Mercado nojento, que hipotecou a época e vai hipotecar o futuro do clube. Nunca mais apanham o balanço dos outros 2 nos próximos 40 anos.
Uma coisa para animar os que discordam de mim:
Qual o problema desta análise do João Duque?
É que é uma análise a uma fotografia financeira momentânea sem olhar ao negócio (como vão evoluir os ativos recém-adquiridos) e ao seu impacto futuro.
Para bom entendedor, meia palavra chegará…
Alguém alcança o que quero dizer depois do que já falámos aqui antes?
Poor.
If you look at the values of transfermarkt of the players we bought and we sold the first ones are lower then that we paid - due to lack of alternatives or too long on the same dossier - and the ones we sold are higher then we got.
Varandas who “rasgou” the manager of Gyökeres, there is an expression keep your friends close and your enemies closer. Varandas made a negotiation personal instead of a business deal. That people like us the outsiders can be angry at the manager okay but a president, director, medic has to be professional.
We don’t change or too late when the negotiations aren’t going nowhere and so we lose precious time or overpay.
And then we have the signing of Jota, poor boy. And I’m also not into paying 40M for a player but I doubt that we we’re willing to pay that.
I hope that there is a valid candidate at the elections.
O record foi arranjar um sportinguista para limpar um bocado a imagem dos nossos dirigentes, essa análise é tão limitada que dá dó.
Aquele damage control estilo Gobbels.
Esaa análise só anima mesmo economistas, os outros como eu continuam a ver o Pote com o cu pesado a desvalorizar, a acrescentar bola, com esses investimentos dos rivais a dares frutos, e não precisam de ser investimentos gigantes, qualquer extremo de 10-20 que tenham desiquilibra mais.
Basicamente a conclusão é que estamos melhor porque gastámos menos, o engraçado é que só estaremos ok se o Suarez e o Fotis e Vagiannidis renderem, os nossos únicos investimentos sérios.
Vamos ver desportivamente quem é que vai sair por cima, para já 2 duelos, 2 derrotas na bilha, em nenhuma estiveste em jogo, com os mesmos de sempre a esconderem se dos duelos.
Mas já no próximo Verão vais ter de ir buscar 2 extremos de topo para os dois lados, um 8 de topo e um 6 de topo, um central de topo, e quem sabe mais umas quantas contratações.
Sabemos é pouco de bola, a sorte é termos condições do crlho, formação e scouting que mesmo assim fica para trás por caprichos da direção e treinadores.
O Sporting é bicampeão e por isso não precisa de ganhar outra vez, logo fez bem em gastar pouco. É a vez dos outros ganharem. É isto a que se resume essa análise.
Respeito!
Mas mantenho o que escrevi, como minha opinião pessoal!!
Agora que já me consegui acalmar do dia de ontem, estou em condições de fazer uma avaliação ponderada ao que foi o mercado.
Dou uma nota de 1/10.
Na baliza nada a dizer. Bem ao despachar o Franco e o Kovacevic. A vinda do Virgina não aquece nem arrefece. Não deve jogar e permite que o Callai continue a evoluir na B.
Na defesa começaram as asneiras. À direita as opções deviam ser Vaginas e Travassos, Fresneda tinha de ter saído. Deve passar mais uma época no banco o que vai fazer com que desvalorize ainda mais, para além disso o Travassos é superior.
Na esquerda a vinda do Mangas não faz qualquer sentido. Temos Maxi e Matheus, o próprio Nuno Santos com as dificuldades que já tinha em desequilibrar a ala, é surreal pensar que vai ser uma mais-valia pós lesão a extremo, a jogar vai ser aqui.
No centro temos jogadores a mais. Surreal como é que o Porto consegue empandeirar o Zé Pedro e nós não conseguimos despachar o Juste para lado nenhum.
No meio campo mais do mesmo, continua a faltar um 8 mais fisico com capacidade para cobrir terreno. Lacuna que já vinha do ano passado e não vai ser o Kocho (boa opção para ter no banco) a preencher.
Na frente não consigo perceber a lógica da troca Harder por Ioannidis, que ao dia de hoje até pode ser superior, mas estamos a mandar muitos milhões futuros para o lixo por uma segunda opção. Começamos a ter um número ridículo de casos destes, como foram o Mateus, Fatawu, Renato Veiga…
Para fechar falta o EE, e faltam mais opcões para entrar do banco. Geny é curto para jogar a extremo e se houve uma proposta acima de 10M por ele devia ter sido despachado. Temos neste momento 3 titulares, Quenda, Pote e Trincão, todas as outras opções são sofríveis.
Resumindo, não preenchemos as lacunas que vinham da época passada, mais uma vez muitos problemas para colocar excedentários e não acautelamos de todo a mudança táctica, o plantel continua montado para jogar com 3 centrais. O pessoal que se excita todo por termos mantido a maioria do plantel, esquece-se que no ano passado ainda tinhamos o melhor jogador da história recente do clube, que em muitos jogos carregou sozinho o jogo ofensivo da equipa. No jogo com o Porto já deu para ver a falta de opções no banco quando temos de mexer na frente, isto numa altura em que estão todos disponíveis. Só vai piorar.
A grande preocupação para o futuro:
Estamos conversados sobre a enormidade que foi este mercado que significa um custo de oportunidade que pode mesmo chegar aos 200ME, fora a perda de uma grande oportunidade para fazer mais uma grande época desportiva.
Não vale a pena bater mais no ceguinho.
Isto é passado!
Já não se pode desfazer!
Para mim, o grande problema agora resume-se a isto:
Quem nos garante que isto ou pior não se vai repetir no futuro?
E agora, num contexto mais complicado, onde já não vamos ter as vantagens que tivemos este ano.
É que as pessoas continuam lá como se nada se tivesse passado…
E já percebemos que não existe um garante de uma política desportiva inteligente e que proteja os interesses do SCP.
Essa pessoa devia ser o Presidente!
Ora, ele não o fez este ano como já não o tinha feito outras épocas.
Isto significa que fazem sentido às especulações de que, realmente, o mérito dos 2 excelentes mercados anteriores foram mesmo da dupla Viana/Amorim.
Isto é verdadeiramente preocupante!
Aparentemente, o Presidente não tem uma política clara e nem correta.
Aliás, ele disse-me a mim, que o Paulinho era um exemplo de uma boa contratação.
Estamos a falar de um gajo porreiro mas que deu um prejuízo de quase 15ME, tendo tido rendimento apenas razoável. É a isto que estamos entregues…
Ou seja, o Presidente não é o garante de uma política inteligente.
Para cúmulo disto tudo, entregou-se a pasta do futebol a um advogado que não tem a visão global e estratégica do que deve ser um bom mercado nas suas vertentes financeira e desportiva.
Ou seja, ninguém tem uma visão e nem parece existir um verdadeiro líder, um DD a sério que junta as peças tem a estratégia.
Aquilo que eu imagino é que o treinador puxa para um lado (o do curto prazo e está-se a cagar para o futuro do clube), o Flávio do Scouting puxa para outro (só diz se acha que um jogador bom ou mau - de resto, também não pensa no futuro) e o Palmeiro também manda uns bitaites (sendo leigo). De vez em quando, vem o Presidente (já vimos do que ele é capaz) desempatar com o seu “bom senso” já conhecido de todos nós…
Não há ninguém a pensar na sustentabilidade financeira.
Não há ninguém a pensar em como aumentar a percentagem de acerto de contratações.
Que investimento médio por contratação?
Quantas contratações no máximo por ano?
Que perfis?
Há um budget, esse deve ser o Zenha a definir.
E depois andam o verão em ziguezaqgues em função de quem puxa melhor para o seu lado…
Este desastre foi desenhado com a saída do Viana e a entrada desta nova estrutura.
O que se passou neste “defeso” é tão inaudito e tão grave que pouco importa fazer uma avaliação do mercado. É preciso não esquecer que em maio, quando a época anterior interna terminou, tínhamos uma enorme vantagem sobre Benfica e Porto. Equipa consolidada, presença na Champions garantida. Salvo contratempos inesperados (nem o Gyokeres nem o Harder foram surpresas), havia todas as condições para apontar a intervenções cirúrgicas no mercado atempadas. Três meses depois, essa vantagem foi toda desbaratada, no que respeita aos despiques com os rivais perdemos 1) um troféu contra uma equipa fragilizada e 2) um jogo em casa logo à quarta jornada e fechamos a janela de transferências ó tio, ó tio a falhar todos os alvos pretendidos para extremo e, pior, a expormo-nos ao ridículo de uma investida por um alvo secundário por valores absurdos ainda por cima não consumada por manifesta incompetência, para não dizer taralhouquice.
Só gente agarrada ao poder e a remunerações supimpas se recusará a ver o óbvio: não há condições para os dirigentes responsáveis por este naufrágio continuarem a desempenhar as funções que exercem no clube. Palmeiro, Zenha e sobretudo o Presidente Varandas, tendo um pingo de vergonha na cara e um mínimo de amor ao Sporting, devem demitir-se.
Mau demais e pode piorar, porque se a equipa descambar, os jogadores que estavam valorizados, podem desvalorizar.
Urgente procurar um homem que saiba planear e contratar bem, um bom DD… Estamos órfãos, que tristeza, preocupa mais isto que a derrota com os andrades…
Mas “só isto” é, na verdade, uma “enormidade” que só pode ter uma consequência: apear a gente totalmente inepta que comanda os destinos do Sporting e do seu futebol profissional.
Agora sim, faz sentido responder a este tópico.
Tendo em conta que andámos 3 meses a tentar o Jota e outros 2 a tentar um extremo esquerdo por 30M, e o primeiro foi o que sabemos, e o segundo não conseguimos contratar ninguém, classifico este mercado como: amador.
Metam profissionais a tratar das coisas, sff.
Claro que sim.
Sabes o que é que é assustador?
O Presidente vir para uma AG falar em “lessons learned”, nesse verão efetivamente fazer-se o melhor mercado da história, para 2 anos depois se esquecer todas as “lessons learned” e voltar-se a fazer todos os velhos erros OUTRA ■■■■ DE VEZ.
Isto mostra que estamos entregues a gente com deficiências cognitivas a que temos que prestar muita atenção.
É gente instável. Nada de confiança.
Gente capaz de fazer um bom trabalho durante algum tempo para depois se destruir quase tudo em coisa de semanas.
Já tinha acontecido isto há 3 anos atrás!
O SCP não pode estar entregue a esta instabilidade…
Nós merecemos mais!
O SCP merece mais!
Trabalharam mais alguns foristas neste tópico durante os meses do mercado que muita gente da estrutura que tinha a responsabilidade de servir o SCP…
Não se pode admitir isto!
Esta falta de empenho, esta falta de competência e de amor ao clube!
Resposta curta : uma merda
Resposta não tão curta: uma merda²
Repito: O pior mercado de sempre. (Com as circunstâncias em que estávamos) completamente ultrapassados pelos rivais.
A luta pelo título de pior mercado de sempre tem competidores de monta…
Como ja foi dito,.mudamos de tactica e o mercado nao reflete essa mudanca. O plantel continua construido para o 3-4-3.
Tens 4 jogadores para 3 posicoes (EE, PL e MCO), tudo o resto obriga a adaptar as dinamicas.
Continuam ca os 6 centrais que tinhamos.
Mesmo o vagianidis parece bem mais valido a ala no 3-4-3 do que na lateral, mas vamos ver pois chegou á pouco tempo.
Não me tenho manifestado acerca do mercado de transferências, mas agora que acabou vou fazer o meu balanço.
Em minha opinião estamos menos competitivos do que o ano passado, menos preparados para ganhar jogos grandes (derbis e CL) e mais dependentes de 2 ou 3 jogadores que oscilam muito de forma ao longo da época (Pote e Trincão à cabeça). O ano passado estivemos dependentes de um que mesmo lesionado marcava golos!
Na defesa falta um central de perfil robusto para além do Diomande. E devíamos ter vendido o St. Juste, não cabe neste plantel. Laterais direitos, são diferentes, mas nenhum dos dois me deixa tranquilo numa tática de defesa a 4.
Meio campo estamos deficitários de um 8. Morita não tem e não voltará a ter a intensidade necessária. Kocho não é o que esperava, acho que poderá ser um 6 razoável, mas nunca um 8, boa opção para o banco. Como se viu contra o porto, com o meio campo a dois, falta um 8 de outras características, um box to box.
Falta claramente um extremo esquerdo, mas não vou bater mais no ceguinho. E não precisava de ser alguém de 40 M€!
Teria contratado o Jota, empréstimo com opção (opção a sério, não é aquela coisa nova de “opção obrigatória”), independentemente de vir o EE. É um gajo que faz 2 posições no ataque, com golo e garra, coisa que Pote e Trincão não têm. Era uma excelente opção para o banco.
Para mim falta também um avançado. Do que vi até agora do Suárez, fico com a impressão que em muitos jogos de autocarro estacionado atrás no tugão, vai ter de jogar com um outro avançado ao lado. Nesses jogos devíamos ter um 3° PL no banco e Rodrigo Ribeiro não está minimamente preparado.
Um onze com Rui Silva, Vaggianidis, Inácio, Diomande, Maxi, Hjulmand, Morita, Quenda, Trincão, Pote e Suarez é um bom onze, capaz de ganhar todos os jogos em PT. Suplentes de qualidade como Debast, Kocho, Nuno Santos e Ioanidis são importantes. Mas temos de ver que vamos ficar sem Diomande um mês e meio, Nuno Santos não sabemos quando e se voltará ao seu nível, Bragança já nem conto, e há até Janeiro a sobrecarga da Champions.
Como é que eu explico esta gestão deplorável do mercado?! Não sei a reposta… Será por soberba? “Somos mesmo bons, até ganhámos o campeonato com o Amorim a abandonar a meio!”. Será inaptidão dos dirigentes? Será acomodação? “Somos bicampeões, ganhámos 3 em 5, podemos agora folgar um bocado!”. Talvez seja uma mistura dos 3 fatores. Detesto soberba e fanfarronice, é coisa de lampião, se somos melhores temos de o provar constantemente! Mas pior ainda é a acomodação, a falta de ambição de criar um ciclo hegemónico. Lembro-me bem do que aconteceu no início da década de 2000 e está-se a adivinhar algo semelhante… É uma doença do Sporting e de muitos Sportinguistas que tem décadas.