E se fosses presidente do Sporting?

Não não é.

Quando compras uma casa de, sei lá, 250 000 €, ficas com um passivo imediato de 200 000 € se deres uma entrada de apenas 50 000 €. Significa isso que os 200 000 € de passivo são um problema? Não necessariamente, se tiveres um emprego que te permita pagar os juros e as amortizações, então está tudo bem. Além disso, em última análise tens sempre a casa e se a venderes recuperas em teoria os 200 000 € e pagas de uma vez o passivo que tinhas com o banco.

O mesmo se passa com o Sporting. O passivo do Sporting existe porque tem um grande activo, a começar por um estádio que custou 145 M€ - o que equivale a 145 M€ de passivo imediato nas contas do clube. Mas o facto do estádio ter “custado” 145 M€ significa também que o estádio “vale” 145 M€. Portanto, o passivo em si só se torna um problema quando não consegues pagar os juros e amortizações acordadas com o banco, caso contrário, o passivo reflecte a existência de activo.

O exemplo que descreves é exemplar passe o pleonasmo… se compras uma casa, isso não significa que não possas comprar roupa, comida, televisão ou carro. Deves uma soma exorbitante ao banco, no entanto continuas a fazer a tua vida e a comprar as coisas que necessitas para desenvolver a tua vida… e porquê? Porque a situação do passivo está controlada (tendo em conta os pressupostos que referi em cima).

é uma situaçao completamente diferente… porque tu precisas de comida e roupa para sobreviver … num clube nao precisas de jogadores de milhoes para sobreviver. Como é q podes ter uma situação controlada com um passivo de 200 milhoes ? é mais que o valor do estadio e de todo o plantel do sporting… é como se o clube todo , incluindo atletas tivesse hipotecado … porque o valor real do clube em si é igual ao do passivo . No meu ver , preferia andar uns anos de forma sabatica e abater radicalmente o passivo … do que andar a investir sem garantias de sucesso quando tens um monstruoso passivo a fazer sombra .

Sem querer me intrometer na vossa interessante discussão …

Não ? e vamos parar ás distritais se não tivermos jogadores de milhões .

Em teoria é muito bonito o que dizes , mas garanto-te que se aparecesse um presidente no Sporting que fizesse o que acabas de dizer , um ano depois andavas praqui a barafustar dizendo que o Sporting não presta e que vai descer de divisão etc etc etc … ai então é que o Sportinguismo ia pelo cano .

O sporting não é um clube qualquer para que se arrisque dessa forma (leia-se : “andar uns anos de forma sabatica”) .

andar uns anos de forma sabatica não é a mesma coisa que ser irracional… e com a qualidade do nosso campeonato , ate te arriscavas a ser campeao… com a qualidade da nossa formaçao e com 3/4 jogadores experientes no nosso futebol , acho que seria suficiente…obviamente que é um risco e que é so uma opiniao , mas o que quero dizer é q o mais importante é acabar com o passivo , nao podemos ignorar e passar os proximos 100 anos a pagar juros e uma passivo monstruoso…nao pode ser a politica de quem vier atras que feche a porta…e so vejo duas maneiras…ou vendemos o estadio e jogamos nao sei onde ou vendemos jogadores do plantel todos os anos e pegamos no dinheiro para abater o passivo…

‘Nem tanto ao mar, nem tanto à terra’.

Andar uns anos de forma sabática, poderia abater radicalmente o passivo, mas seguramente que minguava ainda mais e irreversívelmente este clube, em direcção ao um ‘Belenenses do Campo Grande’.

A margem é estreita, sem é que ainda há alguma (quero crer que sim).

O que julguei intuir no teu texto/manifesto foi o retomar de uma ideia de Clube, em contradição com a actual ‘via-sacra’ de clube gerido com pouca ambição e ao arrepio do que foi a sua tradição centenária de clara aposta no ecletismo.

Andar uns anos de forma sabática já nós andamos agora ao menos colocava-se o passivo em valores aceitáveis.

mas precisamos de encarar o passivo como uma realidade do presente que condiciona o futuro… quanto mais cedo lhe fizermos frente, melhor ! eu tenho 20 anos , nao quero ter 40 e ainda andar às voltas com o passivo… temos que “encaixar” que existiram graves erros de gestao e partir para cima deles , pq andar a apontar culpas não nos leva a lado algum… precisamos de coragem para por fim a este endividamento , nao é momento de ter invejas de porto e benfica pq contratam este ou aquele , é momento de reagir perante as nossas dificuldades , pq se alguem acha que ao nos preocuparmos em livrar as dividas enquanto os outros contratam é tar estagnar enquanto os outros evoluem , estao completamente errados , porque estaremos sim a evoluir. O belenenses tornou-se um caos , porque nao teve um plano de futuro , nao foi capaz de trazer alma e mistica às novas geraçoes… nós sendo racionais nao precisamos de grandes orçamentos para sermos campeoes… se tivermos um orçamento de um braga , com um treinador competente , chega para sermos campeoes . Isso do orçamento dos clubes , é uma grande treta no que toca à nossa liga. Na Champions já aceito , agora cá ? Digam-me se perdermos 4 jogos , com Porto e Benfica…e ganharmos os outros todos que têm um orçamento bem mais baixo…não chega para sermos campeoes ?

Ok, já percebi que nunca compraste casa… pergunta lá aos teus pais como é que funciona.

Mas já agora deixo aqui um exemplo ainda mais óbvio:

• Imagina que és alguém com um emprego em que ganhas 3 000 € / mês e que tens um terreno onde queres construir uma casa, a tua futura casa. O custo da construção da casa é de 200 000 €.

• Como não tens 200 000 € e como só irias ter esse dinheiro daqui a muitos anos, o que é que fazes? Pedes um empréstimo ao banco de 200 000 €. O banco diz-te sim senhor, empréstimo que tem de ser pago a 40 anos, tendo tu que pagar 5% de juros e amortizar 5 000 € / ano (417 €/ mês). Ou seja, tens um “passivo” que tens de pagar em 40 anos.

• No total, tens de pagar os tais 417 € / mês de amortização + 5% do empréstimo ( 830 € / mês no primeiro ano, 810 € / mês no segundo ano, 790 € / mês no terceiro ano e por aí fora durante 40 anos). Ou seja, dos teus 3 000 € de ordenado mensal pagas no máximo cerca de 1200 € todos os meses para o empréstimo da construção da casa, o que significa que te sobram 1800 € todos os meses para fazeres o que bem te apetecer com eles.

• Conclusão I: Não vais esperar 40 anos até poderes construir a tua casa… isso é irreal. O que se faz é tirar um empréstimo, construir a casa e passar 40 anos a pagá-la. Durante esses 40 anos tens oportunidade de usufruir da casa.

• Conclusão II: Se calha de ficares no desemprego e não teres dinheiro para pagar as obrigações para com os bancos, então é provável que sejas obrigado a vender / hipotecar a casa, recebendo assim dinheiro que te permitiria voltar a cumprir as tuas obrigações para com os bancos.

• Conclusão III: Decorrente do ponto anterior, é por isso que pedir um empréstimo para viajar por exemplo, é uma completa idiotice porque a viagem uma vez feita, foi-se, enquanto que uma casa é um valor seguro que em teoria existe sempre e que pode ser vendido e revendido a qualquer altura, caso a pessoa não consiga por alguma razão pagar aos bancos o que lhe falta do empréstimo.

[hr]

O mesmo se passa com o Sporting. Foi feito um empréstimo de cerca de 237 M€ (valor assumido numas entrevistas em 2005 salvo erro) aos bancos para se construir o Estádio, complexo Alvalade XXI e Academia (e provavelmente o edifício Visconde também), porque, como é lógico, o Sporting não tinha 237 M€ no bolso para mandar construir essas coisas todas.

Esse empréstimo tem de ser pago a xxxx anos, muito provavelmente a 50 ou mais (escusas de pensar que o passivo vai estar liquidado antes dessa data). As obrigações do Sporting são o pagamento de juros + amortizações acordadas com os bancos que ninguém sabe muito bem quais são, mas que existem de certeza.

O ponto crítico está no facto do Sporting gerar receitas suficientes (o semelhante ao ordenado mensal no exemplo que dei acima) para poder pagar essas obrigações para com os bancos e ainda assim lhe sobrar dinheiro para a sua actividade habitual.

Ou seja, o passivo em si até podia ser de 2M, 20M, 200M, 2000M, 200 000M de euros… não interessa, a única coisa que interessa é se o Sporting consegue pagar os juros + amortizações acordadas com os bancos, mesmo que para isso demore 150 anos (se for isso que consta do contrato).

E no caso do Sporting, as estruturas construídas não são voláteis, ou seja, não é como uma viagem, pelo que o activo está lá sempre, podendo ser vendido a qualquer altura para gerar receitas extraordinárias para que se cumpram as obrigações com os bancos.

Got it now?

[hr]

E é por esta razão que, como já te disse, usar 90% do lucro para abater no passivo é uma completa idiotice.

percebo o que queres dizer … admito que posso tar a ser demasiado ingenuo , mas não percebo qual a vantagem de continuar a pagar passivo durante dezenas de anos , quando o podemos amortizar rapidamente . Para ter uma equipa competitiva ? Acho isso tudo muito subjectivo… preferia pagar 200 mil € mês a um treinador de qualidade do que andar a gastar 3 milhoes aqui , 5 milhoes ali … Acho que não é preciso um plantel muito caro para sermos campeoes … O sporting já teve grandes equipas e nada ganhou… porque ? Porque a qualidade dos seus treinadores foi sempre muito inferior à do plantel… Para termos uma equipa competitiva o primeiro passo é ter um treinador de qualidade.

Se eu fosse presidente do Sporting, tivesse 2m de altura, dedicasse uma grande parte do meu tempo ao Sporting, vá lá 1.30h por dia, gostasse de sair mais cedo dos jogos do Sporting para ir ver os do Estoril ou jogar ténis, ou ainda se tivesse uma especial apetência para falir empresas, daria um tiro na boca a mim próprio.

se tu fosses presidente do Sporting nunca mais entrarias em Aveiro em segurança :mrgreen:

E eras casado com a filha de um ex presidente dos porcos que te daria 3 preciosos leitoes vermelhos

:lol:

:arrow:

A tua pergunta tem toda a razão de ser, já que é isso que toda a gente quer fazer… amortizar ao máximo para pagar o menos possível aos bancos de juro e durante o mínimo período possível.

E a resposta à tua pergunta é a seguinte: as receitas geradas pelo património que foi construído (no fundo o arrendamento do Holmes Place, da Clínica CUF, do edifício Visconde e do Alvaláxia a empresas que os quisessem explorar) seriam usadas para cobrir os juros e amortizar segundo o plano delineado com os bancos.

Aqui entra o problema: não existe muita informação sobre as rendas, essa informação não foi disponibilizada pela Direcção (aliás, FSF não a sabia), mas existem dados suspeitos, por exemplo:

• No caso do edifício Visconde foram revelados números francamente positivos para o Sporting cobriam à larga os juros + amortização do investimento feito nesse edifício (ou seja, havia lucro!). Infelizmente, tendo vendido tudo, o Sporting tem agora de pagar uma renda (e não receber) para poder usufruir de um dos pisos desse edifício:
Jesus Oliveira tinha feito a pergunta na AG, mas sem a devida resposta por parte do Conselho Directivo. À pergunta de “quais os valores que o SCP recebe de renda do edifício sede?” a resposta que obtive por parte de uma inside-info foi :

”O sporting recebe anualmente 4.750.000€ (quatro milhões e setecentos e cinquenta mil euros) de rendas “.

“Pagamos 3.250.000€ (três milhões e duzentos e cinquenta mil euros) de amortizações e outras despesas”

Ou seja, 4750000-3250000 = 1500000€. O que quer dizer o edifício de escritórios dá um lucro de 1.500.000€.

• É mais que notório que nunca houve um esforço para que o Alvaláxia funcionasse como deve ser - parece que existe pessoal que se instalou no Alvaláxia que nunca pagou uma única renda desde o início; bastou o Sporting vender aquilo a alguém e apareceu logo um Lidl que já se sabe que atrai muita gente.

Isto são só alguns exemplos, mas por aqui vês que há muita coisa que não cheira mesmo nada bem e é por isso que esta redução do passivo a todo o custo em vez do procedimento habitual de pagar passivo durante bastantes anos de acordo com o combinado com os bancos o te deve a ti e a todos fazer pensar nas razões mais ou menos ocultas que estão por trás dessa decisão.

se esses numeros tao correctos , foi um enorme erro vender o edificio. Um enorme erro diga-se . acho estranho

Pois, isto é apenas a ponta do icebergue.

Quando confrontado com a pergunta das rendas sobre as estruturas na AG imediatamente antes da venda do património, FSF não soube responder - ora, se não sabe o valor das rendas, então não sabe se dão ou não prejuízo → se não sabe se dão ou não prejuízo, então não sabe se chegam ou não para cobrir os juros e amortizações e com isso baixar o passivo lenta e gradualmente → se não sabe se as rendas chegam para o que acabei de descrever, então como é possível defender a venda do património de forma fundamentada e esperar que acreditem nele?

Bem, mas este tópico não é sobre o FSF nem sobre o projecto Roquette. Venham de lá mais ideias então. :arrow:

Promovia uma investigação exaustiva dos evidentes interesses e negociatas desenvolvidos à custa do Sporting e caso fosse justificado, levava todos os envolvidos no projecto roquette, notáveis ou não, a tribunal

Olhem, eu criava um fundo para o SCP jogar todas as semanas no euro-milhões, com o lucro para abater no passivo :smiley:

As primeiras medidas seriam, auditoria externa a todas as contas do Grupo Sporting e colocar a CML em tribunal por incumprimento de acordos estabelecidos que muitos prejuizos nos causaram.

SL

Para alem do que referi em cima … na parte dos recursos humanos …

Cargo de Manager em todas as modalidades. coordenar tambem a formaçao .

Futebol - Carlos Queiroz
Andebol - José Tomaz
Futsal - Paulo Fernandes
Hoquei - Luis Senica
Ciclismo - Marco Chagas
Basquetebol - Carlos Lisboa
Vollei - Juan Diaz