Opa todos sabemos que no desporto de alta competição vale tudo. No futebol deve haver tanto ou mais doping que no ciclismo. E no ciclismo também existe, uns têm técnicas melhores que outras. Os orçamentos megalómanos também têm servido para usar a ciência em majorar a performance humana. Da mesma maneira que nós comemos, bebemos e respiramos, tomamos suplementos no nosso dia a dia, a barreira do que é “natural” e o que não é, é muito ténue, e isso tem sido definido pela UCI e WADA, mas até se descobrir…
E, no Ciclismo, muitas vezes os escândalos de doping são por substâncias que até são permitidas (e usadas) noutras modalidades.
Há uns tempos houve o tal caso do Nadal, que andava a tomar uma porcaria qualquer para aguentar as dores, que no Ciclismo é estritamente proibida, e no Ténis é permitida, por exemplo.
Claro que depois há os abusos, como os da W52-Contumil, que toda a gente sabia como funcionava, em que aquilo parecia a Operação d’El Chapo…
Ou do Armstrong, que se fartou de ganhar Tours todo drogado e nunca ninguém o catou…
Mas, muitas vezes, vemos ciclistas a serem apanhados e suspensos pelo consumo de substâncias que eles nem sabiam que eram proibidas. E depois sai nas notícias e tudo contribui para a reputação do Ciclismo, enquanto modalidade de dopados.
Eu acho que, mais importante do que andar em cima dos ciclistas (também é importante), convinha fazer uma séria reflexão ao que se pode ou não permitir. Muitas vezes, a ‘bomba’ pode efetivamente fazer um ciclista ganhar capacidades quase sobre-humanas, e até colocar a sua saúde em risco. Outras, apenas pode aliviar as dores que são normais em atletas que andam 200Kms a subir as montanhas mais altas da Europa…
A W52 mais do que ter tido sanção desportiva… estão a ser julgados por tráfico de substâncias dopantes que vinham da colombia (ao mesmo nível de trafico de cocaína e afins). Independentemente das sanções desportivas terem sido aplicadas, neste momento o caso deles é bem mais complexo.
O Indurain quando competia tinha cerca de 79-80kgs, o que era bastante peso para a altura.
Diziam que tinha um coração muito grande o que o ajudava muito.
Este drama para se saber quem será que publicou isto no forum do cycling news no inicio da época.
Tenho o feeling que hoje isto vai dar Remco show.
Ou é o Javier Sola, ou alguém que foi corrido da Emirates entretanto.
A etapa de amanhã termina em Barcelonnette, lembro-me quando passei por lá, tinha algumas casas pitorescas bem coloridas com influências do México.
Aliás há uma festa em agosto a celebrar essa ligação com o México. Esta ligação se explica pelo facto de muitos locais terem emigrado para o México e terem feito fortuna. Ao regressarem, construíram mansões com influências do México.
Barcelonnette é também o local ideal para fazer a subida Cime de la Bonette (2802m).
Boas alguém arranja stream para a etapa de hoje?
Lá vai o Poga
Pogacar a fechar o Tour.
O que este gajo faz é impressionante, é absurdo, mesmo. Não há palavras. O homem nem se levanta do selim, a subir, incrível.
Esperemos é que não tenha o mesmo desfecho do Armstrong e companhia ![]()
Incrível o Pogacar.
Quero muito que isto esteja tudo limpo.
Pogacar é referência do desporto para todos os tempos. IMPRESSIONANTE!
Mais uma grande etapa do João, tem tudo para fechar 4º neste Tour, fantástico.
Pogacar. Está a liquidar tudo e todos. Um ritmo em cima da bicicleta sem qualquer paralelo, uma força da natureza este rapaz.
O João esteve bem, a pedalar bem para o 4º. Muito bom.
Que alien este Pogacar.
João muito bem, é manter este esforço para segurar o 4º no fim do tour.
O Pagacar é incrivel.
Só não percebo as criticas que muita gente, incluindo o totó da Eurosport, estão a fazer ao Pogacar por estar sempre em modo ataque (mesmo com a corrida ganha).
Pogacar é especial por isto, porque está sempre em modo fera (só quando não tem pernas é que abranda) e isso é que é apaixonante para os adeptos do ciclismo.
Agora imaginem este Tour sem Pogacar… Seria como tanto outros com muito menos espetáculo.
Quanto á Vuelta, pelo nosso João, por um lado preferia que ele fizesse umas férias mas por outro lado acho que nunca na história alguém teve tão perto e com tanta condição para fazer o hatrick e pensando que o João terá dificuldade em impôr-se ao Adam Yates, que vai pedalar em casa, até gostava de ver o Poga fazer história.
Tendo em conta todo o histórico desde jovem do Pogacar é mais fácil acreditar nos resultados dele do que nos competidores dele mais directos.