Complexo Alvalade XXI - Estádio José Alvalade - Parte 1

Caros sportinguistas, este é o meu primeiro post neste forum! :beer:

Vou falar sobre um assunto que creio não ser novo, e como pretendo sempre o melhor para o nosso clube creio que o mesmo deve ser discutido, opinado e quiçá um dia alguma coisa será feita! ;D
De certo haverá quem não concorde, mas ai está a beleza de existirem ideias diferentes umas das outras…aqui vai:

Este assunto é algo que me “perturba” há algum tempo, no entanto nunca tive oportunidade de o expôr, por este ou aquele motivo…e que com a realização da CAN 2010 e da proximidade do proximo Mundial voltou para me assombrar!

Não que ache que o nosso estádio seja menos bonito ou funcional que outros…no entanto creio que não é a imagem que a maioria dos sportinguistas deseja para a sua casa…não posso afirmar com certezas, pelo que apenas expresso a minha opinião. Ao ver os estádios construidos desde 2004 até à data, penso que o estilo simplista e contemporâneo é sempre o mais adequado e agradavél, mas ao mesmo tempo uma obra que demonstre a imagem e força de um clube.

Bem sei que não há hipotese alguma de demolir o existente e construir um novo, mas gostaria de deixar algumas ideias, do meu ponto de vista, de como se poderia remodelar a imagem do nosso estádio, e quiçá trazer mais publico a Alvalade com esta “jogada”:

• Em primeiro lugar, tenho obrigatóriamente que mencionar o famoso fosso…não concordo com a existência do mesmo desde o primeiro dia! Creio que transmite uma sensação de distância entre adeptos e equipa, ao mesmo tempo que não exerce a pressão necessária sobre os adversários. Penso que a haver a possibilidade de aumentar as bancadas até junto ao relvado, “eliminando” o fosso, seria uma jogada inteligente e que de certo iria agradar a adeptos e simpatizantes. Penso que a lista do candidato derrotado tinha realizado um estudo neste sentido, e que existe viabilidade para fazer esta alteração. Também acho que apesar de esta direcção ter o seu próprio rumo, o qual digo já que apoio a 100%, somos todos sportinguistas e logo queremos todos o que pensamos ser melhor para o clube. Nesse sentido nem sempre é mau pegar numa ideia proposta por alguem (ainda que candidato derrotado) e executá-la…(existe depois o problema da chuva para resolver, mas há sempre soluções, cabe a quem de direito encontrá-las);
• Em segundo lugar, tenho que criticar as bancadas…nos somos o Sporting, VERDE e BRANCO são as nossas cores! Como tal, as bancadas deveriam ser verde e brancas (no máximo algumas pretas), com o simbolo do Leão e os dizeres: Esforço, Devoção, Dedicação e Glória! No velhinho Alvalade eramos “nós”, recuperem a tradição;
• Por último, uma alteração a nível da cor das estruturas metálicas no exterior do estádio…são amerelas, mas nós não somos a selecção dos Camarões ou do Brasil…talvez pinta-las de preto (cor neutra) seria o mais sensato, e até ficaria melhor estéticamente…até pode ser outra cor, desde que exista alguma coerencia com o resto do estádio;

Com este comentário expresso apenas a minha opinião, não pretendendo de modo algum denegrir a imagem do nosso grande Sporting, mas apenas sugerindo algumas ideias, com a crença de que não sou o único a pensar assim, e também com o “feeling” de que assim muito mais gente iria ao estádio!

Saudações Leoninas e votos de sucesso desportivo para o ano de 2010.
SB

Não me parece que seja esse o nome do nosso estádio…

Acho que vais ter de corrigir o título do teu tópico, porque o Estadio Alvalade XXI não existe.

wikipedia

Alvalade XXI é o nome actual do complexo onde se encontra o novo Estádio José Alvalade, pertença do Sporting Clube de Portugal, inaugurado a 6 de Agosto de 2003. Inauguração esta apadrinhada pelo clube inglês Manchester United, jogo que ficou 3-1, com a vitória do Sporting C.P.. Este estádio vanguardista, conta com 50.076 lugares todos sentados e cobertos, e ainda com 1.315 lugares de estacionamento, dos quais 30 são reservados a pessoas portadoras de deficiência motora. Foi desenhado pelo conhecido arquitecto Tomás Taveira. Além de ter sido palco de importantes jogos do Euro 2004, recebeu também a final da taça UEFA 2004/05. Para além do estádio, que custou cerca de 105 milhões de euros, o complexo Alvalade XXI inclui ainda o centro comercial Alvaláxia, o Multidesportivo Açoreana Seguros, o Holmes Place, a Clínica CUF e ainda o edíficio Visconde de Alvalade, onde se encontra a sede do clube. No total, o complexo Alvalade XXI custou quase 154 milhões de euros.

mas de resto ate concordo com o teu texto

Juro que nao percebo a ideia das cadeiras com varias cores vê-se nitidamente que não está ninguem sentado e dá mau aspecto isso é bom para equipas pequenas q nao metem lá 1000 pessoas nao para um clube como o nosso não sei como sporting foi nessa cantiga , e aquele fosso vergonhoso deviam ser alterados ah e a cor amarela tambem que nao tem nada a ver com o clube.

Concordo com o desaparecimento do fosso e colocação de cadeiras verdes e algumas brancas, que, tal como no antigo estádio, poderiam desenhar um leão nas bancadas.

Tal como referido, o estádio chama-se José de Alvalade. Alvalade XXI é o nome do complexo, que inclui estádio, multidesportivo, edifício Visconde de Alvalade, Alvaláxia e Clínica CUF.

Abraço…

\m/

O problema é que qualquer alteração ao visual do estádio (incluindo as cadeiras) implica autorização do lambão lampião do taveira. É óbvio que essa autorização custaria uma fortuna ao clube! E com os azulejos passa-se o mesmo!

Eu acho isso uma palhaçada.

acho rídiculo um tópico aqui com algo que não existe… eu pelo menos não conheço nenhum estádio alvalade xxi…
onde fica!?.. quem criou este tópico deve bem (saber onde) fica… :cartao: :lock:

Peço desculpa aos “sabem tudo”…foi lapso da minha parte, mas até acredito não ser o único a ter cometido este erro…

Bom, no fundo pensava que o conteúdo era aquilo que merecia a atenção e o comentário, não entendo a “azia” de certos membros…

Cumps

Acho muito mais ridículo o facto de nem os próprios dirigentes (actuais e passados) saberem o nome do estádio (ora é Alvalade XXI, ora é José Alvalade XXI, ora é José de Alvalade com e sem XXI…).

Mas disso não falas :whistle: :whistle: :whistle:

Também não vejo o Sporting se esforçar para mudar as coisas, nomeadamente na imprensa, onde existe a mesma “confusão”.

O mesmo se passa com a “Academia de Alcochete” (que em rigor devia ser Academia Puma. Bela maneira de proteger quem comprou o namming). Se fosse BES se calhar… hum.

Veja-se o que acontece no Fóculporto: toda a gente aprendeu depressa que o novo estádio é “do Dragão”.

Puxa…

… acho que todos percebemos o que o nosso novo elemento do forum queria dizer.

Faz um post e em 7 respostas 4 são a cascar porque se enganou no nome do estádio. Aposto que já perdeu a vontade de escrever mais.

Mas resumindo, acho que mudar a cor das cadeiras e o desaparecimento do fosso seriam medidas muito interessantes, porque dentro do estádio teriamos uma envolvencia muito maior.

A parte de fora do estádio só a vejo quando estou a sair do metro e quando comia a bifana lá perto. Não me choca a cor, desde que não seja encarnado ou azul.

Abraço a todos.

Esse gajo só faz porcaria

A unica coisa de jeito que ele fez até hoje foi os filmes caseiros.

sadbad, antes de mais bem-vindo ao fórum e como já reparaste vais ter que ter muito cuidado com o que dizes porque aqui o pessoal é santo e nunca se enganou.

Quanto à tua ideia, partilho de alguns pontos, de entre os quais os mais viáveis economicamente, ou seja, a substituição das cadeiras para verde e branco (por mim eram todas verdes, como o do Celtic).

A questão do fosso penso que é mais complicado porque para chegares as bancadas ao relvado terias que rebaixar o fosso e fazer isso implica muitos custos e não é uma obra propriamente rápida.

Sadbad, bem vindo ao fórum! :great:

SL

O verdadeiro e único Estádio José Alvalade (digno desse nome) teve 47 anos de vida.

Foi uma vida razoávelmente longa para o1º Estádio de características Olímpicas da Penísula Ibérica.

Em sua substituição foi construida uma ‘coisa’ (oportunidade de negócios para alguns), que pela ordem natural da vida será implodida lá para 2050.

Que os nossos filhos e netos tenham então, a clarividência de honrar o Estádio que foi inaugurado em 1956 e erijam outro que não envergonhe os ideais Sportinguistas !

da minha parte as minhas desculpas, mas realmente o nome do nosso estádio é, Estádio José Alvalade e já agora este assunto já tem discussão noutro local.

De qualquer forma, Bemvindo!
Já és Sócio!? :rotfl:

O problema do estadio vai muito para alem do fosso ou da cor das cadeiras. É um problema de rentabilidade, os estudos feitos no final dos anos noventa quando se começou a falar no novo estádio, foram incorrectos e com isso criaram um cojunto de “elefantes brancos” por todo o país, não so no Sporting. Desde logo, no Sporting, em dois pontos essenciais: primeiro supostamente a Alvaláxia ia ser rentável ora tal não acontece, e depois mais importante o estádio é demasiado grande, estava-se à espera que com novo estadio as pessoas viessem mais ao futebol, ainda me lembro que essa era a justificação dada nos anos 90 para a falta de público no estadio. Para o Sporting um Estádio para 35 mil pessoas chegava perfeitamente.
O Sporting não tem de pedir autorização ao arquitecto para mudar as cores das cadeiras, tem sim de requerer à camara autorização para qualquer mudança estética exterior ou estrutural, a questão do fosso não sei se é assim tão facil resolver, penso que tal implicaria mudanças estruturais mais complexas. Concluindo sinceramente gosto do estádio, não é um monte de betão tal como estamos habituados em portugal, e os azuleijos permitem uma manutenção mais facil, parece me sim que devia ser mais pequeno e mais rentável.
Bem vindo sadbad.

Admito que assim seja pela simples razão que não percebo nada desses procedimentos. :mrgreen:
No entanto referi a obrigatoriedade de autorização do taveira pois tal foi-me dito pelo Pedro Afra numa reunião (que não tinha a ver especialmente com o clube) onde ambos estivemos presentes quando eu comentei que o Estádio José Alvalade poderia mudar nalguns pontos que eu não apreciava particularmente.

Este também não existe!

Chama-se ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE.

Desculpem lá…