Desistir ou lutar? Investir ou deixar a época arrastar-se de forma sofrível até Maio?

:joy::joy::joy::joy:. Aí que crl.

1 Curtiu

Tem-no? Ultimamente tenho visto pouco disso, bem pelo menos. Parvoíce tenho visto muita, feita e dita.

Nem o presidente e o treinador remam para o mesmo lado. Aliás, o presidente sei que não rema muito, prefere deixar ver até onde a corrente o leva, mas neste momento ainda estou para perceber para que lado rema o treinador.

Sobre o investimento, eu diria que a Champions é algo fundamental para o clube, por isso sim. Já que não investiram para continuar a lutar por títulos, pelo menos que não tratem já de hipotecar as épocas seguintes com esta possível/provável falta de dinheiro trágica, resultante de não estarmos na fase de grupos na próxima época, que para isso já se sabe que têm as desculpas do coitadinho sempre prontas.

O panorama para esta época?

Muito isto…

storm ahead lightning bolt GIF by Barbara Pozzi

O TM que normalmente já valoriza os jogadores por baixo, tem o Inácio a valer 23M, nunca na vida o podes vender por menos de 25M e sem manter uns 10 a 15% do passe ou 35 por 100%.

Apesar de tudo é um central super novo, com qualidade na saída da bola, e que já ganhou bastante títulos, para a idade dele, enquanto titular.

Não me fod@m, só não vendem por 30M se não quiserem.

Infelizmente considero esta época perdida já são muitos anos a conhecer o Sporting.

Não perdoarei nunca a sabotagem que foi feita ao plantel por alguém que o devia reforçar.

1 Curtiu

Agora mais a frio.

Sendo certo que os principais objectivos desta época se encontram “mortos e enterrados” (e no início do mês de Novembro!), permanecem os “objectivos mínimos” para alcançar.
Dentre os quais:

  • Conseguir o 3º lugar no campeonato (para disputar o PO de acesso à Liga dos Campeões);
  • Tentar chegar o mais longe possível na Liga Europa;
  • Valorizar jogadores;
  • Optimizar o plantel;
  • “Fazer a ponte” para a próxima época.

Naturalmente, a questão da permanência de RAmorim é de crucial importância.
Se depois dos mais recentes insucessos o mesmo não colocou o lugar à disposição, parece-me seguro concluir que não o vai fazer até ao final da época.
E aí vai depender dele (visto que não teremos € para despedir um treinador que ganha € 6M/ano). Eventualmente só se o Mendes arranjar um Clube que nos pague qualquer coisa como € 10M para o levar…

Em termos de saídas, optimisticamente jogadores como o Esgaio, Paulinho e Trincão serão transferíveis no “mercado de Inverno”. Mas suponho que ninguém nos dará nada por eles…
Em termos de activos transferíveis, temos qualquer coisa como o Inácio e o Edwards. Se precisarmos vender, e se surgir proposta razoável (não necessita ser excelente proposta), são jogadores que - a meu ver! - podem ser substituídos “in-house”.

Em termos de “aposta para futuro”:

  • integrar o Gonçalo Esteves;
  • Potencializar Marsá, Nazinho, Sotiris (20 anos), Mateus Fernandes, Essugo e Rodrigo Ribeiro.
  • Ver o que fazer com Joelson;
  • Contratar um AV/PL experiente. Isto é uma imperiosa necessidade. Uma referência na área.

Esquecendo a luta pelo campeonato e a Liga dos Campeões, temos uma “estrutura base” com Adán, Porro, Nuno Santos, Coates e St. Juste, Ugarte, Morita e Pedro Gonçalves.
Se se incluir um AV/PL experiente e se dar oportunidade aos nossos jovens jogadores (aos quais se deverá incluir Arthur, Fatawu e Jovane) não estaríamos mal preparados para o que resta da época/preparar a próxima.

Cenário lunático:

  • Conseguir € 25M por Esgaio, Paulinho e Trincão, contratar AV/PL por um máximo de € 10M.

Cenário mais realista:

  • Não conseguir vender nenhum dos flops, ter que vender Inácio ou Edwards por qualquer coisa como € 20M, contratar um AV/PL por € 7M/€ 8M.

Por aquilo que RAmrim diz (isto é, que não vamos ao mercado):
Rezar a Deus. :frowning:

SL

2 Curtiram

Concordo em absoluto com este comentário.

Só acrescentava que temos mais ativos que valem bom € - Porro, Ugarte, Pote.

É fundamental ir integrando casa vez mais os jovens e em Janeiro apostar tudo na compra de um PL.

A este comentário acrescento que o foco deve passar ainda por:

  • Subir a equipa B para a II Liga
  • Vencer a Youth League

Se tiveres alguém que de 25, 30 ou 35 milhões pelo Inácio, o Sporting devia dar-te um livre trânsito, camarote e 10% de comissão no negócio.
O que o Inácio tem andado a jogar nem um saco de amendoins dão por ele!

Porro e Pote serão para manter. Independentemente do interesse do mercado, acho que são jogadores com que o SCP - sem entrar em loucuras em termos de vencimento, claro - os poderá ter durante alguns anos.
São esteios, digamos.

Ugarte, estou dividido. Por um lado, acho-o “curto” como MD, atendendo ao que Palhinha fazia. Por outro lado, acho que tem qualidade suficiente com que para suscitar interesse de outros clubes. Não o vejo como necessário “a longo prazo” no SCP, pelo que por uma boa (neste caso, tinha que ser boa!) proposta, poderia sair…

SL

1 Curtiu

Eu não desistiria de nada, mas também não apostaria na liga Europa, isso é uma utopia. Na Liga Europa há muitos colossos europeus.
O mais importante para o Sporting é terminar a liga no 3° lugar.
Em Janeiro emprestar e vender jogadores e apostar nos miúdos que tenham potencial.

Despachar Esgaio, Paulinho, Trincão, Rochinha…

Qualquer proposta de 25 milhões de euros por algum jogador, vender.
Tentaria manter Porro, St Juste e Ugarte, os outros poderiam sair.
Para vender o Edwards ou o Pote seria precido primeiro negociar os restantes 50%.

Deixar de comprar jogadores a 50%.

Esta equipa precisa de sangue novo, tática nova,…
Apostaria desde já no Essugo e no Fatawu.

Um novo onze em que teríamos por exemplo:
Porro, St. Juste, Essugo, Ugarte e Fatawu, já seria uma boa base.

É incrível como certas notícias na passam na comunicação “amiga” do Sporting.

A posição conhecida de Amorim é que não haverá ataque ao mercado em Janeiro. Espanto?

Não. O que passa para as sócios e adeptos é que o “presidente” não tem que dizer nada aos sócios, porque o problema é o jogo da equipa, logo isso é com o treinador (Meneses Rodrigues-Rascord - 3/11/22 ou Soares Franco). Espantoso? quem me dera que fosse.

E os comentadores dos nossos clubes “amigos” vão continuar a defender o Amorim, enquanto ele brinca com o Sporting, para ver se é despedido sem que o Sporting veja um EUR da famosa cláusula de rescisão.

Liga Europa? Nem a Conference League seríamos competitivos

2 Curtiram

Tem que haver investimento em janeiro e nos próximos mercados. O plantel está a léguas dos objetivos que são exigidos num clube com a nossa grandeza.

A não acontecer cairemos novamente num fosso face aos rivais + Braga.

A responsabilidade está do lado do Varandas. Se não a quiser haverá certamente vários candidatos.

1 Curtiu

Dinheiro :money_with_wings:?

A direção que o encontre, os outros 2 também o conseguem.

Para mim tem que se lutar sempre tem que ser a marca do Leão sempre,mas quem esta á frente do clube tem outras ideias que são totalmente contra os Principios do Sporting Clube De Portugal

2 Curtiram

Desistir

Criar um movimento anti-croquete para salvar o Sporting.

Se não for possível, esqueçam. Nada a fazer.

5 Curtiram

Raramente se fazem boas contratações em janeiro, então no Sporting…
Poupar o dinheirinho e apostar forte no Verão