nao sei se este será o topico ideal para falar no assunto mas nao encontrei nenhum mais apropriado (se calhar o melhor seria abrir um novo topico…) por isso aqui vai:
na sequencia do que tenho vindo a escrever noutros topicos acho que falta ao Sporting uma estrutura competente que possa fazer um trabalho de continuidade (e quando digo continuidade é um trabalho para 15, 20 ou 30 anos)… ou seja um projecto para o futebol Sportinguista…
neste momento existem umas linhas orientadoras que passam pelo aproveitamento das camadas jovens mas nao me parece que haja alguma coisa com cabeça tronco e membros…
este projecto, que na minha opiniao deveria ser implementado o mais depressa possivel, teria como base uma equipa competente, constituida por pessoas que percebessem de futebol (e nao só… que tivessem um estatuto especial… que fossem respeitados…) e que constituiriam uma plataforma que estaria faria a interligacao entre a equipa senior, a formacao e a direccao da sad…
essa equipa deveria ser responsavel por um verdadeiro gabinete de prospeccao (principalmente para a equipa senior… na formacao parece que isso esta a ser feito…)…
como projecto que é tem que ter resultados mensuraveis, prazos e custos estabelecidos…
a ideia seria a criacao de um plantel viavel (tendo em conta as limitacoes financeiras…) cuja base fosse mantida durante muitos anos…
a primeira fase seria a construcao do grupo ( e é aqui que eu acho que o paulo bento pode fazer um bom trabalho…): limpar o balneario, motivar os jogadores, dar confiança, aplicar principios defensivos eficazes… ou seja, construir a base… nao é preciso futebol espectaculo, nem resultados… apenas coesao e espirito de sacrificio…
esta fase deveria durar duas ou três épocas dependendo da qualidade dos jogadores que constituem o plantel… o grande objectivo seria manter os melhores jogadores, os doze ou treze melhores jogadores durante essas 2 ou 3 epocas…
a conquista de titulos nesta primeira fase nao seria muito provavel…
depois desta fase ha que analisar os resultados… talvez mudar de treinador e trazer alguem com maior capacidade tactica, que pusesse a equipa (ja com um espirito de grupo enraizado, com referencias, com uma coluna vertebral…) a jogar futebol…
a partir daí é só gerir… pode-se vender um jogador por época (apenas um…) e trocar de treinador de 2 em 2 anos se for necessario que os resultados aparecem…
as contratacoes na primeira fase sao definidas apenas pelo tal grupo ( em conjunto com o treinador…) e numa segunda fase podia-se dizer ao treinador: “esta epoca devem entrar 3 ou 4 jogadores… voce pode trazer 1 ou 2 os outros vai ter de escolher daqueles que nós queremos…”
personalidades para fazer um trabalho desses a longo prazo é que seria mais complicado…
perante o plantel e tendo em conta as restricoes financeiras acho que seriam necessarios mais dois ou três anos para concluir a primeira fase e a estrutura do plantel seria constituida por jogadores como: rui patricio, abel, pereirinha, tonel, polga, carriço, adrien, miguel veloso, joao moutinho, vukcevic e liedson, e com mais alguns jogadores contratados que pudessem fortalecer o espirito de equipa ao longo desta primeira fase…
acho que é esta é a unica forma de termos uma equipa consistente e que ganhe com regularidade…
o que nao se pode fazer é destruir equipas em crescimento… ( por exemplo o porto quando ganhou a champions despachou meia equipa porque sabia que aqueles jogadores nunca iriam valer tanto como nessa altura…)… o objectivo do Sporting deve ser esse… quando ganharmos uma liga dos campeoes desfaz-se a equipa (se puderem ficar algumas peças importantes no balneario melhor - no porto ficaram o pedro emanuel, o jorge costa ou o vitor baia por exemplo…)… nao uma taça de portugal como aconteceu…