Vizinho sócio há mais de 10 anos a estudar em Lisboa, tem um familiar que lhe paga as quotas sempre… e encolheu os ombros quando lhe falei das eleições.
Disse que é tudo igual e que não liga.
É por isso que eu defendo que deveriam acabar com esta tradição de se poder fazer os meninos sócios. Sócios só se deviam poder fazer a partir dos 16 anos e acabou-se. Não tenho culpa de o meu pai não me ter feito sócio. Isto é falsificar a paixão, falsificar os votos, deturpar o amor ao clube com dinastismo.
Há muita gente que é sócia desde que nasceu e tem votos a mais e que até podem ser mal-utilizados.
O voto descentralizado resolvia essa questão, bastava escolher 4 ou 5 cidades principais para acolher nos respectivos núcleos algumas mesas de voto (Porto/Braga, Leiria/Coimbra, Évora/Beja e Faro), para resolver o problema da proximidade de Lisboa, mantendo a confidencialidade do voto e permitindo que os sócios tenham todos as mesmas possibilidades de voto.
E para os casos do pessoal que vive fora de Lisboa?
Supostamente nós não precisamos de solicitar o voto por correspondência, porque os boletins já serão enviados para as nossas residências. Isto significa que não podemos votar presencialmente?
A questão aqui é se recebes os papéis para o voto por correspondência automaticamente caso residas fora de Lisboa e arredores. Se os receberes automaticamente, então os votos por correspondência TÊM de ser abertos e contabilizados bem antes do acto eleitoral para que não exista a possibilidade de uma pessoa votar 2 vezes, uma por correspondência e outra presencialmente.
Sim concordo, eu estou a falar contra o voto por correspondência. Numa eleição desta importância a introdução de métodos que podem com muita facilidade levar à fraude é um tiro no pé enorme.
No outro dia chegaram à conclusão que o Couceiro não precisou nem um dia para recolher as assinaturas para ser candidato, falou-se das folhas que estariam a passar em núcleos e por funcionários para votar, mas não põem em causa que os boletins dos votos por correspondência podem ser todos preenchidos pela mesma pessoa…
Então depois tem que haver cruzamento antes do sócio se autenticar no sistema, ou seja, se já votou por correspondência não vota presencial, o que faz com que tenham que ser contados antes os por correspondência…
Estando confirmada a minha ausência do país na data em questão, não consigo encontrar os contactos para efectivar o requerimento de voto à distância! Alguém tem ou sabe onde posso encontrar os contactos da MAG para fazer o pedido de envio dos boletins de voto?!
Sim, claro que por correspondência é possível que ande por aí um grupo de pessoas mal-intencionadas a ir tocar a várias capelinhas pra convencer as pessoas a assinar isto ou aquilo (e depois se calhar vão ao notário ou convencem um advogado amigo que ratifica todas essas assinaturas). E vendo bem o tipo de gente de que se trata, não deve ser muito complicado de fazer, até porque os actuais dirigentes têm acesso à base de dados e portanto podem ver onde residem determinados sócios com determinados votos.
Não sei como é que vão conseguir monitorizar isto, tenho a certeza que existem registos dos acessos à base de dados de sócios do Sporting, mas esses malfeitores podem ter impresso muita papelada já há bastante tempo atrás para se precaverem desta possibilidade.
Mas isso é feito por alguma entidade independente e recentemente? A última vez que tive conhecimento sobre a estrutura de informação do SPORTING não existia nada disso, e a maneira como os meus dados são passados para as mais diversas entidades para fins de marketing - já vos ligaram com certeza a tentar vender um seguro de vida do SPORTING que é de uma entidade externa (na altura até lhe perguntei se “achava” que eu precisava, foi depois das últimas eleições) - não me parece que haja grande controlo… E se o individuo do BES lá chegar e pedir os dados acham que alguém o impede? Eu se calhar sou muito pessimista, não sei.
O que eu disse (escrevi) foi que haviam registos dos acessos. Não que eram fiáveis nem inalteráveis. Nem quem estava autorizado a aceder à mesma.
Ainda assim, preocupa-me mais que actualmente (e neste momento especialmente) o acesso online à área de sócio se faça recorrendo apenas ao numero de sócio conjuntamente com o numero do documento de identificação…
Pode-se pedir para os boletins de voto por correspondencia serem enviados para a Morada Portuguesa (sendo do Distrito de Lisboa) se uma pessoa viver no estrangeiro? Nao confio neles para enviarem os boletins para Londres, usam logo a desculpa que mandaram e nao sabem porque nao chegou… :whistle:
Devem ser contados antes, já por isso tem que dar entrada nos servições do Sporting no dia anterior.
Eu sei que não é um sistema infalível, prefiro o voto descentralizado em alguns núcleos espalhados pelo país, mas isso também acarreta risco, não há uma sistema perfeito, mas acho que estamos a caminhar para umas eleições menos sujeitas a manipulação.
Trata-se de um precedente com tradição nas colectividades portuguesas que, a meu ver, é injusto, poder inscrever pessoas que ainda nem sabem que são pessoas, só para que o filho tenha mais “diuturnidades” que o filho do vizinho.
Para mais tendo em conta o nosso sistema eleitoral. Como já disse, conheço sócios que não ligam pevide ao Sporting, uma até que nunca meteu os pés em Alvalade e nem sabe se ainda é sócia, e no entanto têm votos com fartura que nem eles sabem quantos, porque de facto nem são eles que pagam as quotas.
Existe a possibilidade de um benfiquista de 25 anos de idade ter 7 votos e um Leão de Prata, porque o avô o fez sócio quando nasceu e continua a pagar-lhe as quotas.
Estou na mesma situacao. Ja mandei um email ao servico ao socio a pedir informacoes adicionais para como efectivar o requerimento para que me sejam enviados os boletins de voto. Ate agora nada, mas se receber alguma coisa aviso!
A possibilidade de o sócio no estrangeiro votar dá algum alento para que quando um dia possa tentar recuperar o meu antigo número de sócio e fazer uso dele. Agora digo que mesmo assim mantenho algumas reticências em relação à segurança deste estilo de voto.
O meu pai e o meu avô fizeram-me sócio quando tinha 5 anos (e ainda bem) e não foi por vaidade nenhuma, simplesmente eu com essa idade já via jogos do Sporting e já vibrava com o meu clube, tanto é que aos 5 anos pedi para me levarem ao último jogo no antigo estádio foi o primeiro e único jogo que vi naquele estádio.
Há dois anos que sou eu que pago as minhas quotas com a maior parte do dinheiro que recebia no Natal, agora será mais complicado porque já é 12 euros vou ter de arranjar outra solução, pois ainda não estou a trabalhar.
Quanto à parte dos votos dou-te razão eu tenho 4 votos e a meu ver só devia ter 1. :great: