Por fim Costa,vencedor esperado,não há muito a dizer.
Aquilo que me interessa em relação a estas eleições é que os dirigentes do SCP já estejam a pensar como é que no novo xadrez de poder da CML se pode agir no sentido de resolver, por um lado, a questão pendente da venda dos terrenos do clube, e por outro, arranjar uma solução para a questão do espaço onde será construído o novo Pavilhão do clube.
Concordo contigo.
Mas quando falei que o Marques Mendes fica em maus lençóis é dentro do próprio partido principalmente se ficar atrás do Carmona. Não pela coerência mas pelo fraco resultado. Mas como é óbvio, a partir do momento em que o Carmona se candidatou o Marques Mendes só tinha a perder.
Eu não o acho grande líder, até digo que é fraquinho, mas neste caso tenho que aplaudir a sua coerência. E mais que isso não ter abandonado o Fernando Negrão, fazendo de conta que não tinha nada a ver com as eleições, como fez o cobarde do Sócrates ao Jacinto Serrão na Madeira.
Não falhei por muito nas previsões! Conseguiu ter quase metade do Garcia Pereira e mais que o Manel! :lol:
Antevejo dificuldades na governação da cidade. Se quiser ganhar sozinho com maioria absoluta daqui por 2 anos, António Costa vai ter de jogar a carta das “forças de bloqueio” que o Sr. Silva usou durante o governo minoritário.
Prevejo até ao fim da semana para termos direito a umas bocas do menino guerreiro, a insinuar que se fosse ele a concorrer pelo PSD tinha ganho as eleições. Mas claro que não vai ter tomates para se candidatar contra Marques Mendes nas directas, preferindo esperar que ele caia definitivamente de maduro nas Legislativas para depois surgir como o salvador do Partido.
Aquele Paulo Portas é só rir. O CDS esta enterrado com um tipo em quem ninguem acredita. O homem fala fala mas ninguem lhe liga. E o Manel Monteiro é outro.
Concordo contigo a 100%! Simplesmente considerei o meu voto como “inútil” em termos práticos, porque sabia, à partida, que não iria contribuir para a eleição de ninguém nem iria evitar a eleição de alguém. É um nível diferente de “inutilidade”, que eu considerei à uns posts atrás como de “abstenção presente”. Agora, evidentemente, nenhum voto é inútil na verdadeira acepção da palavra, exactamente pela razão que escreveste.
Já se esperava este resultado , vamos a ver se aquelas negociatas para a frente ribeirinha se confirmam , está nas mãos do Ps e do António Costa tentarem moralizar com a sua acção na câmara , mas se as negociatas continuarem , o descrédito da política e dos políticos só tenderá a piorar.
Preocupante o nível de abstenção , já não dá para disfarçar o que todos vêm , sabem e ouvem que é o crescente divórcio entre os cidadãos e os políticos e o crescente descrédito destes. Estavam preparados para desculparem a abstenção com a ída à praia , mas com o tempo que esteve hoje provou-se que isso é apenas uma desculpa que já foi várias vezes usada , é notória a crise do sistema , está na altura de os políticos encararem isto de frente e não de assobiarem para o lado.