Como avalias o mercado de verão 2025/2026 do SCP?

MAU, o pior dos últimos 3 anos.

Primeiro pela falta de qualidade, não temos um reforço.

Segundo, desleixo,tendo em conta que não trocaram de treinador, só podemos assumir que têm a total confiança no Rui. Com um novo esquema a direção do clube tem o dever de facilitar o trabalho do treinador, mas demoram em trazer as novas peças. O DD está a ser falado desde Dezembro e continuamos sem um EE. Se um treinador precisa de brinquedos novos para cimentar o seu esquema tático tinha de os ter desde o inicio da época (mesmo eu não concordando com a falta de qualidade dos jogadores) Mangas devia estar no plantel desde o dia1 de Julho.

Em suma uma tremenda falta de ambição e a soberba de quem não está habituado ao sucesso.

2 Curtiram

Demasiado mau para ser verdade. Dá a entender que é sabotagem, tal e qual 2022.

3 Curtiram

É bom não foi?…

Desinvestimento, falta de ambição, relaxamento….chamem-lhe o que quiserem!!

Voltámos á fase do fazer mais com menos….que bons resultados que isso nos deu….

São os próprios responsaveis do Clube que fazem um exercicio deplorável de pelintragem que mancha a imagem do Sporting…..dassssss

4 Curtiram

Não acho que o Sporting esteja a fazer um mercado horrível, mas claramente exige se mais ao clube bicampeão e de maior dimensão em Portugal.

Por outro lado, também vejo muitos a defender o que temos feito, dizendo que a base da equipa que ganhou a dobradinha mantém se, e é factual, contudo também não podemos menosprezar que desde Janeiro que não jogamos bem, e a tendência sem um dos melhores jogadores da equipa é piorar.

Resumidamente, é preciso subir o nível, ainda temos tempo para o fazer, e sinto que a bem ou a mal, isso vai acontecer.

1 Curtiu

Fraco, fraquinho, com formigas a flutuar!

Depende da ideia do Borges, se a coisa apertar e voltar ao 343 foi um mercado 7.. perdeu um titular e buscou um substituto que vamos ver no que dá e alguns backups

Se for para levar a dele avante, dou um 3, continuamos cheio de buracos para o 442 ou 433 e com varios jogadores que não se encaixam bem em nenhuma posição, Quenda, Geni, N Santos, Pote

A um mês de fechar o mercado não me consigo pronunciar sobre a valia do mesmo.

2 Curtiram

Mesmo quando fechar, eu não tenho essa capacidade.

Isto são exercícios de pura adivinhação, tirando meia dúzia de pessoas que têm conhecimento objetivo dos atletas a maioria de nós (e eu vejo alguns jogos de futebol) não tem acesso à informação que as pessoas que os contratam têm. A única coisa disponível que tenho é, em alguns casos, os dados básicos da opta.

Quando os vir jogar logo vejo se são bons.

Eu diria que há sinais de optimismo quando nos conseguimos antecipar a todos os outros clubes. Não podemos menosprezar a capacidade negocial do nosso grande líder e a ambição inerente na forma de priorizar este tipos de movimentos. Diria também que a visão a longo prazo é evidente no que diz respeito ao sucesso financeiro e aos futuros movimentos no mercado. A entrada da Samsung Wallet revela visão de negócio e uma oportunidade de mercado, não só do Sporting mas de todos os Sportinguistas.

Sobre os reforços… bem, assustador para já.

No dia que o mercado fechar é interessante ter uma percepção generalizada daquilo que os adeptos acharam do mercado de transferências. Da mesma maneira, acho alguma piada à coisa do adepto dizer que A ou B são uma contratação de merda e avaliar isso ao fim de uns meses. Agora a meio do mercado, é um exercício estapafúrdio. No final do mercado, logo terei mais capacidade para deixar cá a minha laracha.

kocho e suarez têm muito valor. alisson pode ser uma aposta interessante tendo em conta o valor. vagiannidis dificilmente deslumbrará mas acrescenta alguma qualidade.

é um mercado 10/20, que vale essencialmente por manter a base do bicampeonato e a perda de apenas 1 jogador quando se poderia esperar a canibalização de 4/5/6 jogadores com muito mercado e nível claramente acima do tugão( veremos se aguentamos até ao fim) . passos ao lado e não em frente. qualidade acrescentada e profundidade reforçada mas nenhum jogador que aumente o teto do projeto, que revolucione a equipa ou com um retorno financeiro assinalável expectável, o que é um downgrade enorme face aos últimos 5 anos.

1 Curtiu

Até agora uma autêntica merda.

2 Curtiram

mais um tópico para falar do mesmo

Nem percebo o porquê deste tópico, todos sabemos qual a avaliação deste mercado!

O mercado nunca seria positivo porque tivemos de vender o gajo que, realmente, decidiu jogos e campeonatos. Era um terror para os adversários e ganhava jogos sozinho.

Posto isto, teríamos de reforçar o plantel em muita qualidade para suprimir a falta do Viktor.

O que se tem visto é que estamos a apostar na quantidade, mas a qualidade tem deixado muito a desejar.

No entanto, mais que a qualidade dos jogadores, o mais importante é definir se se vai construir um plantel a apontar para o 343 ou para 4231, 442 ou 433. Neste momento, esta indefinição preocupa-me.

Aguardemos pelos próximos capítulos.

Regresso ao passado.

1 Curtiu

Pee and poop.

Acho graça a criticarem quem opina o contrário porque ainda não os viram jogar e depois vêm dizer que são muito bons nas mesmas condições.

O melhor é aguardar mais 4 ou 5 jogos para tirar conclusões.

Na minha visão, quando se avalia um mercado, tem que se ter em conta o seguinte:

• Qualquer mercado mal feito implica um risco de enfraquecer a equipa do ponto de vista desportivo e implica também um risco de causar um grave prejuízo ao clube, empobrecendo-o para os anos seguintes e reduzindo a sua capacidade de investimento na equipa. Por outro lado, um mercado bem feito significa uma oportunidade de fortalecer a equipa do ponto de vista desportivo e ainda significa uma oportunidade para enriquecer fortemente o clube para os anos seguintes por via da venda dos jogadores recém-comprados altissimamente valorizados.
    Em resumo, qualquer mercado é uma oportunidade para crescer ou para mirrar o clube em todas as suas dimensões.
  • Um mercado é positivo quando se reforça a equipa do ponto de vista desportivo e se adquire ativos que, no futuro, vão trazer grandes mais-valias que vão enriquecer o clube.
  • O SCP não vive, porém, numa bolha, não vive sozinho. Tem referências. Tem rivais.
    Tudo o que o SCP faz é verdadeiramente positivo ou verdadeiramente negativo em comparação com aquilo que os seus rivais fazem.
    Ou seja, o SCP até podia fazer um mercado positivo em termos absolutos que isso seria verdadeiramente negativo se, em comparação, ao mesmo tempo, os rivais fizessem marcados fabulosos. Isso significaria que, em termos relativos, o SCP teria ficado mais pobre e mais fraco nesse mercado em comparação com os seus rivais.
    O SCP é percecionado como forte ou como fraco consoante o equilibrio de forças lhe é favorável ou desfavorável em relação a FCP e SLB.

Sendo honesto intelectualmente, ainda não posso fazer uma avaliação definitiva deste mercado.
Ele ainda não fechou nem para nós e nem para os rivais.
Tudo o que vou dizer aplica-se pois à situação em que o mercado estaria terminado hoje.

Se o mercado tivesse terminado hoje, não seria apenas mau!
Seria catastrófico!

Seria catastrófico em termos absolutos, mas ainda seria mais catastrófico em termos relativos pois os rivais, expecialmente o FCP, este verão, parecem estar a trabalhar bem.

O SCP fez, até agora, 6 contratações:
Allisson, Kocho, Suarez, Virginia, Mangas e Vagi.
Só um me parece de qualidade superior mais ou menos indiscutivel.
E, seja por causa da falta de qualidade aparente, seja pela idade, não vejo um único em que eu possa dizer: Vamos fazer uma pipa de massa com este gajo!

Repito: Um único!

Ou seja, em termos desportivos, mercado fraco.
Em termos financeiros, mercado ruinoso e a por em causa o nosso futuro!

Isto já é grave por si só!
Mas torna-se verdadeiramente gravíssimo e assustador quando olhamos para o que estão a fazer os rivais:

SLB já contratou 2 ou 3 gajos que podem vir a ser jackpots.
FCP já contratou 3 ou 4 gajos que podem vir a ser jackpots.

O custo de oportunidade deste mercado (aquilo que deixamos de ganhar e vamos ver os outros a ganhar em nosso lugar) pode chegar aos 200ME diretos, fora receitas indiretas decorrentes do sucesso desportivo que fica assim em causa!

Estamos perante um crime de uma magnitude tremenda contra o SCP!
Um mercado que não vem resolver problemas como é suposto um mercado fazer.
Estamos perante um mercado que só vem criar problemas.

Antes dele, éramos um clube financeiramente sólido, tínhamos o melhor plantel em termos desportivos e tínhamos também o plantel com maior potencial de geração de receitas futuras de Portugal.

Saímos deste mercado, ainda com uma situação financeira sólida, mas provavelmente já só seremos o 3ºclube nacional em termos de força desportiva e potencial de geração de receitas com o plantel.

Estávamos super bem posicionados no contexto do futebol português e saímos deste mercado muito amachucados e registando uma descida vertiginosa tanto a nível de potencial desportivo como a nível de potencial financeiro futuro.

Este mercado não está só a ser mau!
Está a ser catastrófico!

PS:

Isto não quer dizer que não possamos lutar pelo título.
O SCP herda um plantel forte do ano passado.
O que isto quer dizer é que este mercado serviu para sermos ultrapassados.
Não serviu para criarmos valor.

Serviu para perdermos algum valor e vermos os rivais ganharem muito valor.
Enfim… LAMENTÁVEL!

Péssimo. Escabroso. Criminoso. Lamentável.

1 Curtiu