Departamento Comercial e Marketing do Sporting Clube de Portugal

Se a solução é mesmo encontrar soluções internas, então a m**** vai continuar na m****. Precisa-se de gente nova, mais competente, porque o trabalho feito a nível comercial é muito mau. Ao nível de um clube pequeno em alguns casos, então em gestão de stocks de merchandise é inacreditável, nem uma camisola oficial de manga comprida pude comprar, simplesmente não vendiam na altura.
(e não sei se hoje já vendem, entretanto perdi o interesse e o dinheiro que podia ter sido destinado a isto foi desviado)

Que se aproveite para fazer grande mudanças neste departamento, para bem melhor.

Temos que melhorar muito nesta área.

Passo lá quase todos os dias.

Mito.

Conheço o director de Marketing e é uma pessoa muito competente, antes de chegar ao Sporting dirigia o Marketing da Media Capital, estava no Sporting há apenas 1 ano e já tinha revolucionado algumas áreas do mesmo, o problema do Sporting é que está muito agarrado ao que a Young Network faz digamos que é uma empresa sub contratada para subentender quem está no Sporting o que limita bastante quem está no cargo, de referir que um entrave ao departamento de Marketing tem sido o departamento Comercial que tem sido inenarrável.

Btw pelo que sei a pessoa em causa não foi despedida, surgiu-lhe uma oportunidade de emprego no estrangeiro, já o senhor do Comercial é um caso diferente.

A intenção era mais sublinhar a incompetência do Departamento, ao invés da pessoa em si, que desconheço. Agora, o Departamento é a cara do seu director e se este faz um mau trabalho, o director fica muito em causa. As críticas são diárias, os casos inarráveis quase diários e há que fazer qualquer coisa. Parece que é preciso uma mudança de 180º. Já que o director de Marketing saiu, que se aproveite para reformar todo o Departamento, já temos uma nova Diretora Geral (a Joana Carvalho), agora que se acerte nos perfis e sobretudo se desenhe uma estratégia.

Talvez dê jeito começar acompanhar o trabalho que é feito diário nos respetivos serviços. Sair mais do gabinete, ir mais aos locais e perceber o que é feito, talvez ainda antes de desenhar o quer que seja. As pessoas tendem a trabalhar nos gabinetes, concentrar-se na teoria e acabam por distanciar-se dos locais próprios, das pessoas que lidam diariamente com clientes e depois é normal falhar em toda essa teoria.

Como disse, nada contra a pessoa em si. Desconheço-o por completo. O que comento é o trabalho que é feito, que me parece ser ferido de qualidade, basta ler as críticas que são feitas cá no Fórum. Há ali muita incompetência, seja de A, B ou C. Se essa empresa sub-contratada faz porcaria e condiciona o trabalho, que se faça chegar essas queixas a quem de direito, caso contrário, tudo continuará como tem sido, medíocre.

A empresa é das melhores em Portugal na área no Marketing criativo em Portugal, ganhou inclusive prémios como a melhor agência do ano no entanto na minha opinião a sua intervenção devia ser apenas pontual em algumas campanhas e não diária como tem sido desde que Bruno de Carvalho é Presidente, por exemplo a campanha #FeitodeSporting foi idealizada por eles e é excelente, acho que o Sporting devia ter a sua própria equipa dentro do escritório em Alvalade em vez de estarem a trabalhar directamente dos escritórios da YoungNetwork.

Corrijam-me se estivera enganado, quando o presidente assumiu funções não despediu o diretor de marketing e foi buscar este aqui? Sei que alguém de topo desse departamento foi afastado na altura mas não sei se foi esse.

É preciso pesar os prós e os contras.

Concordo que campanhas específicas possam ser dadas a empresas sub-contratadas. Ficando a gestão diária, questões pontuais, a cargo do Sporting e do seu Departamento. Mas, é preciso estruturar bem isso, definir o papel de cada um e perceber para onde devemos caminhar e trabalhar com objectivos bem claros e precisos.

Ora aí está o problema principal. Os responsáveis trabalham afastados dos serviços. :menos: É preciso acompanhar de perto, sair do gabinete e ver o que se está a fazer, se o que é feito resulta e se está tudo a correr como planeado. Se é planeado. Temos um potencial tremendo e, no entanto, parecemos amadores a gerir o marketing e sobretudo o lado comercial do Sporting. Impensável um cliente chegar à Loja Verde e ir embora sem a sua camisola. É impensável vir um Sportinguista e ser-lhe barrado a ida ao Museu. Impensável. O Sporting é dos Sportinguistas e se falhamos na ligação clube / cliente, então temos que rever todo o conceito.

As redes sociais têm que gerar impacto positivo, gerar empatia e dar a viver a realidade do Sporting. Mostrar o que é o Sporting, o trabalho desenvolvido diariamente e ligar mais as pessoas. O Sporting é uma forma de estar, é uma família e as redes sociais o elo de ligação, falhando o elo, como querem chamar as pessoas para o clube, para a sua realidade? Difícil.

Fazer quilómetros para chegar a Alvalade e ir embora sem uma camisola porque o número está esgotado ou a camisola está indisponível. Mas estamos a brincar? Isto é ridículo e desrespeitoso. Para mim, claro.

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

A verdade é que o Clube não pode nem deve andar a reboque da YoungNetwork, deve diversificar em várias frentes. A estratégia neste momento é reactiva e tem que ser pró-activa.

Somos uma das marcas mais mal aproveitadas da Europa e isso teve vários responsáveis. Há que recuperar anos e anos de atraso e isso não se faz com a contratação de um simples director. É necessário criar um departamento de Marketing digno desse nome e adaptar o departamento Comercial aos dias de hoje. Temos uma estrutura de 1980 e já vamos em 2017…

No entanto, não se iludam, a ambição nesta área também se paga e requer investimento.

Investimento com retorno garantido.

Este Departamento paga-se a si próprio, desde que haja competência e sobretudo qualidade no que se faz.

Não sei quem é que dirigia os respectivos departamentos, mas que a incompetência quer num quer noutro persegue o Sporting há imenso tempo persegue. Das áreas mais frágeis do clube, se não a mais frágil mesmo.

É que se não existe capacidade para lojas físicas pelo menos que se trate de ter um serviço online bom, o nosso nem aceitável é, a loja verde online é uma brincadeira de mau gosto, e nem vou falar do atendimento\acompanhamento que é feito a quem compra ou quer comprar alguma coisa pela internet…

Que se contratem grupos de trabalho competentes.

Isto.

Por vezes dá ideia que não queremos ganhar dinheiro.

Portanto não temos Director de Marketing nem Director Comercial?

Enviado do meu SM-G350 através de Tapatalk

Até a juve leo tem melhor marketing e merchandising que o Sporting…

Tentar ir ao museu sempre foi uma caça ao tesouro de tão escondido e pouco indicado que aquilo está, mas esta descrição ultrapassa todos os limites do razoável. É algo que me envergonha como Sportinguista.

A constante ruptura de stocks e desconhecimento sobre a sua reposição é outra. Ainda no outro dia isso aconteceu-me com os casacos do Agostinho. Tive que apontar para um adepto que por lá andava com um vestido para o pessoal da loja perceber sobre o que é que eu estava a falar.

Não sei os motivos das duas saídas, se alguém souber e quiser informar, agradeço.

O que me parece óbvio é que são áreas do Sporting a rever com urgência porque o trabalho tem estado longe de ser positivo.

O de Marketing sai por receber um convite de uma empresa estrangeira. O do Comercial tem um processo disciplinar em curso. Ao que parece, é muito por aqui.

[hr]

A falta de stock deve-se a quem está à frente da Loja Verde. Já a falta de sinalização do Museu, deve-se ao responsável pelo mesmo, que tem que fazer mais, do que propriamente andar a limpar os troféus e a organizá-los.

Mais que mudar de pessoas, precisamos de mudar a forma de trabalhar. Melhor. Ter uma forma de trabalhar que vá de encontra aos anseios dos Sportinguistas. Isto implica uma mudança de 180º.

Neste caso, a responsável.

E ela nem limpa troféus, nem nada, isso são outras pessoas.

Basicamente ela não faz um caralh* .

.