Contratações para as camadas jovens

Nem por isso. Laterais esquerdos de qualidade têm havido vários e vão continuar a haver de grande qualidade na formação do Sporting. O Tiago Pinto em princípio vai para o plantel principal, há o André Marques que se tem portado bem no Freamunde e nos juniores há o Michael Santos que embora não seja extraordinário é bastante razoável. Nos juvenis havia o Mário Rui que foi expulso da Academia por motivos disciplinares (e depois foi para o Valência) mas que era apontado por todos como um dos maiores talentos da Academia, há também o Rui Coentrão um miúdo cheio de personalidade e talento e a quem todos apontam grande futuro. Em quase todas as gerações da formação, o Sporting tem tido laterais esquerdos excelentes ou pelo menos bastante razoáveis. Onde existem claras carências é em laterais-direitos que não existem e não têm existido de grande qualidade nas equipas da formação, continua a não haver nenhum lateral-direito a quem se anteveja grande futuro e muitas das vezes têm havido aí adaptações de jogadores de outras posições. Aliás, lateral-direito é a posição mais carenciada na formação do Sporting nos últimos anos.

pa lateral direito temos o cedric…q apesar de mtos criticarem esta adaptação é mm onde ele ta a ser aposta e com resultados (exibiçoes) brilhantes… continua assim e daqui a 2 anos é o titular dos seniores!!

temos tb o rui figueirdo q tenho mta fe q com uns anos de emprestimo se torne um daqueles jogadores excelentes para ter no banco (ainda por cima tb faz a lateral esquerda)…

em relaçao aos laterais esquerdos… é verdade q temos o rui coentrao em quem eu tb deposito mtas esperanças… mas nao temos mais ninguem!!!

o michael santos é fraquinho…o pedro rodrigues tb…e vao ser estes os nossos laterais juniores na proxima epoca??

por um lado eu percebo q nao se invista num lateral esquerdo…temos o tiago pinto e o andre marques a despontar…e um deles na epoca 2009/2010 ja sera o titular do plantel principal e temos dps qd um deles sairem o rui coentrao pronto a integrar os seniores…

mas faz me pena pensar na brutal equipa de juniores q teremos na proxima epoca…a excepçao daquela lateral esquerda…

Não costumo acompanhar os jogos dos juniores, só fui ver o jogo com os lampiões e apesar de saber muitos (quase todos) nomes dos juniores, enquanto estava a ver o jogo nem sequer sabia quem era quem. No entanto gostei muito de ver o Michael Santos e fiquei a achar que tínhamos ali um bom lateral esquerdo. Qual não é o meu espanto quando começo a ler comentários neste e noutros tópicos a considerá-lo fraquinho… Por outro lado também há comentários a defendê-lo. Afinal em que ficamos?

epa ele nao é mau (senao n estaria no Sporting)…e posso tar a fazer uma mto ma avaliaçao dele mas é um jogador q desde q se tornou junior q me parece q qd se tornar senior nao vai ser daqueles q vai ter aquele boom…q ja n vai ganhar atingir aquela evoluçao como um moutinho…um veloso…qd chegaram aos seniores…

boom esse q consigo imaginar perfeitamente o andre santos…o wilson eduardo…o cedric… atingirem!!

Em relaçao ao maxenque ele nao jogou pelo sporting no mundialito…ele jogou pela equipa umbro que salvo erro eram de jogadores observados pelo benfica…e depois disso foi “dispensado” pelo benfica porque acharam que ele nao iria acrescentar em nada a equipa dos miudos deles da mesma idade… espero que errem novamente( tipo miguel veloso :stuck_out_tongue: ) mas nestas idades e sempre dificil ver quando um jogador dara ou nao alguma coisa…
Quanto ao jogador brasileiro penso que ficou no sporting certo? isto mesmo depois de ser desviado e ter treinado no scp…mas nao tenho a certeza em relaçao a esse…

Sobre o Maxence há um tópico hilariante no serorc.com. São umas 20 páginas, em que as 17 primeiras são a gabarolice normal e “este puto é muito bom”, depois no final quando o puto já não vai para as galinhas, é só malhanço. Curioso é que o próprio miudo participa nessa discussão, e é ele que anuncia em 1ª mão que afinal ja não vai para o fifica. Depois, o pai proibe-o de participar no forum (aquilo é mesmo uma novela da vida real).

Acho que este é mais um caso de pais gulosos, que querem viver à custa dos filhos, e para tal fazem qualquer coisa, ainda para mais o pai deste é ex-empresário, já sabe o que é preciso fazer. É triste que exstam pais assim.

Link para o tópico anteriormente referido. Não se esqueçam de calçar as luvas e colocar máscara de oxigénio.
http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=16183.0

[b]Prospecção terá alvo nos "States" [/b]

O departamento de prospecção do Sporting vai fazer duas sessões de captação de jovens talentos nos Estados Unidos (dias 14 e 15 de Junho), na cidade de Fall River, no estado de Massachussets. Trata-se de uma iniciativa inédita e que, no futuro, se poderá estender a outros mercados de influência lusófona, numa internacionalização parecida à que os responsáveis da SAD estão a encetar com o projecto Escolas Academia Sporting.

Aurélio Pereira, responsável máximo pela prospecção leonina, viajará na companhia de Carlos Mendonça (responsável de recrutamento nos Açores e mentor da iniciativa), João Inácio Abreu (responsável de recrutamento na Madeira) e… Adrien Silva, jogador oriundo da formação que integrou o plantel profissional dos leões esta temporada, e que tem a particularidade de ter sido emigrante e, como tal, estar identificado com a realidade que vai encontrar.

Refira-se que o Sporting vai à “boleia” de uma comitiva açoriana (da equipa de veteranos do Nordeste de São Miguel e de membros do governo regional), que se deslocam à região americana para participar nas comemorações do dia de Portugal (10 de Junho) e em conferências em universidades dos Estados de Rhode Island e de Massachussets, iniciativas às quais os leões se vão associar.

Nova Iorque, Nova Jérsia e Connecticut são os outros Estados da costa Leste com forte influência portuguesa e, nesta iniciativa, a divulgação foi tal que para além de candidatos dessas regiões, já há inscritos… do Canadá.

Vão ser observados jovens dos 9 aos 15 anos, e cada inscrição tem o custo de 100 dólares. Até ao momento, já estão inscritos 85 jovens, e são esperados entre os 100 e os 150.

Refira-se que o futebol está em grande crescimento nos Estados Unidos, sobretudo junto das comunidades de emigrantes e ao nível escolar universitário, e o Ajax fez recentemente treinos de captação em Nova Iorque, com sucesso.

http://www.ojogo.pt/24-92/artigo720264.asp

100 dólares por inscrição? Vai lá vai… a brincar a brincar vamos lá buscar 10-15000 dólares. O que já deve ser suficiente para pagar a manutenção da academia durante 1 ou 2 mesinhos.

não devíamos roubar jogadores ao Benfica pois temos um protocolo com eles e pode ser pior para nos no futuro_!

Mas que jogador é que nos roubamos aos merdosos? M-E-R-D-O-S-O-S, que eu saiba nenhum, eles é que ficam fartos do cheiro e mudam para onde podem ter algum futuro.

Alguém sabe se algum dos jovens africanos (como estes 3) que têm passado pela Academia tem impressionado e vai ficar cá?

O extremo Edivandio, conhecido por “Edi Pão” ou “Edi”, de 16 anos, e o avançado Ryan, com 17 anos, foram contratados pelo Sporting à Académica do Mindelo, de Cabo Verde. Os dois atletas chegam a Alvalade graças à acção e contactos do treinador Carlos Alhinho, que faleceu anteontem, vítima de uma queda, de um sexto andar, no fosso de um elevador num hotel de Benguela, em Angola.

Edivandio, para além do título de campeão de Sub-15, marcou entre 2003 e 2005, 58 golos com a camisola do Académica do Mindelo. Por sua vez, o avançado Ryan já venceu vários títulos regionais de São Vicente, em todos os escalões, e marcou, igualmente entre 2003 e 2005, 50 golos, tendo já representado a selecção cabo-verdiana nos jogos da CPLP, em Angola.

Os dois jogadores são esperados em Lisboa nos próximos dias, onde serão encaminhados pelos responsáveis leoninos para o novo local de trabalho, ou seja, a Academia leonina, em Alcochete. Edivandio e Ryan devem, de resto, ser os mais novos locatários da Academia.

in ojogo.pt

Eu então penso que é uma adaptação quase aberrante. O Cedric tem jogado muito mais vezes adaptado a lateral direito do que na sua verdadeira posição simplesmente porque, aparentemente, o treinador não considera nem o Carlos André nem o Jorge Bernardo como suficientemente capazes para a desempenhar. Se assim fosse, o Cedric não teria que passar por isto. A sorte é ele ser um atleta com grande capacidade a nível táctico e de resistência física, o que lhe permite desempenhar também bem outras funções dentro do campo. Contudo, espero que ele venha a ser aposta na sua real posição de médio que é onde rende mais e onde as suas capacidades podem ser melhor optimizadas.

aberrante?? nao vejo prq… ja se fizeram mil e uma adaptações de jogadores nos juniores e juvenis com sucesso…o ultimo caso com sucesso as posições ate sao exactamente iguais… tou a falar do joao gonçalves… medio atacante… um belo dia teve de recuar pa lateral o treinador gostou e apostou na sua adaptação… resultado? titularissimo na lateral direita do olivais moscavide - melhor equipa da II divisão… logo ai esta adaptação deixa de fugir a regra (significado de aberrante)…

eu compreendo q as pessoas q seguem o cedric desde mto novo com exibiçoes brilhantes como medio atacante nao o gostem de o ver adaptado a lateral direita… onde nao se destaca tanto e onde nao consegue potenciar ao maximo algumas (poucas) das suas excelentes caracteristicas (por exemplo a excelente visão de jogo) embora a maioria delas sejam aproveitadas ao maximo com a sua excelente técnica, os seus cruzamentos perfeitos, o seu remate, etc etc…

mas a formação é pa servir o plantel principal do Sporting Clube de Portugal e nao formar o melhor jogador do mundo!! se nesta geração temos ja excelentes médios e nenhum lateral direito decente seriamos mto burros mm nao aproveitar cédric q ja deu mtas e grandes mostras de se poder tornar um excelente lateral direito!! e com os laterais direitos q temos no plantel principal ponho as minhas maos no fogo (q se esta aposta na adaptação a lateral continuar) q o cedric em 2009/2010 fara ja parte do plantel principal (dividindo jogos entre seniores e juniores)…

vai uma aposta?

o mais importante é o Sporting Clube de Portugal !!! nao estamos a cortar as pernas a nenhum jogador nem coisa alguma… como ja disse atras ate penso q antes pelo contrario…

CÉDRIC SERÁS O MELHOR LATERAL DE SEMPRE DO SPORTING!!!

durante mtos e bons anos…

Percebo o que dizes mas eu nunca gostei e continuo a não gostar de adaptações. E o exemplo que deste do João Gonçalves também foi um daqueles a que me custou assistir, mas enfim… Que se pode fazer? É verdade que se tem portado bem como defesa, mas é igualmente verdade que ele prefere a posição de raíz e que é a médio que rende mais.

As adaptações podem eventualmente prejudicar os atletas na medida em que não lhes permite mostrar o seu máximo e, como consequência, prejudicam também os clubes, pois a estes interessas-lhes a maior produtividade possível por parte dos atletas.

isso do renderem mais na sua poisção de raiz é muito subjectivo… nestes exemplos falados (cédric e joão gonçalves) ambos tem excelentes recursos tecnicos os quais mto se destacam no ataque… agora eles foram adpatados a posições mais defensivas… logo é normal q rendam menos no ataque mas por outro lado renderao mto mais defensivamente…

isso do renderem mais ou nao na posição adaptada nao pode ser

em relação ao se sentirem melhor na posição de raiz é natural… jogaram toda a vida na outra posição e só agr começaram a jogar na nova posição… é uma questao de habito… nos primeiros tempos é normalissimo q continuem a preferir de raiz…

caso diferente era se nao se sentissem à vontade na posição adaptada mas nesse caso nao teriam o sucesso q estão a ter adaptados…

quanto a essa teoria das “adaptações pode(re)m eventualmente prejudicar os atletas na medida em que não lhes permite mostrar o seu máximo” é completamente errada…

ora segue o meu raciocinio… no meio-campo junior da proxima epoca estarão diogo rosado, andre martins, rabiu ibrahim, kikas, william carvalho, neto e odia (e outros bons jogadores como o luis carlos por exemplo serao entretanto dispensados)… 7 excelentes jogadores (no minimo 6… n sei se o odia ja ta mm confirmado mas ouvi dizer q sim) (todos com potencial suficiente para atingir o plantel principal) para 3 posições… achas mm q o cedric conseguiria “mostrar o seu maximo” num meio-campo destes…tanto ele como os outros sao excelentes…cada um com as suas caracterisitcas…todos iriam jogar…e nenhum jogaria mtas vezes…o Clube sairia claramente prejudicado…

na lateral direita o cédric ja mostrou ser excelente e so nao mostrara o seu maximo nessa posição se nao quiser (e ai se o defendes desisto de defender este meu ponto de vista ctg prq é perder tempo)…é claro q a medio marcaria mais golos, faria mais dos seus excelentes passes em profundidade…mas a lateral continuara a aproveitar o seu bom remate, continuara a fazer dos seus excelentes passes em profundidade, aproveitara ainda mais os seus excelentes cruzamentos… isto para alem do principal… aqui tera claramente oportunidades!!! sera sem duvida o titular indiscutivel e evoluira mto mais do q jogando poucas vezes caso se mantenha no meio campo… jogador e Clube saiem beneficiados!!

claro q tb depende da atitude do jogador… se ele achar q so quer jogar a meio campo… q n se quer afirmar na lateral… nunca conseguira potenciar as suas qualidades e afirmar-se… mas essa atitudade seria uma atitude mto fraca…de um jogador q nao merece o Sporting… e nao me parece q o cédric seja desses…

N se esqueçam q qq lateral a jogar nas camadas jovens de SCP, porcos, galinhas, Boavista, só nos jogos entre si é q têm q defender, no resto da época passam a vida a atacar. Por isso dizer q um lateral das camadas vai ser muito bom é no mínimo inconsequente. Vide André Marques, Paíto, M. Garcia, Patacas etc, etc, etc… grandes laterais nas camadas, mas qd sobem aos seniores eclipsam-se.

[b]Ryan e Edi contratados [/b]

O extremo Edivandio, conhecido por “Edi Pão” ou “Edi”, de 16 anos, e o avançado Ryan, com 17 anos, foram contratados pelo Sporting à Académica do Mindelo, de Cabo Verde. Os dois atletas chegam a Alvalade graças à acção e contactos do treinador Carlos Alhinho, que faleceu anteontem, vítima de uma queda, de um sexto andar, no fosso de um elevador num hotel de Benguela, em Angola.

Edivandio, para além do título de campeão de Sub-15, marcou entre 2003 e 2005, 58 golos com a camisola do Académica do Mindelo. Por sua vez, o avançado Ryan já venceu vários títulos regionais de São Vicente, em todos os escalões, e marcou, igualmente entre 2003 e 2005, 50 golos, tendo já representado a selecção cabo-verdiana nos jogos da CPLP, em Angola.

Os dois jogadores são esperados em Lisboa nos próximos dias, onde serão encaminhados pelos responsáveis leoninos para o novo local de trabalho, ou seja, a Academia leonina, em Alcochete. Edivandio e Ryan devem, de resto, ser os mais novos locatários da Academia.

http://www.ojogo.pt/24-102/artigo723009.asp

A única vez que vi o Cedric foi contra o Boavista onde ele foi um dos melhores da equipa. A atacar e a defender. Comparar o Cedric com algum dos laterais (esquerdos ou direitos) que temos actualmente nos juvenis ou juniores é como comparar o Ouro com o Latão. Parece-me que temos um grande lateral direito em formação.

Quanto à questão das adaptações, a mim não me custa nada vê-las. O Paulo Ferreira não deve estar triste de ter passado de extremo para defesa. O mesmo deve dizer hoje o Miguel. E o Bosingwa também não deve estar muito triste com a “adaptação” do Pacheco depois de colocar a defesa direito um jogador que fez toda a formação a médio defensivo. O que seria do Pirlo, talvez um dos melhores médios defensivos do futebol moderno, e que nunca o teria sido se não o tivessem adaptado da sua posição original de segundo ponta de lança?

Mais exemplos há e haverá. Fazer de um bom médio um excelente lateral, a mim não me custa nada.