Como avalias o mercado de verão 2025/2026 do SCP?

Crio este tópico para cada forista ter a possibilidade de avaliar o mercado de verão de 2025/2026 da equipa A de futebol do SCP.

Cada um deve, numa escala de 0 a 20 valores, avaliar o mercado, incluindo também uma justificação.

Essa justificação fica à consideração de cada um.
Pode visar aspetos desportivos, financeiros ou outros.
Deve também ter em consideração a relatividade comparativa com os rivais.

Este tópico está a ser criado a quase 1 mês do fecho do mercado.
Recomendo que guardem opiniões finais apenas para o pós- final do mercado.

Mas nada impede que comecem já a dar opiniões provisórias que podem depois rever a partir de 3 de setembro.

PS:
Este é assumidamente tópico de name and shame.
Pretende-se MESMO saber quem está a favor e contra o que está a ser feito para depois comparar com a realidade futura dos factos.

5

ridículo. é como avalio. e não sei até que ponto a tal vantagem financeira que referes é uma realidade. a mim, parece-me que, afinal, não estamos assim tão bem. caso contrário, seria sabotagem.

a fragilidade é tão grande, neste nosso patamar, que, basta ficar este próximo ano em 3º lugar na liga, para que este castelo de cartas que demorou uns anos a construir, ruir num estalar de dedos!

e, como não há aí Rubens Amorins ao virar da esquina… é coisa para nos colocar à sombra dos rivais mais umas dezenas de anos.
é que, do outro lado, mal ou bem financeiramente… há ambição! há vontade de colocar os respetivos clubes sempre no topo!
o discurso é de ambição e de vitória, sempre!

ah… e só dou 5 porque acho que a substituição do Gyokeres pelo Suarez tem lógica, do ponto de vista desportivo. consigo compreender perfeitamente a escolha. e acho que é um bom jogador.

1 Curtiu

Adam Sandler Reaction GIF

1 Curtiu

Pouco ambicioso e preocupante para um futuro próximo.

Até ao fecho ainda perspectivo saídas, algumas delas importantes(Geny,Harder, Diomande ou até mesmo o Morten).

Normal.

verdade. anormais foram os outros…
infelizmente, tens razão!

1 Curtiu

4

Com a mudança de sistema tático, era preciso mexer MUITO mais, e , pela posição de vantagem que tinhamos- em termos temporais, físicos, mentais (afinal somos BICAMPEÕES), com mais celeridade. A parte financeira, bem, tinhamos obrigação de estar melhor, numa posição de pelo menos o PL conseguir trazer mais cedo, para se ir ambientando.
A única contratação de jeito até agora, o Suarez , até pode ser um bom substituto do Gyokeres, mas tinha de vir mais cedo umas 2 semanas.

De resto, falta colocar centrais, falta colocar o Geny (que neste sistema para mim é o terceiro extremo direito), falta um lateral direito titular (sim, ainda não foi confirmado), falta um extremo esquerdo titular, falta um 10 para dar luta ao Pote.

Em relação aos rivais, é natural que contratem mais, contudo, deviamos pelo menos as lacunas principais ter contratado mais cedo, e depois sim podiamos estar de cadeirinha. Considero que neste momento não somos favoritos ao título, pelo menos com o destaque que seria normal um bicampeão ser.

Para já custou-nos já uma supertaça, e uma equipa a jogar mal, num sistema que não se sente confortável e que não bate certo com os jogadores que temos. O resto, vamos ver.

1. Para a mentalidade do Vitória de Guimarães tá excelente. 3º Lugar é uma possibilidade! :confetti_ball:
2 Curtiram

Um sólido 3.

No início da pré-época deviam ter entrado diretamente para o onze titular, no mínimo, um lateral direito, um box2box, um extremo esquerdo com capacidade de no final da época apresentar 15-20 ações para golo e o LS.

(Sem falar nos 5-6 jogadores que já deviam ter sido despachados)

O Sueco esteve em 40% dos golos do SCP, na época passada, e NADA foi feito para ultrapassar isso, tanto não foi que a equipa está incapaz de marcar golos.

Talvez o dinheiro não seja assim tanto, ou então é apenas o dr vagandas a ser dr vagandas.

Nós a desesperar, os adversarios a rir, está tudo dito nao?

Se isto fosse FIFA ou PES até dizia que era bom, entraram mais do que saíram, temos um saldo de transferência a positivo e apenas trocamos a carta do Gyokeres pela carta do Suarez.

Mas na realidade saiu um jogador que garantiu mais 50 golos e que era o abono e boia de salvação para mais de 85% dos jogos e entrou um avançado para substituir que deve garantir uns 30%, agora onde vais buscar o resto dos 55%?

É o Pote/N.Santos que vem de lesão?

É o Trincao que vai deixar de ser um Trinquinho na hora de rematar?

É o Jota, essa contratação ?

As indicações que tem sido passadas é que se parece que vai correr mal então vai correr mal, com o Sporting não existe aquele “milagre” quando está em apuros ao contrário de outros.

Por isso vai uma nota 5/6

É o que tenho dito, a vantagem financeira é uma ilusão apenas, ficou visível quando vendemos o Gyokeres e só aí conseguimos ir buscar 2 jogadores por um valor relevante.

Precisávamos desse dinheiro claramente, se quisermos mais 2 ou 3 jogadores de qualidade e valor relevante vamos ter de fazer outra venda de valor elevado.

Quanto ao tema do tópico dou um 3, só não dou menos, porque conseguiram não iniciar a época apenas com o Harder, estilo Paulinho há 3 épocas.

1 Curtiu

e prepara-te, as obras do estádio vão servir para camuflar muita coisa…

6 Curtiram

Avalio este mercado uma valente merda.

Ah sim, já estou a imaginar “obras desta magnitude têm um elevado custo, é preciso sacrificar alguma coisa, mas temos muito melhores condições para receber os nossos sócios e temos um estádio moderno”. Vai ser dado um ênfase absurdo às obras, por altura da campanha, caso as coisas não estejam a correr bem desportivamente, vai ser uma bandeira. Não me vou desviar mais do tema do tópico que é interessante.

Até ao momento tem sido um mercado completamente inesperado pela negativa e fora das expetativas que tinhamos para este mercado que podia contribuir para a conquista do TRI.
Percebe se que existe falta de sintonia entre a direção e o treinador, quer na escolha do sistema tatico, assim como na qualidade dos jogadores pedidos pelo treinador, o que tem contribuido para o não avançar de certos jogadores que seriam mais valias. O não falar inglês nos dias que correm não é desculpa para nada, continua sem perceber se o Palmeiro tem capacidade para a função ou se é apenas um yes man! estou mais inclinado para a segunda!

4 Mercado medonho.

Contratações que não acrescentam. Algumas delas bem acima do valor que têm. Estamos mais fracos que na temporada passada e não parece haver ambição para mudar as coisas até ao fecho.

2 Curtiram

Se não vier um sólido titular para a frente, o mercado não é bom.

Até agora, questiono a necessidade do DD, tendo o Fresneda. Só se fosse muito melhor, o que não me parece.

O Mangas, substituindo o Reis, e pelo preço que é, não piora o plantel.

O Kocho parece-me um sólido jogador de plantel que vem acrescentar qualidade. Bom negócio financeiro. O Morita, voltando ao normal, torna o nosso loque de médios muito completo. Acredito muito no João Simões e ainda falta o Bragança, como joker.

Tudo depende agora do tal EE. Para mim, até havia espaço para 2 jogadores para a frente. Temos o Pote, o Trincão, o Quenda e o Geny (a extremo não é diferenciado) Precisamos de 6 jogadores para 3 posições. Se vier o Jota e um craque, ótimo. Se ficarmos pelo Jota, péssimo.

Final do mês falamos.

Ando a dizer isso há que tempos e vamos ver ao longo de quantas épocas é que se vai sentir o efeito.

5 neste momento.

O meu primeiro e principal contra é a mudança de sistema tático, que está a levar a mais alterações no plantel do que seria necessário e desejável.

Falando apenas da equipa A:

Entradas:

Muita lentidão a preencher as lacunas identificadas e que já nos custou desportivamente a Supertaça.

Processo Gyokeres-Suarez arrastou-se demasiado no tempo. E no caso do Suárez, negócio bastante inflacionado, por esse preço bem que podia vir mais cedo. Bom jogador, no entanto.

Virgínia não é pelo menos ainda GR para competir pelo lugar.

Kochorashvili boa contratação e bom negócio.

Alisson bom negócio, dentro de campo ainda não convence.

Não sei se a contratação definitiva do Rui Silva conta para este mercado, mas bom jogador e bom negócio.

Mangas e Vagiannidis não me convencem, especialmente o primeiro. Voltando a referir que o meu principal problema aqui é mesmo a tática.

Extremo Esquerdo nem vê-lo e devia ter sido o primeiro a vir.

Outro fator é a pouca margem de valorização futura destes jogadores, apenas o Alisson é sub25, numa clara inversão face a mercados anteriores.

Saídas:

Bom trabalho, boas vendas em definitivo (Israel, Kova), Biel possivelmente a render com a cláusula obrigatória e os emprestados (Koba, Sotiris e Brito) em lugares adequados para poderem somar bons minutos e saírem em definitivo brevemente. É importante reduzir ao máximo os excedentários.

Geral:

Estamos a conseguir livrar-nos de excedentários atuais, mas a contratar futuros excedentários e alguns bons jogadores, mas com pouca margem de valorização. Face aos rivais, estamos a perder terreno. Porto a conseguir colmatar várias deficiências no seu plantel e Benfica a um nível semelhante ao da época passada, mas refrescando algumas soluções, principalmente no meio campo.

A fazer:

Contatar Extremo Esquerdo craque. Tentar segurar ao máximo os principais jogadores, substituí-los em caso de saídas. Avançar com renovações: os que acabam em 2026, eu ficava com o Matheus, mas parece querer sair. Os de 2027 para renovar assim que possível: Inácio, Trincão, Diomande e Pote.