Sou apologista do “poucos mas bons” não gosto muito dos jogadores baratos que podem vir a valer milhões. Às vezes resulta mas é raro e para mim é uma perda de oportunidade em não se apostar nos jogadores das camadas jovens ou em ter jogadores bons no plantel.
Nesse contexto saíram 2 jogadores do plantel e fomos buscar 6 (7 se contarmos com o Jota). Alison, Virginia e Mangas são completamente desnecessários e se jogarem é muito mau sinal (tipo cada vez que vejo o esgalho em campo é sinal que alguém anda a fazer merda há muito tempo no planeamento do plantel). O Jota irá ter minutos mas não é um upgrade no plantel, o Suárez não é um upgrade, mas isso ia ser impossível. O Kocho não faço ideia, parece-me boa contratação mas olhando para os rivais acho que fomos quem reforçou pior o meio campo. O único que é um upgrade é o Vagianidis, mas ainda é um “?”
Temos depois a questão da mudança táctica e mesmo assim nenhum dos reforços entusiasma em nenhuma das posições. Mais valia terem estado quietos e promover malta da B/U23 e assumirem logo que este ano é para fazer borrada.
Lembro-me de discutir com rabolhos no ano que deixaram sair o JJ e o Maxi Pereira que estavam a deixar o projecto morrer. É isso que sinto que estamos a fazer. A escolha do JP foi um desastre mas ao menos mostrava alguma coerência. Com o Borges não vamos chegar a lado nenhum, é um treinador de equipa média do tugão como já tivemos tantos com resultados ruinosos (Paulo Sérgio, carvalhal, domingos, Sá Pinto, Silas para dizer os últimos). Isso está se a transmitir para o tipo de contratações que estamos a tentar e para os jogadores que querem vir para cá.
Até costumo ser um gajo positivo e até gostei do jogo contra o Benfica, mas uma temporada inteira e com os reforços dos rivais acho que vamos ter muitas desilusões e mesmo que fizéssemos mais 1 ou 2 contratações excelentes (seriam 9 no total) o mal já está feito. Espero estar enganado…
Eu não consigo ainda avaliar o mercado, na minha opinião, vai tudo depender do que render o Suarez. O Kocho parece ser um craque e um jogador que vai render financeiramente. O Vagiannidis será, pelo menos, um enorme upgrade ao Esgaio e o Mangas dá profundidade ao plantel. Em teoria, com estas 3 contratações ficamos mais fortes na defesa e no meio-campo, no entanto, não sabemos o que vai render o Suarez. Estamos a falar de um jogador que tem de substituir o melhor avançado que passou pelo nosso clube nos últimos 40 anos e cuja contratação teve um custo elevado. Por isso, não basta que marca alguns golos, tem de garantir pelo menos quase 30 golos para não perdermos qualidade no plantel. Por isso, se o Suarez render o mercado será um 12/20 se não render será um 8/20. Se tanto o Suarez como o Kcho e o Vagiannidis demonstrarem grande qaulidade então a avaliação será um 15/20.
Se fechássemos o mercado com as contratações do Yeremay e do Jota, virávamos tudo ao contrário. O mercado passava de péssimo a razoavelmente bom.
E possivelmente podíamos até voltar a ser os principais candidatos.
E se para além do Yeremay e do Jota, conseguíssemos vender Fresneda, Juste, Mateus Reis e Esgaio, e fôssemos buscar outro central com as características do Diomande mas mais experiente e patrão (temos muitos centrais jovens e valorizáveis), então aí diria que tínhamos feito um mercado de Excelência!
PS: Quaresma passava a contar para a posição e função atualmente atribuída ao Fresneda, lateral mais defensivo e que fica na linha de 3 na saída de bola.
A apenas 3 dias do fim do mercado continuamos em grande na arte de destruir valor e falhar todos os objetivos…
Desde o meu último post onde o cenário já era de catástrofe, nada de positivo aconteceu nestes 17 dias e ainda decidimos escavar mais baixo, inventando um novo problema com a troca de um jogador de bons números e altamente valorizável por outro sem números e de muito menor potencial de valorização.
Não acredito que nos próximos 3 dias isto possa ser invertido!
Se o SCP fosse um país, os envolvidos iam para a prisão!
Nem vale a pena comentar!!! Falta ainda uns dias e pode ser que a coisa melhore, também não é difícil, mas se ficar como está, nem vale a pena dizer mais nada!!!
Falta colocar vários jogadores. Entre os quais St. Juste, Esgaio, Morita (Se viesse um MC) e Matheus Reis (apenas porque o sistema é de 2 centrais, não tem espaço na esquerda e está queimado pela arbitragem rabolha).
Atendendo ao contexto e liquidez financeira, é bem capaz de ser a pior janela de mercado dos últimos anos. Absolutamente vergonhoso como se desbarata completamente um élan incrível que vinha de um bicampeonato e uma dobradinha, por completa falta de preparação e experiência de mercado/negocial.
A cereja no topo do bolo, e em contraste absoluto, os nossos rivais a fazerem uma janela de mercado incrível (para eles claro!), com o porto a montar um plantel muito mais forte que o ano passado e a exibir um músculo financeiro surpreendente conseguido inclusive roubar-nos um dos alvos de mercado e tentado desviar outro aos rabolhos, e os rabolhos a fazerem contratações a mostrar o que é ambição. Perderam alguns jogadores fulcrais (DiMaria, Kokçu, Carreras, etc) mas na minha opinião substituindo por jogadores muito mais fortes no aspecto físico/mental e de alto potencial de valorização.
Eu sei que os fan boys não gostam de ouvir, e aí vêm eles pôr os smiles e gozar o prato como criancinhas que são, mas a verdade é que o Sporting, depois desta janela, fica claramente mais fragilizado em relação à concorrência. E de maneira completamente desnecessária.
Uma nota final, para a famosa estrutura. É agora, acho eu, bastante evidente que as saídas de Rubén Amorim e Hugo Viana e a promoção de Varandas e sus muchachos na pasta do futebol, foi aquilo que a maioria de nós previa - um desastre. E não é porque o clube teve sucesso recente que vão deixar de ser escrutinados de maneira implacável, vêem de uma linhagem que tem um track record horrível na história do clube, e se não fazemos nada para atalhar esta área de gestão do futebol de uma vez por todas, com gente competente e ambiciosa, corremos o risco de voltar ao passado mais depressa do que muita gente pensa possível.
Começamos o mercado muito mais fortes desportivamente, com muito maior potencial de geração de receitas futuras e melhor financeiramente que o FCP. Ou seja, com ABSOLUTAMENTE TUDO para manter ou mesmo ampliar a nossa superioridade.
Saímos deste mercado mais fracos desportivamente, com menos potencial de geração futura de receitas com o plantel e já em sérios riscos de também falharmos a champions.
Isto atesta bem a enormidade do crime que foi cometido contra o SCP neste mercado e a colossal diferença para aquilo que fez o FCP que tinha menos condições que nós em tudo.
Quem foi mais inteligente (FCP) merece o sucesso.
E quem foi mais burro (SCP) merece ser punido.
Isto é meritocracia e justiça!
A direção que vá para o ■■■■■■■!
E os dementes que andam aqui a defender a maravilha que tem sido o nosso mercado, consultem alguém para tratar isso. Há demências que podem ser temporárias e tratáveis.
Fico a torcer pela vossa recuperação…
É totalmente isto! É isto que me irrita! É isto que me tem deixado cego nestes dois meses! E é isto que não consigo compreender que tanto adepto aceite!
Não precisávamos revolucionar o plantel, o onze estava quase montado. Mas era a oportunidade PERFEITA para EVOLUIR o plantel!
Não fizemos, e os rivais têm-se reforçado bastante melhor que nós.
Não consegues compreender?
Eu explico:
Dirigentes cognitivamente muito limitados!
Estou mesmo a falar de QI!
Desafio-os a fazer um teste!
São, pois, inaptos para a função!
Não são tão inteligentes como os dos rivais.
Não são tão aptos.