Comparação da Situação Económico-Financeira das SAD's dos 3 Grandes

Compreendo perfeitamente as condições.
Tenho estado em viagem portanto não respondi. Vou enviar PM assim que tiver disponibilidade para me dedicar ao que desejo fazer.

Excelente trabalho Strikerr, e excelente tópico!

Se a minha previsão que referi a bold se confirmar (situação em que não há nenhum imprevisto e em que não se faz nenhuma provisão inesperada), há a hipótese do SCP fazer o melhor resultado de uma SAD em Portugal desde sempre!

O record está atualmente em 24,825ME em 2003/2004 em plena fase de conquistas europeias do Mourinho!
Que vamos bater o nosso próprio record, isso é praticamente certo pois este data da época de 2006/2007 com 15,54ME!

Extraordinário! :clap:

[member=3466]Strikerr a comparação financeira vista pelo outro lado da 2ªcircular.

http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/07/financas-os-3-grandes-primeiros-9-meses.html

Já tínhamos visto isso acima. :wink:

As VMOC's tiveram 2 emissões. Uma primeira emissão a pagar em 2016 (55M€ brutos e 47,9M€ liquidos) Uma segunda emissão de 80M€ a pagar até 2026.

Alguém me consegue confirmar a veracidade desta afirmação?
Estava convencido que o problema do vencimento das vmoc´s só se punha daqui a 10 anos, no entanto existe esta primeira emissão que vence já em 2016. O que é que me está a falhar aqui?

SL

Senão me engano todas as VMOCs emitidas (125M€) foram extendidas até 2025.

Ainda temos a bola de neve do empréstimo obrigacionista (+30M€) para resolver em 2018.

Até ao momento empurrámos os problemas para a frente, de modo a tornarmos o clube gerível, com capacidade para gerar lucro, de modo a que possamos pagar no futuro tudo o que devemos.

Contas de taberneiro, a Sporting SAD tem que gerar lucros médios de 15M€/ano para conseguir pagar o que deve (EO e VMOCs). É assustador.

Com uma boa gestão desportiva não me parece assim tão assustador cumprir essa média…

O medo e o nervosismo são o contrário do que se deseja para o sucesso.
As dívidas duma empresa, sociedade ou país não são para ser liquidadas integralmente.
As dívidas têm de ser racionalmente geridas em função da sustentabilidade delas e da empresa.
Se já se fez anteriormente o “revolving” das Obrigações e das VMOCS com aumento dos seus valores (“a prémio”), também futuramente se pode fazer “a desconto”, baixando o seu valor.
Basta apresentar uma situação financeira e patrimonial sólida e com lucros anuais regulares.

Exacto, os custos com a divida, tal como a divida fazem parte da gestão normal duma empresa. Com uma gestão rigorosa e competente, com um Sporting a dar luta pelo titulo, 15ME nao é um real problema.

Essa parece a conversa que “as dívidas não se pagam, gerem-se”.

Digam o que disserem, o “monstro” da dívida continua a perseguir-nos e é preciso que os sportinguistas estejam conscientes disso.

O que não podemos fazer é rirmo-nos dos adversários como se não estivessemos também altamente endividados e a correr alguns riscos. Em 2018 e 2025 veremos.

Estamos todos conscientes dos problemas orçamentais que a divida nos causa. O que interessa é que este tipo de gestão a termo vai regularizar a situação. Se não precisar-mos de novo emprestimo obrigacionista em 2018, e nao precisaremos se as contas se mativerem como estão, ja estamos a dar o primeiro passo nessa direçao. Mantenho 15ME nao é um real problema.

Essa comparação feita pelo Blog vermelho e branco é uma pura e simples ridicula operação de cosmética para fazer parecer as contas do Benfica mais “bonitas” quando na realidade é um buracão do tamanho do mundo. Como é óbvio, não podem dizer que afinal de contas o clube financeiramente mais equilibrado é o Sporting. Esse blog é o mesmo que dizia que o Sporting tinha um passivo de quase 600 milhões de euros após pegarem no passivo da SAD e somarem aos passivos de todas as empresas do Grupo sem descontar as dividas “intra-grupo” :lol: portanto tudo que vier de finanças daí tem credibilidade 0

A Sporting SAD tem 80 milhões em VMOC que vencem a 2024/2025 sendo que o restante é “passivo bancário”. Praticamente não temos passivo corrente após a reestruturação e o EO (o mais urgente é mesmo o EO que vence em 2018) pelo que a curto-médio prazo só temos de nos preocupar em gerar receita para cobrir a gestão da dívida e começar a juntar dinheiro para abater nas VMOC’s sob as quais temos direito de preferência até 55 milhões antes do prazo a preços de mercado.

A manterem-se as condições de mercados dos EO’s, acredito que em 2018 o Sporting faça uma nova emissão por forma a cobrir o anterior e focar-se exclusivamente nas VMOC’s que devem ser a prioridade.

Em relação às finanças do Sporting, a nossa preocupação não deve ser neste momento a dívida, que é gerível, mas sim os resultados operacionais que devem estar equilibrados por forma a todas as receitas extraordinárias puderem ser utilizadas para novos investimento e diminuição do passivo bancário.

Excelente trabalho, muitos parabéns Strikerr!!! :great:

Meus comentários, genéricos: O fifica e o fcp estão muito acima em receitas, a nível de “clube europeu”, comparando connosco. Mas os encargos que têm obrigam-nos a vender muitos milhões de jogadores por ano. Basta um ano que corra mal e aquilo é um desastre. Aliás o ano passado o fcp teve -40 M de resultados por via disso.

Pensem bem: o ano passado o fifica vendeu tudo o que mexia e não compensou com novas contratações. A situação deles é desesperada, o desinvestimento começou no ano passado e continua neste. Até no último mercado de inverno venderam o antepenúltimo argentino, foram campeões por milagre (arbitragens + JJ + incompetência do fcp).

Como o fifica ficou sem jogadores valiosos, agora arranjaram este subterfugio de vender os putos todos pelo valor de 15M. E para já vão lidando com a situação, todos contentes que fizeram 75M com a venda das “pérolas”. Mas se por algum motivo o jorge mendes for afastado/preso, acabou esta mama e o fifica acaba em 3 anos. O passivo deles já é de 500 M!!!

Gostava ainda de ver o valor do passivo do clube deles, uma vez que o investimento absurdo nas modalidades cai no clube e não na SAD. Não devem ser menos de 100M a somar àqueles 500.

No que toca ao Sporting, as VMOC são uma preocupação mas conseguiu-se chutar isso para 2025, lidando primeiro com problemas mais urgentes. Já quanto às obrigações, em 2018 o que o SCP vai fazer é o mesmo que os outros: pede outro empréstimo obrigacionista do mesmo valor do anterior + 5M. Daqui o que me chateia mais é que a taxa de juro é absurdamente elevada. O nosso EO foi pedido na pior altura dos últimos 10 anos, quando os juros estavam elevadissimos, e tivemos que pagar por isso.

Acho piada aos lamps considerarem a nossa renegociação da dívida um ponto negativo. LOL! Are they serious?!? Foi um excelente passo. E eles vão imitá-lo assim que puderem.

Também não partilho o optimismo quanto à Doyen, nada nos garante que vamos ganhar aquilo. E as contas de um clube têm que refletir a realidade e não wishfull thinking, e ter-se colocado aqueles resultados e nenhuma provisão parece-me pouco prudente. Mas necessário para resolver o problema do fairplay financeiro com a UEFA.

Para o futuro: o Sporting tem oportunidade de melhorar brutalmente os resultados do lado dos proveitos: temos uma enorme massa associativa que entusiasmada fará aumentar as receitas operacionais (bilhetes, merchadising); temos uma equipa e um treinador com potencial para aumentar as receitas provenientes de resultados desportivos (participação nas champions, e depois convites para pré-épocas mais luvrativas), e a seguir as receitas com publicidade (camisolas, naming do estádio, patrocinadores e geral) e finalmente aumento brutal com as vendas de jogadores, passando a fazer receitas ao nível dos nossos rivais mas com custos muito menores. Temos potencial para passar a fazer lucros anuais na casa dos 20-40 M, e com isso abater passivo bancário (embora eu começaria pelas obrigações), reforçar a equipa pagando mais aos jogadores (de forma a mantê-los mais anos por cá).

O FUTURO e nosso! Mas é preciso muita competência, trabalho, sorte, e ainda começar a jogar nos bastidores. O Sporting para já é um alvo a abater e isso é um grande problema.

O que é facto é que a nossa dívida, depois da reestruturação que foi feita, não está a ter um impacto muito pesado nas nossas contas, comparativamente ao que seria de esperar de um grupo com um passivo próximo dos 500ME.
O grupo SCP, segundo julgo saber, anda a ter custos da dívida globais a rondar os 5ME.

Quem me dera que, dentro de 10 anos, o SCP mantivesse o passivo que tem hoje.
Isso já não seria mau…

Mais um bom artigo do blog “O Artista do Dia”.

[center][size=14pt][b]Resultados da Credit Football League, da S&P[/b][/size][/center]

No passado dia 23, a Standard & Poor’s publicou a 2ª avaliação da sua Credit Football League, uma espécie de tabela classificativa de clubes de futebol segundo o risco que representam para os seus credores. Esta tabela é calculada segundo um modelo que utiliza 24 indicadores financeiros, retirados dos relatórios e contas publicados pelos clubes.

Como a informação financeira divulgada pelos clubes tem de ser suficientemente completa para poder haver um termo de comparação adequado, existem alguns emblemas de peso que ficaram de fora deste estudo - como o Real Madrid, PSG ou Chelsea. Estão no entanto incluídos 44 clubes, incluindo os três grandes portugueses.

A 1ª avaliação foi publicada em outubro de 2014, e os resultados podem ser consultados no post que escrevi na altura: LINK. Ao contrário da 1ª avaliação, a que foi publicada há dias não inclui uma probabilidade de incumprimento dos clubes.

À semelhança da avaliação de outubro, a classificação dos clubes portugueses é bastante má. Aqui ficam os resultados do top 5 e entre o 30º e o 44º classificados:

Comparando os resultados agora divulgados com os de outubro, regista-se uma melhoria do Sporting (da 38ª para a 33ª posição) à qual não serão alheias a participação na Liga dos Campeões e a conclusão do processo de reestruturação financeira. No sentido inverso estão Benfica (passou da 28ª para a 35ª posição) e Porto (passou da 33ª para a 40ª posição).

Não posso deixar de constatar que se trata de mais um reconhecimento externo à evolução da situação financeira do Sporting, à semelhança do que já tinha acontecido com a decisão da UEFA ao não penalizar o clube no processo de incumprimento do Fair Play Financeiro.

Nota: o relatório ainda não está disponível na internet mas pode ser pedido por qualquer pessoa através deste LINK.

O Artista do Dia: Futebol Português: Resultados da Credit Football League, da S&P

[member=3466]Strikerr,

Tens a caixa de mensagens cheia.

Como já referido por alguns foristas, nomeadamente o Strikerr e o Lion73, existe um claro problema de receitas operacionais para esta época já que teremos neste momento um défice orçamentado de 20M para esta época.

Algumas considerações sobre o facto e abordando também um futuro mais a médio prazo:

Parece-me que a Sporting SAD não se deveria desviar um único milímetro da sua estratégia. Logo a opção de esperar que resolvemos tudo à última da hora (porque fazemos umas vendas antes do Europeu ou seja, no final da época, graças à valorização extrema que o nosso plantel vai ter) não me parece grande opção.

Outra opção ainda pior, acho eu, é assumir que este ano vamos viver acima das possibilidades e para o ano ajustamos outra vez porque tamos na Liga dos Campeões directamente (O pressuposto é sempre o mesmo: Vamos ser campeões)

Há aqui várias variáveis que condicionam isto:

1. Entrada na champions. Já o comentei que não me admirava nada que em caso de fracasso no play-off esteja definido entre Jesus e BdC que teremos que fazer uma venda até ao fim do Mercado. William, Slimani, João Mário, Jefferson, Patrício, Adrien…

2. Doyen? Por muito que o presidente e o Carlos Vieira digam que está acautelada a situação, uma perda processual que implique o pagamento do montante exigido, numa SAD com os problemas que a nossa tem, nunca será uma situação como pagar um café. Vai ter repercussões. Como a decisão é em Setembro… Venda de alguém em Janeiro?

3. Quanto dinheiro iremos fazer com os excedentes? Há pois é. É que se conseguirmos replicar o negócio Naby Sarr pelos Héldon’s, Labyads, Cápeis, Tanakas, etc, se calhar arranja-se muito dinheirinho que ninguém contava!

4. Patrocínio? Como já foi dito, com Champions é uma coisa, sem Champions é outra. Fundamental para o nosso equilíbrio, mas sem a importância do resultado do play-off champions. Porque não atinge esses valores.

5. Renovações? Meus caros, como já referi em alguns tópicos, a Sporting SAD depara-se neste ano com um dilema estratégico.

Quando esta direcção entrou a estratégia foi claramente a redução de custos associados ao plantel e um orçamento na ordem dos 25 M de euros para o futebol profissional. Foram realizadas uma série de renovações com diversos jogadores mais jovens com custos bastantes simpáticos para a Sporting SAD que nos permitiu sermos financeiramente equilibrados e desportivamente competitivos graças à qualidade da nossa formação e dos nossos jovens, aliado aos seus baixos vencimentos.

Passados 2 anos, entramos numa outra fase e noutro paradigma que fica marcado pela renovação de Carlos Mané e a consequente subida do seu vencimento. A Sporting SAD, com o seu dedicado trabalho, conseguiu melhorar os resultados desportivos, valorizando os seus jogadores e activos. Os jogadores do Sporting são cobiçados por esta Europa fora!

Este novo paradigma traz novos desafios. O tempo, infelizmente, vai andando. Os contratos vão avançando. Com apenas 2 anos de contrato encontram-se jogadores como Rui Patrício, Adrien, Jefferson ou Slimani. William Carvalho, João Mário, Freddy Montero vêm logo a seguir.

Renovar contratos com estes jogadores implicará a revisão dos seus vencimentos em alta. Nalguns casos penso mesmo que será muito difícil a sua renovação. William Carvalho por exemplo.

A Sporting SAD tem a palavra nesta nova fase do seu mandato. Será possível aumentarmos o nosso orçamento? Ou estaremos forçados a proceder a uma onda de vendas que permitam rentabilizar financeiramente os jogadores, dando oportunidades a outros jovens e mantendo o nosso orçamento na ordem de grandeza referida? Onda de vendas que pela durabilidade dos contratos em causa poderá ocorrer nesta janela de Mercado e nas próximas duas (Inverno e Verão de 2016).

Acima de tudo, embora já o tenha dito que a SAD não irá dar lucro todos os anos, não me parece que Bruno de Carvalho, por tudo o que já demonstrou, tenha pirado e esteja a fazer roleta russa.

Acredito piamente que todos os cenários estejam preparados.

Aguardemos. Preocupado e vigilantes mas confiantes no trabalho da Sporting SAD.

A chave é, como é natural, o play-off de Champions. Será de uma complexidade e de uma dificuldade assinalável. Bruno de Carvalho ganhará anos de vida em caso de conseguirmos ultrapassar o play-off. Não tenho dúvidas disso.

Sinceramente, por muito que nos custe nao vejo como pode o Sporting manter-se em territorio positivo esta epoca sem vender um dos seus jogadores mais valiosos: William, Slimani, Rui Patricio, Adrien Silva, Carrillo ou Jefferson.

O apuramento para a Champions League sera muito dificil. Se tivermos em conta o historico do clube, o apuramento para a Champions League é um cenario pouco provavel, a menos que o Sporting tenha sorte no sorteio (algo tambem raro num passado recente). Temos ainda o processo Doyen, cujo veredicto sera conhecido em Setembro.

Fiquei satisfeito com o negocio do Sarr, porque nao acreditava minimamente que seria possivel “fazer dinheiro” com os nossos jogadores dispensaveis. Se conseguissemos uns milhoes com Capel, Andre Martins, Tanaka e Miguel Lopes seria uma boa ajuda.

Quem é que inventou essa história dos 20M?? [emoji54]

Qual a fonte desse número?