Comparação da Situação Económico-Financeira das SAD's dos 3 Grandes

Excelente post!
:great:

Concordo com tudo menos com o teu otimismo em relação ao caso Doyen.
A minha fé na justiça do futebol está abaixo de zero…
É um mundo à parte gerido por bandidos.

Tenho esperança que se faça justiça e torço para que, ao menos uma vez, ela prevaleça.
Mas tenho sérias dúvidas disso…

Obrigado pela excelente análise aos números, alguns eram completamente estranhos para mim, obrigado [emoji106]

[member=3466]Strikerr seria possível partilhares o excel / google sheets que usaste como base para a análise? Queria fazer uma análise dos rácios/multiplicadores e assim podia usar o teu trabalho como base.

Na verdade, acho que este tipo de dados até deveria estar na Wiki.

(se preferires não partilhar, sem problema :beer:)

Quando criei este tópico o meu objetivo era o de contribuir para um melhor esclarecimento do Mundo Sportinguista relativamente à vertente financeira das SAD’s dos 3 grandes. Acredito que isto ajuda a aumentar o nível intelectual com que pensamos o SCP e os seus rivais, o que nos ajuda a ter um pouco mais de visão sobre a nossa situação.

A única coisa que me incomodou em colocar esta informação aqui foi pensar que ela corre o risco de acabar por chegar ao conhecimento de adeptos rivais. Não me agrada a perspetiva de contribuir para lhes abrir os olhos e para os alertar para algumas questões chave dos 3 clubes.

Ainda assim, achei que valia a pena publicar esta informação neste espaço. Foi um risco que aceitei correr.
Já o mesmo risco não aceito correr em relação à partilha do excel base a partir do qual pude chegar a estes dados.
Isso permitiria a qualquer um colocar ainda mais inteligência por cima daquela informação.

No entanto, estou disponível para enviar este ficheiro a quem o solicitar por mp (onde deve referir contato pessoal) desde que respeitadas 2 condições:

Prova de Sportinguismo.
Por exemplo, mostrando-me presencialmente o respetivo cartão de sócio.
Aproveito para referir que estarei presente na assembleia geral.
Será uma boa oportunidade para fazer esta prova.

Palavra de honra em que este ficheiro não é entregue a mais ninguém.
Seja Sportinguista ou não.

Respeitadas estas 2 condições fico pelo menos mais convencido de que não vou ver este trabalho cair em mãos que não me agradam (já tive algumas experiências que não quero ver repetidas) e então aí farei o respetivo envio por mail sem nenhum problema.
Aliás, repito:
O objetivo é mesmo permitir aos Sportinguistas intelectualmente mais ambiciosos fazer o tipo de análises que me parece que queres fazer.

Obrigado pela lição, [member=3466]Strikerr ! Foi uma das melhores horas que passei neste forum! :great:

[center][size=14pt]Três grandes na teia dos empréstimos obrigacionistas: «Isto é um perigo»[/size][/center]

O Sporting, por exemplo, vai pagar 8,7 milhões para ter empréstimo de 30 milhões. Benfica vai pagar dois empréstimos em simultâneo.

O Benfica começou esta segunda-feira o período de subscrição de novo empréstimo obrigacionista, a três anos: entre 2015 e 2018. É o terceiro grande no espaço de dois meses a fazê-lo, depois de Sporting e FC Porto.

Ora esta é uma boa altura, por isso, para comparar os produtos financeiros de cada um dos três grandes e para compreender este vício em que se tornaram os empréstimos obrigacionistas: mais do que um vício, aliás, é uma dependência.

«As sociedades que se endividaram só têm forma de pagar dívida com mais dívida. No caso dos clubes isso é mais óbvio», diz ao Maisfutebol o economista Jorge Landeiro Vaz.

«Os empréstimos dos três grandes só servem para pagar mais dívida. É uma pescadinha de rabo na boca e é sobretudo um jogo muito arriscado.»

Arriscado para os clubes e arriscado para os investidores. A verdade é que os clubes pagam juros muito acima da média, o Sporting está a pagar 6,25 por cento brutos, enquanto o FC Porto paga 5 por cento e o Benfica 4,75. O que pode parecer um produto atrativo para quem investe: mas cuidado, é muito perigoso.

«Oferecem taxas altas porque essa é a única forma de captarem investidores. Os depósitos a prazo, por exemplo, estão abaixo de 1 por cento», diz Jorge Landeiro Vaz.

«Mas é sempre arriscado. Se formos a ver, a situação líquida das três SAD está em valores negativos. Para investir num produto destes é necessário ter muita confiança na gestão da SAD em causa e a SAD tem também de mostrar que é bem gerida.»

O economista dá, neste caso, o exemplo do Sporting: nos últimos dois anos teve bons resultados financeiros e a administração da SAD está a mostrar conseguir trabalhar bem. Mas ainda é demasiado cedo para isso significar confiança nas obrigações leoninas.

Depois, claro, é necessário olhar para estes empréstimos das perspetiva dos clubes.

O Sporting, por exemplo, paga uma taxa de juro altíssima, de 6,25 por cento, o que corresponde a 4,5 por cento líquidos. Por isso, e durante os três anos de empréstimo, vai pagar aos investidores 7,5 milhões de euros em juros.

Se a isto somarmos os 1,20 milhões de euros de custos com a operação, chega-se à conclusão que o empréstimo custa 8,7 milhões de euros: no final terá pagado 38,7 milhões para ter 30 milhões de euros imediatamente.

No caso do Benfica, por outro lado, há um outro empréstimo obrigacionista a correr, que atinge a maturidade em abril de 2016 e paga uma taxa de juro de 5,3 por cento.

Significa isto que a SAD encarnada vai estar durante quase um ano a pagar juros de dois empréstimos obrigacionistas em simultâneo, ambos de 45 milhões, numa taxa de juro total superior (somando os dois empréstimos) superior a 10 por cento.

«A verdade é que as SAD endividam-se obter financiamento para atingir os objetivos desportivos, que são incompatíveis com os objetivos financeiros das próprias SAD», diz Jorge Landeiro Vaz.

«Na minha opinião, a CMVM devia apertar um pouco mais a emissão de obrigações de sociedades - não só desportivas, mas nestes casos estamos a falar de sociedades desportivas - com capitais negativos. Isto é um perigo.»

Mas será que não há forma dos próprios clubes evitar isto?

«Os clubes quando entram numa espiral de dívida como têm altualmente, torna-se dificílimo sustentar a atividade. Para já o mercado não está a valorizar de forma diferente os produtos das SAD dos produtos de outras empresas, como os CTT», acrescenta.

«Mas isso pode acontecer um dia. As sociedades podiam com uma gestão rigorosa melhorar a situação financeira, mas isso colide com o objetivo de atingir objetivos desportivos. Por isso contraem dívida para pagar mais dívida…»

Dados gerais dos empréstimos obrigacionistas dos três grandes:

VALOR DO EMPRÉSTIMO
Sporting: 30 milhões
Benfica: 45 milhões
FC Porto: 45 milhões

TAXA ANUAL NOMINAL BRUTA
Sporting: 6,25 por cento
Benfica: 4,75 por cento
FC Porto: 5 por cento

TAXA ANUAL NOMINAL LÍQUIDA
Sporting: 4,5 por cento
Benfica: 3,44 por cento
FC Porto: 3,6 por cento

GASTOS COM JUROS
Sporting: 7,5 milhões em juros
Benfica: 6,4 milhões em juros
FC Porto: 6,75 milhões em juros

QUANTIDADE DE OBRIGAÇÕES
Sporting: 6 milhões
Benfica: 9 milhões
FC Porto: 9 milhões

PREÇO UNITÁRIO
Sporting: 5 euros
Benfica: 5 euros
FC Porto: 5 euros

PAGAMENTO DE JUROS
Sporting: semestral
Benfica: semestral
FC Porto: semestral

DURAÇÃO DO EMPRÉSTIMO
Sporting: 3 anos
Benfica: 3 anos
FC Porto: 3 anos

CUSTO DA OPERAÇÃO
Sporting: 1,20 milhões de euros
Benfica: 1,715 milhões
FC Porto: 1,151 milhões

DATA DE VENCIMENTO
Sporting: 25 de maio de 2018
Benfica: 15 de julho de 2018
FC Porto: 28 de maio de 2018

2018 vai ser o ano do estouro

De quem?

Porquê?

Espero que seja só dos lamps e dos porcos porque estou confiante que até lá vamos melhorar as nossas contas e tenho fé que não vamos precisar de outro empréstimo obrigacionista.
Se eles continuarem a gastar como gastam agora, nem com juros a 10% conseguem interessados em 2018…

Formidável, [member=3466]Strikerr! :clap:

O orelhas já começa a aperceber-se do buraco e nota-se pelo desinvestimento que vem sendo feito para o futebol, das contratações que fizeram e estao por fazer segundos os jornais em emprestimos, custo zero, ou entulho de rio aves. o porto pareceu-me estar numa situação mais solida mas com tanta “ajuda” da doyen em contratações torna-se suspeito

Vejo uma gestão mais racional e mais equilibrada no SLB do que no FCP.
O SLB nos últimos 3 anos perdeu 8ME.
O FCP nos últimos 3 anos perdeu 57ME!
Nós perdemos 89ME graças à gestão de GL mas agora invertemos a tendência.

O SLB está razoavelmente bem e acredito que, se quiser, ainda pode ir buscar 1 ou 2 ases de trunfo.
Se não o fizer é mesmo por uma questão de prudência de gestão.
Ou então tem um buraco escondido que eu não vejo.

Louco e inflamado de desespero para quebrar um jejum de títulos a que não está habituado está o FCP que me parece que começa a cair numa gestão mais emocional do que racional que não era hábito naquelas paragens.
Se for verdade que vão comprar um jogador por 25ME (mesmo que a eles só caiba pagar metade) nem sei como classificar isso. O FCP anda a brincar com coisas sérias…

Continuem! :arrow:
Tantas vezes o cântaro vai à fonte…

Há que encarar as contas do SLB com algum cepticismo.

O benfica simplesmente não tem dinheiro, prova disso foi o facto de não terem conseguido renovar com o jj e que estejam à espera de um encaixe financeiro com a venda do gaitan para irem buscar algum trunfo (que mesmo assim acho dificil). Continuam com um passivo enorme e as vendas não lhes valem de muito com os passes divididos pelos agentes. Não sei como isso é estar razoavelmente bem.

LOL nem metade, eles só deverão ter 20-40% do passe e o resto pago pela doyen cmo aconteceu com o brahimi

Espero que acabem por levar com uma rojada mais tarde ou mais cedo

Sublinho que a parte a bold garantidamente não é verdade.
Consulta os números atrás no tópico.

Estão razoavelmente bem porque se fores ver os resultados líquidos dos últimos anos são quem apresentou melhores resultados. E estão também bem comparativamente com os outros no capital próprio.
É aqui que se vê se uma SAD está bem ou mal comparativamente com as outras.

PS:
Não criei este tópico para escrever o que queremos ler ou o que gostávamos que fosse verdade.
Criei-o para para estudarmos e analisar-mos com objetividade os números oficiais das SAD’s.
Tudo menos falar de cor.

trabalho fabuloso! Parabéns, espero que vá sendo atualizado de modo a acompanhar o desenvolvimento financeiro das SADs. :venia: :venia:

É excelente ver um tópico a falar da situação financeira dos rivais, que não fique pelo simplismo de dizer que as vendas são de notas de monopólio ou de kwanzas.

http://www.youtube.com/watch?v=faVtoY0Ycbs

Ok o benfica nao conseguiu renovar com o jesus, anda a vender as joias da coroa (do pouco que consegue da parte dos passes) para ir buscar entulho já vai em dois anos e foram buscar o rui derrota e começam a cortar em salarios porque claramente estão a ter excelentes performances financeiras.

F… ainda bem que isto é quando eles estão num bom momento, quando estiverem no negativo nem o novo banco os pára.

Acho que te deves documentar melhor.
E tens aqui muito para ler.
Se não confias no que aqui está, vai aos relatórios tu próprio.
Não fazeres nem uma coisa e nem outra e falar como falas é que não acho bem,
Parece-me que te faltam bases.
Mas cada um tem o direito de argumentar com base naquilo que quiser.

Eu só acabei de mostrar o meu contentamento
Se isto é quando o benfica está financeiramente bem fico descansado
Ainda para mais quando já perderam as nomeações, não vão ser uma preocupação no proximo ano