Eleições Legislativas 2025

Conto com os pequenos partidos a pressionar forte para alterarmos a lei eleitoral, é fundamental dar uso aos votos desperdiçados por estarem nos partidos mais pequenos e isto só acontece por via de um círculo de compensação. Eu por mim avançava com círculo único + compensação, os candidatos vão nas listas por distrito e muitos deles nem moram lá, a representatividade é muito baixa. E ainda assim com o círculo único podem todos os distritos representados, os partidos podem bem colocar candidatos de norte a sul.

O problema da ausência de maiorias absolutas é corrermos o risco de andar em sucessivas eleições, se com maioria já somos mal governados, eleições ano a ano ou a cada dois anos seria um desastre. Isto porque os nossos partidos desconhecem a arte de governar sem maioria absoluta (só o António Costa foi lesto mas apenas por absoluta necessidade, quando conseguiu se livrar das bengalas nem hesitou). E estabilidade é realmente importante e fundamental, com ou sem maiorias absolutas.

1 Curtiu

Mas a estabilidade com maiorias absolutas faz com que os partidos que governam fiquem demasiado acomodados. É isso que não quero. Precisamos de estabilidade, sim!

Escusavas de ■■■■■ o rendimento mínimo ao @Monaka

Como é que isto é possível, é legal sequer??

Tenho a mesma sensação, o problema é que não é só em relação a quem vota no Chega.

O problema talvez seja a falácia da bifurcação…, é que o mundo não se divide em tolerantes e intolerantes, mas sim entre diversos graus de tolerância…, sendo pois necessário identificar qual o grau de tolerância a aceitar e qual o a rejeitar…, o que não é tão óbvio assim.

1 Curtiu

Ele até podia estar mal ontem e estar ali bem hoje, não têm de estar relacionados, o que ele não devia era brincar com a situação, até porque cada vez que ele se sente mal são ativados meios para o socorrer, meios esses que não seriam ativados caso obedecesse àquilo que os médicos lhe recomendaram e meios esses que podem ser necessários para outras situações.

7 Curtiram

Este gajo anda a gozar com os médicos e a brincar com a própria saúde.

Estas bussolas têm muito que se diga. Não incluem os temas todos, e muitas vezes dão resultados algo…vagos? Dou o meu exemplo: fiz o meu posicionamento e indicou-me que o partido que mais correspondências tem com as minhas respostas é … o Chega. Mas calma, o segundo partido, separado por apenas 2% é o Livre! E o resto dos partidos não estão assim tão longe, é tipo 60% para o primeiro e 40% para o último.

Eina, então em que ficamos? Fui então à parte gráfica e deu-me posicionamento próximo do ponto central, o que seria PS? (Que era o partido que garantidamente já estava excluído da minha lista)

No entanto, o meu posicionamento sempre foi um caso complexo, depende muito do tema em causa. Economicamente sou basicamente liberal (em termos de impostos), mas o caso muda de figura quando se trata de temas como direitos e aí sou muito mais alinhado com a esquerda.

Resultado final é o costume, indeciso até à última da hora. xD

As listas já foram obviamente comunicadas, há uma data limite para o fazer.

No site da CNE constam todas:

O Chega é que não deve ter comunicado do seu lado para o público.

1 Curtiu

Hoje estava claramente a fingir

SIm, e os 20% que votam CHEGA são atores pagos.

1 Curtiu

O Ventura hoje prestou-se ao gozo de todo o serviço de saúde que este país disponibiliza e tem. Caso tivesse novo episódio, era uma falta de respeito por tudo e todos.

Já foi da 2ª vez porque não ficou em casa a descansar como lhe disseram os médicos

Com isso houve recursos que foram desviados uma 2ª vez que teriam dado jeito a outras pessoas a necessitar de assistência médica.

Não, são mesmo ralé inferior.

Exatamente.

Se hj voltasse a ter problemas, eu deixava o la a esticar o pernil e mandava o ■■■■■. Va gozar com outros, médicos e pessoal de emergência não se brinca. Avisam no pra se resguardar e ele caga na palavra deles. Eu deixava o la a morrer, se fodesse

1 Curtiu

Como disse ja, eu hj deixava o la a esticar pernil. Va gozar com a família dele. Medicos e pessoal de emergência não se brinca

1 Curtiu

@NorthDivison1906 eu (e qualquer pessoa que se preze) até partilho da tua preocupação genuína… Mas entretanto, com novos dados, que te apraz dizer?