Acho que primeiro deverias saber que tipo de treino tiveram. Existem gajos que andam a treinar sozinhos, como o Holloway contra o Volka, o gajo treinou sozinho com as instruções pelo zoom.
No entanto ia no Lawler de caras, é um gajo experiente e o Magny não é propriamente os gajos que derrotaram o Lawler nas últimas lutas, e o Magny tem a sua base no wrestling e aí ninguém vai derrota o Lawler, embora ele goste de ir para a porrada o wrestling dele é muito forte.
Dois dos meus favoritos, Robbie Lawler e o predestinado Ben Askren. Não chegou à UFC no seu prime, caso contrário teria dominado, tal como, Randy ‘the natural’ Cuture fez durante algum tempo. É curioso que Robbie Lawler tenha a agressividade do Chuck Lidell, the iceman, e que o Ben Askren tenha o wrestling do Randy Cuture, se bem que o wrestling do Ben Askren (luta greco-romana) seja do melhor que já se viu.
O problema do Askren era a falta de striking, o Couture foi um dos melhor no dirty box(box no clinch) que existiram, enquanto o striking do Askren era absolutamente ridículo.
O Askren nunca teria dominado no UFC, se chegasse antes tinha apanhado o GSP e para esse não há ninguém…
No início, o Randy Cuture não tinha boxe. Era wrestling e ground and pound. Depois, com os anos de UFC, foi melhorando e aprendendo boxe e a luta no chão, para conseguir aguentar-se na luta em pé e submeter adversários no tapete. Ben Askren, se tivesse chegado novo ao UFC, também teria aprendido boxe, nem que fosse numa perspectiva de defesa e de contra-ataque. Ben Askren era um monstro no wrestling, uma força incrível e dos lutadores mais pesados depois de levar os adversários para o tapete. Isto, dito pela maioria daqueles que com ele lutaram. Para além disto, ainda tinha um queixo de ferro, uma das razões para ele não se preocupar em aprender/melhorar o boxe, o que foi manifestamente um erro. Um lutador de mma não pode especializar-se apenas numa arte, pois torna-se previsível. Foi esse o seu maior defeito.
É irónico eu gostar do lutador Ben Askren, pois os meus lutadores favoritos de mma são aqueles que têm o boxe como base. Não sou um grande fã de boxe tailandês, apesar de reconhecer a eficácia das cotoveladas, do clinch e das joelhadas, por isso, acaba por ser também uma vertente essencial num lutador de mma que queira ser completo.
Sem dúvida que, se ainda pudesse lutar, treinaria boxe, boxe tailandês, wrestling e jiu-jitsu.
O Couture era bom nessa vertente, no boxe tradicional era mediano menos.
Ben Askren nunca quis aprender nada porque o wrestling dele era “godlike” , e isso chegava para os gajos que ele foi apanhando. Assim que elevou o nível, andou a ser “spikado” pelo Lawler e o Maia finalizou-o.
Chega a uma altura que por melhor que sejas numa vertente isso apenas não chega.
Há uns anos o Fedor lutou contra o Ogawa, medalhado olímpico em judô. Deu-lhe uns socos, o Ogawa agarrou, provocou a queda, entretanto o russo reverte a queda e finaliza com chave de braço. No jogo dele. O striking muda tudo, existem posições que não dá devido a esse risco.
Btw, como eu sei que gostas dessas modalidades, podes ver outras. Sambô e Systema(boxe russo) , com uma pitada de judô fizeram a carreira do Fedor, só mais tarde é que ele ficou altamente influenciado pelo kickbox holandês e deixou a inteligência de parte e começou a ser apenas um head Hunter.
Entretanto o Bisping foi operado ao joelho, substituição total do joelho, o outro joelho também já tinha ido à vida.
Este gajo ficou completamente fodido dos anos de combates, não tem um olho, “sem joelhos”, e sabe-se lá mais o quê, mas anda anda ali sempre na boa, na palhaçada e divertido. Fico bem contente que o tipo tenha conseguido ser campeão, mereceu bem. E ainda bem que arranjou uma carreira depois de se retirar dos combates.
Não era o gajo mais talentoso do mundo, mas dava tudo ali dentro. Aquele título foi um justo prémio e ainda mais contra um gajo que olhava para ele como alguém que nem lhe chegava aos calcanhares, como o Rockhold. Foi uma das vitórias de underdogs mais saborosas e merecidas de sempre.