Eduardo Quaresma

Vai ser o nosso David Carmo

Digo dele o que digo do Nuno Mendes e já agora do Joelson, do Bruno Tavares e do Rodrigo Fernandes: beneficiaria muito de o Sporting ter uma equipa a competir na II Liga para o ano.

Infelizmente isso não acontecerá. Veremos o que lhe estará reservado.

4 PORTUGAIS DANS LA LISTE DES MEILLEURS U-19 DU FOOTBALL MONDIAL

4. Eduardo Quaresma (2002, défenseur central, Sporting CP)

Le défenseur centrale portugais de 18 ans se retrouve à la 47e place du classement

Vamos ver, mas parece que foi preciso quase 1 ano + um treinador com 13 jogos para perceber o craque que temos nas maos. Andamos a levar com Iloris e Netos durante a epoca inteira… revoltante.

e renovar o contrato que acaba em 2021 .
Espero que renovem antes de o lançar

Provavelmente tanto ele como o Nuno Mendes já têm contratos simplesmente não os podem assinar antes dos 18. Eles aos 16 assinaram contratos pelo período máximo que é de 2 ano, agora só com 18 e depois podem assinar por 5 anos.

1 Curtiu

Foto Pedro Zenkl

EDUARDO QUARESMA: “ESTOU A APRENDER COM OS MELHORES”

Por Sporting CP
12 maio, 2020

EQUIPA PRINCIPAL

Defesa-central em entrevista à Sporting TV

Eduardo Quaresma, defesa-central do Sporting CP que faz parte do lote de seis jogadores da formação que passaram a integrar o plantel principal, concedeu esta terça-feira uma entrevista à Sporting TV em que abordou temas como o regresso aos treinos, o técnico Rúben Amorim, a interacção com os colegas ou o dia-a-dia no quartel-general da formação verde e branca.

Temporada que agora terminou

“Foi uma das minhas melhores épocas, senão a melhor. A pré-época com a equipa principal ajudou-me e motivou-me porque é sinal de que reconheceram o trabalho que tenho feito ao longo dos anos. Tenho de continuar a trabalhar no máximo e com muita ambição para ser chamado mais vezes e um dia ter a oportunidade de me estrear oficialmente”.

Regresso aos treinos

“Fiquei muito feliz quando soube que íamos regressar aos treinos, tem sido bom estar novamente com a equipa. Estou a aprender com os melhores e era disso que tinha saudades, de sentir a bola e o relvado”.

Ajudado pelas referências

“Já quando vinha treinar com a equipa principal, o Luís Neto, o Sebastián Coates, o Jérémy Mathieu e o Ilori ajudavam-me muito nos treinos. Sempre senti que o grupo me ajudava muito. São todos ‘cinco estrelas’, é um grupo muito unido. Receberam-me muito bem, sempre com risadas. (…) Alguns deles são referências para mim pela posição em que actuam, mas outros são também referências para o grupo. Ajudam-me muito em termos posicionais e na concentração. Sempre que acerto dão-me moral para não ficar nervoso”.

O ídolo Jérémy Mathieu

“O Mathieu é o meu maior exemplo no Sporting CP, é incrível. Quando o vi pela primeira vez no treino pensei que não era real. Fui-me habituando e cada vez gosto mais de o ver jogar e de treinar com ele”.

O treinador Rúben Amorim

“Desde o primeiro dia, o treinador disse-nos que ia ser exigente, mas que nos ia dar liberdade. É exactamente isso que se tem visto nos treinos, ele exige muito de nós. Mesmo não sendo um treino conjunto, ele exige sempre o máximo e diz que temos de correr e querer mais do que os outros porque somos o Sporting CP”.

Aposta na formação

“O Sporting CP sempre foi muito bom a formar jogadores e ao longo dos anos tem demonstrado que continua a fazê-lo. É bom ter um treinador que aposta na formação, mas não é por chegar aqui que está tudo garantido. Tenho de continuar a trabalhar arduamente e de forma humilde para mais tarde poder jogar na equipa principal. Não basta que o treinador diga que somos bons, é preciso mostrar isso”.

Jogadores que subiram à equipa principal

“O Nuno Mendes é um lateral-esquerdo incrível. É muito bom defensivamente e é muito difícil passar por ele. É rápido e inteligente a jogar e, para mim, é dos melhores laterais-esquerdos no momento da tomada de decisão. O Gonçalo Inácio é um central incrível, muito agressivo, forte, veloz e com bom passe. O Tiago Tomás é um ponta-de-lança muito batalhador, que pressiona e não desiste. Depois, tem aquele faro pelo golo que só os avançados têm. O Matheus Nunes é um ‘monstro’ no meio-campo. Tive oportunidade de jogar com ele nos sub-23 e gostei muito. Toma boas decisões, é um médio que progride com a bola e isso é bom porque nos dá um grande caudal ofensivo. É um ‘monstro’, assusta. O Joelson Fernandes é o mais novo, mas não é pela idade porque é um grande jogador. É muito forte no um contra um e já está melhor a defender. Está muito comprometido e tem uma enorme qualidade técnica”.

Academia Sporting como segunda casa

“Esta é a minha segunda casa, estou aqui desde os dez anos e nunca me faltou nada. Conheço quase todos os que trabalham aqui, desde os treinadores aos empregados da limpeza. Este é o meu espaço, tenho um grande amor pelo Sporting CP”.

«SÃO TODOS CINCO ESTRELAS, MAS MATHIEU É O MAIOR EXEMPLO»

SPORTING 12-05-2020 19:23

Por
Redação

O defesa-central Eduardo Quaresma revela como foi recebido pelos colegas de posição da equipa principal do Sporting, à qual foi recentemente promovido.

«Já quando vinha treinar com a equipa principal, o Luís Neto, o Sebastián Coates, o Jérémy Mathieu e o Ilori ajudavam-me muito. Sempre senti que o grupo me ajudava muito. São todos ‘cinco estrelas’, é um grupo muito unido. Receberam-me muito bem, sempre com risadas. (…) Alguns deles são referências para mim pela posição em que atuam, mas outros são também referências para o grupo. Ajudam-me muito em termos posicionais e na concentração. Sempre que acerto, dão-me moral para não ficar nervoso», afirma o jovem defesa leonino, que eleva Mathieu ao estatuto de ídolo:

• É o meu maior exemplo no Sporting CP, é incrível. Quando o vi pela primeira vez no treino pensei que não era real. Fui-me habituando e cada vez gosto mais de o ver jogar e de treinar com ele.

O jogador de 18 anos, que realizou 23 jogos no Campeonato de Sub-23, considera ainda que esta foi «uma das melhores, se não a melhor, épocas» a nível pessoal: «A pré-época com a equipa principal ajudou-me e motivou-me porque é sinal de que reconheceram o trabalho que tenho feito ao longo dos anos. Tenho de continuar a trabalhar no máximo e com muita ambição para ser chamado mais vezes e um dia ter a oportunidade de me estrear oficialmente.»

«NÃO BASTA O TREINADOR DIZER, TEMOS DE MOSTRAR»

SPORTING 12-05-2020 18:54

Por
Redação

Foi um dos cinco jogadores da formação promovidos à equipa principal do Sporting. Eduardo Quaresma assume que é hora de os jovens provarem que têm valor para se manter na equipa agora orientada por Rúben Amorim.

«O Sporting sempre foi muito bom a formar jogadores e ao longo dos anos tem demonstrado que continua a fazê-lo. É bom ter um treinador que aposta na formação, mas não é por chegar aqui que está tudo garantido. Tenho de continuar a trabalhar arduamente e de forma humilde para mais tarde poder jogar na equipa principal. Não basta que o treinador diga que somos bons, é preciso mostrar isso», começa por dizer o jovem defesa-central à Sporting TV, antes de passar à análise dos restantes jogadores que subiram à equipa principal:

• O Nuno Mendes é um lateral-esquerdo incrível. É muito bom defensivamente e é muito difícil passar por ele. É rápido e inteligente a jogar e, para mim, é dos melhores laterais-esquerdos no momento da tomada de decisão. O Gonçalo Inácio é um central incrível, muito agressivo, forte, veloz e com bom passe. O Tiago Tomás é um ponta-de-lança muito batalhador, que pressiona e não desiste. Depois, tem aquele faro pelo golo que só os avançados têm. O Matheus Nunes é um ‘monstro’ no meio-campo. Tive oportunidade de jogar com ele nos sub-23 e gostei muito. Toma boas decisões, é um médio que progride com a bola e isso é bom porque nos dá um grande caudal ofensivo. O Joelson Fernandes é o mais novo, mas não é pela idade porque é um grande jogador. É muito forte no um contra um e já está melhor a defender. Está muito comprometido e tem uma enorme qualidade técnica.

A mensagem de Rúben Amorim foi clara: «Desde o primeiro dia, o treinador disse-nos que ia ser exigente, mas que nos ia dar liberdade. É exatamente isso que se tem visto nos treinos, ele exige muito de nós. Mesmo não sendo um treino conjunto, ele exige sempre o máximo e diz que temos de correr e querer mais do que os outros porque somos o Sporting.»
A Bola

muita esperança neste miúdo!!!

É ler o que o miúdo diz do velhote do Mathieu, principalmente a malta dos brinquedos novos e dos jogadores velhos.

Mostra a importância de ter referências como o Mathieu no plantel. O Eduardo que aprenda com ele, que fale muito e tire dúvidas. Pode crescer imenso.

Craque todos os dias…um beckenbauer em potência.

Mil vezes mais jogador que João Silva!

O Eduardo é central canhoto certo?

Destro. Gonçalo Inácio é que é canhoto.

Esse vai ser o Gonçalo Inácio por ser canhoto…vão ser lançados os dois, e o Quaresma ganha o lugar com facilidade, pois n defesa só quem tem mais qualidade que ele é o Mathieu, apesar de ser um miudo…é maquinão!

A verdade é que precisamos de um central para acompanhar Mathieu (à esquerda) e Coates (ao meio) no eixo defensivo, pelo lado direito, com o sistema do Amorim.

O Ilori não é esse jogador, mas o Eduardo Quaresma também ainda não é. Pelo menos para ser titular dos A.

Mas que tem muito futuro, tem.

1 Curtiu

Falta esse central como tu referes e bem, um ala direito (camacho é para esquecer e até podem dizer que sou injusto pois ainda é muito novo mas é o meu feeling), um extremo e uma grande referência na frente de ataque. 4 reforços a juntar aos “meninos” e mais alguns regressos (Bragança e palhinha à cabeça) e a coisa fazia-se a meu ver, mas não com esta direção como é óbvio!

O meu leque é esse, mas talvez tirasse o lateral-direito. Idealmente viria, sim, mas se juntarmos o que se gastou em Rosier e Camacho + renovação de Ristovski (penso que está consumada)…

Podemos dizer que se gastou mal e que se renovou mal, mas agora é tentar potenciar minimamente o que há (que, concordo, está longe de ser o ideal)

1 Curtiu