Afinal a cereja no topo nao foi um jota sobre-avaliado, foi mesmo falhar a inscricao desse mesmo jota sobre-avaliado porque enviamos os papeis fora de hora…
Epoca muito mal planeada.. porque isto não é questao de saiu apenas 1 titular.. isso seria assim se se mantivesse as rotinas das epocas anteriores..
Mas nao, mudou-se a forma de jogar, o que obriga a jogadores diferentes em varias posições, nomeadamente nas laterais.
Alias ou muito me engano, ou no dia que o Nuno Santos volte, ele vai contar para EE e não para DE..
Esta insistencia em fazer propostas a jogadores que as outras equipas não querem vender é apenas perder tempo. Desde o inicio que estava claro que o Depor não queria vender o Yeremay
Vamos sofrer e muito com a Champions, e o Trincao e Pote vão jogar até rebentar
Pronto, man, concordamos em discordar… eu até concordo contigo na questão do 8, mas consigo perceber a Direção entender que faremos este último ano com o Morita.
Eu não faria, mas dou o benefício da dúvida aí… temos Kocho, Dani, Simões e o Rayan para desenrascar.
Not great, not terrible.
O EE era o factor diferenciado, sim.
Podes-te enganar se quiseres, mas te garanto que todos aqui estariam contentes se tivéssemos fechado o EE titular pois seria o total upgrade que o 11 iria ter.
O plantel continua óptimo, mas o mercado acaba por não ser ideal porque perdemos uma oportunidade HISTÓRICA de fazer um gigantesco upgrade de qualidade, algo que se ia reflectir até na UCL.
Se achas que não, tranquilo.
Como já disse, não contem comigo para andar a meter tudo em causa e a dizer que está tudo mal por termos falhado o objectivo principal.
Foi mau, porque é como so fossemos a uma “final” e no fim não ganhámos.
A época foi “boa” à mesma, mas não concretizámos e fica este sabor a merda.
Graças a deus.
Há males que vêm por bem.
Um mercado nunca pode ser positivo se no final ficamos menos fortes! Espero que alguns jogadores possam surpreender, mas temos alguns desiquilíbrios no plantel e falta de “poder físico” que o Gyo mascarava um pouco.
Mas nao deixa de ser uma vergonha todo este ultimo dia.
O resultado final foi bom, mas a nivel de movimentacao de mercado foi um dia para esquecer e uma demonstracao de amadorismo.
Isso é um grande “se” que ainda iremos descobrir… Gyokeres foi o melhor que já vi e aqui todos sabem o quanto aprecio o sueco e o triste que fiquei em perdê-lo.
Daí a dizer que o plantel com ele é automaticamente superior, tenham lá calma. Este ano temos muito mais profundidade, mesmo tendo falhado EE e Jota (o plano que não foi executado…).
Isto será ainda mais claro quando os lesionados regressarem. Ainda se fala antes da hora…
Dani
Nuno
Diomande
Maxi
E a estes a faltarem o EE e o Jota Silva… não que não era um plantel de topo.
Enfim, acreditem no que quiserem. Já todos perdemos…
Com a diferença que este ano ano não houve Schmidt a perder 5 pontos nas 1as 3 jornadas, não há Porto com eustáquios e Zé Pedros e já perdemos um clássico em casa. Tem tudo para correr bem esta temporada…
Temos 6 jogadores para 4 posições na frente de ataque e alguns a qualidade deixa a desejar… PL: Suarez, Ioannidis, EE: Pote, MO: Trincão, ED: Catamo, Quenda
Portanto minha avaliação deste mercado é bastante positiva! Não há nada pelo qual eu me possa queixar. Aliás só tenho a agradecer… Varandas muito obrigado pela tua competência, zelo, vontade de ser e fazer melhor.
Enfim…
Para mim tudo começou mal quando nem a equipa técnica sabia bem se iria jogar em 343 ou 442, e depois tens a estrutura topo di gama a gerir o futebol (mal posso esperar para ver os varandins tudo no cr.l)
Manténs a equipa quase toda da época passada, onde os titulares são jogadores que jogam há imenso tempo no esquema antigo, e depois contratas jogadores para 442.
O plantel do SCP até quase à última foi isto:
Gr: Rui, Virginia (não percebo esta contratação), Callai
LD: Fresneda (bom a defender, mau atacar), Vagi (mau a defender, mais ou menos atacar), Esgaio (mau em tudo), Travassos (do pouco que vi, talvez fosse interessante ver mais dele na pré-época) → 4 laterais direitos para quê? Como é que não resolveram a situação do esgaio e do Travassos logo no inicio? Não percebo, e quem me dera ter só ficado com o Travassos em vez do Vagi
DC: Diomande, Debast, Inácio, Quaresma, St.Juste (aqui ainda consigo fechar os olhos apesar de não estar a gostar do que estão a fazer ao nosso melhor central → Quaresma)
LE: Mangas (limitadissimo, cheira-me a esgaio do lado esquerdo), Nuno Santos (gostava dele, mas está com lesão há muito tempo e por isso nem sei em que condições virá quando recuperar), Matheus Reis (jogador importante, apesar de ser limitado) e Maxi (jogador burro mas que dá jeito pela sua garra) → neste sector tens 4 laterais esquerdos, vai ser bonito quando tiverem todos disponíveis
Médios: Morten (Importante), Kocho (boa contratação), João Simões (ano passado até pareceu me ok para banco, mas na pré-época não gostei muito), eternos lesionados Bragança e Morita (este último tinha que sair obrigatoriamente) e para uma posição mais de trinco Rayan (gostei muito do que vi na pré-época) → não percebo como não se despachou o Morita que estava sedento de ir embora e iamos buscar alguém que quisesse ficar cá mesmo.
Alas: Catamo e Quenda (meto estes dois no mesmo saco porque para mim deveriam ter sido corridos, andam a passear e não jogam nada), Trincão (como o ano passado, tem dias. Para mim não pode ser titular indiscutivel), Pote (um bocado à semelhança com o Trincão, não pode ser titular indiscutivel), Alisson (horrível) → claramente a faltar um EE que deveria ter sido prioridade e tal como a época passada houve novela do fotis, este ano foi dos Kevins, Yeres, Jotas, e sei lá mais quem, Jota (sem comentários)
PL: Suarez (ok, jogador de equipa e rápido), Fotis (incognita), Harder (mal aproveitado pela equipa técnica) → Sabendo de antemão que o Gyo ia ser vendido, o não ter comprado logo o avançado para fazer a pré época com a equipa e jogar com as galinhas na supertaça, aqui vê-se que a gestão do futebol é mal orientada.
Resumo:
1- Deveria ter-se fechado alguns capitulos a jogadores que estão claramente a mais.
2- Andaram a engonhar em negociações sem fim (tal como em outras épocas)
3- Equipa técnica sem saber bem que tática usar até ao acabar da pré-época
4- Tens atualmente o pior plantel dos 3.
Minha avaliação é de 3/10, puro amadorismo. De qualquer forma, tenho gamebox e irei lá estar apoiar.
O Esgaio saiu.
Tens de ler ok?
”O plantel do SCP até quase à última foi isto:”
A equipa sem extremo esquerdo destro ficou coxa (na realidade ja era). A alternativa ao pote sao mangas/maxi/nuno santos, que sao “extremos” (na realidade sao mais laterais/alas) canhotos e com mais tendencia a ir á linha, o maxi ate sabe jogar mais por dentro, mas o facto de ser canhoto nao ajuda. Se o pote se lesiona nao temos ninguem para fazer o lugar com as mesmas dinamicas.
Pessoalmente acho que ficou tb a faltar um MC, veio o kocho mas se calhar é o “vies de recencia” do puto do porto, fica a saber a pouco.
E depois temos a questao dos centrais..nao temos ninguem “diomande style”. Suponho que tenha sido opcao nao ter vindo.
O para mim tem que ter avaliacao negativa, foi um mercado preguicoso de substituir os que saem e sem preocupacao de reforcar o plantel.
Ontem por volta das 17:30 quando saí do trabalho, tive de ir com a maria e o puto às compras, chegar a casa fazer jantar, tratar do puto, etc… só consegui mesmo dar uma olhadela no que se estava a passar por volta das 22h.
Apercebi-me rapidamente que fomos, mais uma vez, toureados pelo insidismo e que a “bomba” Kevin afinal não vinha. Um filme já antes visto e que faz parte de um padrão já antes visto, usado e abusado neste mercado, com resultado catastróficos este ano.
Hoje, abro o pc para começar a trabalhar, e a “cereja no topo do bolo” foi a pseudo contratação do Jota Silva por quase 20M € (inenarrável o preço, mas totalmente previsivel que fossem no desespero tentar o gajo depois do desastre que foram as “tentativas” de alvos anteriores) mas a não inscrição a horas do jogador. Episódio sintomático e que espelha totalmente a incompetência que reina na estrutura do futebol.
Como já foi dito e re-dito inúmeras vezes e ao longo dos anos, a desconfiança de que a “Estrutura” fosse Amorim e Hugo Viana, fica definitivamente confirmada. Sem estes dois, o castelo desmorona-se e fica patente a incompetência confrangedora dos dirigentes deste clube. Voltamos aos tempos dos Bolasies, Jeses e companhia.
A verdade é que desde a saída de Amorim e Viana, ficámos entregues ao Varandas e ao Zenha. Este ultimo só pensa em apresentar contas no verde, e o outro em receber os aumentos e bonus por isso. Entregou-se a pasta do Viana ao gajo que redigia os contratos e tirava as fotocópias dos documentos, perdeu-se um bom administrativo legal (se calhar foi por isso que o email do Jota Silva não chegou a tempo) e não se ganhou um director desportivo. O que é que poderia correr mal?! Sempre ouvi dizer que o nepotismo nunca foi lá grande ferramenta para dotar uma organização de competência (funcionou com o Amorim e Viana, tivemos sorte), mas o modus operandi dos croquettes nunca deu grandes resultados. Porque daria agora.
Já muito se falou do que foi este mercado, não vale a pena estar a desenvolver muito. A mim apraz-me deixar apenas algumas notas soltas:
- A rábula dos insiders, primeiro o Yeremay, depois o Kosntantinelas e no final no “desespero” o Kevin a mim demonstrou-me apenas uma coisa: que a “estrutura” tem uma ótima equipa de PR que se serve de idiotas uteis para transpirar informações falsas cá para fora por forma a criar percepções. Vivemos no tempo das percepções, pouco importa se reais ou inventadas, o que interessa é criá-las e com isso uma narrativa que interessa a quem as cria. Neste caso a percepção que se tentou criar era a de que tinhamos muito dinheiro para gastar numa truta e que tudo fizemos para o conseguir. A realidade para mim é mais sombria e totalmente diferente: acho que não tentaram nada, a não ser algumas eventuais abordagens, e preferiram poupar os euros. A falta de ambição é gritante, sempre o foi no tempo dos croquettes salvo uma ou outra época (em que até fomos campeões e fruto de pedras no charco), e a falta de competência para mais também não ajuda.
- Enterrámos mais de 50M € em dois pontas de lança que, a meu ver, têm pouca margem de valorização - e ainda menos depois de vermos como o plantel ficou mais fraco e menos capaz de ganhar competições, face aos dois rivais - e que não são de todo garantia de golos. As maiores virtudes que lhes atribuem são várias, mas nenhuma é propriamente a produção de golos.
- Kocho e Vagianidis parecem ser, no papel jogadores que acrescentam, no entanto, para ambas as posições ainda não é liquido, na minha opinião, que sejam reforços que acrescentem valor ao que já temos. O georgiano é para substituir um Morita em fim de contrato, que passa mais tempo no estaleiro que outra coisa. Com Bragança lesionado e com uma não aposta no João Simões, o problema do ano passado persiste. O lateral direito tem como alternativas o Fresneda (muito curto a nível ofensivo) e um Quaresma adaptado. Não vejo grande upgrade, a não ser que o Vagianidis se revele um Porro grego.
- Mangas foi um negócio de ocasião, teve os seus minutos de fama, pode vir a ser util mas obviamente não é sequer concorrência do Maxi. Maxi esse que, pese embora tenha qualidade e lhe sejam atribuidos grandes méritos, não é nenhum fora de série (é um Acuña uruguaio).
- Saídas relevantes: Gyokeres e Harder. Um por um valor bem abaixo da clausula. Parece que fizemos um grande finca pé, mas no final 70M sabe a pouco. O dinamarquês, jogador “à Sporting” empurrado para fora do clube (não compro a balela de que estava descontente ou que se “andou a portar mal” que considero terem sido boatos transpirados pela mesma estrutura que pretende criar percepções e justificar decisões absurdas) por valores miseráveis com um lucro rídiculo.
- Dos “excedentários” não sei como ficou tudo, mas ontem ainda não tinham colocado o Juste, o Matheus, nem o Esgaio. E até digo mais: olhando para o que não contrataram, mais vale manter os dois primeiros.
Em suma, contratámos caro, vendemos barato. Vendemos dois dos ativos mais importantes, curiosamente os dois PL’s do ano passado, ambos garantia de golos. E gastámos mais de 50M € a substitui-los por dois jogadores que não são garantia de golos, e com caracteristicas totalmente diferentes, e pior, com menor perspetiva de valorização (sobretudo o Suarez). Não é crivel que nem Suarez nem Ioannidis tenham o impacto de um Gyokeres para levar a equipa ao colo e branquear o miserável planeamento de mercado de verão.
Concluindo, tendo nós mais tempo para nos preparar - sem mundial de clubes e sem pré-eliminatórias da UCL - com os bolsos recheados, bicampeões nacionais, fizemos um mercado miserável e muito abaixo dos nossos rivais. Virão as desculpas que nós temos uma estrutura sólida e estável e que os outros é que têm de ir atrás, mas isso não cola. O Sporting tinha carências há muito identificadas e que o campeonato ganho o ano passado mascarou porque os jogadores foram inescedíveis e o Rui Borges soube pegar no grupo e espreme-lo até ao tutano (andámos a jogar vários jogos com Felicissimos, Britos, etc no meio campo). O plantel era curtissimo e com alguns desequilibrios. A única coisa de relevante que se fez foi trocar os dois PL’s. Trocar um LE e um LD. E contratar um gajo um substituto do Morita. Não houve uma unica posição reforçada em qualidade e quantidade (vá a troca Vagianidis - Esgaio em principio é melhor). Todas carências e desequilibrios mantêem-se, gastou-se mais do que se devia, e recebemos menos do que merecíamos.
Nota 0/10.
Num clube a sério, rolavam cabeças hoje mesmo. Palmeiro era despedido na hora. E o presidente só não é despedido porque infelizmente há ainda muito acéfalo que não consegue constatar que é um banana peneirento absolutamente incompetente e que viveu os ultimos 5 anos à custa de uma taluda da lotaria com jackpot.
0 em 10… por favor, é este tipo de descontrolo emocional que retira qualquer credibilidade a discussões sérias por aqui.
Perdemos o EE que ia dinamizar o 11, já é tudo mal, nada presta, já não sabemos vender, os que comprámos são todos maus, os que saíram é que era, epá 0 paciência para isto.
Este fórum vai estar irrespirável até à próxima vitória porque muita gente não tem o mínimo de controlo emocional e honestidade nas suas análises.
Ou é 8 ou é 80. 0 conteúdo.
Péssimo. O que aconteceu ontem foi demasiado mau e amador para ser verdade (mas é) e culminou uma inoperância gritante em todo o mercado, o que aliás vinha já sendo habitual.
Demoramos demasiado tempo para fechar alvos, e quando os conseguimos fechar é a pagar bastante acima dos valores de mercado. Mais uma vez deixou-se arrastar tudo para o fim, o que já tinha dado excelentes resultados no passado…
Precisamos de reforçar uma posição e não é a primeira vez que isso se arrasta para o mercado seguinte. E o pior é que não se vai passar nada, ninguém será responsabilizado e vai ficar tudo na mesma.
Não gostei, este episódio Jota revela um amadorismo tremendo, e depois gastas 60 milhões em Jota, Ioanidis e Suarez… sendo que dificilmente vai conseguir recuperar esse investimento, o que no futuro ira refletir-se financeiramente.
Quem é que vai receber os amarelos por estar a despejar as frustrações no banco de suplentes?
Gastamos mais 12M num lateral direito que não precisamos depois de levarmos uma banhada por um clube falido que não pisa Champions há 2 anos. Temos ainda investidos 10M no Fresneda que está no OLX como excedentário que a estrutura não consegue colocar;
Investimos 50M em dois avançados com pouco interesse no mercado e com baixo potencial de valorização, quando na primeira linha do mercado foram transferidos Krstovic, Romulo, Ivanovic por valores idênticos ao que gastamos… Suarez e Ioannidis não valem cada um mais de 15M… desperdiçamos +20M por jogadores que não eram 1ª opções para clubes Europeus;
Compramos o Mangas por 300k no único negócio com uma logica racional…
Não conseguiram despachar o St. Juste que sai para o ano a custo zero, e vender o Fresneda… tendo 2 laterais direitos com investimento de 10M cada para o ano aquele que não somar minutos vai desvalorizar… mais uma menor valia para assumir no futuro;
Ficamos com 6 centrais no plantel quando o treinador só utiliza 2… e ainda faltou contratar 1 com características similares ao Diomande…
Limitaram se central este mercado na venda do Gyokeres e a comprar um substituto por 27M quando este valia 15M… assim está fácil…
Resumindo isto passou o Verão em piloto automático… não houve comunicação, não houve planeamento, não houve estratégia, não houve coordenação, não houve visão, não houve ambição…
O que houve em demasia foi… incompetência e banhos de sol…
Perante e inercia e inaptidão ainda tivemos a sorte de isto não ser pior porque estavam na disposição de arrebentar 40M num brasileiro que o scounting deveria ter descoberto há 2 anos quando valia 12M ao Palmeiras e dos papeis do Jota pelo qual queriam gastar 20M mais um investimento na linha do Vinagre… a fundo perdido…
O que poderia ter acontecido neste último dia de mercado era hipotecar ainda mais os mercados futuros quando se arranjar gente com competência para se sentar numa mesa ao lado de cigano turcos e gregos….
Avaliando… o mercado só não foi uma catástrofe porque fomos salvos pelo Fulham e pelo relógio…