Depois da ideia de ter um cubo já ter ficado arrumada agora todos os dias vem alguém falar dos ecrãs na pala.
E todos os dias tem de vir alguém com bom senso perguntar “para quê?”.
Vamos lá ver se desmistificamos isto de uma vez por todas.
Estamos com o estádio sempre cheio e precisamos de aumentar a lotação? Não
Temos dinheiro? Não
Ficaria mais bonito e funcional? Também não!
Isto porque seria preciso um ecrã na pala para cada bancada, portanto 4 ecrãs e cada um deles teria de ter um mini-ecrã nas costas porque se analisarem bem, devido à inclinação da cobertura, nas últimas filas da bancada B não há campo de visão para a cobertura das outras bancadas.
Alguém sentado nas últimas filas na Nascente B não consegue ver um ecrã na pala na Sul, nem na Norte, nem na Poente… portanto só conseguia ver um ecrã nas costas do ecrã da sua bancada. Como se pode ver nesta imagem que nem sequer é nas últimas filas.
Os ecrãs ficarão naquele local até o estádio ir abaixo, podem ser actualizados, podem retirar a publicidade dos lados, podem ser colocados 1 metro acima… Mas não existe mesmo outra localização possível.
Os ecrãs poderiam estar na mesma posição mas na bancada B (tal como os lampiões têm). Isto é, ficar na lateral B norte (entre o setor B21 e B23) e na lateral B sul (entre o B10 e B8). Nestas duas posições são visíveis por toda a bancada B e por todos os setores da bancada A.
Até já existem ecrãs curvos que acompanham a curvatura da bancada.
Quanto aos lugares, é verdade que o estádio não esgota mas as superiores são as bancadas com maior ocupação, pelo que o Sporting passaria a ter mais 300 lugares de GB para venda naqueles lugares.
Se queres usar essa imagem como exemplo, em vez de olhares para baixo para o ecrã na superior, passarias a olhar para a direita, onde estaria o ecrã na bancada lateral B sul (B10 ou B8).
2ª “Cagar” de alto nos ecrãs, ganhando mais lugares (vale o que vale) e passar todo o conteúdo nos painéis LED’s 360 que vão colocar nas fachadas das bancadas.
Sobre bom senso, diria que cada um tem a sua medida.
Eu, por exemplo, nao vi bom senso nenhum em eliminar 600 lugares (300 de cada lado) para colocar ecrans gigantes, metade dos quais usados em publicidade.
Como alguem disse acima, o estadio nao enche mas os topos muitas vezes estao lotados (ou estavam).
Se 5 x por ano (!) encherem × 600 lugares a 25 euros, em 20 anos ter-se-ao perdido 1.5 milhões de euros. Ah mas o pessoal comprou mais caro, uns sim outros nao.
Em resumo, por mim que se tirem. E se nao houver espaco para os colocar, paciencia.
Claro que iríamos perder uma boa resolução para reproduzir os conteúdeos… P.ex; repetições, a leitura do espectador seria muito difcultada.
Comparando com atuais ecrãs gigantes, perderíamos em resolução e ganharíamos em qualidade o que honestamente na bancada oposta não interessa muito, a malta quer é ver, e quanto maior melhor
Quanto aos ecrãs. tenho batido nesta tecla e há anos.
O meu lugar é mais ou menos de onde foi tirada esta foto e a minha visão sempre foi a seguinte. E vai no sentido que no Santiago Bernabeu estão a fazer.