Comparação da Situação Económico-Financeira das SAD's dos 3 Grandes

Não percebo a preocupação com a vertente financeira. Se formos à Champions, asseguramos sem dificuldades o “break-even”. Se não formos à CHampions e no final da época vendermos o William, cobrimos o défice e ainda temos lucro. Graças a deus, estamos numa situação onde temos excelentes ativos para gerar retorno caso as coisas não corram de acordo com o esperado.

No terceiro trimestre do exercicio anterior o Sporting registou 22M de lucro, para os quais contribuiram cerca de 20M positivos na rubrica de transações de jogadores e a presença na CL.

Até ao momento e neste exercicio não tens vendas ( excepto Sarr ), não tens CL, não tens patrocínio, tens o valor investido na contratação de jogadores, vários deles a receber ao nivel dos mais bem pagos do plantel e há ainda o ordenado de JJ.

Por outro lado, não resolveste os casos dos excedentarios caros, como Lopes, Viola, Capel e Labyad.

Ou seja, a massa salarial vai subir exponencialmente.

Há aqui um buraco que me é dificil quantificar, mas que a mera presença na CL não resolve.

Que pode ser resolvido no final da época desportiva, com vendas de alguns jogadores? Pode.

Se a tesouraria tiver solidez para isso.

[center][size=14pt][b]Sporting à frente do Benfica e Porto no "ranking" da saúde financeira[/b][/size][/center]

O Sporting passou a ser o clube com a melhor classificação no Painel de Saúde de Crédito (o “Credit Health Panel”) da S&P Capital IQ. Veja o ranking dos clubes europeus, onde os grandes portugueses aparecem no fim da tabela.

As SAD não têm uma situação financeira fabulosa. Os passivos são elevados: os “três grandes” devem, em conjunto, 911 milhões de euros, o que os deixa, na perspectiva da S&P Capital IQ, no fundo do “ranking” em termos de saúde financeira. Na disputa entre os três, o Benfica pode ser o campeão em título, mas é o leão que está em melhor condição. Superou, este ano, as águias.

O Sporting passou a ser o clube com a melhor classificação no Painel de Saúde de Crédito (o “Credit Health Panel”) da S&P Capital IQ. Subiu cinco posições face ao ano anterior num “ranking” que utiliza 24 métricas financeiras, organizadas por nível operacional, solvabilidade e liquidez. Fica duas posições acima do Benfica que afundou sete posições neste indicador “utilizado pelas grandes instituições na avaliação do risco de crédito das suas posições”, diz a S&P.

O SCP é o melhor em Portugal, já o Porto aparece mais para baixo e surge quase no fim da tabela.
Veja a fotogaleria para ver em que lugares surgem os clubes portugueses no “ranking” europeu. No campeonato que se joga dentro das quatro linhas as posições começam a ser definidas esta sexta-feira, quando arrancar o Tondela-Sporting.

Fotogaleria: Sporting à frente do Benfica e Porto no ranking da saúde financeira - Desporto - Jornal de Negócios

Esta notícia é , ainda melhor, que a contratação do JJ.

Ter boa imagem perante empresas de rating é o melhor que se pode pedir
para uma SAD.

[member=11692]Lion73

Faltou-te aí a venda do Cédric :great:

De resto totalmente de acordo. Creio que, mesmo superando o playoff, será pertinente vender um jogador para encaixar algum bom dinheiro. Mantenho que na minha opinião esse jogador deve ser o Adrien (apesar de só possuirmos 50% do passe). A contratação do Aquilani leva-me a acreditar que, caso a direcção esteja a pensar vender, irá pela mesma opção.

Edit: A venda do Cédric foi no exercício anterior. My bad.

Gastos em contratações de jogadores até hoje de acordo com o SiC Notícias:

SCP: 10,0ME
FCP: 26,0ME
SLB: 17,0ME

Amortizações e Imparidades com Jogadores na Época de 2013/2014:

SCP: 08,0ME
FCP: 27,1ME
SLB: 28,9ME

De referir que se o SLB não vender o Ola John até o final do mercado de verão, incorrerá num investimento adicional de 6ME, elevando os seus gastos para 23ME.

Ou seja, o SCP já investiu mais 2ME do que a referência de 2013/2014.
Ao FCP só falta investir mais 1ME para atingir a referência de 2013/2014.
Ao SLB, mesmo que Ola Jonh não saia, ainda falta investir 6ME para atingir a referência de 2013/2014.
Se sair, faltarão 12ME.

Vamos ver se o desinvestimento do SLB se confirma.
Vamos ver se SCP e FCP se afastam das suas referências.

Neste momento, este é o ponto de situação.

Obrigado pelas tuas análises financeiras, é sempre importante olharmos para esta componente e não só na bola que sai ou entra :great: Acho piada passarem o tempo a falar na CS nas nossas contratações e na origem do dinheiro quando os outros contratam mais…gastam mais…e ainda aproveitam menos daquilo que compram.

O link metido há 3 posts atrás é daqueles para guardar nos favoritos para enviar a alguns amigos e colegas quando começam com coisas…

@Strikerr que GRANDE artigo. :clap: :clap: :clap:
Este foi até agora o melhor artigo q vi no forum. Tenho os ultimos RC dos tres grande sempre no telemovel… uma arma impressionante no café qd os orcs começam com os ‘reduzimos 50M’ de passivo… ou o SCP tem petroleo em Alvalade. Deve ser da cerveja. Vou fazer copy paste do(s) teu(s) post(s) e torna-lo(s) pdf.

Ja foi dito muito e a minha opiniao ja foi exposta por outros foristas. Mas gostava de acrescentar que, infelizmente, li nos teus posts e outros posts o que mais ou menos prova o q sempre disse aos meus amigos sportinguistas e benfiquistas. Que o passivo do Sporting pode demorar de 20-40 anos a pagar.

Se considerarmos os emprestimos obrigacionistas e as VMOCs o Sporting pode ter de deferir o abatimento do passivo durante os proximos 15-20 anos, pra poder fazer face a essas responsabilidades. Pra mim o passivo é a pior amarra ao crescimento do Sporting. Dinheiro deitado fora.

Daí a importancia do ciclo virtuoso de q falas pra se poder criar superavit no inicio do ciclo. E assim poder reverter a situaçao. Se por um lado é verdade q o Sporting nao tem margem de manobra pra errar a nivel financeiro e de gestao desportiva, também o é que nós temos a certeza que esta direçao trabalha com honestidade e transparencia. E isso meus amigos é um grande asset qd chegar a hora de (re)negociar as VMOCs e os EO.

Finalmente, estamos a arrepiar caminho mais rapido que os rivais, que mais cedo ou mais tarde terao de fazer o que o Sporting esta a fazer. Pra mim quanto mais tempo tiverem a cabeça na areia mais tempo nos dao pra podermos chegar aos seus niveis de receitas. E quando la chegarmos estaremos muito melhor preparados para tirar melhor proveito que eles.

O futuro realmente faz-se hoje. E o nosso embora dificil esta bem traçado.

Assim se mantenha esta direçao por mts anos. E nao digo isto por adoracao mas sim porque o Sporting acaba se nao percorrermos este caminho.
S.L.

Deveria ser imposto algo tipo a “semana mundial sem imprensa”!

Obrigado mister! :great:

Relativamente à tua preocupação com o passivo, naturalmente, é algo que nos limita.
Essa limitação advém dos custos financeiros dessa dívida (juros) que são dinheiro não produtivo.
De notar que as contas que aqui publiquei dizem respeito apenas à SAD. Mas depois o clube padece do mesmo problema.
Porém quero-te dar 2 boas notícias:

A reestruturação financeira do SCP permitiu-nos negociar a remuneração da nossa dívida em condições particularmente favoráveis. Em termos de juros, na prática, é como se tivéssemos um passivo menor do que, na verdade, temos.
Nisso os nossos rivais estão pior que nós e estão a pagar bem mais de juros.

Não conto que o SCP elimine o seu passivo nem daqui a 200 anos…
E sendo realista, se me dessem um papel para eu assinar em como o passivo do SCP seria o mesmo que é hoje daqui a 15 anos, eu assinava JÁ!
Isto não seria um problema tão gravoso como parece.
Tem a ver com a evolução do valor do dinheiro.

Lembro-me de no tempo do Jorge Gonçalves se dizer que o passivo do SCP era catastrófico.
Eram 750 mil contos. Quem nos dera ter este passivo catastrófico agora.

Há 10 anos o nosso passivo também andava pouco acima dos 100ME e parecia catastrófico.
Mais uma vez, quem te dera ter esse passivo agora. Era lindo!

Só peço que o SCP se mantenha no equilíbrio.
Se dentro de 10 anos tivermos o mesmo passivo que temos hoje, estou convencido que, em termos relativos, teremos uma situação tranquila.

O problema é que este objetivo, aparentemente simples, não é tão simples assim.
E depois ainda há o pormaior das VMOC’s.

Certo e sabido é que fomos autenticamente salvos pelo gongo com o aparecimento de uma direção competente (a única em décadas) mesmo na altura em que mais precisávamos.
Temos que a proteger custe o que custar!
Isto é que é importante que todos os Sportinguistas percebam! :arrow:

Ou seja, por outras palavras, teremos que conseguir o patrocinador que meta, pelo menos, o valor que a PT metia. Para além disto, temos que assegurar a presença na liga dos campeões.

É importante para além disso, conseguir, até final de Agosto, meter esses jogadores - principalmente os que recebem mais - para não aumentarmos a nossa massa salarial.

Anyway, temos 11 dias para resolver estas situações todas (vendas/dispensas de jogadores e patrocinador). Relativamente à Champions, teremos que esperar até Quarta e dar tudo!

Apesar de tudo, o Sporting ja tera feito ou tera boas hipoteses de fazer algo proximo dos 9-10 milhoes em vendas este ano.

Estarei enganado?

5.5 milhoes pelo Cedric (que pode chegar aos 7)
Ate 2.5 pelo Sarr (desconheco o valor imediato)
550 mil euros pelo Chiko-bala
Ate 1.3 pelo Capel

Falta algum? Tinha a ideia que tinhamos recebido qualquer coisa pelo venda do Nani por parte do Manchester United.

Desconheco se recebemos algum dinheiro pelo emprestimo de alguns jogadores.

Tenho pena que o Sporting tenha esta cronica incapacidade de fazer dinheiro com jogadores “dispensaveis”. Jogadores como Wilson Eduardo, Rosell, Labyad, Andre Martins, por exemplo, deveriam render algum dinheiro.

Infelizmente não é bem assim.
Passo a explicar:

A venda do Cédric aconteceu no exercício passado.
Não conta para este ano. Vais é ter um belíssimo 2014/2015!

Os 2,5M do Sarr não entram com essa linearidade pelas seguintes razões:
Só 1ME é fixo. Penso que só esse valor é garantido. Mas nem esse valor vai entrar todo na rubrica das vendas pois lá só pões a mais valia (diferença entre a venda e o valor contabilístico do atleta que é próximo precisamente de 1ME).
Ou seja, o Sarr, rendeu aproximadamente ZERO. Ficas é com a hipótese de, mais tarde, render mais 1,5ME. mas isso não é garantido.

No caso do Xica aplica-se o mesmo principio que expliquei acima, se puseres 300mE como receita já não é mau.

No caso do Capel também estou a prever um valor contabilístico de 700mE.
Dos 1,3ME possíveis, estou mesmo a ver que os 700mE hão-de ser próximos do valor fixo.
Ou seja, zero para as receitas. Ficas é com a possibilidade de, conforme o cumprimento de objetivos, receberes depois mais 600mE.

Ou seja, no fundo, neste exercício, todas essas vendas traduzem-se num valor inferior a 1ME.
Valor irrelevante. Já foi bom não teres imparidade. Isso é que seria ainda pior…

Com sorte, estás é habilitado a receber mais 2ME ao longo não sabes de quantos anos.

Estas vendas foram boas para poupar salários (sobretudo com o Capel) e para impedir imparidades.
Isso já foi muito positivo.
De resto, contaram quase zero.

Só o Cédric foi venda que se visse.
Mas essa conta para a época passada, não nos safa nesta que começou.

Não falta o Mauricio e Enoh?

Uma duvida que eu gostava de tirar é, o passivo do sporting que falam de 200 e poucos milhoes é de todo o universo sporting? Quanto é o nosso passivo total? Outra duvida, o benfica apresenta contas consolidadas? Ou é uma fantochada os RC deles? Alguem sabe o real passivo do benfica? E que ja ouvi 450M e ja ouvi 600M. O do porto tambem tenho serias duvidas que esteja nos 200 e tal, quando o LFV e o PC sairem de la e que se vai saber a dimensao do buraco. So de pensar que tivemos presidentes como o godinho lopes com prejuizos de 80M em dois anos onde e que iamos parar se ele la continuace :s

200 e pouco é o passivo da SAD.
Actualmente o passivo de todo o grupo Sporting (Clube + SAD) andará entre 380 e 390M€.
Deverá ser semelhante ao passivo de todo o “grupo” do FCFruta.
Já o do carnide, o de todo o grupo estará acima dos 500M€.

Com ou sem VMOC’s? :angel:

“Oficialmente” o passivo do Grupo Sporting andará a rondar um valor entre 300/320 milhões Euros.

230 milhões da SAD + 80/90 milhões do Sporting CP. Isto claro, sem contar com 120 milhões de VMOC’S que estão no CP e sobre os quais pagamos uma taxa de juro.

[hr]

Editado

[center]

http://oartistadodia.blogspot.pt/2015/11/o-endividamento-dos-tres-grandes.html[/center]

[center]

http://oartistadodia.blogspot.pt/2015/11/evolucao-dos-custos-com-pessoal.html[/center]

O que é dito sobre o Sporting tb não me deixa muito descansado. Houve uma “redução” devido aos VMOC no endividamento, mas a tendência de subida da dívida continua, apesar dos fortes cortes que se fizeram nos últimos tempos. :confused: