[Eleições 2013] Requisitos para Votar (23 de Março de 2013)

Bom dia,

Gostaria de abordar um ponto que ainda não foi abordado aqui e para o qual não tenho ainda resposta / certeza.

Sou socio efectivo B e vivo no estrangeiro.

Quando no regulamento da AG eleitoral se fala “fora da AML”, inclui o estrangeiro ou somente Portugal ?

Onde posso fazer reconhecer a minha assinatura no estrangeiro ? Consulado Portugues ?
Ja que se for noutro sitio, sera noutra lingua…

Obrigado pelos esclarecimentos.

Julgo que mandem para a morada que consta na tua ficha actual de socio.
Quanto ao consulado, presumo que possa atestar a tu. aassinatura enquanto organismo de estado mas pff tenta entrar em contacto com o apoio aos sócios.
O email ta no site.

Obrigado pela resposta.

Efectivamente o Sporting vai enviar os boletins de voto via correio para todos os socios à volta do mundo.
Exepto os socios que vivam na area metropolitana de Lisboa, se fizerem o devido pedido.

O envio vai ser feito a partir desta semana, para a morada que consta na ficha de socio. Caso não recebem na proxima semana, é contactar os servicos do Sporting para assinalar / resolver o problema.

Foi a resposta que obtive do Rui Morgado, secretario da Mesa da Assembleia Geral actual.

Caso prescisem do seu contacto enviem-me uma MP.

sinceramente, acho isso muito estranho de se enviar para todos os sócios fora da AML …

sou só eu que vê facilmente uma forma de as coisas não baterem certo no final com boletins de voto a mais??? :xock:

[center][size=15pt]Listas reuniram-se em Alvalade[/size][/center]

COM EDUARDO BARROSO

Bruno de Carvalho, José Couceiro, Eduarda Proença de Carvalho, mandatária da candidatura de Carlos Severino, e Vicente Caldeira reuniram-se ontem, pelas 19 horas, com Eduardo Barroso e outros elementos da mesa da assembleia geral do Sporting, para tratarem de questões logísticas relacionadas com o ato eleitoral do próximo dia 23.

Presente esteve igualmente João Pessoa e Costa, membro do conselho diretivo demissionário, que explicou aos participantes o funcionamento do voto eletrónico, uma estreia absoluta nas eleições do Sporting.

No encontro, que decorreu na sala Centenário, em Alvalade, ficou igualmente definido que cada uma das candidaturas poderá nomear 40 delegados, responsáveis por assegurar o normal funcionamento e a legalidade da assembleia geral eleitoral que determinará o nome do sucessor de Godinho Lopes.

Fonte: rascord

Como em qualquer eleição / votação, se as pessoas que a vão assegurar o respeito das regras não forem serias…

Com o novos estatutos todos os socios têm direito de votar, portanto para aqueles que estão longe, o correio é actualemente a unica maneira. A não ser o voto electronico a distancia, mas o Sporting ainda não esta preparado.

Cada socio vai receber o bolitins de voto a que tem direito. Na recepção se o controlo for sério (é aqui tenho mais duvidas) as coisas têm de bater certo.

Nao vejo qual o problema.
Penso que os votos por correspondência só sao validos se entrarem no clube até à véspera.
Depois serão carregados no sistema.
Desta maneira caso algum marmanjo se lembre de ir votar em duplicado, será barrado logo à entrada de modo a evitar dupla votação.
Quanto à correspondência em si, existem delegados para esta situação de modo a garantir o normalidade do processo.

Estou a falar de boca pois nao tenho aqui o regulamento à mão…

Os votos por correspondência só são abertos e contabilizados após o cruzamento com os votos descarregados nos cadernos eleitorais durante o dia.

Como atrás referi, é ao contrário. Só são contabilizados após cruzamento com os dados dos votantes durante o dia…

Cada candidato poderá nomear 20 pessoas para acompanhar o processo, do que percebi!
Quantas eram nas ultimas eleições?

Não sei quantos foram por lista em 2011. Mas não me parece que fossem muito mais que 10 por lista.

Actualmente, no novo regulamento de AG’s cada lista tem direito a nomear um delegado por mesa de voto. Seriam (para ~40 mesas) e além dos funcionários (~120/140), 160 pessoas. Perto de 200 pessoas no total. Gente demasiada parece-me!

Do que sei, o que ficou acordado seria que cada lista apresentaria um numero máximo de delegados (abaixo do valor de um por mesa). Esse numero referencia que me foi dito seria de 30 delegados por lista, mas admito que tenham havido desenvolvimentos e que se tenha acordado nesse numero.

Pessoal com todo o respeito, tenham o minimo de atenção aos posts postados… :shifty: :shifty:

Olhem o que eu postei ontem:

E se eu te disser que a tua info vem do Record e a minha vem de um mandatário?

Ainda assim as minhas desculpas por não ter conseguido todas as centenas de posts colocados entre ontem e hoje…

Meti 3/4 posts atrás pah :mrgreen:

E recebeste essa informação hoje? :think:

Já está disponivel no site o caderno eleitoral.

encontro no caderno eleitoral sócios já falecidos, cujas quotas continuam a ser pagas (é algo de normal, previsto nos estatutos). Não deviam ser retirados dos cadernos eleitorais, ou quem paga as quotas vota em seu lugar?

Não tens de te identificar quando votas? Seja como for, é um potencial factor de fraude… aí em Portugal não existe registo civil electrónico para se cruzar este tipo de informações?

Nao seria melhor enviar isso para a mesa da assembleia geral?

há um email?

1. A Mesa da Assembleia Geral criou, para os candidatos, uma linha de endereço eletrónico específica
    (assembleiageral_candidaturas@sporting.pt), através da qual procurará esclarecer as questões que aqueles
    venham a colocar.

duvido que possa originar fraude a nao ser que votem :o
isto porque se as quotas continuarem a ser pagas e nenhum familiar tiver declarado o obito, então é dificil de eliminar dos cadernos.

O caso da mariana parece-me bem mais relevante pois ela mencionou que a familia informou o clube…