Ciclismo - Parte 2

Sendo o João um ciclista de manter um ritmo mais regular e menos de picos, talvez para ganhar grandes voltas tenha de ter outra estratégia, ou seja, lançar ataques mais cedo e encontrar um ritmo forte. Quando tiver uma margem, se tiver, para gerir, conseguirá encurtar distâncias a vir de trás para a frente e colmatar a pouca capacidade de responder a ataques a exigir mudanças bruscas de velocidade.

É possível o João ganhar um Giro ou Vuelta. O potencial está lá, depende da equipa a acompanhá-lo, dos adversários a pedalar pelo mesmo objetivo, também da estratégia ao longo da prova. Já teve a oportunidade no Giro, agora é esperar por outra. Na Vuelta, parece ir com o Yates e a liderança poderá depender do qual estiver melhor (o Poga se decidir ir, tudo cai por terra, pois o objetivo é levar o Poga a ganhar). O Ayuso também parece estar de fora da Vuelta, se for deve ser ele o líder.

Já viste o João ganhar um crono numa grande volta?

Na Vuelta partilhou liderança com o Ayuso.

Tanto Giro como Vuelta, será sempre um forte candidato a julgar pelo que se viu no Giro do ano passado e no Tour deste ano. Sobretudo de Pogacar, Vingegaard, Remco e Roglic (os 4 que estão claramente acima dele) não estiverem.

Se tem ido ao Giro este ano por exemplo era em teoria o 2o mais forte, indo à Vuelta é candidato à pódio.

Não percebo como se pode dizer que um candidato claro a pódios aos 25 anos será sempre “muito difícil” ganhar alguma nos próximos 6 ou 7 anos mas se calhar sou eu que tenho estado desatento e Pogacars e Vingegaards têm-se fartado de fazer Giros e Vueltas e o futuro do Remco passa por ignorar o Tour…

Existem quatro ciclistas atualmente claramente superiores ao João para uma competição de três semanas: Pocajar, Vingegaard, Remco e Roglic. O João ainda está a alguma distância dos dois últimos deste lote (os piores), e para chegar lá ele terá que melhorar bastante na montanha.

Poderá sempre ganhar uma grande volta tendo alguma sorte com o lote de ciclistas presentes, mas para mais que isso terá que melhorar e muito.

Com um pormenor, desses 4 há um que provavelmente terá no máximo mais dois anos de grande forma. Ficarão depois 3.

Neste momento já não acho que seja uma questão de melhorar, o Joao só está a um nível claramente inferior a 4 ciclistas (um dos quais veterano), ciclistas esses que têm e terão sempre como grande objetivo todos os anos vencer o Tour, não o Giro ou a Vuelta.

Todos os outros ciclistas, que são em grande medida os que nos próximos anos irão ao Giro e à Vuelta com ambições de ganhar, não lhe parecem já, ao dia de hoje, claramente superiores.

Acho complicado ganhar uma grande volta mas é sempre candidato a top5. Ganhar uma volta a Suíça (ja sei que não é a mesma coisa é o próprio Rui Costa já o fez) já me parece bastante mais exequível.

Vamos ver a sua evolução, as metas que a equipa lhe vai traçar. Não faço futurologia muito menos para questões a 6/7 anos, apenas analiso o que vejo agora.

Em 2 anos muita coisa muda.
Este ano Pogacar quis ir ao Giro. No próximo ano não sabemos se quer fazer a vuelta. Também não sabemos se o Vingegaard só que fazer o Tour, o mesmo para o Remco.
Para não falar na dificuldade que é liderar a UAE quando Pogacar não está e que todos querem ser galos.

Isso pressupondo que mais ninguém se juntará ao lote desses três. Muita coisa muda num curto período de tempo no ciclismo. O Contador e o Andy Schleck pareciam que iam dominar a modalidade durante 10 anos e aquela rivalidade durou dois anos até aparecem os ingleses da Sky…

2 Curtiram

Ainda não… Mas na última crono do tour tirando os 3 extraterrestres, ganhou tempo a todos o chefes de fila

Em relação à UAE, é verdade e também por isso é tão importante o Joao estar a fazer este Tour e ser o mais bem classificado da equipa a seguir ao Pogacar.

Quanto ao resto, a Vuelta pode acontecer mais mas o Giro dificilmente. É verdade que este ano o Pogacar foi lá, mas também é verdade que nunca tinha ido; e o Vingegaard (pelo menos desde que se revelou um corredor extraordinário) creio que também não.

O Remco não sei que planos tem e o Roglic também não, mas sabemos que Roglic privilegia Vuelta e sobretudo Tour.

Há outra concorrência (Hindley, Mas, Yates, Vlasov, Carlos Rodríguez) mas, estando aí bons ciclistas, já não me parecem imbatíveis.

Acho improvável que de 2026, imaginemos, a 2029, não haja pelo menos uma grande Volta a que o Joao possa ir em que Pogacar, Vingegaard e Remco não estejam, mas tudo é possível.

Eu também não estou a dizer que vai ganhar. Estou a dizer que tem condições e capacidades para isso e que tem de ter essa ambição. O pódio já está, o passo seguinte é esse.

Verdade, mas o Giro do ano passado + o Tour deste ano (se não houver quebra na última semana) são pontos a favor do João para se posicionar cada vez mais como o “chefe” sempre e quando o Pogacar não estiver para aí virado (já sabemos que o Poga não é um ciclista normal e gosta de ir a todas…).

Além disso penso que o próprio João, pelo que tem feito, não aceitará menos do que ser o 2º 2 da equipa e se vir que a equipa não está para aí virada (é possivel) tratará de conseguir ser chefe de fila noutra equipa e o que não faltam neste momento são equipas mito poderosas (pelo menos 2, nomeadamente a Ineos e a RedBull) a precisar de ciclistas com a valia do João. Neste momento o mercado está complicado, os 2 extraterrestres ninguém dos tira de onde estão, o Remco pode ser o “mais apetecível” para quem quiser investir muito forte mas depois disso não sobre ninguém que se possa dizer que esteja acima do João…

Remco > Joao, Ayuso e Rodríguez. Mas são 3 ciclistas ainda jovens (os dois últimos muito jovens) e que têm vários anos de excelente ciclismo pela frente.

Serão sempre alvos apetecíveis não só das equipas espanholas, como da RB, Ineos e….Visma.

Neste momento o João está numa das melhores equipas do mundo, não ganhará nada em ir para uma equipa mais fraca só por causa de ser líder.

Sobretudo é uma alegria ver o Joao brilhar e liderar, como alguém dizia, o lote dos “humanos” deste Tour.

Depende do valor que lhe derem… Uma coisa é ser “gregário” do Pogacar, seja como for num mano a mano com ele nunca terá hipótese e portanto até não é mau quando estão na mesma corrida trabalharem nesta ordem… outra completamente diferente é ser a 3ª ou 4ª escolha numa equipa que ainda tem Ayuso (já provou ser muito ambicioso e é um excelente ciclista) e o Yates (parece ter a absoluta confiança da equipa). No pior destes cenários o João não ganha nada (exceto um salário principesco) em continuar na UAE muito tempo.

Mas para grandes voltas quanto melhor a equipa for, melhor é para ele.

A uma Visma, bastante jeito dava o Joao… por exemplo.

Fala-se que o Simon Yates poderá ser reforço da Visma.

Não me surpreende.