Eduardo Quaresma

O DESONRADO está para as não-vitórias do Sporting como o @rickyelvas para o mercado de transferências.

1 Curtiu

Nem mais. E é preferível trazer lições para aprender após ter feito um ponto em casa de uma equipa que não perde em casa há 43 jogos do que com um cabaz de golos em cima.

Ao ler alguns comentários fiquei com a sensação de que perdemos 4-0 com o Slovan Bratislava.

1 Curtiu

Para mim quem não viu a diferença de atitude do Quaresma para um Debast ou Inacio então não viu o jogo. Nos outros 2 a bola queimava, sempre macios, o Quaresma entrou sem respeito pelo adversário, portanto só a diferença de atitude do Quaresma é motivo de elogio.

Agora claro, ele é o que é. Se fosse completo não estava no Sporting. Tem paragens cerebrais que não pode ter jogando onde joga e a este nível se podem pagar caro, mas também sei que com 11 jogadores com a atitude competitiva que o Quaresma mostrou ontem vamos estar sempre muito mais perto de ganhar que com 11 jogadores com a postura do Inacio/Debast (Inacio já recorrente ir-se abaixo neste tipo de jogos, Debast acho que é claro para todos aquilo onde é bom e onde tem muito para crescer)

O próximo jogo com o City ou isto dá uma volta muito grande, ou se vais com a defesa de ontem está outra vez 0-5 ao intervalo. E com isto não quero dizer que com o Quaresma em campo nos não vamos perder ou ser goleados, mas uma coisa é perder o jogo outra é jogar a medo, não mostrar aquilo que somos capazes, ter demasiado respeito pelo adversário e a irreverência/ingenuidade do Quaresma ontem foi claramente notória (para o bem e para o mal) e algo que no contexto do jogo de ontem precisávamos portanto sim, para mim fez um bom jogo e foi claramente o melhor dos centrais

3 Curtiram

Concordo com tudo o que disseste, mas tudo, no entanto é ridiculo a quantidade de erros do Inácio em todo e qualquer jogo grande, mesmo o Debast já com os mesmos vícios, mesmo o Quaresma tem de ter confiança com bola e no passe, e nenhum tem falta de jeito pelo contrário.

Gosto do Inácio, mas andar a segurar malta do nível defensivo de concentração do Inácio por não querer vender a 40M e andar a desfalcar posições quando até podias substituir com qualidade, é teimosia, ja valorizou, dificilmente irá render por nós neste nivel é vender e bem vendido.

Sim é misturar e voltar ao assunto de sempre, mas a apatia e falta de agressividade coletiva não justifica a quase nula presença física e espírito de sacrifício, de luta desta malta, nestes jogos parece que não existe.

1 Curtiu

Não concordo. Esta equipa teve jogos de pressão na época passada e chegou-se à frente. Lembro-me de dois desaires em que realmente foram abaixo (Atalanta em casa e final da Taça), mas não me lembro de mais.

Quanto ao Inácio, vejo um jogador complicado de substituir.

Eu não crucifico o Debast no lance do golo (não face ao que é suposto a equipa fazer e ao que lhe é pedido) e o Quaresma quando coloca mal o apoio na altura de definir a jogada (o passe é para mim um erro muito mais clamoroso, de falta de atenção e gesto defeituoso). A equipa não esteve no seu top, sequer ao nível normal, mas acho que foram surpreendidos em muitos aspetos. Serve como aprendizagem.

2 Curtiram

Mais do que andar aqui a discutir quem é que faz mais merda, temos que pensar que temos uma defesa composta por jogadores muito jovens. Há ali muito potencial, mas são miúdos.

O Coates vai fazer muita falta, porque podia pôr ali ordem, com voz de comando. Já não é por uma questão futebolística pura, é mesmo por ele poder dar um berro e forçar a mandar a bola para o pinhal, se estiverem à rasca.

Agora, se tivermos o tempo necessário com esta miudagem, não deixa de ser entusiasmaste o conjunto de qualidades que eles todos aportam.

Devo dizer que tenho algum wishful thinking, relativamente ao Fresneda, que pode ser um jogador na senda dos outros miúdos que já temos. Mas só reforça o factor “juventude”, com tudo o que isso implica.

2 Curtiram

Acho que nós criamos essa ideia que é muito difícil de substituir, mas estamos a falar em que aspeto? É que no defensivo não é assim tanto, difícil de substituir é o Gyo, Quenda, Diomande depois jogadores como Pote, Hjulmand numa segunda linha, digo isto porque na necessidade de substituir perdes umas coisas mas dificilmente não ganhas outras.

E não, não comparo a influência do Quenda na equipa que ainda é precoce, com o Pote ou Hjulmand ou Morita, ou Inácio, no entanto difícil difícil é ires buscar malta com essas características e qualidade e tão completos como desses 3 primeiros.

Eu acho que os nossos centrais (todos) são tão bons, todos à sua maneira, que depois já começamos a entrar por caminhos perigosos para elogiar os nossos favoritos. Inevitavelmente, acaba por-se desmerecer uns em favor de outros.

Eu estou à vontade porque também acho que o que falta ao Inácio é essa aura de líder, que não sei se não tem, ou se ainda pode vir a ter.

No entanto, dizer que com o Quaresma estamos mais próximos de ganhar, é discutível, para não dizer que é factualmente o oposto.

O Inácio é titular no Sporting desde 2020. Aliás, nessa época o Quaresma partiu à frente, e depois encostou. Entre outras coisas, uma delas a falta de maturidade e qualidade para actuar a um nível mais elevado, foi o facto do Inácio ter emergido, meio que espontaneamente.

Mais, o Inácio é um dos indiscutíveis do primeiro campeonato e a jogar… à direita. E volvidos todos estes anos, foi sempre um indiscutível, e está claro que também o foi na conquista do campeonato de 2024.

O Quaresma, nestes 4 anos, tem feito o seu caminho. Até se pode dar o caso de evoluir a um ponto que até ultrapasse o Inácio como jogador, e na importância que tem no Clube.

Agora, o Sporting do Inácio, é um dos melhores Sporting’s que eu, com os meus 33 anos, já vi. E o Inácio, apesar de não ter sido “o” jogador, também fez parte desta história que ainda se está a escrever.

O Quaresma, com todo o respeito, é um jogador que ainda está a tentar solidificar o seu lugar. Não é justo para ele as comparações recentes e, neste caso, também não é justo para o Inácio.

O Sporting está mais próximo de ganhar com bons jogadores, que é o caso de todos os nosso centrais.

Nós estamos é mal habituados…

4 Curtiram

Eu devo ter criado para mim, tenho essa ideia desde que começou a jogar nos seniores. :laughing:

Tendo em conta o que oferece na posse de bola, juntando a ser isso num central de pé esquerdo… se vejo outros melhores? Sim. Mas não custam 10 nem 15. Por esses valores já vi ser transferido quem seja muito pior no posicionamento defensivo. Daqui a uns anos existirão mais, já que a procura leva a que cada vez mais na formação dos diversos clubes se aposte nesse perfil.

1 Curtiu

Fds, pelos vistos, o Quaresma faria bem era “esconder-se” como os outros, que assim já errava menos e dava menos nas vistas.
Porque nenhum outro central falha, nenhum central faz erros, só o Quaresma. Só tem nível para um carcavelinhos desta vida e fez um erro que quase acabava com o universo. Mau, Quaresma mau. Tau tau. Mau. Quaresma… Ahhhhhh, não mexe, mau… Chinelo!!! Mau.

3 Curtiram

@SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO @SHONRADO SHONRAAAAAAADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Lonely Miss You GIF

3 Curtiram

https://x.com/Sporting_Things/status/1841903599888302251

17 Curtiram

FODA-SE! :clap:

Este aparece em todas… boas, muito boas, excelente e más… mas alguns despois avaliam a exibição do Quaresma no erro do atraso para o GR… só se esquecem que o futebol é feito de erros (senão todos os jogos acabavam a zeros), e um jogador que dá tu, vai a todas, é uma carraça na marcação, se expõem desta forma está sempre mais exposto ao erro que um Inácio que joga de cadeira limitando as suas acções na sua área de influencia…

Eu prefiro jogadores desta fibra, esta intensidade, com esta entrega, com carisma… Muito destes e estamos mais perto de ganhar os grandes jogos da Champions…

Monstro!

É paradigmático como consegues escrever um monte de coisas que são verdade, ams depois graças aos ódios de estimação tens de borrar a pintura. o Quaresma é tudo isso. E sim, de facto teve um erro grave que nem deu em nada. É levantar e seguir.

Mas depois… então os jogadores que fazem passes de risco e assumem a posse mesmo quando essa é a escolha mais complicada (mas é a filosofia de jogo, hoje em dia quase consensual) também não estão mais expostos ao erro? Quando os centrais fazia passes de 10 metros, sem pressão e para colegas sem pressão, tinham 90 e tal % de acerto. Era fácil. Mantendo a bola e fazendo passes de risco, não estão expostos ao risco?

Estás a fala de coisa totalmente diferentes…

Eu estou a falar de características de jogadores, de personalidade, de agressividade, de intensidade e carisma…

Tu vens misturar com ideia de jogo e opção tática e estratégica…

Ainda assim vou dar a minha opinião…

A nossa ideia de jogo no contexto da Liga Portuguesa ressolta às mil maravilhas, porque fazemos 90% dos jogos contra equipa que estacionam 2 autocarros em frente à baliza e de lá só saem com chutão para a frente, não pressionam forte e coordenada na frente, ai nos aproveitamos, lançamos o isco de os chamar de forma abrir o campo e por lançar bolas nas costa ou meter nas entre linhas… este é o plano A.

Onde temos dificuldade nos jogos grande e principalmente na Champions, porquê? Porque aqui a pressão é forte coordenado em bloco e estratégia… para isto, e passados 4 anos ainda não temos plano B…

E o plano B para encarar os jogos da Champions passa por mudança tactica?

Não necessariamente pode se manter perfeitamente o 3-5-3. Passa essencialmente por uma abordagem diferente, preparar a linha de defesas para construir de uma outra forma. Não somos os City ou Bayern que a qualidade técnica dos jogadores da defesa e medio de construção de 80M top mundial…

Uma nunce tactica no reforço do centro do campo com um medio adiantado lançador, e alterar as características dos avançados, mais de potencia, ágeis e de ataque directo à baliza…

Criar maior dinâmica nos alas, substituir mais cedo, de forma a garantir maior eficiência nos corredores, incutir nesses alas que vão jogar 45 a 55 minutos e tem que dar tudo, pois são ser subtituidos por outro que em 35 a 45 tb tem que dar rotação no máximo (tal como o Nuno Dias faz no futsal)…

Há muito por onde melhorar

SL

Vamos lá ver, o Inácio é um bom elemento. Creio ser consensual que deveria ser mais agressivo nos duelos.

Quando digo que o acho transferível, muito passa pela questão da segurança nas acções defensivas, que ele nem sempre dá. Também pelo facto de me parecer (mas é uma questão minha) que ele oscila o seu rendimento em jogos ditos grandes.

Fazendo um regresso ao passado, o Sporting é campeão onde só tem um central “lançador”, quando o Inácio entra na equipa. Primeiro, na direita. Com o andar da carruagem, fixou-se no lado esquerdo, o que é o mais natural.

Mas, desde esse primórdio, o Sporting trouxe o Diomande, que tem aptidões no passe e, este ano, acrescentou o Debast, cuja aptidão nesse domínio é evidente.

Haverá jogos em que os 3 se conjugam e em número significativo.

Mas temos, também, o Reis e o Quaresma, num registo ligeiramente diferente. Carregam a bola, têm qualidade técnica e são melhores defesas, digamos. E qualquer dos dois tem qualidade no passe longo, também, apesar de fazerem menos uso disso mesmo (o Quaresma, pelo menos, tem uma boa capacidade de passe longo).

E dentro deste conjunto de características, eu acho que o Inácio é transferível.

De que forma é que poderia pensar de outra forma? Bom, se ele desse uso à sua qualidade com bola, para criar situações de superioridade, porque ele tem boa condução de bola, e tirar partido delas, porque ele remata bem e porque, aproximando-se da área adversária, é, teoricamente, mais fácil fazer um passe decisivo. E claro, gostava que ele fosse mais agressivo ou assertivo em todos os momentos, independentemente do peso do nome do adversário.

Bom, mas transferível no sentido de ser necessário o dinheiro para reforçar outras áreas e porque temos backup dentro do grupo, porque o Inácio não é, de todo, um gajo que eu diga nos envergonha, porque não envergonha e porque tem qualidades apreciáveis.

Mas se me perguntares se os outros são transferíveis, pela descrição que faço, qualquer deles pode ser transferível, em caso de necessidade ou utilidade. Na verdade, eu até nem venderia nenhum deles, a menos que isso fosse realmente imperativo, porque gosto da conjugação de características que temos (e junto aí a minha esperança de ver o Fresneda entrar nesse grupo).

Onde acho que temos perdido algo é na capacidade no jogo aéreo. Ganhámos na qualidade na saída de bola, temos bons argumentos para defender a profundidade mas acho que fomos perdendo potencial nas bolas paradas defensivas.

1 Curtiu

atenção que eu concordo com, praticamente, tudo o que escreveste (e o @sotnas).
mas essa… quando eu leio e ouço que o Tony Silva “vale” de 50M para cima… então o Quaresma e o Inácio têm que valer mais. porque qualquer um deles é mais jogador do que o tosco do rabolho.
aliás, estivessem eles na rabolheira e, pelo menos o Inácio, já andaria na alta roda do futebol europeu. aqui é que ninguém os promove. e hoje em dia o mercado funciona mais pela “promoção” do que pela qualidade.

1 Curtiu

Acho que os valores conseguidos nas transferências tem mais a ver com o agente que trata da transferência do que com a promoção. Embora ache que a questão de irem a seleção nacional também ajuda e muito na valorização dos passes. A questão é que as transferências são um negócio que vai muito para além daquilo que valem ou não os jogadores.