Confesso que não via esta posição como uma prioridade a reforçar, nem sequer via a defesa (central) a necessitar de reforços até porque as opções Coates, Semedo, Oliveira, Naldo, Ewerton dão-me confiança enorme.
Mas sim, a vir o Douglas, terá que sair algum. Não o conheço, não sei se é melhor que algum dos nossos 5, mas a sair talvez Ewerton, quiçá Naldo, os outros 3 são intocáveis.
Não sei ao certo, mas parece-me evidente que é elevado. A sua preferência pelo Dinamo primeiro e pelo Trabzonspor depois não foi por razões propriamente desportivas, e é sabido que estes clubes pagam (no caso do Dinamo isso é passado) muitíssimo bem. Exemplo disso são por exemplo Cardozo, Marin e Bonsingwa que jogam ali.
Dito isto, achas minimamente provável que tenha um salário modesto? abaixo do top-5 do nosso plantel?
Este ano, foram quantas as duplas utilizadas? 7? 8? E porquê?
No próximo, pode ser necessário responder ao mesmo, ou pior.
Estou de acordo com uma parte e em desacordo com outra:
Douglas, até pode ser um central muito à JJ (um daqueles que me parece que ele pode potenciar e muito), mas por aquilo que consigo ver (só o vi num ou noutro jogo e no YouTube) não me parece apresentar, à priori, “predicados” garantidamente acima de Ewerton em termos técnicos, de Naldo em termos de eficácia e em nenhum factor se comparado com Paulo Oliveira (talvez no passe logo…). A última coca-cola do deserto, não é de certeza!
Ewerton parece-me cada vez mais uma carta fora do baralho (aquela intermitência é insustentável) e Tobias ainda tem uns degraus para subir (e, para isso, precisa jogar).
Fica a faltar um 5º elemento (e, escrevam: vai haver 5 centrais na “A”!) e com o grau de exigência a que vamos estar sujeitos e de eficácia que teremos que apresentar, aconteça o que acontecer, Domingos Duarte não me parece ser, ainda, a solução (por mim, também ia rodar!).
Um “Douglas” trabalhado por JJ será seguramente mais consistente que DD ou Tobias e poderá superar em muito o Naldo (por quem, no início, também não se dava grande coisa!).
Gosto muito do Naldo, pela entrega, que lhe permitiu superar alguma menor valia técnica e apresentar uma eficácia bastante razoável e uns “números” bem agradáveis. Mas não sei se chega para uma Champions e para uma liderança interna incontestável.
Com um “Douglas trabalhado” (há sempre a acrescentar o factor JJ!!!), acho que Naldo acabará por ficar para 5º central.
Por fim, não vale pena estar a sofrer muitas “dores” por Douglas:
Até um eventual “bacalhau”, não passa de um “suponhamos”, de uma “eventual” hipótese, de uma especulação.
Ainda muita água vai passar por debaixo da ponte.
Espero bem que não, que era sinal que algo estava a correr muito mal.
A quantidade de duplas utilizada é algo de inaudito.
Que grandes equipas no futebol mundial têm 5 centrais no plantel? Falo de 5 centrais que sejam jogadores feitos ( Semedo ainda não é, mas para o treinador está à frente de Ewerton, Naldo e Oliveira ).
Não faz sentido. Se um deles fosse polivalente e pudesse fazer uma das laterais com igual qualidade, abdicando o Sporting um dos laterais, ainda vá. Se pudesse jogar no meio campo ( Semedo foi aí experimentado na pré época passada, mas pelos vistos para ganhar valências na sua posição ), ainda vá.
Assim, não. Se Douglas vier, saem Ewerton e um entre Naldo e Oliveira.
São duas posições, 4 jogadores. Os “jokers” que sejam para jovens que também possam jogar na B ou para o meio, alas e ataque e que sejam jogadores que possam fazer mais que uma posição.
Cinco centrais é excessivo e utilizamos cinco centrais a época que terminou porque o Jorge Jesus entendeu que os que tinha não lhe satisfaziam por completo. Daí que foi em Janeiro buscar o Coates e fez regressar o Rúben. Quatro centrais (Coates, Rúben, Paulo e Naldo), caso o treinador esteja satisfeito, serve perfeitamente e ainda há Domingos Duarte para ir trabalhando quando o treinador achar necessário.
A chegar o Douglas, significa que o treinador não está de todo ainda satisfeito com os centrais. Assim sendo, vão ter que sair dois, o Ewerton e outro. Seja o Paulo por empréstimo, seja o Naldo em definitivo. Não faz sentido manter um plantel com cinco centrais, é muita gente e o quinto central pouco ou nada jogará, em condições normais. Qual a necessidade de manter um atleta nessas condições? Só porque podemos ter duas lesões graves? É despesa desnecessária e prefiro que se aposte em atletas para outras posições.
Se, de facto, quer o Douglas, então devemos vender dois ou vender um e emprestar outro. Aqui deixo ao critério do treinador que sabe o que quer e o que tem. Da minha parte, Coates, Rúben, Paulo e Naldo, chegam perfeitamente para os gastos. Ao que parece para o Jorge Jesus, não. Tudo bem, é um homem de ideias fixas e os resultados justificam.
É que se formos por cinco centrais, vamos ter quantos médios? Cinco, seis? Dá logo dez / onze jogadores, médios e centrais. Quatro laterais, quatro avançados, quatro extremos, três guarda-redes, dá logo vinte cinco / vinte seis jogadores. Para quem ainda tem uma equipa B, é demasiada gente, mesmo tendo em conta as provas que vamos estar presentes. Vinte dois, vinte e três, atletas mais a equipa B, acredito que é suficiente.
Não consigo entender para quê. 2M gastos à toa. Temos 5 centrais que garantem qualidade e…vamos buscar outro. Depois a lateral esquerdo pode lá andar a “fantástica” contratação chamada Bruno César. Está certo.
Mas como é que o JJ pode não estar “de todo” satisfeito com os centrais?
Foi a melhor defesa do campeonato. Tira-me do sério que equacionem sequer desvalorizar os dois jogadores titulares de inicio de epoca, ou que ponham em causa a satisfação do treinador para com Naldo e Paulo Oliveira.
Já pensaram que a razão mais lógica, não advirá de um ridiculo descontentamento do treinador mas sim de ambições dos jogadores?
Obviamente o treinador quer sempre dotar o plantel de soluções diferentes. Foi Coates e foi Semedo, que oferecem coisas que nem Naldo nem Paulo ofereceram. Mas estes ultimos, comparativamente a Semedo, transmitem ainda uma maior e significativa segurança posicional.
Se este Douglas vier, que repito é completamente ilógico ter um jogador deste perfil, deste preço e com este impacto salarial, para não ser titular, será sempre porque Naldo/Paulo querem garantias de titularidade, o que não vai acontecer à priori.
à partida a dupla titular na mente do treinador será Coates e Ruben. Para mim Paulo é insubstituivel e tem de ficar no plantel. Se decidirem vender Naldo, será por uma opção do jogador, e assim não me fará comichão manter Ewerton como 4ª opção. Chega. Ainda há Tobias e recurso à B num caso de necessidade extrema. Para que investir numa posição onde somos de longe melhores que a concorrência?
É isso e saber ler. Dá sempre jeito. Por outro lado, é escusado passares atestados de incompetência a quem dirige o Sporting. Claro que sabem, isto não é uma mercearia, eu acredito que saibam, só tenho dúvidas da forma como são alocados. Como qualquer pessoa de bom senso.
Fica este post para memória futura.
A seu tempo (1 de Setembro) irei recuperá-lo, quer seja para me darem na cabeça, quer seja para confirmar o meu “palpite”.
A equipa “A” vai ter residentes e a trabalhar diariamente:
Dá um total de 25/26 jogadores, sem contar com a equipa “B”.
O tempo dos 22/23 + “B” e… “há-de dar”, já foi chão que deu uvas.
Queremos atirar-nos de cabeça ao título, assumir e consolidar a nossa posição no topo nacional, ter bons desempenhos na Champions e isso não se consegue sem redundância, experiente e/ou com qualidade homogénea com a restante equipa.
E só não dou já o nome de 85% dos jogadores que irão estar em cada posição porque se a Selecção for às meias finais, à final ou ganhar o Europeu e houver desempenhos sublimes de Adrien, William e/ou Rui Patrício, tudo pode mudar.