E se fosses presidente do Sporting?

Ao nível da aproximação dos sócios ao clube faria:

• Criava o comboio verde. Ou seja, fazia um acordo com a CP em que havia a garantia de se levar e trazer os adeptos do Sporting aos jogos fora.
  • Suportava uma parte do preço dos bilhetes e do transporte para jogos fora, para criar mais condições de apoio, sendo que em jogos fora cria-se sempre um ambiente excelente em torno do apoio ao clube.
  • Baixava drasticamente o preço dos bilhetes e GB para sócios, sendo que a receita também baixaria, mas com o défice controlado, e com o aumento de sócios pagantes que resultariam da medida, o prejuízo não seria tanto.
  • Acabava com as regalias para a direcção e pseudo-vips, que só nos afastam a nós, verdadeiros sportinguistas, anónimos, que fazemos do Sporting o que ele é.
  • Criava uma plataforma de relacionamento entre ambas as claques com um acordo de principio para participarem em conjunto em coreografias, e para haver um apoio concertado durante os jogos em casa e fora.
  • Dinamizar os núcleos do Sporting, pois são verdadeiros bastiões do Sportinguismo pelo país fora. Reservava sempre um sector do estádio para os núcleos, e ofereceria o transporte até Alvalade. Oferecia, ou comparticipava largamente em bilhetes para jogos fora, que fossem perto dos núcleos (p ex jogos no minho, ofereceria bilhetes aos núcleos vizinhos).

Enfim, assim de repente eram estas as medidas que levaria a cabo para tornar o Sporting mais próximo daquilo que idealizo, no que à ligação com os sócios e adeptos diz respeito.

Concordo com muitas destas ideias e tambem poderia acrescentar mais uma ou outra, mas para mim enquanto não formos estáveis finaceiramente; isto é as nossas receitas cobrirem as despesas (incuindo a diminuição do passivo), essa será sempre uma prioridade.

Dá desconto, na sporttv parece…

:lol:

juve-boy, os adeptos do manure são conhecidos em inglaterra por parecerem posters durante o jogo. Sem cantarem, e todos sentados… Se é isso que queres…

Já disseram tudo…ou melhor quase tudo…

Uma das 1ªs coisas que eu faria era mudar o speaker e baixar o volume… :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Se fosse presidente, proíbia a contratação de jogadores Sérvios e Montenegrinos para o plantel do Sporting. Só arranjam confusão.
De resto roubava ideias aos meus adversários “candidatos” que aqui postaram. ::slight_smile: :lol:

Eu penso que a prioridade do futuro Presidente é recuperar a relacão entre o Clube e os Sócios e Adeptos, mais até que vencer troféus. É óbvio que a matriz vencedora do Sporting é algo que deve ser sempre incentivado e deve existir um rigor e profissionalismo totais, mas isso tem a ver mais com o carácter e competência das pessoas, não propriamente com a parte do rumo estratégico.

E para recuperar essa relacão, é necessário investir a sério na imagem que o Clube tem junto dos sócios e adeptos, na relacão, na comunicacão, na mobilizacão, no envolvimento do comum dos Sportinguistas na vida do Clube e no envolvimento de todos os grupos e instituicões que dedicam a sua existência ao SCP. Não se trata de andar a vender populismo (ou seja, nada disso de vender kits de sócio ou afins), mas sim levar a que mais e mais Sportinguistas possam sentir que contribuem para o Clube, seja de que forma for. Se querem uma linguagem mais técnica, trata-se de melhorar e muito tudo o que diz respeito aos Dpts de Marketing, Comunicacão e Apoio aos Sócios e aos Sportinguistas em geral.

Esta seria a minha prioridade para os próximos anos, seguindo-se na lista de prioridades a conquista do Campeonato Nacional de Futebol a nível Sénior e a garantia de boas condicões para a prática de determinadas modalidades e perto da casa-mãe.

Caro Paracelsus,

Gostava de te fazer uma pergunta , visto eu nao perceber nada destas coisas de Economia e tb esta diferenciação entre Clube e SAD.

È uma duvida que tenho tentado esclarecer e até a data nao consegui, mas acho que com os teus conheçimentos vou ficar esclarecido?

entao cá vai a pergunta:

Vendemos um determinado jogador, por 20M€, esse montante pode ser utilizado para abater o passivo, aqueles tais 240M€, ou essa verba terá de ir para a SAD?

SL

Bem, eu também não tenho propriamente conhecimentos avancados de economia (a minha especialidade é outra ;D), mas acho que não vou dizer nenhuma asneira:

Em princípio, vendes um jogador por 20M€ e esse dinheiro vai abater o Passivo da SAD (que corresponde a uma parcela do passivo do clube, neste caso cerca de 60M€ ou 120 e tal, se considerarmos os critérios da IFRS em que a venda da DE por 65M€ não ocorreu como era suposto ter ocorrido em 2005). Esse passivo da SAD tem estado mais ou menos na mesma desde 2005, uma vez que a SAD tem conseguido resultados líquidos perto do zero (ou seja, não acumula dívida adicional a cada ano que passa), portanto, este passivo não tem muito de preocupante, desde que o resultado líquido da SAD continue a evoluir favoravelmente (significa que a tendência é de diminuicão ou cobertura do passivo e não de aumento).

Agora, usares o dinheiro dessa venda para reduzires passivo, ou melhor, amortizares a dívida que o clube tem com os bancos, sobretudo devido à construcão do estádio e do restante património entretanto vendido (a outra parte do passivo), creio ser mais complicado. Penso que é uma operacão que envolve questões fiscais e que não é assim tão simples de executar. Por exemplo, a venda da Academia do Clube para a SAD teve de ser com autorizacão dos sócios e, segundo o que está escrito, foi por 22M€ traduzindo-se em 17M€ directos para o Clube (julgo que tem a ver com as tais questões fiscais). Outro exemplo é o facto de todas as operacões financeiras, quer seja de dívida ou crédito entre a SAD e o Clube (as outras empresas do Clube, leia-se), estarem descritas ao detalhe nos R&Cs, pelo que se deduz que esta “barreira virtual” existe, caso contrário metia-se tudo no mesmo saco e já está.

Não sei se esclareci alguma coisa… os mais entendidos sobre o assunto estão à vontade para me corrigir.

Que grande complicação, eu fiz tb a pergunta pq lembro-me na altura da venda do Nani ter ouvido o FSF dizer que o dinheiro ia todo para abater o passivo, deve ter sido o passivo da SAD entao…

Meu caro Paracelsus obrigado pelos esclarecimentos. :great:

SL

Bem se fosse presidente do Sporting mudaria muita coisa , mas vamos por partes :

Infraestruturas :

• Estádio - Tomava uma posição radical e construiria um novo estádio , dentro de Lisboa . Na zona do aeroporto da portela , quando o de alcochete tivesse pronto. Venderiamos o terreno e aplicavamos todo no novo estadio, que com as acessibilades que tem , estaria bastante valorizado. Um estádio novo , com capacidade para 45 mil pessoas e com pista de atletismo e com 2 Pavilhões , com pisos diferentes . Bancadas todas verdes e com o nome dos sponsors a branco. Dentro do estádio criava , um sector de restauraçao , mas com uma única loja , tipo portugália , com um extenso balcao e mesinhas onde os adeptos se pudessem juntar antes dos jogos ou ver os jogos em que o clube jogue fora . Piscinas e ginásios…tambem estariam integradas no estádio. Estádio em forma oval a com as superiores em forma de curva e com pista de ciclismo agregada à de atletismo . Uma porta de maratona onde permitisse terminar a maratona do sporting ou uma maratona de lisboa…ou mesmo a volta a portugal em bicicleta .
  • Naming do Estádio , das bancadas , dos pavilhões e da pista de atletismo . Por exemplo um " Millenium de Alvalade " ou algo do genero , daria viabilidade ao projecto . Um pista de atletismo com insignias " CGD ( por exemplo ) " no tartan da pista…acho que era algo bastante viável e ajudaria no orçamento do atletismo . Tal e qual como os pavilhões .
  • Um Mini Estádio ( como o campo principal da academia ) , do lado de fora do estádio , destinado ao rugby . Tambem sponsorizado.
  • Criava também uma faculdade de Desporto SCP ( num edificio que fosse uma especie de tentaculo do estadio ) com cursos de gestao de desporto e treino de alto rendimento por exemplo. Com numero de vagas limitado .Com os alunos a poderem estagiar e aprender com os treinos das diversas modalidades e fazer estudos/trabalhos que poderiam trazer benficios às equipas técnicas das modalidades . Palestras de antigos atletas/dirigentes/técnicos e as suas visoes do que é o deporto profissional.
  • Edificio do Genero do Visconde , mas mais pequeno , destinado apenas ao sporting e com escritorios das respectivas modalidades…tambem noutro genero de tentaculo do estadio.
  • Uma zona verde com mesas de merendas e mesas para jogar as cartas etc…2 ringues , 2 courts de tenis , um circuito de manutençao que qualquer pessoa pudesse usufruir. Grátis para socios e um valor simbolico para qq pessoa. 1€ por exemplo . Grátis até aos 16 anos
  • Complexo de Ténis , com um Court principal com 2 mil lugares , com uma cobertura simples . + 2 campos de treino .
  • Uma academia das modalidades , com 2 pavilhoes e ginasio , onde as camadas jovens pudessem trabalhar durante a semana . Loures seria um local ideal. Bem negociado era algo que a camara local pudesse financiar.
    Horários dos Jogos das modalidades :

Excepto jogos europeus , todos os jogos em casa seriam ao fim de semana. Com o culminar do Futebol às 17h de domingo. Como querem mais adeptos e mais socios se afastam o clube dos adeptos com horarios inaceitáveis ? Qual a televisão que não queira os direitos televisivos do sporting mesmo com jogos às 17 horas de domingo ? poupem-me… certamente voltaria a mistica de passar os domingos junto ao estadio e voltaria o verdadeiro sportinguismo , o que traria mais socios e adeptos de certeza.

Modalidades :

Futebol - Futsal - Hoquei - Atletismo - Basket - Andebol - Rugby - Volley - Ténis .

Ciclismo . merece destaque , porque na volta a portugal ou outras voltas, permitiria levar um camião pelas diversas localidades do país, o camião Joaquim Agostinho , que teria venda de produtos sporting , angariação de socios . Genero o da TBZ visto no jamor .

• Criar um torneio em todas as modalidades com o nosso nome… maratona sporting … torneio sporting ( futebol ) … volta sporting ( ciclismo )

Atletas :

Darmos o exemplo com atletas nacionais na sua maioria , em todas as modalidades . Só 2 atletas nao nascidos em portugal permitidos em cada plantel .
Metade dos atletas de cada plantel seria formado no clube .

Adeptos .

• Seria apenas permitida uma claque , no meu entender a Juventude Leonina , para voltarmos a ter uma curva unida que fazia os adversários tremer e que tinha espectaculos memoráveis e dava gosto ver .
  • O lider da claque seria responsável pela actuação e comportamento da claque e seria-lhe incutido a responsabilidade da revista dos adeptos da claque antes de entrar no estadio do sporting. Não seriam permitidos objectos perigosos . Acho que seria uma medida inteligente , porque sabemos que ha um grande respeito pelo lider da claque ( mais q a policia ) e criava-se um clima pelos varios elementos da claque de denunciarem e reprimirem quem nao cumprisse esta norma.
  • Permitidas tochas de fumo verde e branco .
  • Nos jogos internacionais , levar uma bandeira gigante portuguesa a mostrar quando as equipas se perfilam no relvado.
  • Equipa a fazer venia e agradecer aos adeptos antes e depois de todos os jogos. Nos jogos fora entregar sempre as camisolas aos adeptos .

Finanças :

90% do lucro seria para abater no passivo e cortava.se em tudo o que fosse administrador desnecessario. Nós crescemos sem sad’s e coisas do genero. somos o que somos pelo nosso amor ao sporting e nao por gestores milagreiros que muitas vezes nem sportiguistas sao . Faria tudo para devolver uma saude financeira ao clube . Vendas de atletas , ultilizava o dinheiro todo no abatimento do passivo ate este ser liquidado .

Sócios :

Um pack de socio com descontos parecido ao que temos , mas incutindo algum sportinguismo. Entradas gratuitas nas fases regulares dos jogos do campeonato das modalidades, porque muitas vezes precisam mto mais de apoio que de dinheiro e so com apoio se conseguem vitorias e so com vitorias se consegue dinheiro… jornal sporting gratis… a nova camisola do sporting no inicio de cada epoca , por metade do preço… oferta de cachecol de 3 em 3 epocas .
Oferta de deslocação em todos os jogos fora , num acordo com a CP e/ou uma empresa rodoviaria… que por seu turno poderiam patrocinar algo dentro do clube.
Manteria a Tourada do Sporting no campo pequeno , uma vez por ano , com os socios a pagarem metade do preço.
Assembleia ou Congresso no final de cada epoca desportiva para debater a epoca e iter ideias para o futuro.

Bilhetes :

Manteria a Politica das Gamebox , mas baixava o preço . 60€ para as superiores e 100€ para as centrais , com oferta de uma bebida por jogo.
Bilhetes normais - Bilhetes a 5€ para as superiores e 10€ nas centrais . Nos jogos com benfica e porto superiores-10 e centrais-20.
Criava uma Gamebox Total com ediçao limitada , 1000 gameboxs , que desse direito ao lugar no pavilhao em todos os jogos , incluindo os dos playoffs . Durante o playoff teriam ate à vespera para confirmar o seu lugar no jogo , caso contrario o bilhete para esse lugar nesse jogo seria posto a venda , para termos um pavilhao sempre repleto.

Jornal Sporting :

Grafismo mantido que acho que esta bom. 3 Páginas para cada modalidade ( resultados ,antevisao , rescaldo e futebol formaçao ) e uma crónica semanal de cada treinador da equipa principal de cada modalidade e do presidente. Sempre uma entrevista e uma crónica semana de um antigo atleta sportinguista .

Sonho :

Uma equipa de formula1 do sporting , sponsorizado por empresas portuguesas e com pilotos portugueses.
Na off season da competiçao , fariamos um grande premio sporting , onde as marcas poderiam fazer testes… tipo corrida de pre-epoca…

Em boa saude financeira e com bastantes socios e adeptos :

• Sporting Tv
  • Fim do Namings :

Estádio José de Alvalade - Bancadas com nome de antigos jogadores .
Pista de atletismo - carlos lopes
Pavilhao - antonio livramento
Academia - Aurelio Pereira
Espaço Verde - Fernando Mamede

etc

bem e era isto ;D

:arrow:

Além disso, o Sporting jogava sempre que possivel ao Domingo à tarde e acabava com a merda de bares à americana que existem nas superiores… em Portugal quer-se cerveja com alcool, bifanas e queijadas de sintra/nougat como quando era miudo. O estádio passava a ser preenchido com cadeiras verdes/brancas e aqueles azulejos todos eram recambiados para casa do sr arquitecto Taveira.

… acabava com o corfebol :lol:

E como é que pagavam isso tudo?

O post do Digas é todo um (magnífico) programa eleitoral. :clap: :clap:

Numa primeira análise pode parecer utópico, mas sem utopia, estamos mortos e vencidos. E nada vale a pena.

Se fosse um manifesto, punha a minha assinatura por baixo. Tenho uma discordância radical e insanável sobre o nome proposto para o Espaço Verde, mas isto é um mero pózinho na grande montanha que este texto nos incita a escalar.

Atenção - que este texto não chegue ao conhecimento do FSF e afins, porque era apoplexia pela certa !

Por acaso, o programa do Digas não teria o meu voto… de forma alguma.

Existem aspectos que são uma perfeita irresponsabilidade, nem sequer lhe chamo utopia. A nível de finanças, trata-se de dar muitos tiros no pé e preferia votar em alguém que dissesse que só faria algo depois de lá estar e de conhecer a situação do que em alguém que dissesse que iria desviar 90% do dinheiro para liquidar passivo, construir novo estádio, faculdades, academias e mais mil e um complexos desportivos.

Pegando na ideia do Digas, gostava que em vez de números, os sectores e as portas tivessem os nomes de jogadores históricos.

‘Ah e tal tenho uma gamebox no sector Balakov. E tu?’
‘Eu estou do outro lado no Peyroteo.’

O Digas que se ‘defenda’, se entender.

Por exemplo, a parte dos 90% do lucro para abater passivo, óbviamente que não faz qualquer sentido, mas eu entendi este texto como um manifesto.

Foi assim que o li, a modos que um ‘Manifesto anti-Dantas’ do Almada Negreiros, que como deves saber, deve ser entendido como ‘o que recusamos ser’, mesmo que não se saiba com rigor qual o caminho a seguir.

E só nesta perspectiva teria a minha assinatura.

obviamente :wink:

Se o nosso principal problema fosse o passivo ainda era de capaz de perceber. Mas como não é nem nunca foi…

200 e tal milhoes de passivo é um problema enorme sim . primeiro pagas o que deves e depois avanças para o resto… não faz sentido gastar milhoes em jogadores , quando deves balurdios . mas qual é para ti o principal problema do sporting ?