Se a solução é mesmo encontrar soluções internas, então a m**** vai continuar na m****. Precisa-se de gente nova, mais competente, porque o trabalho feito a nível comercial é muito mau. Ao nível de um clube pequeno em alguns casos, então em gestão de stocks de merchandise é inacreditável, nem uma camisola oficial de manga comprida pude comprar, simplesmente não vendiam na altura.
(e não sei se hoje já vendem, entretanto perdi o interesse e o dinheiro que podia ter sido destinado a isto foi desviado)
Conheço o director de Marketing e é uma pessoa muito competente, antes de chegar ao Sporting dirigia o Marketing da Media Capital, estava no Sporting há apenas 1 ano e já tinha revolucionado algumas áreas do mesmo, o problema do Sporting é que está muito agarrado ao que a Young Network faz digamos que é uma empresa sub contratada para subentender quem está no Sporting o que limita bastante quem está no cargo, de referir que um entrave ao departamento de Marketing tem sido o departamento Comercial que tem sido inenarrável.
Btw pelo que sei a pessoa em causa não foi despedida, surgiu-lhe uma oportunidade de emprego no estrangeiro, já o senhor do Comercial é um caso diferente.
A intenção era mais sublinhar a incompetência do Departamento, ao invés da pessoa em si, que desconheço. Agora, o Departamento é a cara do seu director e se este faz um mau trabalho, o director fica muito em causa. As críticas são diárias, os casos inarráveis quase diários e há que fazer qualquer coisa. Parece que é preciso uma mudança de 180º. Já que o director de Marketing saiu, que se aproveite para reformar todo o Departamento, já temos uma nova Diretora Geral (a Joana Carvalho), agora que se acerte nos perfis e sobretudo se desenhe uma estratégia.
Talvez dê jeito começar acompanhar o trabalho que é feito diário nos respetivos serviços. Sair mais do gabinete, ir mais aos locais e perceber o que é feito, talvez ainda antes de desenhar o quer que seja. As pessoas tendem a trabalhar nos gabinetes, concentrar-se na teoria e acabam por distanciar-se dos locais próprios, das pessoas que lidam diariamente com clientes e depois é normal falhar em toda essa teoria.
Como disse, nada contra a pessoa em si. Desconheço-o por completo. O que comento é o trabalho que é feito, que me parece ser ferido de qualidade, basta ler as críticas que são feitas cá no Fórum. Há ali muita incompetência, seja de A, B ou C. Se essa empresa sub-contratada faz porcaria e condiciona o trabalho, que se faça chegar essas queixas a quem de direito, caso contrário, tudo continuará como tem sido, medíocre.
A empresa é das melhores em Portugal na área no Marketing criativo em Portugal, ganhou inclusive prémios como a melhor agência do ano no entanto na minha opinião a sua intervenção devia ser apenas pontual em algumas campanhas e não diária como tem sido desde que Bruno de Carvalho é Presidente, por exemplo a campanha #FeitodeSporting foi idealizada por eles e é excelente, acho que o Sporting devia ter a sua própria equipa dentro do escritório em Alvalade em vez de estarem a trabalhar directamente dos escritórios da YoungNetwork.
Corrijam-me se estivera enganado, quando o presidente assumiu funções não despediu o diretor de marketing e foi buscar este aqui? Sei que alguém de topo desse departamento foi afastado na altura mas não sei se foi esse.
Concordo que campanhas específicas possam ser dadas a empresas sub-contratadas. Ficando a gestão diária, questões pontuais, a cargo do Sporting e do seu Departamento. Mas, é preciso estruturar bem isso, definir o papel de cada um e perceber para onde devemos caminhar e trabalhar com objectivos bem claros e precisos.
Ora aí está o problema principal. Os responsáveis trabalham afastados dos serviços. :menos: É preciso acompanhar de perto, sair do gabinete e ver o que se está a fazer, se o que é feito resulta e se está tudo a correr como planeado. Se é planeado. Temos um potencial tremendo e, no entanto, parecemos amadores a gerir o marketing e sobretudo o lado comercial do Sporting. Impensável um cliente chegar à Loja Verde e ir embora sem a sua camisola. É impensável vir um Sportinguista e ser-lhe barrado a ida ao Museu. Impensável. O Sporting é dos Sportinguistas e se falhamos na ligação clube / cliente, então temos que rever todo o conceito.
As redes sociais têm que gerar impacto positivo, gerar empatia e dar a viver a realidade do Sporting. Mostrar o que é o Sporting, o trabalho desenvolvido diariamente e ligar mais as pessoas. O Sporting é uma forma de estar, é uma família e as redes sociais o elo de ligação, falhando o elo, como querem chamar as pessoas para o clube, para a sua realidade? Difícil.
Fazer quilómetros para chegar a Alvalade e ir embora sem uma camisola porque o número está esgotado ou a camisola está indisponível. Mas estamos a brincar? Isto é ridículo e desrespeitoso. Para mim, claro.
A verdade é que o Clube não pode nem deve andar a reboque da YoungNetwork, deve diversificar em várias frentes. A estratégia neste momento é reactiva e tem que ser pró-activa.
Somos uma das marcas mais mal aproveitadas da Europa e isso teve vários responsáveis. Há que recuperar anos e anos de atraso e isso não se faz com a contratação de um simples director. É necessário criar um departamento de Marketing digno desse nome e adaptar o departamento Comercial aos dias de hoje. Temos uma estrutura de 1980 e já vamos em 2017…
No entanto, não se iludam, a ambição nesta área também se paga e requer investimento.
Não sei quem é que dirigia os respectivos departamentos, mas que a incompetência quer num quer noutro persegue o Sporting há imenso tempo persegue. Das áreas mais frágeis do clube, se não a mais frágil mesmo.
É que se não existe capacidade para lojas físicas pelo menos que se trate de ter um serviço online bom, o nosso nem aceitável é, a loja verde online é uma brincadeira de mau gosto, e nem vou falar do atendimento\acompanhamento que é feito a quem compra ou quer comprar alguma coisa pela internet…
Tentar ir ao museu sempre foi uma caça ao tesouro de tão escondido e pouco indicado que aquilo está, mas esta descrição ultrapassa todos os limites do razoável. É algo que me envergonha como Sportinguista.
A constante ruptura de stocks e desconhecimento sobre a sua reposição é outra. Ainda no outro dia isso aconteceu-me com os casacos do Agostinho. Tive que apontar para um adepto que por lá andava com um vestido para o pessoal da loja perceber sobre o que é que eu estava a falar.
O de Marketing sai por receber um convite de uma empresa estrangeira. O do Comercial tem um processo disciplinar em curso. Ao que parece, é muito por aqui.
[hr]
A falta de stock deve-se a quem está à frente da Loja Verde. Já a falta de sinalização do Museu, deve-se ao responsável pelo mesmo, que tem que fazer mais, do que propriamente andar a limpar os troféus e a organizá-los.
Mais que mudar de pessoas, precisamos de mudar a forma de trabalhar. Melhor. Ter uma forma de trabalhar que vá de encontra aos anseios dos Sportinguistas. Isto implica uma mudança de 180º.