Jerumelo 0 - 1 AC Cacém
Oeiras 1 - 1 Alta de Lisboa
Tires INTERROMPIDO Povoense
AC Malveira 1 - 2 Oriental
Sacavenense 2 - 1 Coutada
Lourel 2 - 1 Lourinhanense
Olivais e Moscavide 0 - 1 Ericeirense
Alverca B 3 - 1 Fut. Benfica
Vitória sofrida do Oriental fora em campo emprestado do Malveira; 1ª parte do Oriental com 2 golos de bola parada (como sempre esta época, o Malveira tem 90% dos golos sofridos em bola parada), Malveira bem na 2ª parte a reduzir logo aos 40 segundos mas depois incapaz de encontrar novamente o caminho da baliza. Bancadas cheias, sentadas e em pé à volta do campo.
De resto, Tires - Povoense interrompido ainda na 1ª parte por agressão de um jogador ao árbitro (salvo erro do Povoense). Ericeirense nova vitória fora, desta feita em Moscavide, o líder Alta a empatar em Oeiras.
No caso do Povoense foi uma cabeçada ao árbitro, pelos vistos. Isto vai andar ou por irradiação ou por 2 anos, no mínimo. Não sei se o clube também leva com castigo, o jogo não era no Povoense.
Existiram vários, futsal incluído, mas também para aí 15 jogos onde os árbitros nem apareceram porque não saíram nomeações. Mas foi mesmo um fim de semana atípico, até em jogos de infantis houve agressões (dos pais a um árbitro).
Que javardice, este país realmente tem demasiada gente imunda. O desporto está cheio de irracionais, de gente sem princípios. Pior é q os próprios árbitros são da mesma estirpe e são, claramente, provocadores
Estranho, mas realmente no futebol distrital é super fácil de acontecer um jogador perder a cabeça e malhar num árbitro. E com tanta chatice com a chuva deve ter havido menos polícia para os jogos. E nas distritais os arbitros tbm se metem a jeito ao serem super arrogantes em muitas situações, em vez de acalmarem só fazem pior muitas vezes. Mas curiosamente, ontem vi o jogo do união vs b sad para a taça da liga e o árbitro teve uma performance fantástica, a deixar o jogo fluir, sem andar a arranjar confusão com os jogadores, e quando teve que expulsar um jogador antes explicou lhe o que aconteceu e porque o estava a expulsar. Não sei o nome do homem mas fiquei super agradado com o estilo de arbitragem.
Pelos vistos, por alguns dos relatos dos presentes, num dos casos o que despoletou confusão foram insultos racistas de um dos árbitros a um delegado no banco (epah ter-lhe-á chamado brasileiro, vale o que vale).
Mas está bastante melhor que há alguns anos atrás, até porque os castigos são bastante pesados (menos para os árbitros quando a responsabilidade é deles…)
Todos os atos de violência são condenáveis, mas no futebol distrital muitas das vezes os culpados desta violência são os árbitros
Quando jogava apanhei árbitros que provocavam os bancos (sobretudo os fiscais de linha), através de ofensas, piadinhas de mau gosto, gestos, entre outras coisas
Depois já se sabe que aqueles jogadores que tem sangue quente com o calor do jogo explodem facilmente e acontecem casos assim
A mudança tem de vir de cima, o futebol não pode ser assim. Neste desporto não devia haver lugar à violência, mas sim um desporto em que todos se divertissem a fazerem o que gostam (jogadores, árbitros, equipas técnicas e adeptos)
Podem expor todos os lances de jogo e comportamentos de árbitros. Muitos dos lances reclamados pelos clubes muita das vezes são utilizados para formação dos mesmos, tanto a nível distrital como nacional.
Os árbitros da AFL anunciaram que não deverão comparecer aos jogos deste final de semana nas Distritais, com veto certo para os jogos do Povoense e Arsenal 82 (equipas envolvidas nas agressões).
Mas pelos vistos, no Tires - Povoense, através de vários relatos de jogadores de ambos os lados, o árbitro antes de ser agredido terá dito ao Soares que não acabava o jogo e que sabia onde morava com a família. E terá sido esse o rastilho. E não é a primeira vez que recaem queixas deste tipo sobre o mesmo árbitro…
“Vais levar vermelho e não te preocupes que eu sei onde moras”
Dizem que ele disse isto.
Eu já joguei nas distritais, acho até que já partilhei aqui, já deixei de jogar há mais de 7 anos mas ainda continuo em grupos de WA com antigos companheiros que ainda jogam, e vê-se muita coisa que tira qualquer um do sério. Mas sobre este caso, e nada justifica a violência, deixo claro, estamos a falar de um árbitro que disse ter sido alvo de agressões num Aboboda Belenenses, deu por terminado o jogo, vários elementos foram castigados e depois veio a revelar-se posteriormente após provas apresentadas que ele mentiu no relatório e que não houve agressões.
Um antigo colega meu está sem jogar desde Março do ano passado porque um árbitro mostrou-lhe vermelho directo porque diz que ele agrediu um atleta adversário, apanhou 6 jogos. Esse meu ex colega recorreu porque disse que não fez nada e tem como testemunha… o atleta que o árbitro diz que o agrediu. Ou seja o processo está para ali parado, já se passou quase um ano e ainda não pôde jogar 1 jogo porque está tudo a ser analisado, e o árbitro continua a apitar.
Nos tempos em que jogava apanhei um árbitro que estava nitidamente bêbedo. No final do jogo nós pedimos aos policias para fazer o teste de alcoolemia mas ele disseram que se o fizessem e desse negativo, nós tínhamos de pagar as custas daquilo e ainda iríamos ter de indemnizar o árbitro se desse negativo e o resultado não seria alterado nem o jogo repetido. Claro que ficamos quietos. Mas o homem mal se conseguia aguentar de pé na primeira parte.
Mas é o que é, há que ter cabeça fria e manter a calma. Mas é complicado.
Não obstante os árbitros terem de ser de facto protegidos, o que parece é que existe sempre uma impunidade muito grande para os mesmos quando são alvos de queixas. Até em jogos onde não aparecem quando são nomeados. E mesmo nas distritais, incluindo jogos de formação, estamos a falar de malta que facilmente faz 200 euros extra todos os finais de semana.
Da minha experiência nos distritais os árbitros são quase sempre impunes haja as queixas que houver
Mas também há vários campos, pelo menos na distrital de Lisboa, em que os árbitros são muito apertados e depois acabam por tomar decisões de arbitragem em favor da equipa da casa só para “safar o lombo”
Lembro-me perfeitamente de ir jogar um jogo fora (não vou dizer o campo para não arranjar confusão, até porque o campo em si já é bastante problemático), onde durante o jogo na bancada foram mostradas navalhas e pedras arremessadas para dentro do campo. E no final do jogo saímos dos balneários com espera da equipa adversária e com apedrejamento às carrinhas. A polícia já tinha ido embora para também não ter problemas
De referir que a situação acima aconteceu ainda na formação, salvo erro em iniciados
Esta violência no desporto tem de acabar, o futebol tem de ser um sítio para levar a família e aproveitar.
Ainda não tenho nenhum filho mas quando tiver vou gostar de o acompanhar e apoiar, e gostava de sentir que não existirão problemas de violência. A mentalidade de certas pessoas tem de mudar drasticamente
Campos problemáticos há alguns em Lisboa, agora muito melhor do que antes. Mas alguns ainda perduram. Camarate tende a ser complicado, bem como o Vitória de Lisboa.
Camarate é bastante complicado ainda sim. Vitória de Lisboa nunca la joguei
Este episódio foi contra a Sanjoanense. Lembro-me que do 11 inicial facilmente 6/7 eram ciganos, por isso toda essa situação com o público e toda a confusão que se gerou
Depois outro campo onde também chegou a haver confusão foi na Musgueira. Mas nesse jogo a confusão até foi gerada pelas pessoas que estavam na rua, inclusive ouviu-se tiros. Depois como a confusão foi com familiares de alguns jogadores da equipa da casa começou ali um ambiente estranho, mas não houve conflitos entre atletas nem entre adeptos. Nada como o caso acima
Uma vez em Camarate ganhamos dois a zero com dois penaltys, ainda hoje admiro os tomates do árbitro. E isto já em seniores. Mas sim, é dos campos mais lixados.
O pior ambiente que já tive foi na pontinha, acho que o clube não era a Pontinha mas já não me lembro do nome, era Valdez ou uma cena assim, mas era na zona, e também haviam muitos ciganos, era juvenil fui expulso na primeira parte com dois amarelos em cinco minutos por duas faltinhas de nada, isto porque um dos outros tinha visto vermelho directo porque tinha andado à mocada com um adepto nosso. Aquilo ficou tudo em alvoroço, porrada entre adeptos, jogo interrompido mas a partir daí o árbitro não se quis ralar e apitou tudo quanto pediam. Perdemos 5-1, foi uma roubalheira mas já só queríamos sair dali vivos, só haviam dois polícias e nem chamaram reforços. Nos dias de hoje talvez fosse diferente mas sei que na segunda volta andamos a convidar a malta toda para o jogo mas do lado deles não veio ninguém. É algo comum nesses ambientes, fazem merda em casa e fora nunca aparece ninguém.
Havia uma rivalidade entre o Tenente e o Lourinhanense onde eu jogava, mas nem era nada com o meu escalão. Era do escalão acima porque andavam na discussão para ver quem era o campeão
Conclusão, houve porrada nos 2 jogos. Uma coisa horrível, entre jogadores deles com adeptos nossos e entre jogadores. Lembro-me de haver confusão na área do Tenente e vir o nosso guarda redes lançado a correr da outra área para dar um burro descomunal num jogador deles
Além disso havia também uma rivalidade que nunca percebi a razão entre Santa Iria e o Lourinhanense
2 equipas a disputar os lugares cimeiros e no jogo em Santa Iria vencemos 1-2 com um golo já nos minutos finais. Depois de lhes terem perdoado uma expulsão (percebo a parte do árbitro porque já estava a ouvir de tudo e a bancada é bem em cima do campo). Uma confusão grande no túnel dos balneários
Na segunda volta na Lourinhã calha a ser o jogo que se vencêssemos garantíamos matematicamente a subida. Tínhamos chamado toda a gente e o campo estava cheio à pinha, com tarjas, camisolas feitas, cabelos pintados, mesmo ambiente de festa. Vencemos 2-0 e no final do jogo começa uma confusão brutal em que começam a bater na avó de um jogador nosso, ele vai lá fora e deu na boca a quem lhe estava a bater. Com isto tudo do outro lado do campo um adepto nosso (e muito mal!) entra em campo e deu um soco no guarda redes do Santa Iria apenas porque o filho desse adepto era ponta de lança e o redes teve uma entrada mais dura, mas uma situação de jogo. Uma confusão tremenda, tiveram de chamar reforço policial e tudo. Nós fomos fechados dentro do balneário e só podemos vir cá para fora festejar para as ruas quando tudo serenou, a polícia já tinha todos identificados e a carrinha do Santa Iria ter ido embora
Equipa mítica, andaram desaparecidos mas este ano voltaram com equipa de seniores para a 3ª Distrital. Musgueira sim, as Aguias la do sitio, também sempre complicado.
Na Pontinha ainda existem os Unidos, mesmo no meio do Bairro Padre Cruz.