Contratações para as camadas jovens

Aqui esta a foto e o texto…

[b]Maxence Parente[/b]

Costuma dizer-se que uma imagem vale mais que mil palavras. Concordo, pelo menos na maioria dos casos. E tenho a certeza que, nesta situação específica, também irão estar de acordo comigo. Por isso, e antes de dar início a uma prosa que mais não passa de futurologia, desafio-vos a ir para o final do texto para poderem perceber quem é Maxence Parente. Veja alguns vídeos deste jovem jogador filho de emigrantes portugueses e depois, se quiser saber um pouco mais sobre o protagonista deste texto, volte aqui, a partir do ponto final que se segue. Fica o conselho.

Fez 12 anos no passado dia 10 de Abril, mas apesar da tenra idade pode muito bem ser considerado um caso sério do futebol português e, quem sabe, mundial. Vai ser assim, numa abordagem que terá forçosamente de ser feita ao ritmo do quem sabe, que será analisado o jovem talento Maxence Parente. Pode ser precoce estar a falar do valor de um menino para muitos desconhecido, mas, tal como diz o ditado, “onde há fumo há fogo”. E, verdade seja dita, todos nós, os amantes ou simpatizantes do futebol, já nos deliciámos com vídeos de grandes estrelas quando eram pura e simplesmente meninos de rua. Quem nunca viu Maradona ou Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, dar toques sem parar numa bola aos dez anos? Está lançado o repto.

Quem é Maxence?

Maxence Parente é filho de emigrantes portugueses em França, mais concretamente em Grenoble. Aos 5 anos e meio queria ser lutador de boxe mas era jovem de mais e ninguém o queria com essa idade, por isso começou a jogar futebol e gostou. Foi num dos clubes da cidade, o GF38, que o jovem começou a dar nas vistas. Impressionou desde cedo, notabilizando-se dos restantes colegas pelo jeito abrasileirado de jogar. Pegava na bola e, depois de deixar vários adversários pelo caminho, rematava ou assistia os companheiros. É daquele tipo de miúdos em que somos quase obrigatoriamente a pensar, “este não engana”. Outra das formas que Maxence arranjou para dar nas vistas foi recriar-se com a bola: dá (muitos) toques com o pé direito, com o pé esquerdo, com os dois, segura a bola com a cabeça (dá 170 toques seguidos) … enfim, usa vários recursos que só os mais dotados e sortudos conseguem utilizar.

“Descoberto” pelo Benfica, roubado pelo Sporting

Mas não poderia haver um jovem tão talentoso perdido num modesto clube francês. Então, o pai de Maxence, Nelson Parente, enviou alguns vídeos do seu filho para os “três grandes” de Portugal, que mostraram desde logo interesse. O Benfica foi mais rápido e, em Março do ano passado, cá estava o jovem habilidoso do youtube a prestar provas no Centro de Estágio do Seixal. Os responsáveis encarnados não tiveram dúvidas e apressaram-se a tratar dos assuntos burocráticos, ficando desde logo combinada a entrada de Maxence nos escalões jovens do clube em Setembro do mesmo ano, 2007. Entretanto, ficou apalavrado que Maxence apenas rumaria a título definitivo à Luz passados dois anos, ou seja, em Março de 2009, dias antes do jovem completar 13 anos. Mas tudo acabaria por mudar de figura.

Os planos dos encarnados acabariam por sair furados, já que o rival Sporting entrou na corrida pelo luso-francês, acabando por levar a melhor. “Com a sua jovem idade, as condições que pedi ao Benfica era que tomassem conta dele a nível desportivo, escolar e de alojamento, o que não foi possível. O Sporting também estava interessado e foi com eles que assinámos porque devia instalar-me definitivamente em Portugal no ano passado (2007). A minha vinda já recuou um ano para o Maxence poder jogar no Benfica, mas não podia recuar ainda mais um ano. Além disso, a minha mulher e eu gostámos muito da maneira de falar deles (Sporting) e da forma como apresentaram as coisas”, explica Nelson Parente, frisando que o filho nunca “assinou nada com o Benfica”. Desta forma, Maxence vai começar a jogar no Sporting no início de Setembro deste ano.

Certo é que o Sporting se antecipou a várias equipas, já que o filho de Nelson Parente era cobiçado por vários clubes, nomeadamente franceses e italianos. Também o F.C. Porto, o clube de coração de Maxence, estava interessado, mas nada feito. “Outros países pediram para fazer captações, mas não fomos porque queríamos um clube português, pois tinha de instalar-me em Portugal”, conta Nelson Parente, que chegou a ser empresário de jogadores. “Em 2001 tive o meu cartão de empresário FIFA. Em Portugal estava em contacto com a empresa Gestifute de Jorge Mendes. Tentei colocar jogadores portugueses em França e franceses em Portugal. Fiz isso um ano, mas não gostei muito da profissão”, esclarece."

O que vale Maxence?

Afinal quais são as reais qualidades de Maxence? A pergunta fica no ar, à espera que o tempo traga uma resposta. Para já, a ver pelas palavras do pai, o jovem de 12 anos, que frequenta o sexto ano de escolaridade, “é motivado, voluntário sério e aplicado e gosta de ganhar”. Maxence, em jeito de auto-avaliação, considera-se um jogador muito bom. “Remato com os dois pés, sou rápido e resistente, tenho uma visão de jogo muito boa e jogo de forma inteligente. Sou agressivo e jogo bem de cabeça.” Talvez por isso, Maxence seja admirador de Deco, já que gosta de pisar os mesmos locais do terreno que o médio luso-brasileiro do Barcelona. “Nessa posição (médio) podemos defender, atacar, distribuir e criar jogo, correr, participar, marcar e dar a marcar. É onde me sinto melhor”, conta.

Quando questionado sobre o valor do seu filho, Nelson Parente é peremptório: “Hoje, com 12 anos, entra no centro de formação do Sporting e tem qualidade para vir a ser um grande jogador. Mas sabemos que o futebol é difícil e ele (Maxence) pode ter problemas de saúde e muitas outras coisas que podem comprometer uma carreira.”

Uma promessa para confirmar no futuro

Para já, Maxence não passa de um jovem talento promissor. Muitos dirão que é apenas mais um, o que se aceita perfeitamente. Mas vale a pena deixar esta criança sonhar que pode chegar longe. Talento e ambição não faltam a Maxence e Portugal poderá, certamente, ter muito a ganhar caso o miúdo confirme no futuro todos os seus atributos. Aguardaremos e de olhos bem abertos.

Nome: Maxence Parente.
Clube: GF38 Grenoble.
Posição: Médio ofensivo.
Data de nascimento: 10/04/1996.
Nacionalidade: Portuguesa.

http://www.academia-de-talentos.com/posts/maxence-parente-gf38-grenoble

E o nº 10 da mesma equipa também parece ter um pontencial interessante. ;D :great:

O que é feito de um Brasileiro que se falou para o Sporting…um tal de Lucas (Med Centro) do Goias ou Palmeiras…

Não chegou a vir?

O que é feito de um Brasileiro que se falou para o Sporting...um tal de Lucas (Med Centro) do Goias ou Palmeiras...

Não chegou a vir?

Não ficou, não por falta de qualidade, mas porque custava muito dinheiro e queria um bruto ordenado segundo consta, ainda cá teve um meses a experiência e depois foi prestar provas ao porto.

e ficou lá?

Citação de: Ismylove em Hoje, 10:03 Citar O que é feito de um Brasileiro que se falou para o Sporting...um tal de Lucas (Med Centro) do Goias ou Palmeiras...

Não chegou a vir?

Não ficou, não por falta de qualidade, mas porque custava muito dinheiro e queria um bruto ordenado segundo consta, ainda cá teve um meses a experiência e depois foi prestar provas ao porto.

e ficou lá?

Isso já não sei

ficou, lembro-me de ver uns textos a dizer que Lucas Tagliatela tinha assinado pelo Porto.

Assinou pelo Porto.
Só faz falta quem cá está. :wink:

Realmente este miudo tem muita pinta.

Quando vi os videos no youtube apareceu lá este tambem, provavelmente já o viram mas não resisiti a colocar aqui. É verdadeiramente impressionante os toques que ele consegue dar com uma bola de Ténis.

Não eh por nada mas eu acho que eh o nosso Maxence, pelo menos o utilizador desse video eh o mesmo de outros videos do Maxence, a única incógnita eh o sobrenome, que uma vez aparece Parente e noutra Jongles.

Alguem que conheça melhor o miudo que possa tirar esta dúvida.

saudações

Claro que é, provavelmente eu expliquei mal, quando disse que tambem vi este, quis dizer que tambem vi este video do Maxence. :wink:

Upxxx, não percebi, desculpa, mas o que interessa eh que eh mesmo o nosso miudo. :victory:

:xock: :xock: :xock:

Dieguito… :pray: :wink:

Parece que ainda está a chegar mais gente…

É apontado no Brasil como o novo Ronaldinho Gaúcho e chega hoje para treinar à experiência nos infantis do Sporting. Thiago Sebastian tem apenas 12 anos, mas está a ser cobiçado por vários colossos europeus. O médio ofensivo foi descoberto numa escola de futebol do estado da Bahia pela EVM Sports, que pretende colocá-lo na Europa. Segundo apurou o CM, os responsáveis da empresa dão primazia aos leões numa futura contratação, face às boas referências da academia leonina e às semelhanças culturais de Portugal com o Brasil.

Com Thiago Sebastian chega outro médio (defensivo). Gabriel Santos, de 15 anos, também treinará à experiência na equipa de juvenis.

Ambos os jogadores vêm acompanhados dos empresários e dos pais.

Alguém sabe mais alguma coisa sobre este assunto?

O Thiago é um jovem, de origens muito humildes, que ao que parece desencadeou uma verdadeira guerra entre empresários, sedentos de o representarem.

O Gabriel Santos julgo que seja central e não médio. É um jogador possante (tem cerca de 1,80m) e que era bastante apreciado no seu anterior clube, o São Paulo.

O Thiago foi desviado para o seixal e chegou mesmo a dormir la. Entretanto no dia seguinte o miudo foi treinar a Academia Sporting.

Isto segundo a bola.

Mais uma guerra entre LEÕES e milhafres…

É preciso ter muita atenção a este tipo de jogadores. Nestas idades eles distinguem-se mais pelo fisico. Se ao fisico acompanhar uma tecnica razoável com capacidade de ter a bola no pé e levantar a cabeça para sair a jogar, é meio caminho andado para fazer a diferença, mas que diferença.
Com 12 anos[Infantil] e tendo cerca de 1,80 é realmente impressionante. Eu tenho miudos a roçar 1,70 com essa idade e já joguei com alguns com um pouco mais, mas muito mais também não. É de facto um fisico impressionante para um infantil, logo é naturalissimo que dê nas vistas se tiver predicados minimos que eu referi. Muitas vezes este tipo de jogadores[muito fisico desde cedo] começam a perder-se em relação aos outros porque quando os miudos começam a ganhar mais força, este tipo de jogadores torna-se vulgar.
Obviamente que isso está estudado e um miudo deste tipo tem o acompanhamento adequado na Academia, mas muitas vezes os adeptos começam a fazer filmes muito cedo com miudos desta idade e com uma estampa fisica impressionante para a idade.

Pelo que li o que tem 1.80 é o Gabriel Santos e tem 15 anos não 12.

Sim, li tudo como o mesmo, peço desculpa pela má interpretação :wink:

e para qd a contrataçao de um lateral esquerdo com grande futuro??? seja pos juniores ou juvenis ou ate mm infantis… é uma posição da qual estamos bastante carentes em todas as nossas equipas…