[Eleições '13] Treinadores | Sugestões, preferências, desejos

Querer querer era mesmo o Jorge Jesus. É dos poucos capazes de transformar esta anedota de equipa numa verdadeira equipa. Se ganha muito? Ganha. Mas penso que a aposta no JJ passaria claramente pela ideia do DF “apostar muito num grande treinador capaz de potenciar o que já existe e fazer 2 ou 3 contratações de extrema necessidade”, 333 mil euros por mês é o que ganham Pranjic, Boula, Gelson, Viola todos juntos e digam-me se não era melhor pagar 333 mil euros ao treinador ou andar a pagar os ordenados desses 4? Eu preferia pagar ao JJ.

Num segundo patamar, Leonardo Jardim (apesar de nunca o ter visto ser testado em situações menos positivas, sai sempre ou quase sempre dos clubes a meio das épocas quando o grupo de trabalho está no pico de forma, o que é curioso no mínimo) e um outro treinador de categoria que esteja disponível (estrangeiro ou português).

Uma menção para o Paulo Fonseca, acho que neste momento não é treinador para o Sporting, porque este se encontra em convulsão e com um ciclo menos positivo de jogos seria engolido facilmente pelos adeptos mesmo com uma forte estrutura por trás dele, ainda não tem umas “costas muito largas”, mas numa momento mais estável do Clube, era um treinador em quem eu apostaria muito forte! Na mesma situação incluo Domingos Paciência que foi mais vítima que culpado e com uma estrutura forte por trás podia ter tido outra sorte. O ano zero foi só para alguns.

Offtopic

Ja li por várias vezes o nome Jorge Jesus relacionado com algumas hipoteticas candidaturas. Falasse apenas porque ele é adepto do Sporting ou por outra razão?
Pergunto, porque acho muito improvável ele sair do benfas para vir para o nosso clube…Por isso estranhei o facto de sequer ler o nome desse Sr. por aqui…

SL

wishfull thinking 8) 8)

Em termos de treinadores portugueses gostava de ver Leonardo Jardim ou Jorge Jesus, mas este último e os jogadores portugueses está quieto :inde:

Jorge Jesus sem dúvida. Senão pode ser o Leonardo Jardim.

Treinadores estrangeiros quero-os longe, o Sporting precisa de um treinador português de inegável qualidade e com profundo conhecimento do futebol português. Além de que qualquer treinador estrangeiro não vai pegar nesta equipa, vai exigir reforços, coisa que o Sporting não se pode dar ao luxo de satisfazer, os reforços têm de vir apenas da formação.

Mas o benfica também não é exemplo nenhum de aposta no jogador português. Com o JJ a coisa extremou um pouco mas antes dele também era raro ver mais que 2 ou 3 jogadores portugueses na equipa.

ate fico parreco dos olhos :wall:

Porquê o Jorge Jesus? Só pela realização pessoal de roubar o treinador ao rival?

A minha preocupação é o Sporting e não os outros e não sei até que ponto o Jorge Jesus terá estaleca para pegar numa equipa de míudos e fazê-los campeões. É que nos últimos anos têm lhe feito a papinha toda e dado os jogadores mais caros do campeonato e no Sporting não vai ter isso.

Mas ele também não se esforçou por alterar esse paradigma. De qualquer forma, Jorge Jesus sim, se pegar nos nossos talentos.

Por acaso já um forista deu essa ideia cá e até achava interessante, o Rui Faria.

Normalmente adjuntos do Mourinho dão-se bem como treinadores principais :whistle:

JJ parece-me impossível, pela questão de dinheiro e porque agora ninguém poderá usá-lo como trunfo.

Leonardo Jardim parece-me uma boa escolha, e não me admiraria nada de o ver cá para o ano.

Paulo Fonseca gostaria de esperar até ao fim do ano para avaliar, mas em principio não ia buscá-lo.

Mas, como por exemplo o Gtony referiu, sem um presidente lider, sem uma estrutura forte, até pode vir o Mourinho que não conseguia fazer muito melhor que os anteriores treinadores do Sporting… :shifty:

penso que a escolha do treinador (bem como todo o organograma técnico) deve depender do projecto para o futebol.

se a ideia for:

1 - arranjar investidores que ajudem a construir uma equipa sabendo em contrapartida que vão fazer exigencias no que diz respeito à gestão de activos (jogadores) então penso que se deve apostar num treinador que consiga trabalhar e valorizar jogadores. nesse aspecto o jesualdo já mostrou alguma competencia mas o top é o jorge jesus.

2 - apostar na formação e construir uma identidade futebolística então a estrutura vai ter de ser diferente. primeiro porque é preciso criar um modelo de jogo que seja comum, pelo menos, aos juniores, equipa B e equipa principal. quando refiro modelo não tem a ver com esquema tactico mas sim com principios de jogo: movimentações, estilo de jogo, caracteristicas individuais para cada posição, mentalidade etc. . isso vai permitir que os jogadores saltem da equipa B para os A sem grande problema porque o tipo de jogo e jogadores é o mesmo. se for este o caso então penso ser necessário ao clube alguém que coordene as várias equipas e estabeleça essa identidade futebolística.

quanto a treinadores de campo penso que o principal papel seria o de implementar esses processos de jogo.
(quem era o nosso treinador de juvenis aqui há uns 2 ou 3 anos?.. penso que fez um trabalho interessante…pelo menos a equipa de juniores do sá pinto apresentava umas dinamicas de jogo interessantes e que não foram implementadas por ele e nos iniciados estes jogadores também não apresentavam a capacidade colectiva que apresentavam nos juniores, por isso, deduzo que seja trabalho do treinador de juvenis da altura).

quanto a outros nomes aqui falados

leonardo jardim - não vejo reflectido nas equipas do leonardo jardim um trabalho que me faça ficar feliz pela hipótese de ser ele o próximo treinador do Sporting.

rui faria - não perceberia a aposta. é um tiro no escuro.

paulo fonseca - é certo que o paços é uma equipa competente e aguerrida mas também não vejo ali um trabalho que me deixe entusiasmado com a ideia de o paulo fonseca ser o escolhido

Treinadores como Bielsa nunca na vida aceitavam ser um trunfo eleitoral. :inde:

Mas era o meu preferido.

A seguir JJ e Jardim.

Se o candidato a Presidente for casado, duvido que a escolha seja o Leonardo Jardim…

A minha opção (se possível) recaíria em Roberto Martínez.

Gostei muito do trabalho que fez no Wigan nos últimos 3 anos, é jovem, ambicioso e o Wigan pratica um futebol ofensivo :mais:

Treinadores portugueses Jorge Jesus ou Leonardo Jardim,não sei se o couceiro agora decidiu que quer ser Presidente retirou-se:think:

Treinadores Estrangeiros: Frank Rjaakard era para mim a melhor escolha mas ouvi dizer que até ser despedido da Arabia Saudita tinha um contrato de 3 anos no valor de 11 milhões de euros,pena que foi escolha do Escadinhas,a língua não seria uma grande barreira pois treinou aqui ao lado onde fez um óptimo trabalho,dava gosto ver aquele Barcelona.
O Marcelo Bielsa tem a alcunha de El Loco Bielsa :lol: é capaz do melhor e do pior,um óptimo treinador.
Não sei quem nas últimas eleições que queria trazer o Zico,acho que era o Baltazar,o pai dele é Sportinguista ferrenho.
Não sei se o Van Basten continue a ser a eleito do Bruno.

Jorge Jesus :arrow:

Sabe potenciar e valorizar activos como ninguém. Mete as equipas a jogar à bola como deve ser e com ele os meninos correm. Além disso é Leão e sabe o que é ser campeão.

Só não meto o meu “fetiche” Co Adriaanse, porque o homem já não tem saúde para estas andanças.

Por ordem de preferência:

Jorge Jesus
Frank Rijkaard
Marcelo Bielsa
Leonardo Jardim

Por ordem de preferência:

1º Jorge Jesus
2º Jardim
3º Bielsa
4º Rijkaard

Na minha opinião deveria, para já, manter-se o Jesualdo Ferreira.

O treinador não deveria ser nesta altura factor de disputa eleitoral mas sim o projecto global:

• Financeiro
  • Desportivo

SL

Atendendo ao contexto económico do Sporting, então, IMO, claramente Leonardo Jardim.

Jorge Jesus é grande treinador, mas sem ovos não inventa omoletes. Desceu com o Felgueiras e Moreirense e também penou no Guimarães. Com dinheiro em caixa, seria a minha opção #1, mas sem esse dinheiro, não vejo com bons olhos um treinador de ambição desmedida…

Rijkaard parece-me excessivamente caro para nós e não há muitos treinadores estrangeiros a ter sucesso em PT. Seria algo a considerar apenas no caso de tudo o resto falhar, sem com isto dizer que é mau treinador.

Atendendo à realidade financeira do Sporting, com dificuldades de tesouraria para assegurar grandes contratações e elevados salários, até com possibilidade de podermos vir a ter salários em atraso, então aponto claramente a Leonardo Jardim.
As equipas dele, dentro de campo, são aquilo que todos sabem, mas muitos parecem esquecer um pormenor importante: é que ele subiu o Beira-Mar à Primeira Liga, com uma equipa de marrecos que ele próprio valorizou, tendo conseguido esse feito enorme com vários salários em atraso ao longo de toda a época, com um clube sem presidente (comissão administrativa) e completamente à deriva. Só isso é possível que o torne o treinador mais bem preparado para a realidade próxima do Sporting.

A título de curiosidade, o Beira-Mar dessa 2L conseguiu potenciar jogadores como Rui Rego, Kanu e Yohan Tavares (ambos no campeonato belga), Djamal (Braga), Rui Sampaio (ex-Cagliari), Artur (Marítimo, ex-Chernomorets), Rondon (Nacional), Wilson Eduardo e outros que, de cabeça, não consigo precisar…

Eu já estava rendido a Jardim há 3/4 anos, agora ainda mais. Sendo novo e com garantias/provas dadas, é o treinador com menor risco associado e mais capaz de se adaptar a um clube cujo futuro se adivinha de grande rigor e contenção.