Ciclismo - Parte 2

Evenepoel na Redbul.
Logo para o ano roglic vai passar a numero 2 em França ou vai apostar tudo no Giro e Vuelta.

Simom yates não me parece encaixar mt na visma.
Demasiado ego para quem nada ganha…

Almeida a sair era para uma Movistar/Astana/Ineos mas não me parece ser ainda o momento para arriscar a lançar se.
Rui Costa por exemplo fez isso aproveitando o titulo de campeão do mundo e nunca conseguiu nada de jeito na volta a frança.
25 anos ainda é mt novo.

1 Curtiu

Apenas dizer que embora o Rui Costa tenha vencido a volta a Suíça, em provas de 3 semanas nunca foi um corredor de geral, ao contrário do João Almeida.

Para já é só rumor.

Quanto ao Joao, ir para uma Astana só se tivesse um neurónio a menos.

Sair da UAE só para Visma, Ineos ou RB.

Se o João tem ido á volta á Itália este ano em vez do Pogacar teria ganho de igual forma. Não havia concorrência suficiente.

Eu também acho que o João tem condições para lutar por uma grande volta. Mas atenção que além dos tubarões, já começa a existir uma fornada mais jovem que o João que tem tudo para lutar igualmente por grandes voltas.

Vamos ver. Eu acho que este Tour lhe está a fazer bem. Provavelmente irá à Vuelta, onde acredito também irá Ayuso (por ter saído cedo do Tour) e Pogacar (se vencer o Tour pode entrar para a história e não acredito que deixe passar a oportunidade do tri).

Se o Pogacar não tem ido, outros capazes de a ganhar, como o Remco, iriam provavelmente.

Mas tendo 25 anos terá certamente um ano favorável para a vencer, tem no mínimo 6 anos em plena forma pela frente.

Yates vai. Não acredito que levem os 4 novamente, mesmo 3 pode ser demasiados galos. Vamos ver.

Nos que ganhou. Porque, nos dois Tours anteriores, ganhou duas etapas de montanha.

Mas sim, não era um ‘montanhista’, não… Combativo, não fazia má figura mas, até fruto de ser um brutamontes, não era fácil levar quase 1.90m de carne, e mais quase 90Kgs, até ao cimo de uma montanha… :rofl:

1 Curtiu

Astana com o novo investidor chinês para mim é o caminho.
Claro com tudo planeado para ter uma equipa decente ao seu lado.
Além de que a ir iria receber sempre mais do que está a receber agora, e isso pesa sempre.

É que estar na UAE é estar dependente das sobras do Pogacar, este ano basta o Pogacar querer o tri e a época do João nas grandes voltas vai ser a ajudar. E não está em idade de ser gregário.
Depois há sempre o caso da UAE com dinheiro andar sempre atrás dos melhores no mercado, quer seja novo ou mais velhos.

Se calhar não vai ser de um ano para o outro que a Astana vai ter uma equipa competitiva.

Contrariamente às minhas previsões… o Pogacar está forte demais… não esperava isto, depois da primeira semana achava mesmo que só ia piorar e até mesmo ter um meltdown pela fadiga do giro, e que o Vingegaard só ia melhorar… pelos vistos enganei-me e acho que afinal não percebo nada de treino nem de ciclismo. É que só foi a maior performance de sempre alguma vez vista, e já agora a segunda melhor também.

2 Curtiram

Aparentemente não vai à Vuelta. Mas o Ayuso é capaz de ir.

Ele tem contrato até 2027.

A verdade é que um bocado indiferente ir ao Tour como líder. Indo como colega ou como adversário nunca vai bater o Pogacar, mais vale aprender com ele.

O problema não é o Pogacar, nem sequer o Yates que se for com o Joao dividem liderança (lidera quem tiver mais pernas), é o Ayuso. Dois “líderes secundários” é ok, três é demais. Sobretudo quando um deles (Ayuso) não parece muito humilde.

A RB é uma grande equipa (estrategicamente são muito bons) e o Roglic só assinou por dois anos, este e o proximo, vamos ver. Almeida e Hindley seria uma bela dupla. A Visma só tem um líder claro com a saída do Roglic, o Vingegaard, pode ser sempre uma opção interessante. E a Ineos, líder claro neste momento para grandes Voltas, só o Carlos Rodríguez.

Todas as outras equipas, mesmo que com investimento, parecem-me um pouco incógnitas no que toca a gestão desportiva, planeamento e capacidade…

PS - De qualquer forma quem deve estar mesmo a pensar em tudo isto é o Yates que acaba contrato no fim do próximo ano.

É sempre diferente ir como líder e como gregário, basta ver que o João tem que se expor muito mais como gregário do que como líder que estaria sempre mais escondido e mais facilmente poderia meter o ritmo dele em vez de meter o ritmo para os outros e só depois mais cansado meter o ritmo dele.

O Yates nunca tinha feito pódio numa grande Volta até ao ano passado, o Joao a correr pela primeira vez com o Pogacar está à frente de corredores que em grandes voltas anteriores já ficaram à frente dele…

Há desvantagens óbvias (como referes) mas também vantagens. Sobretudo psicologicamente e para a confiança. Olha o Landa o Tour que está a fazer, o Kuss as grandes voltas que fez em anos anteriores…

E não só para o imediato, para longo prazo e para evolução como ciclista estar perto de ciclistas desta craveira também tem as suas vantagens.

2 Curtiram

É a chamada magia das equipas grandes. :smile:
Já há uns anos tudo que fazia boas voltas na Ineos/Sky e acabava por sair depois nunca conseguia voltar a ter bons resultados.

Às vezes também a pressão de liderar.

E é isto que faz um gajo olhar com desconfiança para alguns desempenhos e por arrasto para o ciclismo em geral.

O Pogacar parece imbatível neste momento e a vantagem que já conseguiu permite-lhe partir para a última e mais dura semana do Tour com muita tranquilidade e a controlar 8se assim quiser). tem inclusive margem suficiente para um “dia mau”, que pode acontecer a qualquer um. Contudo a última semana será a mais complicada para o Poga (em termos teóricos) porque será a mais dura e será na última semana que a fadiga acumulada poderá 8ou não) aparecer e fazer-se notar.

Para já Poga é claramente o maior favorito, mas ganho ainda não está.

O ciclismo há-de estar sempre envolto em polémica e desconfiança.

1 Curtiu

Pelo que tenho lido na internet… houve uns leaks de treinos do Pogacar. Que aparentemente mudou de treinador em Novembro, e que a performance disparou com o novo treinador. O gajo avisava em Fevereiro que este ano ia ser demais. Foi banido de um forum, mas as profecias estão-se a confirmar.