Não fez um mau trabalho em pé, mas contra o Khabib que não tem nesse jogo o seu ponto forte, esperava-se bem melhor.
No wrestling esteve bem, o wrestling dele era mais uma forma de contrariar o jogo do Khabib, mas nunca seria algo que lhe desse vantagem. A vantagem viria de aguentar o combate em pé o máximo de tempo possível e carregar no striking onde é mais forte. Era expectável que o Khabib conseguisse takedowns, mas ele também conseguiu evitar outros. Como costumam dizer, há níveis nisto, e o russo é de outra loiça.
Agora o bjj não se esperava grande coisa do Gaethje, o que surpreendeu foi mesmo a facilidade do Khabib a encaixar aquele triângulo, ou melhor surpreendeu a opção de ir para o triângulo.
De resto, excelente o Whittaker, sou fã. O Jared é um tipo perigoso mas também não está no mesmo campeonato do Whittaker, e ainda por cima já tem 36 anos. Ainda espero voltar a vê-lo a ter nova oportunidade com o Adesanya, é um lutador fantástico. O grande problema dele nesse combate será sempre aquele estilo dele mais pesadão, não muito móvel, quando o Israel é perito da movimentação e rapidez aliando isso ao melhor striking da divisão, de longe. Raça (e qualidade também) vs. Técnica pura.
E o Volkov vs. Walt Harris também não surpreendeu. Aliás era um matchup bastante desequilibrado, já contra o Overeem tinha sido, apesar de ele não ter feito má figura. Deve ser muito bom rapaz e e tem uma história com a qual dá para simpatizar, mas não está ao mesmo nível destes tipos.
Já ontem o Dana tinha dito que o Khabib tinha lutado com um dedo do pé partido e hoje o Kevin Iole pelos vistos confirmou com o camp dele que partiu realmente, e a juntar a isso antes de partir o dedo teve papeira, e esteve parado sem treinar 2 semanas em Setembro.
Por falar nisto do Khabib agora no extremo oposto lembrei-me do Aoki há uns anos a partir o braço a um gajo e depois ainda a provocá-lo por cima. Aquele momento em que se vê que parte… ouch. E já agora angulo perfeito da câmara, devia haver imagens destas vistas de cima no UFC, quando estão no chão.
E já agora enquanto procurava este vídeo, vi este que já conhecia mas nem me lembrava que tinha sido o Aoki. Esta é à filme de artes marciais.
Também não acredito. Ele não ia conseguir encaixar , estava muito perto da rede, e se tentasse ia perder a posição. E a posição do corpo do Gaethje também não ia permitir isso, era uma situação de elevado risco para ser tentada a chave de braço.
Foi na primeira, ele ainda tentou mas aquilo não estava muito bem encaixado e foi já no fim do round. Não chegou a ficar naquela posição com as pernas atravessadas ao longo do peito/pescoço do Gaethje para depois isolar o braço. Aliás, ele pareceu-me no final estar mais a ir para a omoplata que outra coisa.
Quando finalizou acho que tentou logo ir para o triângulo quando ainda estava por cima, depois até pareceu que ia perder a posição, mas quando o Gaetjhe ficou por cima o Khabib conseguiu encaixar logo rapidamente e fechar o triângulo.
Aqui, isto dava para finalizar por armbar mesmo que isolasse o braço? Acho que não, aquela perna direita não devia estar ali ao longo do pescoço e a esquerda está ali à toa, não está a fazer nada. E também já só faltavam 3 segundos.
Na primeira imagem não dá para finalizar. E o problema nem é a perna direita, é a “alavanca”. O cotovelo do Justin tem de estar mais elevado que o pulso dele, e tal não acontece. Até daria para finalizar se o braço esquerdo do Khabib servisse como alavanca, mas seria preciso controlar totalmente o braço do Justin, e sem kimono é quase impossível. E como é proibido agarrar na luva, seria preciso quase força sobre humana para isso.
Eu por acaso quando vi o vídeo agora para meter os prints vi um momento em que ele tenta fazer esse movimento e passar a perna ao longo do pescoço dele, mas o Gaethje impede com a mão.
Mas sim, a verdade é que não tentou assim muito, foi uma tentativa muito tímida, e se calhar não era com aquele simples movimento do braço que o Gaethje conseguia impedir. Lá está, eu não acredito nesta história porque acho estranho alguém ser capaz de o fazer, epá mas se calhar o tipo é mesmo alguém diferente dos outros. Não sei se para melhor ou pior, porque finalizar o combate por armbar não tem nada de “desonesto”, faz parte do jogo.