Douglas (Trabzonspor) - DN

Sabes quanto é que um central brasileiro/holandês que joga na Turquia recebe? Se sabes conta aí à malta.

Ou não sabes e foi só a pressa de dizer algo que te levou a afirmar tal coisa?

Confesso que não via esta posição como uma prioridade a reforçar, nem sequer via a defesa (central) a necessitar de reforços até porque as opções Coates, Semedo, Oliveira, Naldo, Ewerton dão-me confiança enorme.
Mas sim, a vir o Douglas, terá que sair algum. Não o conheço, não sei se é melhor que algum dos nossos 5, mas a sair talvez Ewerton, quiçá Naldo, os outros 3 são intocáveis.

Não sei ao certo, mas parece-me evidente que é elevado. A sua preferência pelo Dinamo primeiro e pelo Trabzonspor depois não foi por razões propriamente desportivas, e é sabido que estes clubes pagam (no caso do Dinamo isso é passado) muitíssimo bem. Exemplo disso são por exemplo Cardozo, Marin e Bonsingwa que jogam ali.

Dito isto, achas minimamente provável que tenha um salário modesto? abaixo do top-5 do nosso plantel?

SL

Este ano, foram quantas as duplas utilizadas? 7? 8? E porquê?
No próximo, pode ser necessário responder ao mesmo, ou pior.

Estou de acordo com uma parte e em desacordo com outra:

Douglas, até pode ser um central muito à JJ (um daqueles que me parece que ele pode potenciar e muito), mas por aquilo que consigo ver (só o vi num ou noutro jogo e no YouTube) não me parece apresentar, à priori, “predicados” garantidamente acima de Ewerton em termos técnicos, de Naldo em termos de eficácia e em nenhum factor se comparado com Paulo Oliveira (talvez no passe logo…). A última coca-cola do deserto, não é de certeza!

Ewerton parece-me cada vez mais uma carta fora do baralho (aquela intermitência é insustentável) e Tobias ainda tem uns degraus para subir (e, para isso, precisa jogar).

Fica a faltar um 5º elemento (e, escrevam: vai haver 5 centrais na “A”!) e com o grau de exigência a que vamos estar sujeitos e de eficácia que teremos que apresentar, aconteça o que acontecer, Domingos Duarte não me parece ser, ainda, a solução (por mim, também ia rodar!).

Um “Douglas” trabalhado por JJ será seguramente mais consistente que DD ou Tobias e poderá superar em muito o Naldo (por quem, no início, também não se dava grande coisa!).

Gosto muito do Naldo, pela entrega, que lhe permitiu superar alguma menor valia técnica e apresentar uma eficácia bastante razoável e uns “números” bem agradáveis. Mas não sei se chega para uma Champions e para uma liderança interna incontestável.

Com um “Douglas trabalhado” (há sempre a acrescentar o factor JJ!!!), acho que Naldo acabará por ficar para 5º central.

Por fim, não vale pena estar a sofrer muitas “dores” por Douglas:
Até um eventual “bacalhau”, não passa de um “suponhamos”, de uma “eventual” hipótese, de uma especulação.
Ainda muita água vai passar por debaixo da ponte.

?

Espero bem que não, que era sinal que algo estava a correr muito mal.

A quantidade de duplas utilizada é algo de inaudito.

Que grandes equipas no futebol mundial têm 5 centrais no plantel? Falo de 5 centrais que sejam jogadores feitos ( Semedo ainda não é, mas para o treinador está à frente de Ewerton, Naldo e Oliveira ).

Não faz sentido. Se um deles fosse polivalente e pudesse fazer uma das laterais com igual qualidade, abdicando o Sporting um dos laterais, ainda vá. Se pudesse jogar no meio campo ( Semedo foi aí experimentado na pré época passada, mas pelos vistos para ganhar valências na sua posição ), ainda vá.

Assim, não. Se Douglas vier, saem Ewerton e um entre Naldo e Oliveira.

São duas posições, 4 jogadores. Os “jokers” que sejam para jovens que também possam jogar na B ou para o meio, alas e ataque e que sejam jogadores que possam fazer mais que uma posição.

Cinco centrais é excessivo e utilizamos cinco centrais a época que terminou porque o Jorge Jesus entendeu que os que tinha não lhe satisfaziam por completo. Daí que foi em Janeiro buscar o Coates e fez regressar o Rúben. Quatro centrais (Coates, Rúben, Paulo e Naldo), caso o treinador esteja satisfeito, serve perfeitamente e ainda há Domingos Duarte para ir trabalhando quando o treinador achar necessário.

A chegar o Douglas, significa que o treinador não está de todo ainda satisfeito com os centrais. Assim sendo, vão ter que sair dois, o Ewerton e outro. Seja o Paulo por empréstimo, seja o Naldo em definitivo. Não faz sentido manter um plantel com cinco centrais, é muita gente e o quinto central pouco ou nada jogará, em condições normais. Qual a necessidade de manter um atleta nessas condições? Só porque podemos ter duas lesões graves? É despesa desnecessária e prefiro que se aposte em atletas para outras posições.

Se, de facto, quer o Douglas, então devemos vender dois ou vender um e emprestar outro. Aqui deixo ao critério do treinador que sabe o que quer e o que tem. Da minha parte, Coates, Rúben, Paulo e Naldo, chegam perfeitamente para os gastos. Ao que parece para o Jorge Jesus, não. Tudo bem, é um homem de ideias fixas e os resultados justificam.

É que se formos por cinco centrais, vamos ter quantos médios? Cinco, seis? Dá logo dez / onze jogadores, médios e centrais. Quatro laterais, quatro avançados, quatro extremos, três guarda-redes, dá logo vinte cinco / vinte seis jogadores. Para quem ainda tem uma equipa B, é demasiada gente, mesmo tendo em conta as provas que vamos estar presentes. Vinte dois, vinte e três, atletas mais a equipa B, acredito que é suficiente.

Enquanto não vier todos o verões vai ser isto!

Ele e o Quaresma.. :twisted:

Não consigo entender para quê. 2M gastos à toa. Temos 5 centrais que garantem qualidade e…vamos buscar outro. Depois a lateral esquerdo pode lá andar a “fantástica” contratação chamada Bruno César. Está certo.

Mas como é que o JJ pode não estar “de todo” satisfeito com os centrais?

Foi a melhor defesa do campeonato. Tira-me do sério que equacionem sequer desvalorizar os dois jogadores titulares de inicio de epoca, ou que ponham em causa a satisfação do treinador para com Naldo e Paulo Oliveira.

Já pensaram que a razão mais lógica, não advirá de um ridiculo descontentamento do treinador mas sim de ambições dos jogadores?

Obviamente o treinador quer sempre dotar o plantel de soluções diferentes. Foi Coates e foi Semedo, que oferecem coisas que nem Naldo nem Paulo ofereceram. Mas estes ultimos, comparativamente a Semedo, transmitem ainda uma maior e significativa segurança posicional.

Se este Douglas vier, que repito é completamente ilógico ter um jogador deste perfil, deste preço e com este impacto salarial, para não ser titular, será sempre porque Naldo/Paulo querem garantias de titularidade, o que não vai acontecer à priori.

à partida a dupla titular na mente do treinador será Coates e Ruben. Para mim Paulo é insubstituivel e tem de ficar no plantel. Se decidirem vender Naldo, será por uma opção do jogador, e assim não me fará comichão manter Ewerton como 4ª opção. Chega. Ainda há Tobias e recurso à B num caso de necessidade extrema. Para que investir numa posição onde somos de longe melhores que a concorrência?

[member=15733]never, veremos se está ou não satisfeito. Eu estou, agora se o Jorge Jesus está, é outra questão.

O homem é de ideias muito fixas e teimoso.

+1

É isto.

E mesmo a justificação dos 5 centrais, não faz sentido.

As notícias falavam em 1,8M/ano no trabzonspor.

O Naldo não ganha isso cá, muito menos o Ewerthon. E duvido que o Douglas vá perder metade do salário para vir para cá.

Dá sempre jeito não ler apenas e tentar também compreender: é uma questão de gastos e alocação de recursos.

E que raio sabes tu dos recursos que a SAD do Sporting tem ou não tem?

O mínimo que qualquer sócio informado saiba da situação que o clube comunica aos seus associados em AG.

Se ainda nem o Sporting sabe, sabes tu porque vais às AG’s. Ok.

É isso e saber ler. Dá sempre jeito. Por outro lado, é escusado passares atestados de incompetência a quem dirige o Sporting. Claro que sabem, isto não é uma mercearia, eu acredito que saibam, só tenho dúvidas da forma como são alocados. Como qualquer pessoa de bom senso.

Veremos.

Fica este post para memória futura.
A seu tempo (1 de Setembro) irei recuperá-lo, quer seja para me darem na cabeça, quer seja para confirmar o meu “palpite”.

A equipa “A” vai ter residentes e a trabalhar diariamente:

3 GR
9 Defesas (2LD+2LE+2CD+2CE+“joker”)
9/10 Médios (2MD+2MC+2MAD+2MAE+“joker” médio + “joker” ala)
4 Avançados (2PL + 2SPL)

Dá um total de 25/26 jogadores, sem contar com a equipa “B”.

O tempo dos 22/23 + “B” e… “há-de dar”, já foi chão que deu uvas.
Queremos atirar-nos de cabeça ao título, assumir e consolidar a nossa posição no topo nacional, ter bons desempenhos na Champions e isso não se consegue sem redundância, experiente e/ou com qualidade homogénea com a restante equipa.

E só não dou já o nome de 85% dos jogadores que irão estar em cada posição porque se a Selecção for às meias finais, à final ou ganhar o Europeu e houver desempenhos sublimes de Adrien, William e/ou Rui Patrício, tudo pode mudar.

Veremos.

Se fro para o Jesus ficar mais 3 anos no Sporting, que venha ele, e o Sandro, e o Eduardo, se for preciso…

Apagar.