Divisões Inferiores - Futebol Amador

A AFL, em função do temporal passado sobre Lisboa e das agressões verificadas, suspendeu toda a atividade desportiva deste final de semana em Lisboa. As competições só voltam assim em 2023.

O campo do Vitória de Lisboa está de facto num local não muito agradável e a precisar de obras.
Mas os jogos em si não tem nada de problemático, o escalão mais alto que tem competição é Sub17, o meu filho joga pelo Vitória em Sub16 e os jogos são geralmente calmos(há bocas do costume aos árbitros, mas nada de grave).

Isto nos tempos, agora não sei como está. Nem sei se um estimado forista que por aqui andava ainda é presidente do Vitória, mas para mim foi dos ambientes mais chatos que apanhei.

Txi! Saudades desse tempo em que jogava futebol nos distritais. Na associação de futebol de Leiria não havia campos especialmente complicados, com excepção do Leiria e Marrazes. O Sport Lisboa e Marinha também tinha uns merdas e uns adeptos da treta que geravam sempre confusão.

Mas pelas histórias que vou ouvindo, o ambiente era diferente. Na zona de Leiria há rivalidades entre os clubes maiores. Por exemplo, Peniche, os Nazarenos, o Vieirense, etc, clubes que sejam da zona costeira, quando se defrontavam, dava sempre merda. O mesmo com os clubes das redondezas. Ou com os clubes que estivessem próximos da tabela. Ou seja, havia sempre um pretexto para dar merda.

Mas havia uma impunidade global. Lembro-me de num jogo, em juvenis, ter um colega de equipa que no meio de uma confusão afiambrou um selo no árbitro pelas costas, num jogo em que estávamos a ser roubados a torto e a direito. O gajo foi parar ao meio do chão, mas não viram quem foi. Remédio santo. Até ao final do jogo foi arbitragem limpinha!

Jogos entre o Peniche e os Nazarenos dá sempre confusão :sweat_smile:

Lembro-me de um jogo de formação (já não me lembro o escalão) em que as carrinhas da Nazaré saíram apedrejadas pelo pessoal de Peniche. Jogadores a saírem abaixados e tudo porque os vidros se estavam a partir com as pedradas

É uma das maiores rivalidades da zona. Há uns anos atrás (muitos), o grupo desportivo da Praia da Vieira decidiu voltar a ter futebol. Criaram a equipa, andaram a limpar balneários e o caraças. Foram ao Vieirense (clube da terra que andava na altura a lutar para chegar aos nacionais) e foram buscar os descontentes todos. Acho que foram 3 anos seguudos a subir de divisão sem derrotas. Finalmente, chegam à mesma divisão que o Vieirense. Vieirense a lutar lara subir, praia a lutar para não descer. Só sei que no jogo que foi no estádio do Vieirense, o estádio estava a abarrotar. Algumas 9.000 pessoas a urrar. No jogo que foi no campo da praia, nunca aquelas dunas tinham tido tanta gente. O campo de futebol ficava junto à duna, dava para entrar sem ser pela entrada do estádio. Toda a gente se conhecia, mas naquele dia era tudo inimigo! Foi só paulada nos jogos!

No jogo em atraso da AFL, o Oriental venceu no Fofó. Ficam assim isolados no topo da liderança. Próximo domingo retomam os campeonatos.

o fofó esta horrível. inacreditavel um clube que ja teve tanto talento nestas lides e a falahr completamente

Eles subiram à primeira este ano, até têm feito alguns resultados interessantes mas vão ter alguma dificuldade para se manter nesta divisão.

Regresso a sério dos Distritais de Lisboa este fim de semana!

Jornada 13 AFL 1ª Divisão 22/23 - domingo dia 15/01 as 15 horas

Atlético Cacém - Oeiras
Alta Lisboa - Tires
Lourinhanense - Povoense (2 equipas que mexeram muito no “mercado de Inverno”)
Fut. Benfica - Jerumelo
Oriental - Alverca B
Ericeirense - Sacavenense
Coutada - At. Malveira
Lourel - Olivais e Moscavide

Destaque para o Oriental, agora líder isolado, a receber uma equipa sempre perigosa, sobretudo fora de casa. Bom jogo também em perspetiva entre o Lourel e o Moscavide.

Jornada 13 AFL 1ª Divisão 22/23 - domingo dia 15/01 as 15 horas

Atlético Cacém 2 - 2 Oeiras
Alta Lisboa 1 - 1 Tires
Lourinhanense 1 - 1 Povoense
Fut. Benfica 3 - 1 Jerumelo
Oriental 1 - 0 Alverca B
Ericeirense 0 - 1 Sacavenense
Coutada 0 - 2 At. Malveira
Lourel 1 - 0 Olivais e Moscavide

Oriental continua isolado na liderança, com 5 pontos de vantagem sobre os 2ºs classificados (Lourel e Alta de Lisboa) e 6 sobre o 4º (Malveira)

Amigo onde vês a agenda das distrital? Obrigado!

Vai pelo site da fpf (Centro de Resultados). Mas se fores ao zerozero geralmente eles têm tudo bem atualizado nas distritais ao minuto.

2 Curtiram

Gracias!

1 Curtiu

Jornada 14 1ª Divisão AFL - 22/01 15 horas

Oeiras - Fut. Benfica
Tires - AC Cacém
At. Povoense - Alta de Lisboa
Jerumelo - Oriental
Alverca B - Coutada
Sacavenense - Lourel
At. Malveira - Ericeirense (jogo sábado às 20 horas, com transmissão em direto no futebol on line no Facebook)
Lourinhanense - Olivais e Moscavide

Destaques para o “derby” na Malveira sábado as 20 com transmissão.

Não fui ver o jogo, portanto não sei o que se passou. Mas o Lourinhanense emitiu este comunicado:

Jornada 14 1ª Divisão AFL - 22/01 15 horas

Oeiras 1 - 1 Fut. Benfica
Tires 3 - 2 AC Cacém
At. Povoense 5 - 1 Alta de Lisboa
Jerumelo 1 - 1 Oriental
Alverca B 5 - 1 Coutada
Sacavenense 1 - 1 Lourel
At. Malveira 3 - 2 Ericeirense
Lourinhanense 1 - 2 Olivais e Moscavide

Vitória do Malveira por 3-2 após estar a perder por 0-2 ao intervalo, aproximação ao líder Oriental que perdeu terreno na deslocação ao Jerumelo.

Na Lourinhã, parece que foi uma arbitragem à moda do Apito Dourado, com claro prejuízo para a equipa da casa.

Pelo facto de adeptos do Ericeirense terem aberto uma tocha no Jerumelo na 1ª jornada, o clube da casa (Jerumelo - um campo dos antigos no meio da aldeia) foi multado em 5 mil Euros… Equipa que pondera abandonar o federado e ir para o Inatel, 5 mil Euros para uma equipa da 1ª Distrital rebenta com qualquer orçamento.

2 Curtiram

Aquando da utilização de pyro, é punido e multado o clube que recebe o jogo? Neste caso, o visitado? 5000 é 1 absurdo.

Falando em Campeonato do Inatel, este f d s vi o Sporting Clube do Livramento que está no mesmo, a ganhar 7-0

Porque pela lógica de quem manda, é o clube que recebe que tem obrigação de zelar pela segurança do jogo. Estamos a falar de um campo onde a malta vê a bola junto à linha lateral encostado aos ferros. Tem uma bancada e meia de pedra, no meio das bonitas encostas do Oeste, rodeado de vacas e bois. Onde houve uma tocha mas não houve perigo, agressões, confusão, zero.

Mas pronto, a pirotecnia é o mal do País, toma lá uma multa de 5 mil euros, o orçamento anual de muitos clubes, daí estarem a ponderar cagar nisto e ir pro Inatel.

Jornada 15 1ª Divisão AFL - 29/01 15 horas

Fut. Benfica 2 - 2 Tires
Atlético Cacém 0 - 2 At. Povoense
Alta de Lisboa 3 - 0 Lourinhanense
Oriental 3 - 1 Oeiras
Coutada 3 - 1 Jerumelo
Lourel 2 - 3 Malveira
Ericeirense 1 - 1 Alverca B
Olivais e Moscavide 1 - 2 Sacavenense

Vitórias do duo da frente, Oriental e Malveira, o Malveira a vencer em Lourel num belo jogo de futebol. Destaque também para o regresso às vitórias do Coutada, e de um Povoense a dar cartas.