Tens razão. É mais por aí!
Depois de vermos os jogos da supertaça e o ultimo do campeonato, acho que já todos viram que este ano vai ser parq esquecer a ambição do tri campeonato
Não temos um guarda-redes suplente a obrigar o principal a trabalhar e isso já viu até agora em 2 jogos, não temos laterais nem na direita ou na esquerda que sejam completos, bons a defender e dinâmicos a atacar, temos defesas centrais que não nos dão capacidade de jogo aereo para defender e atacar bolas paradas e até mesmo em toda a dimensão defensiva temos só um mais completo, não temos um verdadeiro box box no meio campo para este sistema de jogo, onde seja forte a defender mas também com capacidade de dar processo de saida de jogo ofensivo, á excepção de hjulmand é todo “ primas donas “ e só com capacidade defensiva, na frente não temos um verdadeiro desequilíbrador na tecnica e sobretudo na velocidade, temos qualidade tecnica mas um desequilíbrador com golo tanto na finalização ou assistência nem vê-lo.
Pode ser que nos sobre uma taça da liga ou uma taça de portugal, para o tri vamos ser sinceros, já estamos a 3 pontos, e nos próximos 3 meses com o calendário que temos e com a Champions ao mesmo tempo, em Dezembro já devemos estar despachados.
Vou aguardar para ver se lançam mais um equipamento (de preferencia alusivo ao Ronaldo) e se assim for, considero o mercado positivo.
Há que fazer dinheiro, o futebol vem depois.
Ontem foi duro demais… ainda não recuperei.
Isto foi o equivalente de uma final CSKA em termos de final de mercado.
Com tanta coisa bem feita, conseguimos falhar Yeremay e depois Kevin e ainda Jota (inscrição mas still) mesmo ao cair do pano.
Foi morrer na praia, especialmente na posição de EE que era a mais que impacto teria no nosso 11.
Sei que isto ainda está pouco respirável, mas deixo aqui um apanhado ainda a quente.
Como já disse, para mim, o mercado analisa-se não só por quem se compra e se vende, mas também por quem se consegue segurar… fazendo uma média ficaria algo tipo isto, assim muito por alto (de 0 a 10):
Permanências: 9 em 10: para mim a melhor coisa feita neste mercado que foi a garantia de segurar tudo o que era segurável, à exceção do GOAT número 2 (só atrás de Peyroteo). Não saiu absolutamente ninguém mais que fosse realmente indispensável, e ainda nos livrámos de uma autêntica maçã podre, algo dito nas TVs pelos insiders e confirmado pela foto com o bandido do Centikaya.
Seguramos praticamente tudo o resto, segurámos tudo o que nos interessava segurar, e isso tem muito mérito de quem gere.
Saídas: 7 em 10. Sou da opinião de que ninguém foi mal vendido. Fizemos os negócios possíveis com os 2 PLs e todos os restantes negócios de saída foram razoáveis.
Atenção que esta vertente ainda não está concluída, pois ainda há mercados abertos e, na minha opinião, ficando o Morita, ainda teremos de colocar Juste e talvez Matheus Reis… em condições normais Geny deveria sair, mas tal como com o Morita, sem reforços não faz sentido.
Acho que vendemos bem, ainda assim.
Entradas: 5 em 10. Não acho que os que vieram foram maus, pois, à data de hoje, só discordo da contratação de Alisson e Virgínia.
Os restantes, e não falando em valores, acho que foram excelentes escolhas que aumentam brutalmente a qualidade do plantel.
Contudo, e a razão pela qual só dou 50% do total… nós não acabámos o mercado.
A posição cuja contratação faria TODA a diferença na dinâmica ofensiva da equipa foi um total fracasso.
O EE titular era o que iria levar o futebol Sportinguista para outro nível… ia dar para o Pote ir para o meio, o Trincão para a direita e ainda ter aquilo tudo a rodar de forma dinâmica durante o jogo, sendo que os 2 avançados também jogam noutras posições…
Perde-se uma oportunidade absolutamente única de fazer upgrade ao nosso plantel, e estou mesmo muito triste com isto.
Faltaria ainda um 8 titular, mas até dou de barato quererem o último ano com Morita… agora falhar o EE e, ainda por cima, o Jota Silva, a alternativa mais barata que tanta profundidade ia dar ao plantel, um dos únicos pedidos do treinador que, coitado, só pediu mesmo Mangas e Jota e o resto deixou ao critério da Direção… e mesmo assim falhamos.
Epá, terrível final. Terrível.
Fosse Yeremay, Kevin ou Konstantelias e, para mim, esta avaliação subia para 8 valores em 10.
Estou pior que lixado.
Perdemos uma oportunidade de ouro não porque não fosse o plano ter o EE e o Jota, mas por, atrevo-me a dizer, pura incompetência negocial.
É inaceitável, é muito mau e mancha por completo este mercado que podia ter sido tão brilhante…
Média final deste mercado: 9+7+5 / 3 = 7 valores.
Acaba por ser uma nota bem mais positiva que o gosto amargo que todos temos na boca neste momento, mas acho que é o justo neste sistema onde as 3 vertentes do mercado têm o mesmo peso.
Continuo a dizer que teria sido um dos melhores mercados de sempre se tivessem conseguido executar o plano que estava delineado…
Vale o que vale. Estou muito desgostado com isto.
Ter o EE para o qual tínhamos 40M€ para investir era crucial para aumentar a qualidade na equipa até nos jogos com gigantes na UCL.
É muito injusto isto, não me conformo.
Apagar
Até deram cabo da confiança do @Zacker .
Palmeiro és tu?
Epá eu com este CSKA do deadline day estou traumatizado, sei lá o que confirmo.
Se falares em profundidade, sim, claro que sim… só vamos sentir isso quando voltarem os lesionados todos, mas ao plantel atual ainda faltam, assim de cabeça, Matheus Reis, Nuno, Dani, Maxi, Diomande… sei lá ou o crl.
Acho que sim, que temos melhor plantel para rodar. Já chegou o grego em quem tenho total confiança…
Mas não dá, man. Nós pura e simplesmente não acabámos o mercado.
O plano era bom e é a isso que sempre me agarrei, porque estava claro que queríamos um EE + Jota Silva e isso, para quem for honesto, era a total diferença entre um upgrade gigantesco e um apenas excelente plantel.
Tínhamos o dinheiro, tínhamos os alvos bem identificados… Yeremay, Konstantelias e Kevin, mesmo o Jota Silva para dar profundidade era excelente e tinha o ónus extra de agradar o RB que bem merecia esse mimo.
Agora assim, é uma sensação de vazio, de frustração, fds… Perdemos o Kevin mesmo em pintelhos e ainda falhamos a inscrição do Jota.
É uma facada do crl isto.
Tudo o que conseguirmos fazer vai ter sempre aquele fantasma do “pois, se tivéssemos o EE e o Jota…”
Mas nem com apenas o Jota isto dava, era mesmo o EE.
Horrível este final, estou inconsolável ainda. Vou precisar de uns dias
Já apaguei, porque vi que tinhas um post acima a fazer a tua review, que eu ainda não tinha visto.

O plano era bom e é a isso que sempre me agarrei,
Meu caro, tenho andado aqui a brincar contigo, não leves a mal!
Mas fdx… não podes dizer que o plano era bom, quando só começamos a falar desses jogadores nem há 3 semanas, ou seja, já a entrar na fase final do mercado. O plano era bom se isso tivesse começado a ser negociado com tempo, porque tínhamos todas as condições para o fazer! Não tenho dúvidas de que teríamos conseguido efetivamente alguém, mesmo que não fossem esses.
O plano era bom se tivéssemos montado um plantel com tempo, porque tínhamos tempo e capacidade financeira.
O plano era bom, se tivesses adaptado o teu plantel ao sistema tático que o treinador quis implementar… que sinceramente acho que continuamos a ter um plantel à medida do sistema anterior e não do atual.
Por acaso, nas roulottes antes do jogo com os corruptos, fui entrevistado pela CNN exatamente sobre este tema. Mercado muito mau, porque fomos apenas reativos e nunca proativos, o que não se compreende.
E não se compreende por 2 razões:
-
gritamos aos 7 ventos saúde financeira, dinheiro Champions este ano assegurado, sabendo da saída certa do Gyo, esperámos e esperámos para finalmente atacar o mercado (Kocho excluído), deixamos tudo para a última da hora quando as primeiras escolhas já estão inflacionadas, e andamos para a frente na lista e tudo vai sendo mais caro e pior e sujeito a rábulas iguais a de Jota;
-
as lacunas estavam identificadas há bastante tempo, e mesmo assim fomos incapazes em Junho / Julho de ir aos alvos e fechar o mercado. Deixámos o mercado para a última semana de Agosto.
Que os rivais se iam reforçar muito, era expectável. Eles é que estão a correr atrás, fizeram o normal. Que nós, com um plantel campeão, lacunas bem identificadas, saúde financeira (?), tenhamos sido tão reativos e deixado tudo para a última é que não percebo. Não percebo mesmo. O facto de termos um plantel campeão onde a base praticamente fica não invalida que nos reforcemos, até por uma questão de profundidade e sobrecarga de jogos. Portanto das duas uma, ou ficámos a dormir na sombra da bananeira, achando que por magia tudo se resolvia, ou foi apenas e só incompetência.
Foste avisado inúmeras vezes. Todo o teu optimismo era claramente exagerado, navegavas numa realidade alternativa. Mas tudo bem, ainda bem que és assim. Só escusavas era de andar aqui a criticar todos os que tinham uma opinião contrária (99% do fórum), que sabiam perfeitamente que quando o varandas entra em modo “soberba” que dá merda!
Agora é demitir o inútil do Palmeiro, e assumir de uma vez por todas que não percebe NADA DE FUTEBOL. Gastar parte dos milhões que tinha para um EE num diretor desportivo de topo, que PERCEBA de futebol e saiba planear uma época. Deixar de uma vez por todas de experiências e de atitudes egocêntricas que lesam o Sporting só para mostrar que tem tomates.
E ser julgado, pelos sócios, nas eleições de 2026. Só espero que hajam alternativas sérias e que ainda se vá a tempo de recuperar a política desportiva que Viana e Amorim implementaram e trouxe resultados muito bons.
A época está perdida, vamos lutar pelo 3.º lugar. Quando começarem jogos de 3 em 3 dias, e as lesões ainda surgirem com mais frequência (para quando um equipa de preparação física do nível que o nosso clube merece?!), vamos em queda livre. Queria muito estar enganado, mas já vi este filme anos e anos da minha vida.
De qualquer das formas tenho a certeza de algo que nunca vai mudar, quer fiquemos em 1.º, 3.º, ou 8.º. Vou sempre amar este clube com muito orgulho
Ponto de vista financeiro, relativamente normal e de cabeça parece-me que o exercício já está equilibrado. Surpreende-me a aposta em jogadores com menos espaço de valorização mas a direção mete as fichas todas nas vendas do Trincao/Maxi/Inacio/Dio/Hjulmand o que nos dá ainda algum espaço de manobra.
Ponto de vista desportivo parece-me muito curto, pode ser que o Ioan e o Vagi melhorem muito a equipa. A decisão mais nonsensical deste mercado acaba por ser o empréstimo do Biel.
Mas a minha opinião mantém-se: o plano era bom… o mal foi ter literalmente falhado o objectivo principal que era o EE + Jota.
O outro objectivo era a substituição do Gyo que foi bem feita, a meu ver, já sei que discordam.
Ou seja, acaba por ser mais a incompetência em executar o plano, que o plano em si.
Só para deixar isto claro… vindo EE e Jota, o mercado seria automaticamente espectacular.
Não foi. Não foi e terão de haver consequências.
Não me vão é ouvir dizer que é “tudo” mau, porque não era, e a prova foi o maravilhoso dia de fórum que se viveu ontem, porque era não só a salvação deste mercado mas a consagração de um dos melhores de sempre.
Assim, foi apenas bom. Não foi mau, dadas as permanências…
Falhar a contratação principal é que… pah, enfim.
Foi o CSKA dos deadline days, foi sofrer um golo ao cair do pano. Um murro no estômago total, a penas e só por incompentência.
Tínhamos dinheiro, tinhamos os alvos bem identificados pelo scouting, e FALHÁMOS em fechar negócio.
É inaceitável. É horrivel, crl.
Pqp 3 meses agora até poder corrigir o erro. É mau demais. ■■■■■■■ para isto tudo

É muito injusto isto, não me conformo.
não há injustiças aqui. há incompetência e amadorismo de quem gere o Sporting e inocência tua. inocência que pode estar associada à tua idade. quem já cá anda há uns anos largos não acha nada disto estranho ou injusto.
já as incompetências e amadorismos pagam-se caro. apenas e só isso.
Vou deixar a minha avaliação para dezembro.
Espero mesmo que as coisas corram bem. Já acendi umas
Tretas.
Estavas aqui todo contente, tu e todos. Não mintam, crl.
O plano era bom. Tínhamos dinheiro.
Portanto plano bom, dinheiro, tudo bem identificado… e falhamos na execução.
De quem é a culpa? Varandas? Palmeiro?
Não faço ■■■■ ideia. Tem de haver consequências.
O que é certo é que fomos do céu à terra por total incapacidade em executar.
Foi como um golo no cair do pano.
Se querem dizer que está tudo mal, força, comigo não contam para isso… tenho a honestidade de dizer o que está bem e o que está mal, e não é por falharmos brutalmente no último dia que tudo estava errado e tudo é posto em causa.
E quem está feliz com isto neste momento não pode ser Sportinguista, digo já!!!
Não faltou só o EE. Concordo que era a carência mais importante que tínhamos, tínhamos de garantir neste mercado um jogador acima da média para esta posição! É inacreditável não se ter conseguido, ainda por cima havia orçamento suficiente. Foi tudo mal trabalhado e planeado. Voltamos a focar-nos apenas em 1/2 alvos. Deixar tudo para a última da hora na esperança de um milagre. Andar há vários mercados sem conseguir suprir esta lacuna é amadorismo puro.
Mas não faltou só o EE. Era preciso um 8, com potência física e capacidade de transporte de bola. Tínhamos de ter colocado um Morita, nem que fosse por 4/5 milhões. Assim ficamos com uma lacuna na equipa, e um jogador que vai fazer meia dúzia de jogos esta época e sair a custo zero.
Há jogadores em fim de ciclo e não há nada de mal com isso. As equipas renovam-se, faz parte. O ciclo do Inácio e do Geny claramente que terminou. Deviam ter sido vendidos mas também não houve competência para isso. É preciso ter pessoas que se saibam mexer no mercado para fazer este tipo de negócios. Se isso tivesse acontecido, poderias ter ido buscar um central na linha do Diomande (outra lacuna) e um extremo direito para preparar já a saída do Quenda.
Quanto aos reforços contratados, há alguns que me deixam algumas reservas, mas não vou já começar a malhar. Prefiro dar tempo.
Sem mundial de clubes tínhamos tempo, tínhamos dinheiro, mas foi tudo demasiado amador, a estrutura entrou em tilt e perdeu o controlo completo deste mercado. Não pode acontecer, e vão ter que ser tomadas medidas.

O plano era bom. Tínhamos dinheiro.
e falhou. chama-se a isso incompetência e amadorismo. não deves ter lido o que escrevi.