Si…quê?
Deves achar que é só com o segredo de justiça.
Apetece actualizar o Ferro Rodrigues, tb sportinguista, por acaso (ou nºao): “estou-me cagando para o sigilo bancário”.
Numa empresa cotada na CMVM, da exposição mediatica do Sporting, não faz muito sentido isso do “Sigilio Bancario”. Toda a gente sabe, tem acesso ás contas e aos principais dossiers.
A Questão para mim é diferente… Quem se tem de sentar á mesa para falar não é o Sporting, é a Banca. Um candidato que mantenha contactos exploratorios com a Banca antes de ser eleito, que mostre uma posição de impunidade, e que não assuma uma posição de Força do Sporting Clube de Portugal junto da banca, vai totalmente contra aquilo que defendo.
Se é que poderei contribuir com alguma informação extra sobre as pessoas identificadas nesta pretensa candidatura, aqui vai:
Por motivos pessoais e profissionais, pude privar com os irmãos Paiva dos Santos há bem pouco tempo. Evidentemente, o assunto Sporting acabaria por vir à baila.
Antes que se mate uma candidatura à nascença por eventuais conluios com figuras e figurões do passado recente, devo advertir que ambos os irmãos, têm um discurso bastante cáustico com a anterior, e anteriores direcções.
Na altura em que me cruzei com eles, começavam a congeminar a possibilidade de avançarem com uma lista, não forçosamente liderada por um deles, que consubstanciasse uma ruptura radical com o passado, com um projecto muito ambicioso no plano desportivo, mas que passaria por um plano de sustentabilidade financeira (renegociação do serviço de dívida) que permitisse ao clube “respirar”. Para tal, tinham consciência que teriam que dar dois passos atrás, para depois avançarem em terreno firme. Aí residiria a sua principal preocupação, sensibilizar os sócios para a necessidade de um downgrade de expectatívas, para que, e após a consolidação da dívida em moldes sustentáveis, terem instrumentos para dotar a equipa com elementos de valor inequivoco. Posso afiançar que são sportinguistas de alma e coração, sofredores, críticos do actual estado de definhamento do Sporting.
Bom, esta era a minha visão há um par de meses atrás. Como entretanto deixei de me encontrar com eles, desconheço o seu projecto, os nomes que irão surgir na lista, e demais apoios financeiros e institucionais que possam ter agregado.
Fico, tal como todos nós, na expectativa do anúncio de candidatura.
Não é verdade. Formalmente, as contas bancárias, o património financeiro e a situação crediticia do clube e da SAD respeitam exactamemte as mesmas regras de todas as outras. O que a SAD comunica, como sociedade cotada, em nada interfere com o sigilo bancário. Ou presume-se que qualquer sócio vá a um balcão e consegue ser informado do saldo das contas a ordem e das condições dos empréstimos a decorrer?
A posição de força tem que ser depois de eleito. Mas antes, tem que haver algumas conversas com a banca. Não me choca. Pelo contrário, duvidarei de quem disser que não se senta com a banca…
Mas alguém, no seu perfeito juízo, dirá que não se senta com a banca?
Voltando ao ponto que queria chegar. A discussão da situação bancária com a banca por parte dos candidatos, só poderá ocorrer com a autorização dos orgãos sociais do clube e na sua presença. Veremos quem fica de fora das ditas reuniões.
Discordo COMPLETAMENTE. O Presidente do SCP evidentemente que terá que resolver vários problemas, um deles sem dúvida, essa relação com esse sindicato bancário. Outra coisa é o candidato à presidência do SCP. Não tem nada que “reunir com a banca”, tem é de pensar arregaçar as mangas e delinear uma estratégia para o Clube. A “banca” não é tida nem achada nas decisões do Sporting Clube de Portugal! E enquanto vocês não perceberem isso, não vale a pena.
Depois, essa conversa do “honrar os compromissos” tem muito que se lhe diga. Quais compromissos? quem é que os assinou? Em que condições? Lesaram o Clube? Foram legítimos ainda que legais? Vocês estão tão entupidos com a troika e os usureiros internacionais que nem conseguem ver mais além da realidade concreta.
Para que é que os candidatos falam com a banca? Para mim não faz sentido nenhum, muito menos a banca deveria estar disponível para se reunir com eles, ainda para mais como é o caso muito antes de estarem formalizados todos os procedimentos para a constituição legal da Lista concorrente às Eleições. Isto não cabe na cabeça de ninguém, só mesmo aqui no burgo é que é permitido.
Qualquer dia chego à banca e peço para conhecer em detalhe a situação bancária de qualquer instituição pública (câmaras, juntas, etc) com o pretexto que sou candidato.
Experimentem e vejam o que acontece…
Que o Sporting dê informação previligiada a estas pessoas, que são Sócias e Accionistas do clube, não tenho nada a dizer, mas a banca não tem que estar envolvida no processo. Qualquer esclarecimento deve ser feito com o clube, e caso haja alguma dúvida das candidaturas em que o clube não saiba esclarecer, ai sim o próprio clube poderá pedir um esclarecimento à banca que posteriormente informará a candidatura.
E qual é o problema de dizer que não se senta com a banca? Porque é que essa pu#" dessa “banca” tem que controlar o processo de escolha de um Presidente do SCP? Queres ver que os candidatos se “reúnem com a banca” para perguntar por saldos bancários? Este problema está interconectado com a auditoria de gestão a fazer no Clube. Eu sei do que falo. Cobrar juros USUREIROS e MAFIOSOS a uma organização comandada por um nosso capataz, entra claramente no campo da ilegalidade e da imoralidade empresarial. Eu não acho que o SCP deva assumir essa dívida que querem fazer crer que o SCP tem. Pura e simplesmente. :arrow: