Divisões Inferiores - Futebol Amador

Tópico para irmos acompanhando o “verdadeiro” futebol, o futebol amador

Eu vou acompanhando o meu Lourinhanense, fiz toda a minha formação lá

Agora um pouco mais distante porque o trabalho assim o obriga, mas vou dando uma olhadela quando posso

Este ano está a ser um ano terrível, maus resultados, equipa muito fraca e decisões do treinador que não lembram ao diabo.

Agora com a mudança de treinador vamos ver se o rumo se altera mas muitos dos problemas vêm de cima e já há alguns anos

Obrigado novamente @Rodix, este ano já fui feliz na Lourinhã, vitória do Malveira por 2-1 tudo no final mesmo.

A Lourinhã tem belas condições, mas por estar tão afastada de Lisboa, e lá competir, acaba por ter sempre alguma dificuldade em conseguir boas peças sem pagar acima da divisão (isto visto de fora).

A AFL Lisboa acaba de vencer a congénere Turca por 3-0, com esta vitória e com o empate no outro jogo do Grupo (Finlândia - Bielorússia), Portugal qualifica-se para a fase final da Uefa Regions Cup!

1 Curtiu

Eu cá vou torcendo pela equipa amadora do Grupo Desportivo de Alvoco das Várzeas que joga no campeonato INATEL Coimbra. Aquilo é só derrotas, mas o mais importante é o convívio entre a malta lá no bar do campo de futebol :sweat_smile:

Ainda este último em casa, perdeu 6-1 com o Vasco da Gama e na dobra foi lá perder este fim de semana 5-1…

Em último com 3 pts…

1 Curtiu

Eu estou numa situação parecida, também puxo pela equipa da minha terra, a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural VAUENSE do concelho de Óbidos que jogam no INATEL.
Mas esses ainda não pontuaram e num jogo perderam 7-0. Mas lá está o que interessa mesmo é o convívio entre todos, claro com umas vitórias era melhor. :smile:

1 Curtiu

É sem dúvida uma dificuldade, dado que exige deslocações (de cerca de 1 hora, 5/6x por semana) a jogadores de fora (muitos a virem de Lisboa nas carrinhas do clube).

No entanto, as melhores épocas do clube recentemente, inclusive com resultados históricos na Taça de Portugal, foram feitas por um plantel composto por jogadores aqui da zona Oeste. Grupos unidos, com jogadores de qualidade e que sentem a camisola, formados por pessoal de Peniche, Bombarral, Lourinhã e Torres Vedras, e apenas completado por 2/3 elementos de qualidade vindos “de fora”.

Isto era quando as contratações eram geridas por pessoas de bem, que queriam o melhor para o clube e que não olhavam a interesses pessoais.

Nos últimos anos, com a mudança do diretor desportivo todo este panorama se alterou. Começaram a chegar camiões de jogadores sem nenhuma qualidade, equipas técnicas também sem nível e com decisões muito duvidáveis (€€€).

Acrescentar ainda que estes jogadores que começaram a chegar apresentam uma curiosidade comum, grande parte deles pertencem ao mesmo empresário.

Destes jogadores, muitos vêm pagos a peso de ouro e a qualidade não acompanha, ao passo que o pessoal da formação é descartado e os que, eventualmente, sobem a sénior são pagos com uma sandes e um sumo até acabarem por ser escorraçados do clube

Infelizmente é triste ver que os miúdos da formação não são aproveitados, porque há qualidade na formação do Lourinhanense! Todos os anos há miúdos a saírem para os ditos grandes e há equipas a conseguirem bons resultados nos distritais de formação.

Enquanto a mudança não vier de cima o Lourinhanense nunca passará disto, infelizmente.

Tudo dito! Neste nível o mais importante é a 3ª parte :joy:

1 Curtiu

Moras aqui perto de mim. Aliás, ainda tenho família no Vau

1 Curtiu

Aqui na minha aldeia até 1995 o clube desportivo teve uma equipa de futebol que jogava no INATEL Coimbra, pois distrito guarda não tinha. Era mais as derrotas que vitórias, mas a malta não se importava, conviviam todos, ia a equipa e população num autocarro quando íamos jogar fora outras terras. Eu era novo e andava todo contente atrás do meu velhote era o massagista da equipa, ia todos jogos.
Naquela altura havia gente. Equipa era de várias aldeias da freguesia. O meu tio era o GR, havia primos meus a jogar lá, etc… agora tudo acabou, muita dessa população já faleceu ou está idosa. Regras estúpidas do INATEL da altura, não deixavam inscrever jogadores não fossem naturais da freguesia de origem da equipa, acabou com muitas equipas. Atualmente já deixam, mas já vai tarde…

1 Curtiu

E é o que vai valendo a estas equipas é os jogos em casa, onde fazem algum € pra ajudar a equipa nas despesas várias. Quando meu velhote estava na direção do clube aqui da terra era assim. Umas grades de cerveja, poucos sumos, algumas garrafas de água, e tinto, era aos garrafões :sweat_smile:
Lembro me de o meu tio estar á baliza era cada tiro cada melro, pusemos lhe um garrafão encostado ao poste na segunda parte, parecia o macaco aos saltos na baliza a defender quase tudo…:sweat_smile:
Os milagres que o vinho fazia…

A chegada de figuras de “diretor desportivo” aos distritais, nomeadamente Lisboa, tem trazido esse tipo de problemas. Já não basta Sporting e Benfica sugarem os melhores, depois a partir dos Juniores tem passado a existir muita movimentação de agentes ligados a esses diretores, e isso mexe com a cabeça dos miudos, e estamos a falar dos juniores ao nível da distrital, nem sequer é Nacional!

8ª jornada 1ª Divisão AFL Lisboa 13/11

At. Malveira|15:00|At. Povoense

FC Alverca B|15:00|U. Tires

Jerumelo|15:00|Oeiras

Sacavenense|15:00|Alta de Lisboa

Desportivo O. Moscavide|15:00|Atlético Cacém

Ericeirense|15:00|Oriental

Sp. Lourel|15:00|Fut. Benfica

Coutada|15:00|Lourinhanense

Estreia do novo treinador do Malveira, que apesar de liderar a Liga, saiu do clube.
Ericeirense Oriental também jogo a seguir, com um Ericeira que começou mto bem apos ter subido e um Oriental sempre candidato.

At. Malveira 2 - 1 At. Povoense

FC Alverca B 3 - 0 U. Tires

Jerumelo 2 - 2 Oeiras

Sacavenense 1 -2 Alta de Lisboa

Desportivo O. Moscavide 1 - 1 Atlético Cacém

Ericeirense 1 - 2 Oriental

Sp. Lourel 1 - 4 Fut. Benfica

Coutada 0 - 1 Lourinhanense

AC Malveira continua na liderança, Oriental a pouco e pouco vai-se juntando e tem ainda um jogo em atraso (ganhando passaria a primeiro). Sacavenense continua a acertar passo.

O meu Lourinhanense esta jornada conseguiu a 1ª vitória e logo contra um rival local e também na luta pela descida. Vitória importante e que espero que ajude a mudar o rumo da época

Quanto ao Oriental, é uma equipa interessante dado que está a apresentar bons resultados mas não me parece que seja candidata à subida.

A meu ver o principal candidato à subida é o AC Malveira, tal como se perspectivava antes do campeonato começar. Por enquanto está a cumprir com as expectativas

O Oriental dentro da AFL é bem capaz de ser o que tem maior musculo financeiro, até pela história e pela base de sócios. Levam mais gente sobretudo fora do que em muitos jogos de ligas superiores.

Não é de todo…

Na 1ª o ano passado eram a par do Atlético e do 1º de Dezembro as que conseguiam maior orçamento; há outras equipas a mexer c algum desafogo também, uma delas até na 2ª; mas no topo anda o Oriental.

JORNADA 9 1ª Divisão AFL

20/11 - 15 horas

At. Povoense - Alverca B
Tires - Jerumelo
Lourinhanense - Oeiras
Alta de Lisboa - AC Malveira
At. Cacém - Sacavenense
Oriental - Lourel
Fut. Benfica - Olivais e Moscavide
Coutada - Ericeirense

JORNADA 9 1ª Divisão AFL

20/11 - 15 horas

At. Povoense 0 - 0 Alverca B
Tires 2 - 3 Jerumelo
Lourinhanense 1 - 0 Oeiras
Alta de Lisboa 2 - 1 AC Malveira
At. Cacém 0 - 0 Sacavenense
Oriental 0 - 3 Lourel
Fut. Benfica 2 - 2 Olivais e Moscavide
Coutada 1- 3 Ericeirense

Malveira, Alta de Lisboa e Alverca empatados no topo com 16 pontos, derrota surpreendente do Oriental em casa por 3 golos, e o Sacavenense continua a marcar passo

JORNADA 10 1ª Divisão AFL

27/11 - 15 horas

Alverca B - Alta de Lisboa
Jerumelo - Povoense
Oeiras - Tires
AC Malveira - AC Cacém (jogo à porta fechada) :face_with_symbols_over_mouth:
Sacavenense - Fut. Benfica (jogo à porta fechada)
Lourel - Coutada
Olivais e Moscavide - Oriental
Ericeirense - Lourinhanense