Nao tem nada a ver com ser notavel ou nao. A grande maioria das pessoas ás quais reconheco um imenso sportinguismo e que trabalham ou trabalharam no clube sao tudo menos" notaveis". A realidade das modalidades é mais amigavel, onde as pessoas se conhecem com alguma facilidade. Só por isso estranhei nao reconhecer o nome.
A minha pergunta era no sentido de um alguma referencia (seja de opiniao ou trabalho feito) que a pessoa em questao tenha em relacao ás modalidades do clube ?
E, de resto, é assim que deve ser. Como dizia o Majestade ontem, vir com choradinhos de que a imprensa não dá cobertura não pega. Há que procurar a imprensa!
Sinceramente gostei do que li e até ao momento é a candidatura que merece maior simpatia. No entanto gostaria de ter uma percepção mais detalhada sobre as outras listas.
Apesar disso, continuo muito pessimista sobre as reais possibilidades desta lista vencer. Vai ser necessário um trabalho herculano para convencer uma grande parte dos sócios (principalmente aqueles que tem muitos votos) de que este é que é o caminho a seguir e não o caminho traçado pela antiga Direcção. Digo isto porque apesar de muitas vezes o seus projectos terem sido chumbados, a realidade mostrava um enorme peso do seu lado.
Algo que poderia ajudar, certamente, seria a criação de diversas listas, como já havia dito. Aí, os seus votos poderiam dividir-se, o que daria à única lista da “oposição” alguma vantagem.
Até posso estar enganado, mas uma possível lista de Rogério Alves poderá ser muito forte, se calhar demasiado, por razões que julgo ser necessário explicar. E creio que se juntar ao Souto, como este pretende, então a coisa vai ficar ainda mais ‘feia’…
“Em relação às modalidades, temos previsto um projecto de fundos de fomento desportivo. Assim, os sócios podem ver 25% do valor de cada quota reverter para a modalidade que mais gostam. Ou, num plano que seria discutido em assembleia geral, fazer uma divisão de 50% para SAD (seis euros), 25% para as modalidades (3 euros) e outros 25% para a modalidade preferida (três euros)”
Muito bem! Era uma medida que eu já tinha defendido aqui no forum há muito tempo. Esta medida estimulará um maior esforço de comunicação entre as modalidades e os sócios (p.ex. campanhas nas galerias antes e nos intervalos dos jogos de futebol, na internet etc), com retorno evidente para o clube.
Além disso, devolverá aos sócios a noção de que têm uma palavra a dizer nos destinos do clube!
[b]João Mineiro apresenta plano alternativo[/b]
- “A emissão de VMOC, conforme estava projectado pelo actual elenco, não ia reduzir os custos financeiros do clube nem trazer qualquer vantagem financeira. Assim como a passagem da Academia (com todo o potencial de mais-valias) para a SAD a preço de custo. [u]Prevemos também 30 milhões de euros de amortizações adicionais[/u]”
Uma questão que gostaria de colocar para desfazer uma dúvida: que idade tem o João Mineiro e onde estudou?
Tenho ideia de o conhecer e queria confirmar se é realmente a pessoa que penso que seja…
Se for algo que não queiram desvendar, alguém me possa informar por MP (talvez até o próprio)?
Epá, estas entrevistas, principalmente a 2ª já mostram muito do que eles estão a pensar para o Sporting, e sinceramente estou mesmo muito agradado com o que dizem, principalmente porque não andam com a conversa de “recolher apoios e tal” e mostram que estão mesmo a estudar o actual sporting e a propor as mudanças necessárias. A quantidade absurda de empresas e directores que se criaram e que na realidade apenas consomem dinheiro era algo que saltava à vista do sócio comum.
A mim já me convenceram a ir à apresentação, acho que merecem ter a oportunidade de expor as ideias.
Grandes grandes entrevistas. Devo dizer que gostei muito da entrevista do PPC porque foi incisiva quando precisou de ser e diplomática quando também o precisou de ser. Quanto à do João Mineiro também está boa mas peca pela estruturação porque a forma como foi escrita parecem ideias avulsas, não existe um fio condutor no texto (talvez culpas da 1º edição do jornal).
E tentar perceber, se são retirados fundos de quotização ao futebol, onde se vai buscar essa verba para manter o mesmo nível de orçamento, ou se por outro lado acreditam que é possível fazer o mesmo ou melhor com menos, que basicamente é o que eu penso.
Não tenho mandato para responder pelo Ser Sporting,
Mas o impacto desta nova divisão dos fundos das quotizações não deve ser muito significativo em relação à situação actual.
Actualmente a divisão é: 75% SAD / 25 Clube. Com a reestruturação proposta, e imaginando que, no limite, 100% dos sócios escolhiam o patrocínio da modalidade futebol, a divisão 75% SAD / 25 Clube manter-se-ia. Admitindo que a grande maioria dos sócios optaria pelo futebol, concluo que o impacto não seria assim tão grande . . .
De qualquer modo o Ser Sporting aposta num aumento das receitas de quotização por via da recuperação de sócios, o que pode compensar e até aumentar a verba a destinar ao futebol.
Eu sei, embora ainda não tenha conhecimento de como pretenderão aplicar verbas provenientes desse eventual aumento. Na minha opinião essas verbas deveriam ser aplicadas nas obrigações financeiras do clube, ficando a SAD com as verbas totais (ou na sua maioria) que resultarem da venda de jogadores (sim, acho mais que normal numa óptica de gestão desportiva, vender jogadores, desde que exista a possibilidade de reforçar a equipa).
Mas esses são pormenores a conhecer ao longo do processo eleitoral.
Deixo só mais um comentário, relativo a algo que ouço e leio muitos sportinguistas colocar em causa. A sustentabilidade financeira das propostas apresentadas.
Eu do projecto de FSF também não vi sustentabilidade financeira, e no entanto parece que uma grande maioria estaria disposta (e estará) a aprová-lo. Mas a realidade é só uma, a sustentabilidade financeira do Sporting terá de vir do aumento das receitas e não da venda da sua riqueza, que era o pilar do projecto FSF.
É talvez o ponto a que vou estar mais atento, saber que planos existem para aumentar a receita, permitindo por esta via, que é a unica que conheço, investir mais, seja no futebol seja noutras áreas.
PS. E já agora a questão da auditoria externa, é outro dos pontos fundamentais!
Esta medida tem de ser encarada num contexto de acréscimo de quotização para evitar a redução (mesmo que pouco significativa) das receitas do futebol.
A grande motivação desta proposta é fortalecer a ligação de alguns sócios com o Clube através do apoio directo à sua modalidade de eleição (do Andebol ao ténis de mesa ao Futebol).
ps. Aproveito ainda para me desculpar pela falta de tempo para pormenorizar algumas das propostas que foram adiantadas, aqui no fórum, nomeadamente ao dmalmeida ! O trabalho tem sido muito mas, após o anúncio oficial da candidatura hoje às 19:30, haverá seguramente tempo para debater e explicar todas as propostas/dúvidas.
Não te preocupes! Quando puderes responder, eu agradeço, mas compreendo perfeitamente que neste momento estejas (estejam) atulhados de trabalho. Seja como for, daqui a bocado estarei presente no anúncio da candidatura e se houver oportunidade podemos conversar um pouco.