E se Varandas...?

E se Varandas fosse “Test Subject” da vacina da Rússia? :smirk:

tenor

2 Curtiram

Só merda…nem a h20 que bebem!

Este mentecapto que conseguiu ser eleito à conta dos velhotes senis com os seus 20 votos tem tido toda a sorte possível e mais alguma!

A pandemia afastou a pressão natural dos adeptos sobre a equipa quando os resultados não fossem os esperados ou quando a equipa não estivesse a jogar bem mas afastou ainda mais a pressão dos adeptos sobre esta pseudo direção!!!

Sem pandemia esta direção já teria caída ou pelo menos a forma airosa como a ratazana do Rogério Alves indeferiu os pedidos de AG não tinham acontecido!!

Aguardo pelo regresso do publido ao estádio para apoiar a equipa mas para no fim do jogo gritar pela demissão do Varandas e pela readmissão das claques no estádio como sempre lá estiveram!!

As claques dos bocas de piano do outro lado da 2ª circular estão metidas em tudo o que é crime, desde o roubo ao tráfico de droga e tentativas de homicidio, e o mentecapto foi afrontado pelas claques, o que é que faz?? Tenta acabar com as claques!!

Unir o Sporting ao mais alto nível!!

SL.

1 Curtiu

“As claques dos bocas de piano do outro lado da 2ª circular estão metidas em tudo o que é crime, desde o roubo ao tráfico de droga”

E as nossas não estão?
As claques em Portugal têm de mudar drasticamente. Não mudando nenhum clube quer / pode se associar às mesmas.

És mesmo um anormal de primeira, comparar os assassinos dos boca de piano com as claques do Sporting. A única merda que é igual neste momento e que tem de mudar são os monte de esterco das direções dos dois clubes.

2 Curtiram

Pensar que o problema está só outros e que os nossos “são diferentes” não ajuda a resolver problema algum.

Ao melhor estilo dos brandos costumes que tudo vão permitindo, no Desporto - em especial no Futebol - ignora-se frequentemente a matriz e os valores que dele deveriam fazer um relevante e prioritário meio de educação e cidadania. Mesmo reconhecendo não constituírem ilhas de virtude num mar cada vez mais poluído e tormentoso, também não seria expectável tornarem-se aliciantes e perigosos refúgios onde o comportamento inteligente e racional cede lugar às reações mais primárias; onde, tendo por fundamento fortes emoções e descontroladas paixões, existe permissividade e indiferença perante comportamentos em que a agressividade e a violência são exacerbadas como elemento distintivo e identitário de indivíduos e grupos, a batota e a fraude erigidos em “habilidades”.

Um dia, ao cair de uma serena tarde de sábado, subitamente ouço um clamor longínquo em breve tornado vibrante e ritmada gritaria; fui à varanda e…perplexidade e incredulidade: mais de uma centena de jovens adultos, alguns megafones, marcha lenta, frases e palavrões ensaiados, bandeiras, camisolas e dísticos de um clube, em quadrado envolvidos (engaiolados? encurralados?) por um “cordão” policial mais as respetivas “viaturas de apoio”!!!. Hoje, vários canais TV oferecem-nos este espetáculo em direto (os atos heroicos e as boas práticas devem ser profusamente divulgados para os efeitos que se pretendem!..).

Alcochete aconteceu há ano e meio (o caso foi entregue à Justiça); frequentes situações de ameaça e intimidação, de invasão de espaços privados, de violência e destruição de bens públicos e privados estão documentadas há muito tempo; após ameaças ao próprio presidente de um dos maiores clubes do país (teve que recorrer a proteção policial) há vozes no espaço público criticando a temerária decisão de cancelar o apoio às claques, dizendo-as importantes para os clubes e o Futebol.

E, lembro os tempos de estádios cheios de adeptos incentivando ou pelo silêncio e assobios criticando a sua própria equipa, os tempos em que todos éramos claque; e lembro também o que representaram os “holigans” e como acabaram quando houve vontade política para isso.

O que pretendemos, afinal? Apreciar as extraordinárias performances desportivas individuais e coletivas? Desafiar, acreditar e superar as nossas capacidades?

Reconhecer nesta superação o objetivo maior de todos os envolvidos na competição?

Entender, ver e promover a prática desportiva como meio privilegiado de educação, procurando ser e fazer mais e melhor, individual e coletivamente, respeitando a função insubstituível do outro (jogador, equipa, árbitro)?

Aceitar a diferença como fator inerente à condição humana e aprender a identificá-la, maximizando as suas virtualidades?

Aprender que, qualquer que seja o resultado de um jogo ou competição, é possível ganharmos sempre?

Que Desporto queremos e a que claque pertencemos?

Jorge Proença
(Desporto, futebol e claques)

Nunca tiveste numa claque nem sabes do que falas

1 Curtiu

O jubas sabe tudo ! Ele é um estudioso sobre claques e não só ! Ele até sabe quantos eram os amigos do varandas que no WhatsApp combinaram a ida a Alcochete para baterem no presidente , mas aí não achou nenhuma violência ! Isto sim é que é defender todas as ações contra a violência ! Foi depois de Alcochete que ele viu uma luz sobre a violência …

1 Curtiu

Tenho alguns conhecidos e apenas 1 amigo que fazem parte da claque dos NN e posso te dizer que as merdas em que eles andam metidos comparados com as nossas claques não tem comparação!!

Roubos, extorsão e tráfico de droga são apenas algumas…

A diferença é o tal “manto protector” que não tapa só a equipa, a direção e o Orelhas, há muito gajo naquela claque se não fossem as influencias já estava preso e por muitos anos mesmo!

Eu fiz parte da claque Juve Leo há alguns anos (entre 1995/98) de forma pouco intensa porque a vida universitária e mais tarde a profissional não me permitiram ser tão assíduo como gostaria, e ainda hoje (antes da pandemia claro está) não havia sitio onde eu gostasse mais de ver o jogo do que ao pé da claque!!

A bancada central a mim diz me muito pouco, gosto daqueles que sentem o clube como eu, com garra paixão e um amor incondicional que apesar do sofrimento não me consigo desligar. Isso é a claque, é o sentimento de amor puro sem esperar nada em troca a não ser ver um jogador nosso marcar e honrar aquela camisola!

Se achas que a nossa claque é outra coisa diferente, é a tua opinião e tenho que a aceitar.

SL.

2 Curtiram

Respeito tudo o que disseste e não duvido que grande parte dos membros da claque também só procurem aquilo que mencionaste.
Mas pelas datas que indicaste já passaram 25 anos, nesses 25 anos muita coisa mudou.

Quando vejo pessoas ligadas a claques fazerem as coisas que fizeram nos últimos anos eu questiono-me se esse sentimento puro ainda existe ou se é pouco mais que um pretexto para agregação e coesão de jovens na criação de uma força de poder. Estes fenómenos de grupo são muito perigosos. Olho para os líderes das principais claques dos 3 clubes e sinceramente nenhum me inspira grande confiança. Se um filho teu te dissesse que ia passar a estar umas horas por dia num destes grupos tu ficarias totalmente descansado?

Ninguém impede ou limita ninguém de apoiar o clube, seja de forma individual ou em grupo. Desde que respeitem o clube, as pessoas, os valores desportivos não tenho problema algum, pelo contrário. E para o fazerem nem sequer precisam de se organizar como “claques”.

Separa a minoria do resto , a claque tem de tudo não generalizes já tiveste numa claque alguma vez?

é obvio que ele nunca esteve ao pe de uma claque durante um jogo do Sporting! obvio!!!
e muito menos acompanhou o Sporting fora de casa… acho que fora de casa o sentimento de apoio e amor ao clube ainda é maior porque só vai mesmo quem quer acompanhar o Sporting sempre, não há os mortos vivos da central…
só quem foi a Nou Camp, Madrid ou Londres (Chelsea) por exemplo… percebe o que estou a falar.
obvio que os chavões são de alguem que nunca esteve durante um jogo do clube perto da claque.

há gente podre na claque, obvio!!! também há muitos podres na tribuna!, se calhar até mais do que na claque.
a diferença para o clube? uns apoiam em todo o lado o clube, os outros estao-se borrifando para o Sporting.

1 Curtiu

Pá, é o Dakine travestido de mascote. Se não é do traseiro é das calças, é necessário é tecer loas ao lobotomizado e ao encantador de serpentes, esses é que são bons.

Vocês só estão a falar dos aspectos positivos. Claro que as claques são muito emotivas durante os jogos e (geralmente) apoiam muito as equipas, em casa e fora.
Respeitando o clube, os atletas, os adversários, o desporto, excelente!
Se fosse apenas isto haveria alguém contra? Claro que não! Isto é o que todos queremos que uma claque seja.

Infelizmente historicamente não têm sido apenas isto.
Pergunto: (se tiverem filhos, ou quando os tiverem) Se um filho vosso vos dissesse que falou com um desses líderes da claque e que este o convenceu a passar a estar umas horas por semana com ele num destes grupos vocês ficariam totalmente descansados?

Lol

1 Curtiu

ainda agora este badameco nem a camisola do nosso clube vestiu vestiu… ele só veste de hugo boss para cima!
mas alguém acredita que este gajo é sportinguista?
que nojo me dá este desgraçado
merecia ser preso , e ainda aqui a pavonear-se
mas eu acredito na lei do retorno, e ele ainda a vai receber;D

Ouve lá na minha família vamos todos e ainda levamos os filhos connosco mas pensas que aquilo e o que um gang? Não tens noção do que dizes. Somos maus pais por causa disso e isso que queres insinuar?

3 Curtiram

Durante um jogo, prefiro os meus filhos na claque do que na tribuna! obvio!
fora do jogo cada um tem a sua vida. quero la saber o que os gajos da claque fazem, e os gajos da tribuna igual… que devem fazer tanta merda ou mais ainda…

Se não for para ter vincos no polo da Ralph central obviamente , fds aquele gajo deve pensar que a claque e a máfia italiana , já me está a irritar a insinuar que os pais por terem os filhos na claque são automaticamente lixo da sociedade .boa noite

2 Curtiram

Tudo o que dissestes é verdade mas o jubas não está a procura da verdade mas sim continuar com o proposito de incutir a sua narrativa nas pessoas, ele sabe muito … Em todas as organizações há pessoas boas e más !
Inclusivamente nas centrais e nos camarotes e muitos deles também prejudicam e muito o clube pode não ser com violência física mas através de outros factores não visíveis e de milhões !
Alcochete e um exemplo claro da podridão que há no futebol !Ha um estudo feito pela PSP em 2009 que a violência nas claques não é superior àquele que se verifica no nosso dia a dia ! Quantas vezes foram adeptos expulsos dos estádios por violência durante os jogos ?

1 Curtiu