Eduardo Quaresma

Acho obvio que nós jogos em que apostamos em 3 centrais, devia ser este aposta e não o Ilori.
É rápido, sai bem a jogar e ágil.

Quando anda um jogador como Ilori a jogar, mostra bem a aposta nos valores da formação. Apesar da idade, Eduardo Quaresma é muito mais jogador que Ilori.

Se Quaresma fizesse a merda que este anormal do Ilori faz, era queimadinho…mas com os croquetes valoriza se a incompetência.

Neste momento, o Edu ainda tem de melhorar aspetos táticos e defensivos.
Parece-me nesta altura, dos sub23 e dos juniores, que o João Silva é o que está mais preparado e “maduro” para subir de imediato à equipa A.
Agora é claro que quer o Edu, quer o João Silva, são, para mim, muito mais jogadores que Ilori ou Neto,
E se a aposta na formação é para andar, e se não há guito para comprar jogadores de classe confirmada, então haja coragem!

https://twitter.com/STVideos1906/status/1202552986972622849?s=20

Muito potencial.

Para o ano que seja o capitão da Equipa B e que possa espreitar a equipa principal pelo menos nos jogos das Taças.

EDUARDO QUARESMA É PROJETO QUASE ACABADO

SPORTING 08:43

Por
Redação

O apelido chama, desde logo, a atenção e tem peso na formação do leão. Mas este Quaresma, de nome próprio Eduardo, nada tem a ver com o Ricardo, embora o percurso de formação seja idêntico: ambos produtos da casa, ambos talentos precoces. Neste caso, o de Eduardo, são apenas 17 anos e, a abrir 2020, as portas da equipa principal escancaradas, depois de ter feito com Silas o que já havia feito com Marcel Keizer: convenceu-o ao fim de pouquíssimos treinos.

Eduardo Quaresma terminou a última temporada como capitão da equipa de juvenis, bem como da Seleção Nacional sub-17. Começou a atual na luta com Tiago Ilori e Ivanildo Fernandes pela vaga de quarto central do plantel principal, ganhou um lugar nos sub-23, cimentou estatuto de titular indiscutível e entra agora em 2020 no bloco de Silas.

Caso algum central saia, Eduardo pode ficar, em definitivo, com os grandes.

A Bola

EDUARDO QUARESMA IMPRESSIONA

SPORTING 08:38

Por
Redação

Tendo em conta as atuais limitações no eixo da defesa do Sporting, com Coates castigado e Luís Neto na fase final de recuperação, e apenas com Ilori e Mathieu disponíveis para o jogo com o Benfica, Jorge Silas, treinador dos leões, tem recorrido à formação para poder eventualmente colmatar essas baixas, e desde já surge um nome que tem impressionado muito positivamente a estrutura para o futebol profissional dos leões, mais concretamente Eduardo Quaresma, de apenas 17 anos.

E ontem o jogador voltou a integrar os trabalhos do plantel sénior, ele que vai ganhando o seu espaço no Sporting desde o início desta temporada, tendo mesmo integrado os trabalhos de pré-época que decorreram na Suíça, ainda sob orientação de Marcel Keizer. Esta época, e apesar de ter apenas 17 anos, Eduardo Quaresma integra já o plantel de sub-23 dos leões, pelo qual já realizou 20 jogos.

E continua à espreita de uma oportunidade pela equipa principal, ainda que a mesma ainda não deva acontecer no embate com o Benfica. Certo é que, nesta altura da carreira, o jogador tem sabido aproveitar muito bem as oportunidades que Jorge Silas lhe tem concedido e, nesse sentido, ninguém poderá estranhar se surgir qualquer dia entre as opções do técnico, que, já se percebeu, não tem receio em apostar na juventude.

A Bola

É por estar a impressionar neste momento que se torna cada vez mais necessário dar um chuto no cu do Ilori e manter o Mathieu. O Eduardo Quaresma vai assumindo lentamente uma posição de relevo no plantel principal e assim se prepara a sucessão de um dos melhores centrais que tivemos no Sporting CP.

Normal que impressione quando treina ao lado do Ilori…

Tem muita qualidade o rapaz, este, o Gonçalo Inácio, Joelson, Bruno Tavares e Nuno Mendes têm tudo para estar a curto/médio prazo na A.

Um jovem em quem Silas aposta: “Tem muita coisa de especial”

Eduardo Quaresma frente ao Valência, no Troféu Cinco Violinos

Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

16 Janeiro 2020 às 13:38

Treinador do Sporting falou sobre Eduardo Quaresma, um jovem central do clube.

Eduardo Quaresma, jovem central do Sporting, tem sido chamado por Silas aos treinos da equipa principal e mereceu elogios antes do dérbi com o Benfica.

“É um jogador muito bom, mas ainda é jovem. Tem muita coisa para aprender. Estamos com algumas lesões nos centrais. O Quaresma foi chamado porque ainda não tínhamos certeza sobre Neto. É um jogador de futuro, mas temos de ir com cuidado. Não temos de os expor as situações para as quais ainda não estão preparados. Tem muita coisa de especial. É muito rápido, competitivo e sai com bola como há poucos em Portugal que o fazem. É muito concentrado e bom tecnicamente. Ainda não tem maturidade para se afirmar como titular no Sporting, mas queremos apostar nele no futuro”, comentou o treinador na antevisão ao dérbi da jornada 17.

Eduardo Quaresma tem 17 anos e esta época fez 20 jogos pela equipa sub-23.

O Jogo

ESPAÇO PARA QUARESMA EM 2020/2021

SPORTING 09:41

Por
Marta Fernandes Simões

O sistema tático que o novo treinador leonino, Rúben Amorim, quer implementar de vez em Alvalade - o 3x4x3 - vai obrigar a reajustamentos no plantel na próxima temporada e isso pode ser visto como uma boa notícia para Eduardo Quaresma.

O central de 18 anos, que faz parte da equipa de sub-23 do Sporting e que foi inclusivamente integrado nos trabalhos de pré-época do conjunto principal pelo então técnico Marcel Keizer, poderá ter nova ocasião para mostrar as suas capacidades, que já tinham sido elogiadas por Jorge Silas.

Se não espreitar uma oportunidade ainda em 2019/2020 - deverá juntar-se aos treinos e, eventualmente numa situação de recurso, espreitar a estreia -, Quaresma está em boa posição para ser chamado na próxima época por Rúben Amorim, que deverá assistir a uma revolução naquela zona do setor defensivo.

A Bola

Quais são as suas melhores características?

Fala-se muito sobre vir a ser aposta do Amorim - eu gostava.

Claro que não serve, ainda, para titular, mas é um jovem da formação com potencial. Como tal, deve ser aposta, em vez de Iloris desta vida que representam encargos financeiros (muito) maiores e, em termos qualitativos, nada acrescentam.

Acho que fazia sentido como quarto/quinto central. Estar perto dos séniores, ter oportunidades nos jogos das Taças para se ir mostrando, podendo sempre fazer uma perninha no escalão abaixo para ter ritmo de jogo.

São sucessivas as notícias de uma aposta. O potencial está lá todo, não sei se a aposta não será prematura.

Sem dúvida que poderá fazer a próxima pré-temporada mas não sei se não ganhará mais em jogar regularmente nos Sub23.

Mas não está impedido de jogar regularmente nos sub-23. O jogador pode perfeitamente trabalhar com o plantel principal, aparecer no plantel principal e sempre que necessário jogar nos sub-23. Aliás, é desejável que assim aconteça, principalmente quando se trata de um jogador que seria, eventualmente, a 4.ª opção para a posição.

Faz mais sentido ter um 4.º central nesta situação, do que ter por cá um Ilori pago a peso de ouro para fazer 3 ou 4 jogos numa temporada.

À partida, o 4º central é o primeiro substituto, assumindo a tatica com 3 centrais.

Para o próximo ano devemos ter um plantel com 5 centrais recurrentes na A + 1 nos sub-23

Uma coisa não impede a outra e a tua ideia não contraria a minha.

Acho que o Eduardo pode e deve treinar regularmente com a equipa principal, até pode ser chamado esporadicamente para alguns jogos. Mas terá que ser utilizado, sobretudo, nos Sub-23.

A única divergência que temos é que o Eduardo, para mim, não será o 4º central. Se vamos assumir uma táctica preferencial com três defesas de início, o Eduardo terá que ser o 5.º, ou 6.º, central.

«RÚBEN AMORIM VAI OBRIGAR-NOS A CORRER AINDA MAIS»

SPORTING 10:19

Por
Redação

Eduardo Quaresma é um dos novos valores da formação do Sporting. Com apenas 18 anos e depois de ter realizado a pré-época com a equipa principal, o defesa assumiu-se como titular dos sub-23 e trabalha com frequência com o plantel sénior.

Entre elogios a Rúben Amorim e a confessa admiração por Jérémy Mathieu, Eduardo Quaresma, em entrevista ao jornal do clube, considera que esta foi a sua melhor temporada.

• Como têm sido estas semanas de isolamento social?

• Tem sido um pouco complicado porque não é fácil adoptar uma rotina à qual não estamos habituados. No entanto, é importante permanecermos em casa e cumprirmos as regras. Tenho treinado todos os dias e seguido o plano que me foi entregue pelo Clube.

• Terminar a Liga Revelação sem campeão é, nesta altura, a melhor opção?

• Neste momento, é a melhor opção porque este é um problema complicado e ninguém esperava que fosse tão difícil ultrapassá-lo. Não nos devemos preocupar com a Liga Revelação, mas sim em cumprir as recomendações e ajudar ao máximo todos aqueles que estão na linha da frente do combate à COVID-19.

• Que balanço faz desta temporada a nível individual?

• Foi a minha melhor época no Sporting. Foi uma temporada muito bem conseguida da minha parte. Estive sempre a um bom nível e fui recompensado com chamadas à equipa principal e à selecção de sub-19. O balanço é muito positivo e, apesar de tudo, gostava que a época não terminasse já.

• E a nível colectivo?

• Começámos muito bem a Liga Revelação, com dez vitórias nos primeiros dez jogos. Depois, baixámos um pouco o rendimento, mas isso faz parte do percurso de todas as equipas. Conseguimos ultrapassar essa fase menos boa e realizar bons encontros. Foi positivo porque todos os jogadores evoluíram, tanto a nível físico como mental, técnico e táctico.

• Quem é a sua referência no Sporting? E no estrangeiro?

• No Sporting , o Jérémy Mathieu porque acho que as minhas características são parecidas com as dele. É um jogador fantástico e um atleta de outro nível, uma referência não só para mim, mas também para outros. No estrangeiro, neste momento, é o Virgil van Dijk, do Liverpool.

• Como foi fazer parte do plantel principal na pré-época que passou pela Suíça, Bélgica e EUA?

• Foi uma experiência única. Poder fazer parte do plantel é uma experiência incrível e que me fez crescer muito como jogador e pessoa. Gostei muito de viajar com eles, o grupo é muito animado e demonstra compromisso em todos os momentos. Estar na equipa principal é muito diferente, dá-nos outra motivação. Gostava de repetir a experiência.

• Há algum jogador que lhe dê mais conselhos?

• O Luís Neto, principalmente, ajuda-me e fala muito comigo. Foi apresentado junto da equipa e teve mesmo direito aos primeiros minutos em Alvalade no Troféu Cinco Violinos. Foi o realizar de um sonho, há muito tempo que ambicionava jogar no relvado do Estádio José Alvalade. O ambiente era incrível, é um sentimento único que só quem entra em campo sabe o que é.

• Quais foram as primeiras impressões acerca do treinador Rúben Amorim?

• É um técnico muito exigente e que vem para o Sporting com o objectivo de recolocar o clube no lugar que este merece. Dá-nos liberdade, mas também nos chama à atenção quando é necessário. Vai obrigar-nos a correr ainda mais e acho que pode vir a dar muito ao Sporting.

A Bola

Podem não ter 1.94 como o pesadão…mas joga muito e vai ajudar a dar muita qualidade ao jogo do Sporting não tenho a menor duvida.

Jogador de equipa grande…defende a profundidade muito bem, agressivo, bom a sair a jogar…e uma coisa muito importante:

Pode ser batido numa parte inicial do lance, mas tem fibra e recupera…já outros ou cortam quando entra o passe ou então já foram. E se são driblados, recuperam no dia de são nunca.

Super defensor e apreciador das qualidades de Eduardo Quaresma.

Nota: vai errar em alguns lances, mas o verdadeiros Sportinguitsas tem que compreender isso…vimos jogadores a fazerem merda atrás de merda, a fazer autogolos e atribuem os mesmo por falta de sorte…onde muitas vezes é falta de pernas e os cortes são feitos como o pulmão já de fora.