Simplesmente não acredito que não renovem com o Jesus depois desta época que ele está a fazer a nível interno. E, para além disso, ele aufere um ordenado muito alto. Mas sim, adoraria tê-lo como treinador do Sporting.
O Treinador será apenas o reflexo da estrutura. Se o Sporting tiver uma estrutura forte, coesa, rigorosa e competente, qualquer treinador mediano arrisca-se a ser campeão em Alvalade.
De outra forma, poderá vir qualquer um, que muito provavelmente os resultados serão mais do mesmo.
Gosto de vários nomes que já citaram, Jesus, Jardim ou até mesmo Jesualdo ou Domingos, mas sem estrutura serão todos trucidados.
Quero que os candidatos me Prometam trabalho e competência em vez de nomes sonantes.
O Jesualdo deve continuar até ao fim da época, mas estará ele disposto a ser despromovido, porque não me passa pela cabeça que um novo presidente por mim eleito permita que o Jesualdo continue a reter tantas responsabilidades na estrutura de futebol do SCP.
Se formos a ver, a presença do Jesualdo já é, por causa da demissão do Godinho, ambígua, porque foi contratado, não apenas para ser treinador (independentemente do Vercauteren), mas também para comandar outros departamentos, responsabilidades que lhe serão em parte retiradas por causa de um novo presidente e projecto.
O Jesualdo é parecido com um sargento de uma esquadra sem capitão e sem carros, mas com 20 e tal polícias.
Gosto bastante do Leonardo Jardim e do Jorge Jesus.
São ambos conhecedores do futebol nacional e reconhecidamente competente. Além disso, como bonus são ambos Sportinguistas.
Considero o JJ uns degraus acima do LJ, mas também é capaz de ganhar cinco vezes mais que o madeirense.
EDIT: Já sei que vou chocar muita gente, mas não colocaria o Bielsa no topo das minhas preferências. Futebol muito bonito e tal, mas os resultados são escassos.
O senhor que aí em cima viu a equipa do Sá Pinto a jogar pelo meio campo, deve ter-se enganado nos jogos e ter visto os jogos da equipa B. A bola era constantemente pontapeada por um dos centrais, depois de meia hora a trocarem a bola entre eles e os laterais, ou para a corrida de capel, ou para a suposta cabeça do Ricky. Chegava a ser doloroso ver os jogos do SCP.
Quanto aos treinadores que gostaria de ver no Sporting…
O meu maior “fetiche” é ver o Van Gaal no Sporting, era um sonho ver um dos meus treinadores favoritos a treinar o meu SCP, por isso, e apesar de saber que seria extremamente difícil a sua contratação (apesar de achar mais fácil contratar este que o JJ), esta seria a minha primeira escolha.
A minha segunda escolha seria o Marcelo Bielsa, tornei-me fã do futebol praticado pelo Ath. Bilbao… E o seu trabalho com a formação é notável.
A terceira, seria, sem dúvida o Leonardo Jardim, porque já merece treinar um grande, e acho que seria um bom desafio para ele, sendo que neste momento já deve estar a ser bombardeado de convites dos possíveis candidatos, pois tenho a certeza que seria um trunfo de campanha gigante.
Destaco também nomes como:
JJ, é muito difícil a sua contratação, mas até o gostava de ver a treinar o SCP, porque apesar de ser bastante teimoso, isso também implica que ele seja de ideias fixas, firme, e que não papa jogadores pela pinta, gosta de insistir e tentar ajudar os jogadores a melhorar.
O do Paços de Ferreira também seria interessante, mas duvido que seja uma aposta de algum dos candidatos, devido ao pouco mediatismo.
O Augusto Inácio, foi o último treinador português campeão pelo SCP, considero-o um bom treinador, e também porque me dou bem com o filho dele e seria bom para as insides xd
Posto isto, saliento também que Jesualdo deveria continuar até ao fim da época…
Homem de grande carácter que não cobrou nem mais um tostão para além do último dia em que esteve no Sporting, ao contrário de outros, alguns dos quais se dizem sportinguistas.
Grande treinador que só não fez mais e melhor no Sporting porque alguns sportinguistas facilmente instrumentaziaveis não deixaram, mas tal como o JEB disse quando ele saiu, ainda iam ter muitas saudades dele.
Curioso é que agora muitos dos que na altura não aceitavam os 2os lugares e as tacinhas que ele ganhou, agora já acham que temos de começar do zero com uma equipa barata com base na formação, que talvez não possa fazer melhor do que lutar pela Europa e quiçá voltar a ganhar as tais tacinhas.
Leonardo Jardim seria uma opção do meu agrado. Conhecedor do futebol português, adepto de um bom futebol, sportinguista e ambicioso. :great:
Contudo, a ser possível, JJ era ainda melhor. Mas não acardito.
Ainda assim, ambos os nomes me fazem duvidar num aspeto: a aposta na formação…
Se a visão preferencial para o futebol do Sporting fosse a aposta nos nossos jovens, não recusaria Bielsa. Porém, não sei se conseguiria ter sucesso em Portugal.
Por tudo isto, o que me diziam de LJ ou JJ com Boloni a diretor para o futebol de formação?
Jesus nasceu com o coração verde mas nunca será usado como trunfo eleitoral porque neste momento tem contrato com o nosso rival.
Resta Leonardo Jardim, (também ele sportinguista) que já deve ter recebido convites de quase todos os candidatos.
O treinador é importante, mas mais importante que ele, é toda uma estrutura.
O Sporting já teve bons treinadores, tem é tido estruturas fracas. Se conseguir-mos ter uma estrutura forte, qualquer treinador arrisca-se a ser campeão.
Mas para responder ao tópico,
1º Jorge Jesus - Mas tenho noção que é um treinador caro e não pode ser jogado como cartada eleitoral, logo penso que estará fora das hipóteses de todos os candidatos.
2º Leonardo Jardim - Será provavelmente o mais cobiçado pelas listas candidatas, treinador competente, com excelentes resultados por onde tem passado, dizem que é Sportinguista e está livre.
3º Domingos Paciência - Penso que o Domingos foi injustamente despedido, com uma outra estrutura, com um outro apoio pode resultar. O que me deixa de pé atrás é o caso com o Paulinho.