Complexo Alvalade XXI - Estádio José Alvalade - Parte 3

Alguém com alguma visão para além do que é óbvio…essas visitas podem financiar pelo menos a manutenção da infraestrutura

Estádio hoje no AE Cup.

3 Curtiram

E o cubo? :joy:

2 Curtiram

Foi de lona…

1 Curtiu

Arquiteto responsável pelas obras garante: «Alvalade terá um papel magnífico no Mundial’2030»

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/arquiteto-responsavel-pelas-obras-garante-alvalade-tera-um-papel-magnifico-no-mundial

O espanhol Salvador Alonso é o arquiteto responsável pelas obras no Estádio José Alvalade, um projeto em marcha que estará concluído a tempo do Mundial de 2030 que será realizado em Portugal, Espanha e Marrocos. “O Estádio José Alvalade terá um papel magnífico no Mundial”, garante o projetista que pretende tornar o espaço desportivo num local obrigatório de visita turística.

“O nosso objetivo passa por fazer com que o Estádio José Alvalade de torne uma visita obrigatória do turismo de Lisboa e, acima de tudo, se transforme num espaço de uso diário para os cidadãos”, afirmou o arquiteto à publicação ‘Arquitetura y Diseño’, onde destacou a possibilidade de rentabilizar o recinto: “Os estádio continuam a ser espaços dedicados ao futebol mas em dia de jogos. Isto deixa um toral de 325 ou 330 dias em que o recinto pode ter outros usos e acolher outros públicos. A tendência nos próximos anos é desenhar estádios que se possam adaptar a diferentes cenários”.

Nas inovações para a próxima época há a destacar o ‘Lion’s Corner’ um lounge que proporcionará ao espectador uma nova experiência nos jogos de futebol. Esta transformação começou há um ano com o fecho do fosso, uma melhoria que Salvador Alonso não hesitou em mencionar.

“O fosso era um elemento desnecessário que criava um rutura física emocional do adepto com o espetáculo e ainda gerava grandes problemas técnicos e dificuldades operativas na manutenção do relvado. Com a sua eliminação acabámos com estes inconvenientes e ainda melhorámos o ambiente criando um clima mais intimidante com a aproximação dos adeptos ao relvado que também ajuda a equipa”, acrescentou o arquiteto que destacou a importância de inovações como o ‘Lion’s Corner’ para um determinado nicho de mercado: “Queremos elevar o nivel de conforto das áreas premium para que o estádio se converta no melhor local para celebrar eventos corporativos, reuniões de negócios ou simples encontros familiares”.

Para terminar, o projetista espanhol destacou a necessidade de tornar os espaços “mais efecientes” e destacou as dificuldades em trabalhar numa janela temporal que começa no final de maio e termina no início de agosto: “É sem dúvida uma logística muito complexa. Manter o estádio em funcionamento com prazos destes obrigam a uma excelente coordenação e flexibilidade de muita gente”.

2 Curtiram

Para quem quer saber mais sobre a empresa responsável pela renovação do Estádio José Alvalade, vale a pena olhar para alguns dos projetos internacionais que já realizaram antes de tirar conclusões sobre o resultado final.

O currículo da empresa que está a renovar Alvalade

A Fenwick Iribarren não é um atelier qualquer. Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão:

Stadium 974

O primeiro estádio desmontável da história dos Mundiais. Foi uma das grandes atrações do Mundial 2022 no Qatar. Construído com contentores marítimos e estrutura modular.

Education City Stadium

Um dos estádios do Mundial 2022. Ficou conhecido pelo sistema inovador de arrefecimento e pelas soluções de sustentabilidade.

Al Thumama Stadium

Outro estádio do Mundial 2022 desenhado pela equipa da Fenwick Iribarren.

RCDE Stadium

Novo Estádio Nacional da Sérvia.

Nou Mestalla

O novo estádio do Valencia CF, cujo projeto tem Salvador Alonso como diretor.

Estadio Benito Villamarín

  • Projetos de renovação e modernização associados ao estádio do Betis.

A Fenwick Iribarren também tem histórico ligado a projetos de estádios em Espanha e já ultrapassou a marca de 50 instalações desportivas projetadas ou assessoradas internacionalmente.

E sobre Alvalade?

O projeto de renovação do Estádio José Alvalade é oficialmente da Fenwick Iribarren Architects e inclui:

  • Fecho do fosso.

  • Aproximação das bancadas ao relvado.

  • Aumento da capacidade para cerca de 52 mil lugares.

  • Novas áreas VIP.

  • Modernização tecnológica.

  • Melhorias para candidatura ao Mundial 2030

1 Curtiu

Para os mais qualificados aqui do fórum e para quem conhece melhor a Fenwick Iribarren, gostava de saber a vossa opinião.

Depois de investigar um pouco, percebi que a empresa responsável pela renovação de Alvalade esteve envolvida em vários projetos internacionais de estádios, incluindo alguns utilizados no Mundial do Qatar 2022, além do novo Mestalla e de outros projetos de grande dimensão.

A minha dúvida é a seguinte: olhando para o historial desta empresa, acham que eles se vão inspirar em algum dos estádios que já construíram para a remodelação de Alvalade, principalmente ao nível da cobertura, fachadas e aproximação das bancadas ao relvado?

Pessoalmente, ao ver alguns dos projetos deles, parece-me que existe uma tendência para criar ambientes mais fechados, modernos e com os adeptos mais próximos da ação. No caso de Alvalade, será que podemos esperar algo semelhante ao que fizeram nalguns dos estádios do Qatar ou até ao conceito do novo Mestalla?

Também gostava de saber se alguém com conhecimentos de arquitetura desportiva considera que esta empresa está entre as melhores opções para este tipo de intervenção ou se existem gabinetes com um currículo mais forte nesta área.

Fica a questão para debate. Quem perceber mais do assunto Aqui no forum !!será sempre um bom debate

“Não sei porquê, mas tenho a sensação de que esta empresa se vai inspirar no novo estádio do Valência, principalmente na parte VIP, que é muito semelhante à nossa. Já no exterior, desde a cobertura até à envolvência do estádio, acredito que poderá ser algo mais ou menos nesta linha.”

vejam vocês

NOU MESTALLA - Fenwick Iribarren Architects

2 Curtiram

Alguém confirma a existência de obras no Alvaláxia?

1 Curtiu

Sabemos se o estádio vai ser aumentado para o mundial?

O projeto do nosso estádio vai ter lonas e cubo para não ficar igual aos outros.:joy:

Este secretismo é que não cai nada bem.

Mas estao previstas alterações na fachada do estádio, ou na cobertura?

Eu continuo a achar que aumentar as receitas era ter mais 15000 adeptos no estádio em média por jogo. Mas pronto…
Essa é que era a medida que eu mais gostava, antes de qualquer outra.

Se é viável ou não, não sei…

3 Curtiram

o que está previsto foi o que foi anunciado há 2 anos e ainda não foi terminado

Se fossemos enterrar 200M so no que está aí escrito (espacos corporate, fecho do fosso. alvalaxia, e nova fachada) … esta direcção seria motivo de chacota durante decadas… (deixariam um legado na gestão de patrimonio que fariam o godinho passar a ser visto como um gestor de topo ao lado disso).

Obviamente tem de implicar uma mudança enorme… seja mexer na cobertura e/ou ampliando o estadio. É isso que se espera dum suposto “investimento a 10 anos” (senão é investimento a 1 ano).

Ou seja, o que esta empresa fala, será a primeira fase da coisa, acredito que uns 50M no maximo de obras para isso tudo, incluindo leds. Falta saber onde e como se vão investir os restantes 150M.


Uma referencia para tranquilizar (ou preocupar) a malta: Toda a intervenção no novo benito villamarin do Betis -e entorno- está orçamentada (o total) em 170M. Quase tudo feito de raiz. Incluindo toda a cobertura (fala-se em derrapagens que podem levar o valor ate acima dos 200… mas é disto que estamos a falar, num país onde o m2 de construção é mais alto).

Que se livrem de só fazer o que aí está com 200M de investimento (seriam corridos à pedrada). Obviamente vem aí um projeto à escala e dimensão do empréstimo pedido. Que seja ambicioso, é o que espero.

Mas o que está escrito vai além disso, houve mais intervenções no estádio

Não acredito que se vá ampliar o estádio.
Nunca ouvi ninguém credível a falar nisso, o que lamento.
Isso está descartado com estes 200ME.

Aliás, para aumentar a lotação, tinha que se substituir a cobertura e construir um 3ºanél.
Podes mesmo esquecer isso…