Aqui existe uma realidade concreta e com ela viveremos eternamente: dos três grandes somos os mais honestos, os mais bonzinhos, os diferentes.
Eu pelo menos enquanto adepto do Sporting considero-me diferente em relação aos demais pois o meu clube por muitas coisas que posso considerar negativas, transmite valores e ideais aos quais me orgulho de pertencer.
A verdade é que ao longo dos anos, este estéreótipo de adepto diferente, pouco nos tem dito. Temos visto uma hegemonia do porto e da maneira que a conseguem (limpinha? nada disso.), os lampios foram campeões da maneira que foram e nós?
Estes anos todos e de que valeu a nossa seriedade, honestidade ou diferença? Tristezas, desilusões e o facto de sermos constantemente comidos? É um facto.
Acreditem, é um orgulho para mim, poder saber todos os dias que o meu clube está limpo de qualquer suspeição ou de qualquer processo sujo, é um orgulho para mim saber que somos honestos, sérios e tudo o mais. A verdade nua e crua, é que continuamos constantemente a ser papados, roubados e no fim vimos para casa chorar, pois os outros é que conquistam troféus.
Qual a melhor atitude a tomar? Não sei sinceramente. Os anos passam, os adeptos começam a ficar cansados de tudo e assim segue uma vida de apoio imenso a um clube que amamos, que veneramos, da qual nos orgulhamos mas que no fundo sofre por ser honesto demais.
E acreditem, por muito que compreenda a ideia da carta e todas as intenções que daí provêm, não é nem nunca vai ser por aí que vamos lá.
Infelizmente, também nunca saberei como…